Natural City (2 Disc Special Steelbook Korean Edition)

Novidades, datas de lançamento e características de edições de Região 1, 2 (excepto Portugal), 3 e 4.
Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Natural City (2 Disc Special Steelbook Korean Edition)

Post by Cabeças »

Vivam amigos e olhem-me para isto:

Image

Quem me chamou a atenção para este filme foi o Alquimista, que tem no site dele uma excelente review, com a qual concordo praticamente por inteiro. Fica aqui portanto o link e o meu público agradecimento a ele por ter feito o favor de ter chamado a atenção para este filme, que de outro modo me teria passado completamente despercebido. Leiam a review dele, está lá tudo. Eu apenas vou acrescentar umas notas pessoais e uma fotos da edição.

http://cinemasiatico.wordpress.com/2008 ... ural-city/

Este filme é para apreciadores de ficção científica, mas sobretudo para apreciadores (adoradores) do Blade Runner. Foi dos filmes que mais me surpreendeu e dos que mais gostei de ver últimamente. E não tenho palavras para agradecer (mais uma vez) ao Alquimista. Foi uma "viagem" fantástica que pude fazer graças a ele, e a edição que consegui comprar, também recomendada por ele, é das mais bonitas que já vi e uma das mais bonitas da minha colecção. Aliás, é inacreditávelmente bonita a capa em metal, realmente como diz o Alquimista, as fotos não lhe fazem justiça completa. É um autêntico espectáculo, esta edição.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

O Alquimista fez uma review completa, pelo que não vou acrescentar muito mais. Mas pessoalmente, não vejo este filme como um remake do Blade Runner, nem como um Blade Runner 2, ou algo parecido. É um filme obviamente 100% inspirado no Blade Runner, mas que para mim constitui uma homage, no meu entender plenamente conseguida. salut-)

Uma música belíssima e inspirada, sequências de luta muito originais, sem cair de todo em "exageros" que por vezes me desagradam. Pessoalmente, não acho o personagem principal antipático, como refere o Alquimista. Parece-me um tipo apaixonado e muito infeliz. A história está verosímil e são constantes e óbvias as referências e algumas "colagens" incluindo relativamente a personagens. Mas a Ria encarna um papel completamente diferente em termos de presença do da Rachel, por exemplo e aí concordo plenamente com o que o Alquimista refere.

A estética do filme é espantosa e a música como já referi, é belíssima e "casa" perfeitamente com o filme. Também concordo que este filme merecia uma muito maior divulgação e que todos os apaixonados pela ficção científica e pelo Blade Runner o deviam ver.

Encaro este filme como uma grande descoberta. Foi um dos filmes que mais prazer me deu ver em anos, e já vão sendo raros. É uma homenagem digníssima ao Blade Runner, é assim que o encaro. Parece que é aliás exactamente o mesmo mundo, mas com uma história semelhante passada na Coreia. A componente dramática é maior e a da amizade também, na minha opinião. A imagem da estátua (que está na capa) e que aparece no filme, (e o que simboliza nele também no final) é das coisas mais bonitas que já vi em filme.

Se gostaram do Blade Runner, têm que ver isto. É regressar aquele mundo, com uma história semelhante. Sugiro que não façam comparações com o Blade Runner. É redutor e na minha opinião deve ser evitado. São filmes diferentes, culturas diferentes, cinematografias diferentes. Mas é bom regressar ao mundo do Blade Runner. E este filme na minha opinião conseguiu-o plenamente, e de uma forma digníssima! salut-)
Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Natural City (2 Disc Special Steelbook Korean Edition)

Post by Cabeças »

Não consigo colocar o link directo para o Youtube. Mas podem espreitar aqui umas imagens do filme, e sobretudo apreciar a belíssima música!

http://www.youtube.com/watch?v=UW-gUsmU ... re=related
Cabeças
Image
siebenburgen
Especialista
Especialista
Posts: 1083
Joined: July 15th, 2008, 6:03 pm
Location: Lisboa-Sintra
Contact:

Re: Natural City (2 Disc Special Steelbook Korean Edition)

Post by siebenburgen »

Também recomendo este excelente filme, é mesmo obrigatório para fãs de sci-fi!

Deixo fotos do meu digipack francês:

http://siebenburgenscollection.blogspot ... -city.html
BurnCycle
Fanático
Fanático
Posts: 721
Joined: March 4th, 2008, 12:13 am
Location: Trofa, Águeda, Aveiro, Portugal, ...
Contact:

Re: Natural City (2 Disc Special Steelbook Korean Edition)

Post by BurnCycle »

Comprei no ano passado no Fantasporto esse filme. Infelizmente estava riscado e como a viagem ao porto ficava mais cara que o preço de um novo DVD optei por não ir a Fnac trocar. Conheço esse filme à uns 6-7 anos e, por ter adorado, desde então que andava para comprar esse filme. Talvez seja um que mande vir da "net" e ficar com 2 copias :)...
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Re: Natural City (2 Disc Special Steelbook Korean Edition)

Post by jimmy »

Tirando o eye candy , o Natural City é na minha opiniao um filme bem fraco. A temática é algo comum , a relacao homem-máquina , o valor da vida artificial , mas nao balança bem entre o seu existencialismo presunçoso e a acção. É um filme asiático demasiado westernizado , com os tiques todos simplórios na resolução dos conflitos que vai levantado. E como bom filme coreano que é , nao escapa ao melodramático.

Sobra uma estética espectacular , mas é um falhanço na sua história.

As ligações ao Blade Runner sao naturais , até por este ter sido dos primeiros a explorar a temática. De resto acho que qualquer outra comparação é uma heresia :mrgreen:
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Natural City (2 Disc Special Steelbook Korean Edition)

Post by Cabeças »

jimmy wrote:Tirando o eye candy , o Natural City é na minha opiniao um filme bem fraco. A temática é algo comum , a relacao homem-máquina , o valor da vida artificial , mas nao balança bem entre o seu existencialismo presunçoso e a acção. É um filme asiático demasiado westernizado , com os tiques todos simplórios na resolução dos conflitos que vai levantado. E como bom filme coreano que é , nao escapa ao melodramático.

Sobra uma estética espectacular , mas é um falhanço na sua história.

As ligações ao Blade Runner sao naturais , até por este ter sido dos primeiros a explorar a temática. De resto acho que qualquer outra comparação é uma heresia :mrgreen:
Quase sempre, és das pessoas que gosto mais aqui de ler em termos de críticas e geralmente partilho sempre grande parte das tuas opiniões, mas deste vez discordo de ti (respeitosamente, claro). Já constatei com agrado que és um colega de fórum que, tal como eu e outros, disponibiliza a sua opinião pelo gosto da partilha e do enriquecimento obtido pelas posições contrárias (ao contrário de outras pessoas para quem qualquer conversa é uma discussão que têm que ganhar), pelo que vou desenvolver um pouco a razão pela qual gostei tanto do filme e porque razão não o acho um filme "fraco" como referes, muito pelo contrário...

Também confesso que me incomodam um pouco alguns "tiques" comuns à interpretação asiática (coreana, chinesa ou japonesa)... expressões e modos de falar por vezes algo "apalhaçados" (o termo é forte, mas não encontro outro melhor e exprime perfeitamente o que quero referir) e que parecem exagerados e pouco verosímeis face sobretudo à nossa cultura e sensibilidade europeias. Mas, tendo vivido em Macau uns anos quando era jovem, posso garantir que na sua maioria e na vida real, eles são mesmo assim, têm modos de falar e de se exprimir verbal e fisicamente de um modo por vezes incomodativo para modos de estar mais "calmos" e porventura mais sofisticados. Mas isso é um fenómeno cultural, uma expressão identitária própria, com a qual temos que nos relacionar conscientemente relativamente a essa diferença. Neste caso o "outro" somos nós, não são eles, é importante que tenhamos consciência disso.

Este filme tem dimensões que penso ganham uma importância muito maior para quem tenha vivido grandes amores e os tenha perdido. Costuma-se dizer que um amor para ser grande tem que ser dramático (ou teve que ser dramático, ou acabou), senão não era um "grande" amor. Os amores que não se esquecem, geralmente são os "grandes". os que acabaram mal ou os que gostaríamos que não tivessem acabado. Porque das relações presentes... raras são aquelas que "foram" os amores da nossa vida. Portanto a dimensão relativa à relação previsivelmente condenada à partida, estabelece aqui uma ponte simbólica com a vida real de muita gente, eu incluído, potenciada ainda para mais pela similitude entre a relação (também condenada) do Blade Runner.

Image

"Melodramático"? Sim, mas na minha opinião bastante "real". O filme passa-se com personagens que transmitem muita veracidade nas suas dimensões humanas ligadas à fraqueza e às imperfeições. E o filme, a história, é mesmo de um dramatismo em termos sociais e humanos brutal. Tal como a vida, que acaba sempre mal. No final, morremos!

Image

A estética é realmente espantosa e outro ponto comum que eleva o filme e estabelece outro ponto de contacto com o Blade Runner é a música. As músicas do filme são belíssimas, e a melodia principal é de uma beleza tal que, tal como a (s) de Vangelis, consegue proporcionar ao filme uma identidade de tal modo enriquecida que acaba por se tornar indissociável da história e se integra na própria personalidade das personagens e dos seus envolvimentos. A banda sonora "é" também o filme neste caso, uma parte indissociável dele e consegue realmente transportar-nos para patamares emocionais de um grande dramatismo e intensidade. É por exemplo impossível ficar indiferente ao modo como entra a música (e que música!) quando o "Noma" resolve permancer no complexo condenado e continuar a perseguir os "Deviants". Aliás a camaradagem e a amizade (até ao fim) consubstancia neste filme para mim uma dimensão que supera largamente no meu entender a do Blade Runner nessa vertente.

Image

Não acho de todo que a história seja como referes um "falhanço", muito pelo contrário. A ser um "falhanço", então também a história do Blade Runner o seria. Concordo contigo quando dizes que as ligações ao Blade Runner são evidentes mas não concordo de todo que comparar os dois filmes seja uma heresia. Todavia, para mim não são, como referi no post anterior, filmes que devam ser comparados. Acho aliás isso um erro, algo redutor e sobretudo algo que indicia um objectivo final crítico/comparativo que penso não tem razão de ser.

Defendo uma perspectiva neste caso mais construtiva, onde em vez de considerar um melhor do que o outro, penso que a abordagem correcta a este filme ganhará (pelo menos para mim) se o considerarmos como uma história passada no mesmo contexto temporal e universo do Blade Runner, só que em vez de ser nos EUA, passada na Coreia. E neste contexto, considero-o um filme digníssimo, perfeitamente admissível como uma "homage" ao Blade Runner e um absoluto "must" para quem gosta daquele universo e quer regressar a ele, tendo a sensibilidade para perceber que a história se passa numa cultura diferente, como modos de estar, pensar e agir diferentes.

Pessoalmente como referi, achei o filme belíssimo e considero-me em dívida perante o Alquimista por o ter sugerido. O cinema asiático é aliás uma áreas em termos cinematográficos que decididamente tenho que explorar mais.

Este filme merece ser visto em condições. Evitem a edição portuguesa, que segundo o Alquimista é um nojo. Eu comprei a steelbook coreana, que é a melhor edição actual e uma das mais bonitas edições que tenho (podem vê-la lá em cima no primeiro post). Curiosamente, esteve no leiloes há algum tempo uma igualzinha por 30 euros, que já foi vendida. Eu tive sorte encontrei uma num seller da amazon (era a última) e comprei-a por 9,58 euros. E garanto-vos que é uma edição que valia mesmo os 30 euros.

Mas enfim, todas estas análises são obviamente subjectivas. Se não gostaste, se mais pessoas não gostaram, compreendo perfeitamente, as pessoas têm sensibilidades diferentes. Coloquei este tópico não para estar a defender exaustivamente o bom que eu acho que o filme é e as razões pelas quais acho isso (já fiz isso tudo), mas sobretudo para, como fez o Alquimista, dar a conhecer esta edição em particular, mas sobretudo este filme, que realmente adorei. Penso que haverá pessoas que tal como eu não fazia, não fazem ideia que este filme existe, e que poderão ter uma excelente surpresa com o filme e um agradável "regresso" ao mundo do Blade Runner.

Abraço.
Cabeças
Image
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Re: Natural City (2 Disc Special Steelbook Korean Edition)

Post by jimmy »

Cabeças é um prazer pode falar um pouco de cinema asiatico , que eu tanto vejo e pouco comento (pelo menos em portugues)..nem que seja num filme que nem gosto muito :mrgreen:

O Natural City tinha tudo para me conquistar. Cyberpunk e Coreano....perfeito. Adoro o género e adoro o cinema coreano. A mistura só podia ser positiva...mas acaba por nao o ser.

Eu também recomendaria qualquer pessoa a ver o filme. Só pela estética merece ser recomendado. Mas falta-lhe a tal sensibilidade asiática (ao contrário do que achaste...se calhar é por já ter visto tanta coisa , que o que para uns até parece asiático , a mim já roça o normal :lol: ). É tudo muito americanizado. O argumento cai sempre nas mesmas ratoeiras que qualquer filme feito nos estados unidos , com os seus arcos tão bem polidos e rotineiros. A acção é tão fraquinha , com um estilo frenético insuportável. Tanto potencial desaproveitado.

O melodramatismo nao era um apontamento negativo...era uma constatação. Nao conheço outro cinema onde os cineastas sejam tao negativos. Se é coreano é certinho que a coisa vai ser ultra dramática. Eles adoram os sentimentos pesados :-)))

Se calhar as minhas palavras foram muito duras , não estamos a falar de um filme péssimo ,e nao faltam incursões do género muito piores. Mas tirando a sua beleza visual , acho que é muito fraquinho .Depois de o ver , é impossivel para mim nao ficar desapontado com as enormes potencialidades que aqui existiam.

Sobre a ligação ao blade runner , também acho que a coisa tem muito mais de homage do que pretensoes de ser vista no mesmo universo. Quando começaram a pensar no filme , é certinho que a inspiração visual era o filme do Scott. A heresia era apenas uma comparação qualitativa dos mesmos , que acho estarem bem afastados. De resto a nivel de sci fi , também só existe um filme (dois até..e asiáticos) que me suscita o mesmo tipo de sensação que o blade runner.

Sobre o tópico...5 estrelas a apresentação e a opinião yes-) Falta mais destes ao fórum
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
BurnCycle
Fanático
Fanático
Posts: 721
Joined: March 4th, 2008, 12:13 am
Location: Trofa, Águeda, Aveiro, Portugal, ...
Contact:

Re: Natural City (2 Disc Special Steelbook Korean Edition)

Post by BurnCycle »

jimmy wrote:Cabeças é um prazer pode falar um pouco de cinema asiatico , que eu tanto vejo e pouco comento (pelo menos em portugues)..nem que seja num filme que nem gosto muito :mrgreen:

O Natural City tinha tudo para me conquistar. Cyberpunk e Coreano....perfeito. Adoro o género e adoro o cinema coreano. A mistura só podia ser positiva...mas acaba por nao o ser.

Eu também recomendaria qualquer pessoa a ver o filme. Só pela estética merece ser recomendado. Mas falta-lhe a tal sensibilidade asiática (ao contrário do que achaste...se calhar é por já ter visto tanta coisa , que o que para uns até parece asiático , a mim já roça o normal :lol: ). É tudo muito americanizado. O argumento cai sempre nas mesmas ratoeiras que qualquer filme feito nos estados unidos , com os seus arcos tão bem polidos e rotineiros. A acção é tão fraquinha , com um estilo frenético insuportável. Tanto potencial desaproveitado.

O melodramatismo nao era um apontamento negativo...era uma constatação. Nao conheço outro cinema onde os cineastas sejam tao negativos. Se é coreano é certinho que a coisa vai ser ultra dramática. Eles adoram os sentimentos pesados :-)))

Se calhar as minhas palavras foram muito duras , não estamos a falar de um filme péssimo ,e nao faltam incursões do género muito piores. Mas tirando a sua beleza visual , acho que é muito fraquinho .Depois de o ver , é impossivel para mim nao ficar desapontado com as enormes potencialidades que aqui existiam.

Sobre a ligação ao blade runner , também acho que a coisa tem muito mais de homage do que pretensoes de ser vista no mesmo universo. Quando começaram a pensar no filme , é certinho que a inspiração visual era o filme do Scott. A heresia era apenas uma comparação qualitativa dos mesmos , que acho estarem bem afastados. De resto a nivel de sci fi , também só existe um filme (dois até..e asiáticos) que me suscita o mesmo tipo de sensação que o blade runner.

Sobre o tópico...5 estrelas a apresentação e a opinião yes-) Falta mais destes ao fórum
Por acaso também discordo contigo. É claro que é o meu ponto de vista e reconheço que a maioria das pessoas concorda contigo mas na minha opinião o argumento não é assim tão "americanizado" como dizes. É simplesmente um filme diferente como todo os outros filmes coreanos, e na minha opinião é isso que torna o cinema coreano tão bom! (Detesto chegar a meio de um filme saber o que vai acontecer em detalhe a seguir, nestes filmes isso não acontece)
Já agora que outros filmes asiáticos te fazem lembrar o Blade Runner? (Não estou a ver mais nenhum ehehe)
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Re: Natural City (2 Disc Special Steelbook Korean Edition)

Post by jimmy »

BurnCycle wrote:
jimmy wrote:Cabeças é um prazer pode falar um pouco de cinema asiatico , que eu tanto vejo e pouco comento (pelo menos em portugues)..nem que seja num filme que nem gosto muito :mrgreen:

O Natural City tinha tudo para me conquistar. Cyberpunk e Coreano....perfeito. Adoro o género e adoro o cinema coreano. A mistura só podia ser positiva...mas acaba por nao o ser.

Eu também recomendaria qualquer pessoa a ver o filme. Só pela estética merece ser recomendado. Mas falta-lhe a tal sensibilidade asiática (ao contrário do que achaste...se calhar é por já ter visto tanta coisa , que o que para uns até parece asiático , a mim já roça o normal :lol: ). É tudo muito americanizado. O argumento cai sempre nas mesmas ratoeiras que qualquer filme feito nos estados unidos , com os seus arcos tão bem polidos e rotineiros. A acção é tão fraquinha , com um estilo frenético insuportável. Tanto potencial desaproveitado.

O melodramatismo nao era um apontamento negativo...era uma constatação. Nao conheço outro cinema onde os cineastas sejam tao negativos. Se é coreano é certinho que a coisa vai ser ultra dramática. Eles adoram os sentimentos pesados :-)))

Se calhar as minhas palavras foram muito duras , não estamos a falar de um filme péssimo ,e nao faltam incursões do género muito piores. Mas tirando a sua beleza visual , acho que é muito fraquinho .Depois de o ver , é impossivel para mim nao ficar desapontado com as enormes potencialidades que aqui existiam.

Sobre a ligação ao blade runner , também acho que a coisa tem muito mais de homage do que pretensoes de ser vista no mesmo universo. Quando começaram a pensar no filme , é certinho que a inspiração visual era o filme do Scott. A heresia era apenas uma comparação qualitativa dos mesmos , que acho estarem bem afastados. De resto a nivel de sci fi , também só existe um filme (dois até..e asiáticos) que me suscita o mesmo tipo de sensação que o blade runner.

Sobre o tópico...5 estrelas a apresentação e a opinião yes-) Falta mais destes ao fórum
Por acaso também discordo contigo. É claro que é o meu ponto de vista e reconheço que a maioria das pessoas concorda contigo mas na minha opinião o argumento não é assim tão "americanizado" como dizes. É simplesmente um filme diferente como todo os outros filmes coreanos, e na minha opinião é isso que torna o cinema coreano tão bom! (Detesto chegar a meio de um filme saber o que vai acontecer em detalhe a seguir, nestes filmes isso não acontece)
Já agora que outros filmes asiáticos te fazem lembrar o Blade Runner? (Não estou a ver mais nenhum ehehe)
Eu quando disse que me suscitavam o mesmo tempo de emoção , não era por existir qualquer ligação ou parecença com o BR. Os filmes são os Ghost in the Shell do Oshii (tanto o primeiro como o Innocence). Sao dois filmes que a mim pessoalmente canalizam o mesmo tipo de sensação....mas são bem diferentes , ainda que partam de temas semelhantes (nomeadamente o que representa a vida artifical vs humana). E esteticamente e narrativamente também nao têm grande ponto de contacto ( o filme do Scott com uma estrutura muito mais clássica , que bebe muito dos hardboiled detectives/noirs , já os GITS , como a grande maioria dos filmes do Oshi sao muito simbólicos , introspectivos e com um desenvolvimento pouco usual)
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Natural City (2 Disc Special Steelbook Korean Edition)

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Para quem quiser esta edição, está aqui um link nacional para aquisição na EOL
http://www.eol.com.pt/index.php?pageid=1006&pid=21678
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
Post Reply