Bernardo Bertolucci (1941-2018)

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Bernardo Bertolucci (1941-2018)

Post by mansildv »

Bernardo Bertolucci, Oscar-Winning Director of ‘The Last Emperor,’ Dies at 77

https://variety.com/2018/film/global/be ... 203036077/

https://pmcvariety.files.wordpress.com/2016/05/unnamed-1.jpg?crop=0px%2C10px%2C1063px%2C599px&resize=1000%2C563
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Bernardo Bertolucci (1941-2018)

Post by Rui Santos »

Vi pouca coisa dele, li hoje um post muito bonito do Rui Sousa que se ele não colocar aqui, copio e coloco eu que partilho por completo.

Adorei o último imperador, e o útlimo tango em Paris.
Tenho aqui em casa o filme que quase o arrasou, um chá no deserto para ver à anos.

Descanse em paz.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Bernardo Bertolucci (1941-2018)

Post by rui sousa »

Pronto, o Rui falou e eu vi este tópico, por isso deixo aqui o tal texto:
Sei que mencionar "O Último Imperador" para falar de Bernardo Bertolucci pode não ser visto com bons olhos pela comunidade, dado o facto de ser o filme da consagração do realizador em território hollywoodesco, um longo e pomposo épico histórico com tudo para ser oscarizável - e foi, de facto, o que aconteceu.

Mas este foi um dos primeiros filmes "sérios" que descobri em miúdo, primeiro em VHS, numa altura em que a maioria dos filmes "com pessoas" que tinha visto não ultrapassavam a classificação M/6 nem falavam de temas tão universais como o poder, a infância de um líder, e o colapso de um regime. Fiquei muito impressionado, como é óbvio, sendo um puto sem grandes conhecimentos de cinema, pela grandiosidade do filme e o desenrolar da história de Pu Yi.

Mas mais tarde, em DVD, o efeito manteve-se. E a última vez que o revisitei foi em 2014 na Festa do Cinema Italiano, onde tive a oportunidade de entrevistar Vittorio Storaro, o "cinematographer" que tem aqui um dos seus trabalhos mais impecáveis. Mesmo aí, e já com mais bagagem de cinema (cerca de 0,0001%), voltei a mergulhar no mundo da Cidade Perdida.

"O Último Imperador" pode ser a peça bonitinha que agrada à Academia, mas é também um grande filme que merece mais amor, também por causa da bela banda sonora de Ryuchi Sakamoto e David Byrne. E por ter sido importante para a formação do meu gosto pelo cinema (ou seja, talvez por uma razão mais sentimental que qualitativa - se bem que qualidades não faltam aqui), é o título que destaco da filmografia de Bertolucci.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Bernardo Bertolucci (1941-2018)

Post by paupau »

Rui, ve o Sheltering Sky que nao te vais arrepender. Tem uma fotografia lindissima, com boas interpretacoes do elenco.
Tambem e um realizador que vi poucos filmes, mas tenho gostado muito de tudo o que vi. E nao estou a ver qual o problema do Ultimo Imperador para estar desconsiderado hoje em dia.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Bernardo Bertolucci (1941-2018)

Post by rui sousa »

paupau wrote: November 27th, 2018, 6:12 pm Rui, ve o Sheltering Sky que nao te vais arrepender. Tem uma fotografia lindissima, com boas interpretacoes do elenco.
Tambem e um realizador que vi poucos filmes, mas tenho gostado muito de tudo o que vi. E nao estou a ver qual o problema do Ultimo Imperador para estar desconsiderado hoje em dia.
irei ver sim! Como é um filme mais "aburguesado" é desconsiderado por isso.
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Bernardo Bertolucci (1941-2018)

Post by siroco »

A mim o que mais me deslumbrou foi mesmo o Novecento. A partir daí criei grandes expectativas mas só fui vendo obras medianas.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Bernardo Bertolucci (1941-2018)

Post by technicolor »

Estou de acordo com o siroco em que Novecento é uma obra excepcional (de que nem todos gostam é certo) e também é a minha favorita Mas não só, gosto por exemplo muito de Strategia del ragno (1970) e Il conformista (1970) que acho magníficos... já o Tango a Parigi sempre me desagradou um pouco não por pudor mas porque achava algo "perturbador" e quando soube da violação da Maria Schneider pelo Brando com a conivência de Bertolucci reneguei-o ad aeternum :mrgreen:
Do restante destaco como muito bons, também, The Last Emperor, The Sheltering Sky e Stealing Beauty. Resumindo B. Bertolucci era para mim um grande cineasta (ao nível de um David Lean p.ex.) e embora já tivesse uma idade avançada senti pena de o ver partir. RIP
Last edited by technicolor on December 1st, 2018, 9:07 pm, edited 1 time in total.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Bernardo Bertolucci (1941-2018)

Post by mansildv »

Vi apenas o Ultimo Tango a Parigi :oops: e vou aproveitar para seguir as vossas sugestões!
Ontem já comecei a ver o The Last Emperor!
Post Reply