Filmes sobre pintores

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
lilibeth
Novato
Posts: 2
Joined: January 2nd, 2009, 8:26 pm

Re: Filmes sobre pintores

Post by lilibeth »

Filmes de pintores... de Van Gogh, Lust for Life, de 1956, em portugues é chamado de Sede de Viver.
Michelangelo, Agonia e Êxtase, filme de 1965.
Modigliani, Paixão pela vida, filme de 2004. :-D
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4859
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes sobre pintores

Post by nimzabo »

diogogogo
Iniciado
Iniciado
Posts: 50
Joined: June 3rd, 2021, 9:39 pm

Re: Filmes sobre pintores

Post by diogogogo »

O Peter Greenaway tem pelo menos dois filmes directamente sobre arte (sendo outros, como o incrível The Cook, the Thief, His Wife & Her Lover, muito influenciados esteticamente): The Draughtsman's Contract e Nightwatching. O primeiro foca-se num artista ficcional e debruça-se sobre o processo de observação e desenho, o segundo é sobre a criação de uma das obras-primas do Rembrandt. Ambos com contornos criminais, como é usual no Greenaway. O mesmo realizador está agora a ultimar um filme sobre o Constantin Brâncuși, Walking to Paris, mas penso que ainda não há data de estreia.

Um dos meus filmes animados favoritos da última década é o Le tableau, de Jean-François Laguionie. É sobre arte, sem ser sobre nenhum artista em particular mas mais sobre uma tela em si. E há poucos anos saiu o Loving Vincent, sobre o van Gogh, que não vi ainda porque me pareceu que não ia gostar da animação.

E há ainda o Mr. Turner do Mike Leigh, que também ainda não vi, mas tenho alguma curiosidade porque é dos meus artistas favoritos do século XIX.

O Basquiat foi o primeiro filme do pintor Julian Schnabel e tem um cast incrível: David Bowie a fazer de Andy Warhol, Gary Oldman, Dennis Hopper, Benicio del Toro, e mais actores fixes em papéis mais pequenos. Mas já vi há muitos anos, portanto não me lembro se é apenas uma biografia interessante ou realmente um bom filme.
Post Reply