Cabeças Escreveu:Ainda a propósito deste tema, o que me assusta mesmo é o eventual desaparecimento do formato físico, sejam dvds, blurays ou 4K. Espero sinceraemente que estes formatos não sejam engolidos completamente pelo universo digital. Não são muitas as pessoas que têm o gosto pelo coleccionismo, embora haja muita gente a gostar de Cinema. Mas tenho muita gente conhecida que embora goste de filmes não faz questão de os coleccionar fisicamente. E há outras pessoas para quem ver um filme uma vez apenas basta. Não sentem qualquer necessidade de ter os filmes dos realizadores que gostam, os filmes emblemáticos dos géneros que gostam mais. E depois há outras pessoas ainda que acham que quem colecciona é doido, pois podem "sacar" (detesto o termo) tudo da net.
Como desde muito cedo assumi o gosto pelo coleccionismo, tanto em termos de Literatura como de Cinema, o crescimento desmesurado dos alugueres através das operadoras, que realmente já têm uma oferta enorme (e que ajudaram a acabar com os clubes de vídeo) a meu ver potencia que muitas das pessoas que refiro no parágrafo acima, tendencialmente não comprem filmes nos formatos físicos. Já os viram, comprar para quê, é o pensamento de muita gente. Também me faz confusão, agora como aparte, haver filmes para aluguer nas operadoras que estão em hd, legendados em português, e não têm edição nacional. Um exemplo? O fabuloso "The Awakening" (2011), de NIck Murphy, com a Rebecca Hall e o Dominic West. Tenho esperado este tempo todo que saia cá a edição nacional em bluray e nada. Outro dia espreitei no videoclube da NOS... e lá estava.
O meu medo portanto é que terminem mesmo com o formato físico. Os espaços nas fnacs, wortens e afins tem vindo a reduzir-se, bem como a oferta. A janela de oportunidade para a compra também, há edições que ou se compram logo ou nunca mais se encontram.
Espero e desejo sinceramente que os formatos físicos se mantenham, para mim vai ser muito triste se um dia deixarem de fabricar suporte físico para os filmes.
Claro que teremos sempre Paris, neste caso as nossas colecções, feitas com muito esforço durante muitos anos. São um pedaço de história, São um pedaço de nós. E são um repositório de memórias.
Caro Cabeças,devo-te dizer que me tiras-te literalmente AS PALAVRAS DA BOCA.Só tirava a "literatura" do teu post.Porque,de resto, fizeste a SINTESE TOTAL dos meus receios e daquilo que visto,ouvido e presenciado acerca do assunto.Para a próxima deixa algumas palavras para eu dizer,ok?