Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Post by Cabeças »

Caros,

Tenho-me insurgido contra a decisão de extremo mau gosto por parte do IGAC de colocarem agora o selo na parte frontal das edições. o-(
Quase que tenho saudades do selo antigo na contracapa.
Quem decide isto não tem a mínima sensibilidade estética ou de colecionador.

Muitas coisas se fazem neste país utilizando a velha máxima que funciona sempre, o dividir para reinar, ou o comodismo e conformismo da maioria dos cidadãos. Sou da opinião que as pessoas devem manifestar a sua opinião sempre, contactando as entidades oficiais. Pode ajudar a alterar as coisas. Se ninguém fizer nada, continuará tudo certamente igual.

Eu escrevi para o IGAC no dia 6 de Agosto a reclamar e responderam-me no mesmo dia.
Acredito que se escreverem para lá bastantes pessoas, talvez ajude a alterar a situação.

O endereço de email é: igacespetaculos@igac.pt

Deixo abaixo o email que enviei e a resposta que tive no mesmo dia:

Caros Srs,
Sou colecionador há muitos anos e notei recentemente que optaram por colocar o novo símbolo do IGAC colado na parte da frente das capas dos dvds.
Antigamente colocavam-no na parte de trás, o que acho fazia muito mais sentido na lógica de preservação da capa original.
O selo colado na capa frontal desvirtua a obra em termos estéticos. Na minha opinião estraga a capa. No meu caso pessoal, retira até vontade de continuar a comprar filmes nacionais,
Solicito pois que por favor revejam esta opção e ponderem colocar novamente o símbolo na contracapa, como faziam anteriormente.
Muito obrigado e os meus cumprimentos,

Resposta do IGAC:
Exmo. Senhor,
Relativamente ao conteúdo da mensagem enviada por V. Exa, informamos que o mesmo mereceu a melhor atenção por parte desta Inspeção-Geral.
Sobre esta matéria informa-se que o novo modelo de autenticação de videogramas decorre do disposto pela Portaria nº 15/2021, de 14 de janeiro, que enviamos em anexo.
A sugestão apresentada por V. Exa foi devidamente registada pela IGAC, podendo vir a ser ponderada numa futura revisão legislativa desta matéria.
Com os melhores cumprimentos
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Post by mansildv »

Excelente iniciativa! salut-)

Sai já outro email!
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 476
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Post by Helder Fialho »

Cabeças wrote: September 12th, 2021, 7:26 pm Sobre esta matéria informa-se que o novo modelo de autenticação de videogramas decorre do disposto pela Portaria nº 15/2021, de 14 de janeiro, que enviamos em anexo.
A sugestão apresentada por V. Exa foi devidamente registada pela IGAC, podendo vir a ser ponderada numa futura revisão legislativa desta matéria.

Revisão legislativa??? :badgrin: É preciso alterarem uma Portaria só para voltarem a pôr o selo na parte de trás dos filmes??? :roll: E depois a revisão ainda teria de ser votada na Assembleia da República... :roll: Para mudarem a posição de um selo??? Não é possível... :badgrin: :badgrin: :badgrin: Só mesmo neste País... :badgrin: :badgrin:

EDIT: Fui ao Diário da República Electrónico (DRE) e procurei a Portaria. Está aqui: https://dre.pt/application/conteudo/153917310
Façam scroll até à página 7, anexo III, nº 5. Isto é ridículo. Não há nada que justifique terem deixado de pôr o selo do IGAC na parte de trás. Tanta preocupação com os agentes económicos e tão pouca connosco que efectivamente compramos os filmes. É claro que, esteticamente, fica horrível e estraga a capa, como disse o Cabeças. Ninguém pensou nisto? É assim tão fundamental o selo estar na parte da frente? :roll:

Vou mandar e-mail para eles também, com certeza.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Post by José »

Feito! yes-)
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Post by Rui Santos »

Um absurdo completo.... parece que quem trabalha na área apenas pensa no consumidos como o pato que compra filmes, independentemente da caixa escolhida, da arte da capa, ou mesmo do folheto.
Colocar isto na capa... só pode vir da mente de alguém que não coleciona nada de nada... ou que nunca comprou um filme que seja. No limite algum jurista que fez uma interpretação da lei, onde esqueceu o bom senso.

Depois mandarei o email para ver se algo muda.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Post by José »

Recebi o Mailer Daemon, como digo sempre a brincar. Já agora, alguém tem de criar um filme com este título - Mailer Daemon. Tem qualquer coisa de conspiração, rede de intrigas e de vilania.

Em suma, o meu email para o IGAC não pôde ser entregue.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Post by Cabeças »

José wrote: October 1st, 2021, 10:07 am Recebi o Mailer Daemon, como digo sempre a brincar. Já agora, alguém tem de criar um filme com este título - Mailer Daemon. Tem qualquer coisa de conspiração, rede de intrigas e de vilania.

Em suma, o meu email para o IGAC não pôde ser entregue.

Olá José,

Enviaste para que email?
Eu primeiro enviei para atendimento@igac.pt e funcionou, responderam, disseram que tinham encaminhado para o endereço certo, referiram que era o que mencionei acima...

Se enviaste para o igacespetaculos@igac.pt e por qualquer razão veio devolvido, sugiro que reenvies para o atendimento@igac.pt

Abraço
Cabeças
Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Post by José »

Cabeças wrote: October 1st, 2021, 2:24 pm
José wrote: October 1st, 2021, 10:07 am Recebi o Mailer Daemon, como digo sempre a brincar. Já agora, alguém tem de criar um filme com este título - Mailer Daemon. Tem qualquer coisa de conspiração, rede de intrigas e de vilania.

Em suma, o meu email para o IGAC não pôde ser entregue.

Olá José,

Enviaste para que email?
Eu primeiro enviei para atendimento@igac.pt e funcionou, responderam, disseram que tinham encaminhado para o endereço certo, referiram que era o que mencionei acima...

Se enviaste para o igacespetaculos@igac.pt e por qualquer razão veio devolvido, sugiro que reenvies para o atendimento@igac.pt

Abraço
Olá, Cabeças

Yep, mandei para o igacespetaculos. Vou reenviar para o do atendimento.

Obrigado yes-)
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Post by José »

José wrote: October 1st, 2021, 2:32 pm
Cabeças wrote: October 1st, 2021, 2:24 pm
José wrote: October 1st, 2021, 10:07 am Recebi o Mailer Daemon, como digo sempre a brincar. Já agora, alguém tem de criar um filme com este título - Mailer Daemon. Tem qualquer coisa de conspiração, rede de intrigas e de vilania.

Em suma, o meu email para o IGAC não pôde ser entregue.

Olá José,

Enviaste para que email?
Eu primeiro enviei para atendimento@igac.pt e funcionou, responderam, disseram que tinham encaminhado para o endereço certo, referiram que era o que mencionei acima...

Se enviaste para o igacespetaculos@igac.pt e por qualquer razão veio devolvido, sugiro que reenvies para o atendimento@igac.pt

Abraço
Olá, Cabeças

Yep, mandei para o igacespetaculos. Vou reenviar para o do atendimento.

Obrigado yes-)
E-mail reenviado para o atendimento@igac.pt.
colt2096
Iniciado
Iniciado
Posts: 138
Joined: November 28th, 2010, 9:20 pm

Re: Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Post by colt2096 »

Boas, venho só agradecer a vossa dedicação e preocupação em reclamar e desde já poder confirmar que a edição Bluray do filme Spirit Invencivel e a edição Bluray 4K do Filme Velocidade Furiosa 9 vem com o selo IGAC na parte de trás, não sei se também começaram a vir à frente nos Blurays, não tenho nenhum com o selo à frente mas pelo menos nestes estão atrás :-D
Image Image
LG 86UN85006 + Epson EH-TW5650 3LCD Projector
Popcorn Hour C-200
Zappiti PRO 4K HDR
Blu-Ray Ultra HD 4K Sony UBP-X800M2
Playstation 5 + XBOX One X + Serie X
Denon AVRX-2500H ATMOS
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Post by Rui Santos »

Não tenho comprado BD/DVDs por cá.

Mas ontem comprei dois jogos Switch... e fiquei feliz quando vi o olho discretamente atrás e num tamanho minúsculo... Depois colocarei aqui foto... mas ao menos fica claro que o selo não é minimamente obrigatório de ser à frente. (já o era, depois do que aqui lemos)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2119
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Contra o selo do IGAC na parte frontal da capa dos filmes

Post by neotheone »

Rui Santos wrote: October 24th, 2021, 10:49 pm Não tenho comprado BD/DVDs por cá.

Mas ontem comprei dois jogos Switch... e fiquei feliz quando vi o olho discretamente atrás e num tamanho minúsculo... Depois colocarei aqui foto... mas ao menos fica claro que o selo não é minimamente obrigatório de ser à frente. (já o era, depois do que aqui lemos)
Eu no inicio do mês estive em casa de um amigo meu e fomos a uma Fnac onde ele comprou um jogo para a Switch e também reparei nisso do olho vir na parte de trás da capa. Só não disse nada aqui porque como era um jogo podia haver algum tipo de lei ou regra que permitisse essa liberdade na colocação.
Post Reply