A Rádio dos anos 80/90

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

A Rádio dos anos 80/90

Post by technicolor »

Vivam,
...como o tópico se chama: Livros, Música e outras Artes e uma propósito do triste desaparecimento do Jorge Gil autor do icónico programa Em Órbita do RCP/RC/Antena 2 http://www.rtp.pt/antena1/os-dias-da-ra ... -anos_8732

...acho que ninguém ainda falou aqui da rádio dos anos 80/90 (e anteriores) bem diferente da dos dias de hoje, não digo que fosse melhor nem pior, apenas que era diferente e alguns (poucos) terão saudades...

Não tendo infelizmente encontrado nada do Em Órbita, que seria o ideal deixo aqui um link para um conjunto de podcasts de um programa desses tempos: As Noites Longas do FM Estereo (1982-1988)

podcasts --> https://player.fm/series/as-noites-longas-do-fm-estereo
ou em https://lmcafe.wordpress.com/as-noites- ... m-estereo/ com textos alusivos e permite download dos pods

Era um programa semanal de 3h apresentado pelo já falecido António Santos, jornalista da RTP, aos domingos entre as 21 e as 24h, na Rádio Comercial, com música de qualidade e uns textos/contos (sarcásticos) lidos nos intervalos de vários temas musicais. Dois exemplos desses textos...

On The Rocks

Quero mais gelo, por favor!" O empregado colocou duas pedras no copo. "Mais gelo. Estou cheio de calor. Mais gelo!" Dezoito pedras depois, o cliente continuava a pedir: "Mais gelo, ó homem, um pouco mais de gelo!"
Sub-repticiamente o empregado carregou no botão oculto pelo reposteiro. O icebergue que caiu do tecto raspou na testa do cliente, de leve, e aterrou no copo com grande estrondo.

O burro

Sempre lhe tinham chamado burro. Na escola os colegas riam-se dele. As namoradas troçavam do comprimento das orelhas. Consideravam-no teimoso e pouco inteligente. Quando não o apelidavam de burro, os nomes escolhidos eram ainda piores. Triste, abanou as orelhas e zurrou prolongadamente.
mais sobre o programa https://radiocritica.blogspot.com/2014/ ... tereo.html

Image

Além dos dois já referidos houve muitos outros programas que me marcaram: Hora do Lobo, Som da Frente, Rock em Stock, Morrison Hotel, Mão na Música, Pão com Manteiga... etc

Va lá "cotas" com 40/50 e jovens curiosos (que ainda ouvem o Oceano Pacífico às escondidas eh-) ) espreitem, escutem e vejam se lembram, ou se gostam. Eu prometo sigilo absoluto -bullshit-

E RIP para o Jorge Gil que (com mais uns quantos) através da rádio muito fez pela cultura musical neste país salut-)
Last edited by technicolor on August 18th, 2019, 9:21 pm, edited 3 times in total.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: A Rádio dos anos 80/90

Post by Rui Santos »

Excelente post :-D

Hei-de voltar aqui mais prolongadamente, mas para começar as minhas memórias são muito híbridas.... desde a febre de sábado de manhã ao pão com manteiga.
Passando depois pela Vigésima Terceira hora, onde acompanhei a detenção do Sérgio Godinho, passando pelas tardes da comercial com o Rock em Stock e o Som da Frente.

Uma memória que tenho, é de em determinada fase, a Radio Comercial ter mudado o seu registo por completo, e ter feito um programa da manhã, com musica pimba para concorrer com o António Sala e a amiga Olga.... durou pouco essa fase... mas foi um choque ver o Carlos Ribeiro nas manhãs na comercial :mrgreen:

Agora oiço pouca rádio... fico-me mais pelos podcasts.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: A Rádio dos anos 80/90

Post by Cabeças »

Eu terei sempre imensas saudades da RUT (Rádio Universidade Tejo), até hoje não encontrei ninguém que se lembrasse desta estação, que depois deu lugar à Voxx, outra estação que eu gostava imenso. Graças a Deus permanece a RADAR! orgulho-)
Cabeças
Image
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: A Rádio dos anos 80/90

Post by technicolor »

Cabeças wrote: August 17th, 2019, 12:26 am Eu terei sempre imensas saudades da RUT (Rádio Universidade Tejo), até hoje não encontrei ninguém que se lembrasse desta estação, que depois deu lugar à Voxx, outra estação que eu gostava imenso. Graças a Deus permanece a RADAR! orgulho-)
Rui Santos wrote: August 16th, 2019, 8:54 pm Excelente post :-D

Hei-de voltar aqui mais prolongadamente, mas para começar as minhas memórias são muito híbridas.... desde a febre de sábado de manhã ao pão com manteiga.
Passando depois pela Vigésima Terceira hora, onde acompanhei a detenção do Sérgio Godinho, passando pelas tardes da comercial com o Rock em Stock e o Som da Frente.

Uma memória que tenho, é de em determinada fase, a Radio Comercial ter mudado o seu registo por completo, e ter feito um programa da manhã, com musica pimba para concorrer com o António Sala e a amiga Olga.... durou pouco essa fase... mas foi um choque ver o Carlos Ribeiro nas manhãs na comercial :mrgreen:

Agora oiço pouca rádio... fico-me mais pelos podcasts.

Recordo esse triste episódio da detenção do Sergio no Brasil (?) Acho que ainda no tempo da ditadura brasileira...

Seria verdadeiramente interessante (pelo menos para mim) conhecer as vossas experiências de ouvintes de rádio nos 80s/90s com um pouco mais de pormenor por isso quando tiverem tempo e paciência... força na "caneta" salut-)
Post Reply