Jogos de Tabuleiro

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Jogos de Tabuleiro

Post by Lorde X »

Estranhamente depois de pesquisar constato que não há nenhum tópico aberto sobre esta temática, a qual sempre apreciei e em relação à qual senti agora um revivalismo pela necessidade e gosto de jogar com a minha filha, a qual, tendo 8 anos, está a descobrir este fascinante mundo.

Desde sempre que o meu preferido é o Risk, o qual cheguei a jogar com amigos ininterruptamente durante toda a noite até ao amanhecer... Felizmente que a minha princesinha também aprecia este jogo e por isso já o tenho jogado com ela.

Outros jogos da sua preferência, além dos mais básicos Jogo da Glória (na versão da Hello Kitty) ou das cobras e escadas, são os:

Monopólio
Cluedo (este jogamos ontem pela primeira vez e entusiasmou-nos bastante!)
Mentiroso
Adivinha quem foi? (um dos que mais jogamos por ser rápido de montar e de jogar)

Nos próximos dias tentarei colocar aqui algumas fotos dos jogos que temos.

Um que já está comprado para o Natal é o Carcassonne (vimos vídeos no youtube explicando a sua jogabilidade e pareceu-nos bem interessante!)

Um dos jogos em relação ao qual sempre tive curiosidade e que nunca cheguei a ter é o Petróleo. Quem o tinha dizia maravilhas do jogo. Julgo que não voltou a ser editado pois nunca mais o vi à venda.

Nestes dias tenho tentado descobrir, sem sucesso, tanto no google como no youtube, qual o nome do jogo que eu tinha na adolescência e de que muito gostava. Perdi-o e nem me recordo do seu nome... Era edição nacional. Jogo para 2 jogadores em que se movimentavam ao longo de um tabuleiro formado por quadrados, julgo, as nossas peças (podiam ser vários tipos de armas, mas a sua identidade era desconhecida do outro jogador) para tentar aniquilar a principal peça do oponente. Julgo que algumas das peças podiam disparar (seriam tanques?) e tinham um alcance limitado. Alguém consegue me ajudar a descobrir qual o seu nome?

E já agora quais os vossos jogos preferidos, quais os que mais estimam na vossa colecção e quais aqueles que gostavam de jogar mas nunca o fizeram?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by Rui Santos »

De forma sintética :-)

Julgo que te faltam ai dois clássicos que irás adorar jogar com a tua filha.
Pictionary e Trivial Pursuit. Existem algumas edições temáticas que merecem a experiência. O problema poderá ser, que por serem edições temáticas sejam mais chatos de jogar com adultos. (ex: os da disney)

Sou um enorme fan de Monopólio, mas recomendo sempre a versão clássica com dinheiro de papel. Cai no erro de comprar a versão com cartões... e o jogo perde completamente a dinâmica.
Não sei onde enquadrar, se o enquadrar como um "jogo de tabuleiro", mas também gosto muito de um jogo que se chama Abalone. É um jogo bem engraçado.
https://en.wikipedia.org/wiki/Abalone_(board_game)

I'll be back
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by siroco »

Jogos de tabuleiros são excelentes para a família socializar!

Dos nossos favoritos:

Ticket to Ride
Kosmonauts
5º Império
Monopoly (com notas claro!)
Piratíssimo

E muitos outros!

Aqui tens muita informação:

https://boardgamegeek.com/
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by Evil_Djinn »

Dentro desta temática recomendo a série de TV TableTop

http://www.imdb.com/title/tt2374117/

Eu gosto de jogar Monopólio, Risco, Trivial Pursuit, Xadrez etc...
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by Lorde X »

Fico feliz por ver que o advento dos jogos de computador, consola, telemóvel não matou o fascínio por este tipo de jogos e que ainda há quem valorize o tempo passado em família ou com amigos dedicado a este entretenimento! yes-)

Gostava muito de ver fotos da vossa colecção de jogos e que partilhassem as vossas aventuras nesta área! :-)

Tenho tanto a dizer que, para não tornar os posts maçudos, vou tentar concentrar-me num só jogo em cada um deles.

Quanto ao Xadrez,

Tenho boas e más memórias ligadas a ele... É mesmo um sentimento contraditório que nutro por esse jogo. Aprendi a jogar muito cedo (quanto tinha 6 ou 7 anos), sob os ensinamentos do meu avô e são algumas das boas memórias que tenho da minha infância. Infelizmente o meu avô faleceu quando eu tinha 10 anos e perdi o meu parceiro neste jogo.

Julgo que foi com o Zx Spectrum que voltei a jogar, tendo ficado fascinado na altura pela inteligência artificial daquela máquina que desdobrava o jogo em vários níveis de dificuldade. Progressivamente fui avançando até conseguir ganhar no nível 8 ou 9 (já não me recordo de quantos eram na sua totalidade). A par disso, aprofundei a minha aprendizagem com a compra e leitura de manuais de Xadrez, tendo aprendido sobre as vantagens e riscos das diferentes aberturas, bem como sobre jogadas históricas levadas a cabo por mestres de Xadrez.

Durante a minha adolescência, achava eu que já jogava razoavelmente bem, levei com um balde de água fria quando defrontei um primo mais velho do que eu, que era semi profissional (tinha participado em torneios) e que num ápice me deu 4-0!!! Não estava mesmo nada familiarizado com a forma pragmática de jogar desse meu primo, o qual tentava conseguir cedo uma qualquer vantagem em termos de peças e depois, até ao final, não se inibia de trocar peça por peça sabendo que a vantagem conquistada lhe permitiria vencer o jogo... Fiquei mesmo em estado de choque... Todo o "castelo" de saber e experiência que eu julgava possuir acerca do Xadrez ruiu e o meu entusiasmo desvaneceu-se... :oops:

Desta experiência negativa nunca recuperei... A par disso, não sei se por causa do avançar da idade ou de um esgotamento que sofri na adolescência, nunca mais tive paciência para me dedicar com a mesma intensidade e concentração a este jogo... Jogar como eu jogava não era suficiente e para melhorar tinha que lhe aplicar doses de estudo e de concentração que pura e simplesmente me retiravam o prazer de jogar.

Acabei por o abandonar, embora recentemente tenha pegado nele novamente para explicar as regras à minha princesinha.

Mais recentemente lembrei-me dele por causa de uma publicação no facebook que invocou aquele conhecido mito acerca da origem deste jogo. Diz-se que foi inventado a pedido de um rei que tendo ficado tão satisfeito com este jogo, disse ao seu criador que lhe podia pedir o que quisesse. Este simplesmente pediu que em cada casa do tabuleiro fosse colocado o dobro do número de grãos de milho existente na casa anterior... O rei ficou perplexo com essa resposta e assentiu até perceber que, antes de chegar ao final das 64 casas do tabuleiro, atinge-se um número que não é possível satisfazer com todos os grãos de milho existentes em todo o planeta... Isto por culpa do crescimento exponencial...

Recentemente uma publicação que vi e partilhei no facebook invocou na minha memória esta história. Mais ou menos dizia assim: Sabe porque é que é impossível dobrar-se uma folha de papel 111 vezes? A resposta é muito simples e deriva igualmente do citado crescimento exponencial: se fosse possível dobrar 111 vezes uma folha de papel, a dimensão que este alcançaria seria maior que a do universo... :shock: :-D
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by Lorde X »

Rui Santos wrote: November 20th, 2017, 2:39 pm Julgo que te faltam ai dois clássicos que irás adorar jogar com a tua filha.
Pictionary e Trivial Pursuit. Existem algumas edições temáticas que merecem a experiência. O problema poderá ser, que por serem edições temáticas sejam mais chatos de jogar com adultos. (ex: os da disney)
O Pictionary é um dos que nunca tive mas que cheguei a jogar com amigos e que gostei bastante. Acho que ela iria gostar só que tenho a ideia de que é jogo para 2 equipas de 2 jogadores cada, num total de 4 jogadores, não?

Infelizmente estou limitado na compra de jogos de tabuleiro pois neste momento o meu agregado familiar reduz-se a duas pessoas: eu e a minha filha... Por isso qualquer jogo que exija um número de jogadores superior é liminarmente excluído...

Quanto ao Trivial Pursuit foi jogo que nunca me motivou. Joguei-o na adolescência com alguns amigos, mas o preconceito que carrego desde então é que tem questões que não são muito acessíveis e que quem o jogou mais vezes acaba naturalmente por memorizar as respostas e ganha vantagem sobre os jogadores menos experimentados... Provavelmente acabar-se-á por chegar a um momento em que já se sabe de cor a maioria das respostas e o jogo acaba por perder completamente o interesse...
Rui Santos wrote: November 20th, 2017, 2:39 pm Sou um enorme fan de Monopólio, mas recomendo sempre a versão clássica com dinheiro de papel. Cai no erro de comprar a versão com cartões... e o jogo perde completamente a dinâmica.
Desconhecia a existência de edições do Monopólio sem dinheiro em papel... Além da versão de tabuleiro, tenho o jogo da PS3 do Monopólio e está muito bem conseguido. Por vezes devido a preguiça em ir buscar a caixa e montar o tabuleiro, jogamos o jogo da PS3, o qual tem ainda a vantagem de se poder jogar com mais jogadores (encarnados pela consola)
Rui Santos wrote: November 20th, 2017, 2:39 pm Não sei onde enquadrar, se o enquadrar como um "jogo de tabuleiro", mas também gosto muito de um jogo que se chama Abalone. É um jogo bem engraçado.
https://en.wikipedia.org/wiki/Abalone_(board_game)
Não conheço mas vou investigar :-)
Rui Santos wrote: November 20th, 2017, 2:39 pm I'll be back
Espero bem que sim!!! :wink:
Last edited by Lorde X on November 21st, 2017, 12:34 pm, edited 1 time in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by Cabeças »

Mais um aqui que na infância passou muitas horas a jogar o Monopólio (com notas, claro), durante a década de 70. :-)

Também joguei muitas horas de "Damas" com o meu Avô, durante muitos anos. orgulho-)

O meu Pai ensinou-me a jogar Xadrez e ofereceu-me um livro de referência, jogávamos bastante. Sempre foi um jogo que me fascinou imenso, mas nunca tive tempo ou companhia para jogar como gostaria. Ensinei também à minha filha, ainda jogámos bastante quando ela era pequena. Eu fui jogando também de vez em quando no pc no "Chess 2000" e tenho também um xadrez no smartphone, mas não jogo há imenso tempo. Gosto muito do jogo, mas confesso nem sempre ter a paciência necessária. Deu-me gozo aqui há vinte e tal anos, a minha ex-mulher apresentou-me a um casal amigo dela e disse-me que o tipo era uma espécie de génio e adorava xadrez. Eu nunca tive paciência para aprender jogadas sofisticadas, embora o meu Pai me tivesse ensinado as principais aberturas. O que me deu gozo foi que o tal tipo e eu estivemos uns 45 minutos a jogar e ele não me conseguiu ganhar :-))) - foi declarado um empate tácito, para depois irmos jantar. Lembro-me dele ter dito que eu "era um jogador nada ortodoxo" :-))) O que se passou é que durante esse jogo deve ter sido das vezes em que estive mais concentrado na minha vida... nails-)

Em termos estéticos, embora eu não tenha espaço para ter as coisas como gostava, sempre achei que um xadrez bonito é uma peça lindíssima para ter numa sala. Consegui comprar a muito custo e aos poucos para aí há uns 20 anos um xadrez das Colecções Philae, o "Grande Xadrez Indo-Português", e tenho-o arrumado desde essa altura... de vez em quando abro-o, coloco as peças todas, babo-me um bocado e volto a arrumar tudo. :-))) Vejam se gostam.

As colecções Philae tinham peças muito bonitas e ao longo dos anos 2 ou 3 tipos de xadrez diferentes. Este não é o meu, mas é igualzinho.

Image
Cabeças
Image
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by Lorde X »

Cabeças wrote: November 21st, 2017, 12:24 am Em termos estéticos, embora eu não tenha espaço para ter as coisas como gostava, sempre achei que um xadrez bonito é uma peça lindíssima para ter numa sala. Consegui comprar a muito custo e aos poucos para aí há uns 20 anos um xadrez das Colecções Philae, o "Grande Xadrez Indo-Português", e tenho-o arrumado desde essa altura... de vez em quando abro-o, coloco as peças todas, babo-me um bocado e volto a arrumar tudo. :-))) Vejam se gostam.

As colecções Philae tinham peças muito bonitas e ao longo dos anos 2 ou 3 tipos de xadrez diferentes. Este não é o meu, mas é igualzinho.

Image
Recordaste-me um sonho antigo! Sempre quis ter um tabuleiro de xadrez com as peças artisticamente esculpidas, exposto numa sala de visitas...
Digo sala de visitas pois nunca gostei das chamadas "salas comuns" (tal como a que eu tenho no apartamento onde vivo), as quais albergam várias funcionalidades num espaço apenas o que o descaracteriza e lhe tira graciosidade em termos de decoração. Os meus avós tinham uma grande sala de visitas, numa área da casa distanciada da sala de estar, e onde tinham uma mesa de jogo antiga. Infelizmente fechada e encostada a uma parede, com bibelots em cima. Mas sempre imaginei que ficaria lindamente caso permanecesse aberta com um tabuleiro de xadrez sobre ela.

Não consigo ver a foto que publicaste. Não sei se se trata de erro da publicação ou, mais provável, da dificuldade que ando a ter já há alguns tempos em visualizar certas fotos no meu PC de casa. Por exemplo, não consigo visualizar as fotos do site olx, não sei porquê... Já actualizei o meu navegador (Mozila Firefox), mas continuo com o mesmo problema... Estive contudo a pesquisar no google e dei com uma foto que julgo ser do "Grande Xadrez Indo-Português" e realmente é belíssimo!
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by Lorde X »

siroco wrote: November 20th, 2017, 3:53 pm Jogos de tabuleiros são excelentes para a família socializar!

Dos nossos favoritos:

Ticket to Ride
Kosmonauts
5º Império
Monopoly (com notas claro!)
Piratíssimo

E muitos outros!

Aqui tens muita informação:

https://boardgamegeek.com/
Obrigado pelo link. Não conhecia.

Quanto aos que sugeres, por coincidência há dias andei a pesquisar sobre o Ticket to Ride pois pareceu-me bem engraçado, mas tenho sempre receio dos jogos em que se tem que andar a somar por tal poder entediar com pausas na jogabilidade. Tal não sucede neste?

Não encontrei o PIratíssimo. É mesmo assim o nome do jogo?

Podes comentar cada um dos jogos?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by siroco »

Viva!

No Ticket to Ride só tens de somar ao fim, mas claro que se quiseres definir uma estratégia vencedora vais ter de fazer contas e simulações, mas como gostas do Monopoly isso não devia ser um problema. :wink:

O Piratíssimo chama-se mesmo assim:

https://boardgamegeek.com/boardgame/20953/piratissimo

É simples, procurar tesouros, eliminar a concorrência, muito giro, tem ilhas, navios e ouro.

O Kosmonauts já é mais complexo, temos de viajar pelo sistema solar e recolher recursos, mas é necessário calcular trajetórias, consumos (a única forma de travar no espaço é acelerar na direção oposta). Os planetas movem-se, o que significa que se a trajetória for mal calculada quando lá chegarmos ele já não está lá.

O 5º Imperio versa os Descobrimentos, temos de viajar, colocar padrões, comerciar, juntar dinheiro para construir monumentos.

No Ticket to Ride temos de construir linhas férreas, existem vários cenários à venda, eu tenho a versão Europa, por alturas do início do século.

O Monopoly julgo que todos conhecem.

E podia ficar aqui o resto do dia a falar de jogos de tabuleiro. :-)
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by Lorde X »

siroco wrote: November 22nd, 2017, 1:58 pm Viva!

No Ticket to Ride só tens de somar ao fim, mas claro que se quiseres definir uma estratégia vencedora vais ter de fazer contas e simulações, mas como gostas do Monopoly isso não devia ser um problema. :wink:

O Piratíssimo chama-se mesmo assim:

https://boardgamegeek.com/boardgame/20953/piratissimo

É simples, procurar tesouros, eliminar a concorrência, muito giro, tem ilhas, navios e ouro.

O Kosmonauts já é mais complexo, temos de viajar pelo sistema solar e recolher recursos, mas é necessário calcular trajetórias, consumos (a única forma de travar no espaço é acelerar na direção oposta). Os planetas movem-se, o que significa que se a trajetória for mal calculada quando lá chegarmos ele já não está lá.

O 5º Imperio versa os Descobrimentos, temos de viajar, colocar padrões, comerciar, juntar dinheiro para construir monumentos.

No Ticket to Ride temos de construir linhas férreas, existem vários cenários à venda, eu tenho a versão Europa, por alturas do início do século.

O Monopoly julgo que todos conhecem.

E podia ficar aqui o resto do dia a falar de jogos de tabuleiro. :-)
Obrigado. Fiquei bem interessado no PIratissimo pois acho que a minha princesinha poderá gostar bastante... Ela gostava muito dos episódios do Jake e os Piratas da Terra do Nunca (eu também, aliás, apesar de serem muito infantis). Por curiosidade, é edição nacional? Podes verificar se tem instruções em português e em mais alguma língua? É que no link que enviaste menciona uma edição PT/alemã. Se for uma só para ambos os países, com instruções em ambas as línguas, talvez seja mais fácil e me compense comprar a edição alemã...

Escreve à vontade! :-D Acho que quanto mais se enriquecer este tópico, melhor para todos os que gostamos de jogos de tabuleiro. Eu nunca deixei de gostar, embora tenha estado muitos anos sem companhia para os jogar... Quando vivia com os meus pais, tinha a presença contante de 2 irmãos e 1 irmã mais nova que dava muito jeito para umas boas jogatinas! Agora que a minha filha já atingiu uma idade que lhe permite gostar e se dedicar a jogos mais avançados, vou aproveitar para explorar com ela esse mundo!

Como tenho 7 sobrinhos, de idades que vão desde 1 até aos 9 anos, vou tentar fomentar este gosto entre eles para ver se ganho mais parceiros para estas aventuras!
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by siroco »

A minha versão tem tudo em português, mas já foi comprada há uns 10 anos, a capa da caixa não tem nada a ver com a do link que coloquei.

Não te preocupes com as instruções, se for necessário eu digitalizo as minhas e mando-te por mail.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by Lorde X »

siroco wrote: November 22nd, 2017, 4:20 pm A minha versão tem tudo em português, mas já foi comprada há uns 10 anos, a capa da caixa não tem nada a ver com a do link que coloquei.

Não te preocupes com as instruções, se for necessário eu digitalizo as minhas e mando-te por mail.
Muito obrigado! Vou todavia em primeiro lugar tentar arranjar a edição nacional. Podes colocar foto da tua, já agora não só da caixa como do interior?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by siroco »

A minha caixa e tabuleiro é igual a esta:

https://www.amazon.de/Selecta-SEL03585- ... B0009ZBJSI

Já percebi que i jogo deixou de ser da Selecta, daí a mudança estética.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Jogos de Tabuleiro

Post by Lorde X »

siroco wrote: November 23rd, 2017, 11:00 am A minha caixa e tabuleiro é igual a esta:

https://www.amazon.de/Selecta-SEL03585- ... B0009ZBJSI

Já percebi que i jogo deixou de ser da Selecta, daí a mudança estética.
Muito obrigado! Parece mesmo divertido esse jogo! Vou tentar arranjá-lo! yes-)
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Post Reply