TDT - Dúvidas

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
hugomarafona
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 224
Joined: July 20th, 2005, 12:12 am

Re: TDT - Dúvidas

Post by hugomarafona »

Boas.

O NPG 310 NP já andei por aí a ler e tem alguns problemas relacionados com o tuner, os primeiros eram bons mas agora os que andam em stock.... Procura no google que na dragteam vês logo o bom que tem e os problemas.

O NOT tenho instalado até agora e 5* e tem um leitor multimédia soberbo, lê tudo xD
Mike
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 381
Joined: January 18th, 2001, 9:29 am
Location: Grande Lisboa - Portugal

Re: TDT - Dúvidas

Post by Mike »

Boas,

Pelo que li na net o variatone-tdtv-100 é também uma opção muito boa...

O que dizem?

Cumps,

Mike 8)
No dia em que pensar que já sei tudo, serei então o maior dos ignorantes.
My Collection My DVD List
Fotos...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT - Dúvidas

Post by JoséMiguel »

Boas pessoal :-D ,

Esta semana tive a instalar descodificadores TDT e antenas em casa dos meus pais, e venho deixar o testemunho. Espero que seja informativo :-) .

Generalidades:

Aplicação: Quem tem TV Cabo ou ADSL (Meo) não é afectado pela TDT.

Aspect Ratio: Os 4 canais publicos estão em 4:3, a SIC, TVI e RTP1 truncam a imagem para 4:3, cortando as margens laterais, a RTP2 nalguns programas transmite em PAL PLUS, ou seja envia o sinal em 4:3 com barras em baixo e em cima, mas com logo e legendas fora das barras pretas, o que permite q o sintonizador TDT ou TV a possam esticar manualmente com o botão "tamanho" ou "Size", o sinal continua a ser 4:3, por isso temos de ser nós a ir ao botao do controle remoto esticá-la manualmente, mas ao menos dá pra ficar em 16:9.

Resolução: Os 4 canais estão em SD Standard definition.

Sinal I (Frequência, intensidade): Os 4 canais passam a partilhar a mesma frequencia UHF (a parte central duma antena interior), acabando o VHF (as varetas telescopicas das antenas interiores), com 10% da "força" (potência) de sinal do analógico, tecnicamente a televisão digital terrestre (TDT) apenas precisa de 10% da intensidade do sinal da TV Terrestre convencional, o problema em Portugal, como exemplo um predio no centro de Lisboa, com a vista para Monsanto tapada por um prédio mais alto, é que os antigos 100% de sinal analógico eram insuficientes, e a política seguida pela PT é de manter a merda, 10% de merda continua a ser merda, infelizmente, falharam a oportunidade de colmatar as lacunas já existentes, no caso de Lisboa, era preciso outro transmissor no centro geométrico da cidade, numa torre/antena bem alta. Mas nem tudo é mau, e há casos em que a TDT, mesmo com uma antena interior, permite agora a recepção, antes impossível, falarei deste caso mais à frente a propósito de antenas.

Sinal II (Os fantasmas do analógico): Tenho de salientar o sinal diversas vezes, pq é aqui que reside o grande problema, já que qualquer aparelhómetro sintonizador faz o seu trabalho sem problemas, mas com a TDT ou o sinal está bom e a imagem é perfeita, ou então "não há pão para malucos" e nada feito, não existe compromisso a meio termo como havia antigamente, designadamente os Fantasmas! Os miúdos mais novos, que cresceram com TV Cabo, ou em predios dos anos 80 em diante, construídos com bons projectos eléctricos (amplificação de sinal diferenciada conforme a distância do andar até à antena no telhado), se calhar não conhecem esta expressão "fantasmas" do tempo dos meus pais, mas deixo aqui a explicação científica, conforme eu a aprendi no ISEL, para os mais curiosos :wink: Os restantes podem saltar esta secção :arrow: :

Vou usar o exemplo de são domingos de benfica em Lisboa, uma televisão CRT desenha cada linha de imagem da esquerda para a direita e de cima para baixo a 50 Hz, 50 fps, 50 vezes por segundo, conforme a frequência da rede eléctrica nacional. Os fantasmas apontados para o canto superior esquerdo do televisor estão em atraso, e os apontados para o canto inferior direito estão em avanço), a antena transmissora no alto de Monsanto transmite o sinal em forma de esfera a 360 graus, na primeira linha de prédios na rua conde de almoster (aquela rua comprida que acompanha a linha de comboio de sintra, virada para monsanto, muda de nomes 4 vezes, mas é a mesma rua), apenas se apanha fantasmas em atraso, os que foram apontados à ionosfera (camada da atmosfera ionizada que reflecte sinais eléctricos) e voltaram a descer num percurso que faz um triângulo e maior do que aquele chamado de raio óptico directo, por isso o sinal é um "fantasma" do sinal principal (raio óptico directo), que demorou mais uns milissegundos a chegar. Já os fantasmas em avanço são vistos na segunda linha de prédios de 3 andares de estrada de benfica tapados pelos prédios de 8 andares da rua conde de almoster, onde não existe o raio óptico directo, e a onda de luz electromagnética, portadora do sinal faz uma série de ricochetes nos prédios em redor, sendo que o sinal principal (o mais forte) não foi o de menor percurso, que chegou primeiro (fantasmas em avanço apontados para o canto inferior direito do televisor), mas sim o que concentra mais ricochetes, no exemplo da sebenta do ISEL onde aprendi isto era uma floresta densamente arborizada entre a antena da vivenda e o transmissor na montanha, mas eu cresci em Lisboa e esta é a minha experiência pessoal :-) Espero que tenham aprendido alguma coisa, que em 2012 passará para os livros de história, e deixa de ter importância :oops:

Sinal III (Conclusões): No exemplo da primeira linha de prédios apontados para Monsanto, uma certa (não são todas) antena interior permite recepção de TDT perfeita, uma antiga antena colectiva exterior no telhado do prédio melhor ainda, não é preciso ajustes, na casa dos meus pais, no presente exemplo, a antena exterior no telhado nunca funcionou pq algum inquilino estúpido cortou um cabo qualquer nos anos 70, segundo consta. Com antenas interiores nas divisões viradas para monsanto o sinal era manhoso mas dava para ver, e na divisão das traseiras, nunca foi possível captar TV analógica, com as antenas novas interiores que comprei na Worten, todas as divisões da casa ficaram com um sinal perfeito, sendo que na divisão das traseiras foi necessário apontar a antena à porta da divisão e não à janela que dá para as traseiras, as paredes são obstáculos, e o sinal estável e forte foi aquele que andou aos ricochetes dentro de casa e "entra" pela porta interior e não o que vem da rua pela janela das traseiras, dica importante para quem tiver aflito com a orientação da antena interior :!: .

Em relação aos prédios baixos de Lisboa, tapados por outros mais altos, não faço ideia se será possível captar a TDT, conheço o caso da rua montepio geral em são domingos de benfica onde os instaladores de antenas exteriores recusavam ir lá montar antenas no telhado porque já sabiam que era impossível captar TV terrestre analógica, prédio de 3 andares tapado por prédio de 8 andares. Com a TDT, chamo a atenção para o facto de não ser possível uma solução a meio termo com má qualidade de imagem e com os famosos fantasmas que descrevi, ou o sinal está bom ou então "não dá para ver televisão" com as falhas de som e corrupção de imagem. É preciso esperar pelos relatos das outras pessoas, mas aconselho a comprarem antena da worten para testar, se não funcionar têm 15 dias para fazer devolução, não perdem nada a não ser tempo e pachorra.

Antenas: Na minha experiência pessoal as antenas sem amplificação eléctrica estão fora de questão, as antenas em forma parabólica também, a solução melhor que encontrei foi o modelo com a parte principal em forma de arco, comprei estas 3 antenas:

1) Antena Interior DVB DTV-4 IGREENTEK

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx ... 15&oid=&c=

Esta foi a mais pequena e fraquinha para a divisão da casa que sempre boa recepção anlógica

2) DVB UVR-AV210 IGREENTEK

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx ... 18&oid=&c=

Esta é um pouco maior e com mais decibeis de amplificação para uma segunda divisão virada para monsanto, mas mais recôndida.

3) SV9143ONE FOR ALL

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx ... 34&oid=&c=

Esta é a mais cara, maior e com maior potência de amplificação, usada para a divisão das traseiras q nunca captou tv terrestre analógica, que após várias tentativas de posição, lá consegui imagem perfeita estável a 100% sem qq tipo de interrupção, foi também sugerida pelo empregado da worten do colombo, que já tinha feedback de devoluções do pessoal da zona. Eu recomendo esta, fez magia em casa dos meus pais.

Se repararem são as 3 em forma de arco, isso é importante para a determinada frequência única usada em Portugal e Espanha, as varetas telescópicas são do antigo VHF e não servem para nada a não ser servir de suporte contra a parede para ela não cair do LCD :badgrin: Coloquei a amplificação em todas no máximo, que foi onde obtive melhores resultados.

Sintonizadores TDT:

Comprei este baratucho para ligar ao video do meu Pai que ele gosta de usar cassetes, suporta até 1080p, liga directamente ao scart (não se gasta dinheiro no cabo scart), tem opções de tamanho de imagem para tirar as barras e mexer no aspect ratio, tem porta usb para gravar a emissao numa pen ou disco externo, mas utiliza um formato video nativo proprietário não reconhecido no PC, tem um controle remoto muito porreiro com controle de volume de som:

DVBR-40SIGMATEK

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx ... &c=2655798

e comprei este mais caro que é igual, mas tem saída HDMI para um LCD grande que não suporta a norma portuguesa TDT:

DVBR50SIGMATEK

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx ... &c=2655798

E é tudo por agora, espero que tenha ajudado alguém, se tiverem dúvidas e comentários digam alguma coisa, boa sorte para a captação do sinal TDT yes-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT - Dúvidas

Post by JoséMiguel »

Tive a rever o meu post, não imaginam o tempo que demorei a escrevê-lo :biggrin: , incluindo ir à caça dos vários links no site da worten, que daqui a umas semanas já não existirão, a propósito, se alguem tiver um tempinho podia sacar as fotos das 3 antenas para o vosso photobucket e linkar neste thread para futura referência, já que a forma do arco da antena é muito crítica para sintonizar a TDT :idea: e também sugiro aos moderadores de fazerem este post "sticky" no fórum, já que as dúvidas vão rebentar dia 12 de janeiro, pois apesar do pessoal aqui do fórum ser "techie savvy", e se calhar quase todos terem TV cabo ou TV ADSL , os vossos familiares e amigos irão precisar de ajuda ou aconselhamento para fazer a transição para o digital, pensem nas pessoas de idade reformadas cujo entretém é ver os programas da manhã com a astróloga Maia a dar conselhos sentimentais :p que não estão aptas a montar o sintonizador TDT oh-)

Existe muito pouca informação/feedback na net sobre esta questão de antenas para TDT em Portugal, considero o site oficial muito fraquinho, pois só fala de situações utópicas ideais que se aplicam a prédios modernos em que o projectista se deu ao trabalho de ler a tabela com os valores de sinal na respectiva zona e num prédio típico de 8 andares, fez cálculos e disse que do 8º ao 6º andar o sinal entra sem amplificação, do 5º ao 3º andar leva com um amplificador activo permanentemente a consumir electricidade dos serviços comuns com uma amplificação de x decibeis, e do 2º andar para baixo leva com outro amplificador com y decibeis, mas, regra geral, nem nos prédios modernos, por mais luxuosos que sejam, os projectistas se dão ao trabalho de fazer estes cálculos por falta de tempo e sobrecarga de horas extras não remuneradas, e simplesmente copiam dum projecto pro outro grr-) Ok é melhor do que um prédio dos anos 70 para trás feito sem projecto, mas assim é apenas uma questão de sorte eh-)

Há cerca de um ano li um relato de um expert (ele até tinha um medidor de campo, pelo que li), que comprou um sintonizador TDT USB para o PC portátil, o gajo era do Cacém, referiu que tinha raio óptico directo (via as antenas de monsanto de casa dele) e tava furioso pq só conseguiu apanhar a TDT no PC quando foi de carro ao alto de monsanto e estacionou o carro entre a prisao e a cena da marinha por baixo das antenas re-trasmissoras hehe saint-) Por isso esqueçam estas Pens USB sintonizadoras TDT. Li também na altura um relato dum engenheiro de telecomunicações americano, que tem uma casa no meio do nada, wasteland, e que tava farto de gastar dinheiro em antenas caras TDT, até que fez cálculos para determinar a forma do arco ou circunferência ideal para sintonizar a frequência UHF lá da terra e pegou num arame fez um arco, conforme a geometria dos cálculos dele e espetou no jardim, problema resolvido, mas é só para um gajos desses que sabe :-?

Por isso já que em Portugal só há uma frequência, acho estúpido haver à venda antenas com uma geometria incompatível, de fabricantes que não se deram ao trabalho de arranjar um consultor de telecomunicações.

A propósito, o que estudei no ISEL era apenas relacionado com energia/potência, não faço ideia de como funciona uma "onda portadora", gostaria da opinião/crítica de algum colega de correntes fracas (telecomunicações), sei que há pessoal aqui do fórum do IST, ISEL e afins (ISEP, ISEC, etc) que deve ser desse ramo e sabe bastante mais sobre este assunto. Espero não ter metido a pata na poça :oops:

Seria também uma boa ideia ler relatos vossos acerca da captação do sinal TDT por esse país fora.

Por último deixo o link do site oficial da TDT portuguesa, secção F.A.Q. para verificarem a inexistência de informação acerca de antenas, qualidade de sinal, etc. Basicamente partem do princípio de que a recepção do sinal é perfeita em Portugal, e todos os problemas de que estive a falar nestes 2 posts não existem e são fruto da nossa imaginação eh-) :

http://tdt.telecom.pt/faq/
Red Tiger
Iniciado
Iniciado
Posts: 94
Joined: September 3rd, 2009, 1:28 pm
Location: Valbom, Gondomar

Re: TDT - Dúvidas

Post by Red Tiger »

JoséMiguel wrote:Sintonizadores TDT:

Comprei este baratucho para ligar ao video do meu Pai que ele gosta de usar cassetes, suporta até 1080p, liga directamente ao scart (não se gasta dinheiro no cabo scart), tem opções de tamanho de imagem para tirar as barras e mexer no aspect ratio, tem porta usb para gravar a emissao numa pen ou disco externo, mas utiliza um formato video nativo proprietário não reconhecido no PC, tem um controle remoto muito porreiro com controle de volume de som:

DVBR-40SIGMATEK

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx ... &c=2655798

e comprei este mais caro que é igual, mas tem saída HDMI para um LCD grande que não suporta a norma portuguesa TDT:

DVBR50SIGMATEK

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx ... &c=2655798
Boas,
Desculpa lá perguntar isto, mas uma familiar meu disse-me que viu numa loja um desses dois sintonizadores que tu compraste, e disse que estava ligado à corrente, eu achei estranho, porque os que se ligam à corrente, são aqueles de grandes dimensões "tipo" boxes. É verdade?

Alguém sabe como são os descodificadores/sintonizadores da PT? Ou seja, marca, algumas especificações e se valem alguma coisa. Estou a perguntar isto, porque o meu pai não "pesca" nada do assunto, está sempre a falar dos descodificadores da PT e a dizer que fulano tal comprou e que é muito bom, mas o problema é que as pessoas que o meu pai conhece e que compraram o dito aparelho também não pescam nada.

cumprimentos,
salut-)
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: TDT - Dúvidas

Post by Samwise »

hugomarafona wrote:Boas.

O NPG 310 NP já andei por aí a ler e tem alguns problemas relacionados com o tuner, os primeiros eram bons mas agora os que andam em stock.... Procura no google que na dragteam vês logo o bom que tem e os problemas.

O NOT tenho instalado até agora e 5* e tem um leitor multimédia soberbo, lê tudo xD
Estás a falar deste modelo, certo?

http://www.notonlytv.net/p_lv6tboxhd.html

Junto-me aos perguntadores: onde se arranja? :mrgreen:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT - Dúvidas

Post by JoséMiguel »

Red Tiger:

Estes sintonizadores baratuchos que comprei ligam à corrente sim, são do tipo de encaixar directamente por trás do video/TV, e têm um receptor de comando pequenino ligado por um cabo, mas são completos.

Para a TV LCD HDMI com 3 anos e sem sintonização TDT portuguesa, queria ter comprado antes um do mesmo género q encaixa directamente na ranhura hdmi, poupando dinheiro do cabo hdmi, mas esse modelo não gravava emissao para USB (apenas lia media USB), daí q optei pelo modelo baratucho de encaixe scart mas com porta HDMI, para mais tarde (se e quando a TDT passar para HD) comprar um cabo hdmi barato numa loja de informática, já que na worten sao caros estes cabos.

As 3 diferenças entre encaixe directo (HDMI ou SCART) e box são estas:

1) No encaixe directo não se gasta dinheiro em cabo SCART ou HDMI
2) No encaixe directo é preciso ter o penduricalho do cabo com receptor de controle remoto na ponta.
3) No encaixe directo o aparelho fica oculto.

Outras notas e opiniões sobre os aparelhos:

A) Pode-se ligar o sintonizador ao Gravador VHS, continuando este a gravar a emissao normalmente, e mantendo a antiga ligação do VHS à TV por scart/bananas RCA/coaxial, sendo que o coaxial tem muita interferência e degradação de sinal como sempre teve. Na realidade, para um televisor CRT até se fica com uma boa imagem quando se grava a emissao tdt numa cassete vhs. Existem pessoas de idade com dificuldade em usar o sintonizador TDT para gravar para USB, e preferem a velha cassete.

B) Como alguém já referiu aqui no fórum, os sintonizadores TDT são boxes/media centers baratos alguns com possibilidade de gravação para disco externo usb ou pen, mas nem todos. Mas tal como os media centers e discos externos multimédia, leêm apenas alguns formatos, nenhum é como um PC com VLC player ligado por hdmi à TV (a minha solução pessoal), em relação ao formato de gravação os que comprei usam um formato nativo esquisito qq q o PC não lê (não testei mas julgo que não), já outros poderão gravar nalgum codec standard universal, como é o caso duma box EMTEC antiga e caríssima que captura TV analógica e VHS e permite passar antigas filmagens VHS para DVD (no computador) por exemplo.

C) Tudo o que é barato (até pode ser da marca sony, hitachi, samsung) não presta e não dura muito, por isso preparem-se para comprar estes bicharocos de 2 em 2 anos como alguns de nós fazemos com os leitores de DVD de 40 euros, por um lado o aparelho não tem partes móveis que se deteorem mecanicamente, mas aquele comando remoto "vai com os porcos" em 2 anos :lol: 30 euros por um objecto que sintoniza TDT, grava emissão para disco USB, lê USB, e ainda oferece um comando com pilhas nova, o que é que esperam? pato-)

D) O modelo que escolhi tem controle de volume no comando, ideal para TV's velhas já sem comando ou com os botões marados, atenção a isto :!:

E) Em relação à antena, quem antes via bem o analógico não terá problemas com a TDT, quem via mal se calhar até fica pela primeira vez com um sinal perfeito, ou então fica sem tV de todo, é preciso experimentar, mas sei q houve muita agente q alugou uma casa, mandou instalar TV cabo e autorizou o homem da tv cabo a cortar com um alicate o antigo cabo da antena exterior, estas pessoas mudaram de casa ou desistiram do serviço, e depois lixam-se ou lixam quem for para lá morar. Conhecem algum caso assim :?: eu conheço vários na grande Lisboa.
Red Tiger
Iniciado
Iniciado
Posts: 94
Joined: September 3rd, 2009, 1:28 pm
Location: Valbom, Gondomar

Re: TDT - Dúvidas

Post by Red Tiger »

Obrigado JoséMiguel!

salut-)
Image
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: TDT - Dúvidas

Post by JRibeiro »

Image
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Wickedbug
Especialista
Especialista
Posts: 1349
Joined: December 26th, 2005, 10:28 pm

Re: TDT - Dúvidas

Post by Wickedbug »

Acho que o mínimo exigível seria ter os restantes canais da RTP (Informação e Memória) disponíveis. Se a Sic e TVI quisessem disponibilizar os deles isso já é com eles mas os da RTP devia ser obrigatório.
Image
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: TDT - Dúvidas

Post by lud81 »

Na minha opinião, o mínimo exigível é emissão em 16:9 de todos os canais.
Image
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT - Dúvidas

Post by JoséMiguel »

Bom post JRibeiro,

Eu por acaso já vi a TDT espanhola, sei q as antigas TVE1 e TVE2 desdobraram-se em 5, incluindo um canal só para crianças e outro só de notícias, têm também um canal só de música, penso que têm um só de desporto também (não tenho a certeza), de resto têm um ou outro canal que passa muitas séries e filmes estrangeiros como era a RTP1 e RTP2 antes de aparecer a SIC e TVI e a moda dos concursos e telenovelas, depois têm muitos canais que são lixo ou televendas.

Acho que se tivéssemos algo assim em sinal aberto gratuito, havia menos gente a pagar TV cabo e Meo's, e com a crise acredito que muitos portugueses vão deixar de poder pagar estes serviços.

A RTP deveria tornar gratuitos o RTP memória, RTP informação, RTP Internacional, criar um RTP Infantil e um RTP música, afinal são um serviço do estado pago com impostos, mesmo que venha a ser privatizado ou não.

Eu lembro-me que antigamente (1982-1991) notava-se q a RTP2 tinha pouco dinheiro, mas procurava dentro dos programas baratos, material com alguma qualidade, séries antigas como o twilight zone ou a série do archie bunker, havia esse cuidado, o programa do Vasco Granja era um bom exemplo disso. Por definição um canal que passe séries e programas antigos é barato, daí que não se justifica moralmente que o RTP memória seja pago.

Quando apareceram a SIC e TVI tinham uma grelha equilibrada com muitas séries e filmes estrangeiros de qualidade em horários nobres e normais, lembram-se? Star Trek DS9, Babylon5, príncipe de bel air, adultos à força, etc. A SIC, TVI e RTP1 passavam grandes filmes em horário nobre em concorrência directa, que uma pessoa tinha de por um a gravar, ver o outro, e abdicar dum terceiro. O problema surgiu quando a TV Cabo se generalizou, e foi assumido que a faixa etária dos 0 aos 60 anos tinha tv cabo para ver hollywood e fox, ficando a programação da TV Terrestre essencialmente apenas com telenovelas, concursos e variedades para a população reformada. Se em Espanha não é assim, porquê obrigar os portugueses que ganham menos, a uma despesa fixa mensal para poder ver séries, filmes, desenhos animados, telediscos? Bem é apenas a minha opinião...

Eu pessoalmente safo-me com o PC ligado ao LCD e um rato e teclado wireless, há muitos sites tipo you tube onde se podem ver filmes e séries completas, a qualidade não é muita mas tem a vantagem de se poder ver o que se quer quando se quer, por exemplo este mês vi o Kung Fu e o Tales of the Unexpected, lembram-se destas séries? No you tube, estão lá os episódios todos para quem quiser ver, quando quero ver telediscos musicais é só escrever o nome da música, assim faço eu a minha programação, deixo esta ideia como alternativa... :-P (Nota: as TV's com you tube não interessam, pq a pessoa não tem teclado em condições, e há outros programas que não estão no you tube :wink: )

Em relação a ver séries e filmes na internet, existem muitas situações em que é legítimo, e outras tantas em que é pirataria, no you tube por exemplo, os detentores de copyright em regra recebem parte dos lucros da publicidade, e por vezes são eles próprios a fazer upload como os estúdios mosfilms, ou a empresa VEVO (telediscos de várias bandas). Para os programas que eles não pretendam que seja visualizado, fornecem ao you tube uma amostra de alguns frames de cada filme ou série, e os servidores do you tube analisam automaticamente e retiram automaticamente este material, noutros casos em programas antigos, ninguém se importa. Mas a tendência é haver cada vez mais programas legítimos na internet, nos estados unidos há um site chamado hulu, que pagou direitos de autores e tem um repositório de séries completas do star trek, twilight zone, outer limits, etc. e colocam um pequeno anúncio antes de cada episódio, eles têm planos de implementar o serviço na europa futuramente.

Quando as TV's tiverem lá dentro um sistema operativo linux com browser firefox completo, e portas USB para ligar teclado e rato wireless, deixa de ser preciso ter um PC (1 daqueles baratos de 200 euros) ligado por HDMI, talvez daqui a 3 anos, quem sabe? Acredito que a tendência seja essa, pois essa história de alguém decidir por mim a que horas passa série x parece-me um conceito antiquado do século XX :-D
Mike
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 381
Joined: January 18th, 2001, 9:29 am
Location: Grande Lisboa - Portugal

Re: TDT - Dúvidas

Post by Mike »

Boas,

Uma duvida que tenho. Os recetores TDT conseguem reproduzir 1080P ou só 1080i?
O máximo da resolução prevista para emissões TDT HD quando houver e se houver é de 1080i ? E em Espanha é também 1080i HD ?

Estive a ver 3 aparelhos o LifeViwe NOT ONLY TV, o Variatone TDTV-100, o STRONG SRT-8105 e fiquei na duvida qual o output máximo de saída (1080i ou 1080p ?) em .mkv e em sinal de saida para emissões TDT HD (1080i ou 1080p ?) !

Algum me esclarece esta duvida sff

Obrigado,

Mike
No dia em que pensar que já sei tudo, serei então o maior dos ignorantes.
My Collection My DVD List
Fotos...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT - Dúvidas

Post by JoséMiguel »

Boas Mike,

Fui verificar o meu DVBR50SIGMATEK, que mencionei no primeiro post e tem os 2 1080p e 1080i tanto em modo sintonização TDT, como leitura USB, é a resolução máxima (eu testei mesmo, pq às vezes o que a caixa diz não corresponde à versão do software). Atenção que apenas testei a resolução em geral, não sei quais os formatos (mkv ou não) que o aparelho lê em USB.
Mike
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 381
Joined: January 18th, 2001, 9:29 am
Location: Grande Lisboa - Portugal

Re: TDT - Dúvidas

Post by Mike »

Olá José,

Obrigado pela informação!

Já agora o que me dizes dos testes da Deco-Proteste, são de confiança... ?

Mike 8)
No dia em que pensar que já sei tudo, serei então o maior dos ignorantes.
My Collection My DVD List
Fotos...
Post Reply