Livros sobre Cinema!

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Livros sobre Cinema!

Post by Cabeças »

Caros,

Andei a pesquisar mas não encontrei nenhum tópico com este tema, que acho faz bastante sentido, portanto aqui está ele!

A ideia é partilharmos os livros que temos sobre Cinema, pelo menos aqueles de que gostamos mais. Tive esta ideia depois do Rui Sousa ter sugerido a "Biografia do Filme", do Mark Cousins, que eu não sabia que existia apesar de ter o documentário em dvd.

Desde cedo que, à medida que a colecção foi crescendo que senti necessidade de arrumar as ideias relativamente à História do Cinema, que é um tema de que gosto imenso. As épocas, os géneros, os movimentos mais marcantes, os contextos, os principais filmes que marcaram as décadas, os realizadores, o que se passa nos diversos países em termos de Cinema. Tudo está relacionado e há sempre conhecimentos novos. E mesmo que pensemos que já temos um grau de conhecimento interessante, há sempre alguém que aparece e nos faz sentir o quão pouco sabemos afinal...

Eu não tenho muitos livros sobre Cinema e também ainda não os li todos, tal como não vi todos os filmes. Mas gosto imenso dos que tenho e já li bastante de alguns, outros na totalidade. É um trabalho sempre em progresso. :-D

Começo então pela tal "Biografia do Filme" do Mark Cousins, que tem um excelente documentário sobre a História do Cinema intitulado "The Story of Film", com tópico próprio. O livro é este, com 507 páginas de altíssima qualidade:

Image

Depois tenho alguns livros sobre realizadores de que me orgulho imenso:


Spielberg - A Retrospective
(Robert Schickel) - 280 páginas de alta qualidade, com toda a história e filmografia (termina no Lincoln),

Image


Woody Allen - A Retrospective (Tom Shone) - Um dos maiores realizadores de sempre e um dos meus preferidos, que aliás tenho num patamar à parte. São 288 páginas com excelente informação. Cobre até ao "Irrational Man", inclusive.

Image


Scorsese - A Retrospective (Tom Shone) - 288 páginas sobre um realizador absolutamente incontornável. Cobre até ao "The Wolf of Wall Street" inclusive.



Depois tenho 3 volumes de "O Guia do Cinema", de Gaston Haustrate, que embora parem nos anos 80 pois foram escritos em 1985, são bastante agradáveis de ler e fornecem também uma boa perspectiva em termos de enquadramento histórico, com a particularidade de também se debruçarem sobre o Cinema em diversos países:

Image

Image

Dos livros de Cinema que gosto mais, são os das série "Movies of...", da Taschen. São por décadas, a começar nos anos 20 e a terminar da década de 2000. Da autoria de Jurgen Muller, são um apanhado de fotografias e informações fabulosas sobre os melhores filmes feitos em cada década.

Fiquei muito triste, pois só me faltava a década de 50, e embora o tenha comprado no dia 15 de Julho a encomenda perdeu-se. Foi a primeira vez em muitos anos que perdi algo comprado na Amazon inglesa. Daqui a uns tempos tento novamente...

São excelentíssimos calhamaços, vão aumentando em número de páginas conforme avançamos nas décadas. O último tem quase 900 páginas. Para mim, são um "must" absoluto para quem gosta de fotografia e de cinema.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image



Image

Como adoro o Woody Allen, ainda tenho mais umas coisitas dele...

Image



Image

Tenho ainda a colecção, de que gosto muito, dos grandes realizadores, numa edição Cahiers du Cinema - Público:

Image

Enfim, lembrei-me de partilhar isto, pois penso que faz parte, tal como dos filmes do nosso gosto comum, sobretudo para os que gostam de ter várias perspectivas sobre a História do Cinema e as ideias mais ou menos arrumadas.

Todas as edições que aqui coloquei podem ser encontradas ainda, alguns nas livrarias, todos no mercado online. As edições estrangeiras estão na amazon inglesa.

Se quiserem, partilhem o que conhecem e o que têm...
Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Livros sobre Cinema!

Post by Rui Santos »

Cabeças wrote: September 1st, 2017, 12:30 pm Dos livros de Cinema que gosto mais, são os das série "Movies of...", da Taschen. São por décadas, a começar nos anos 20 e a terminar da década de 2000. Da autoria de Jurgen Muller, são um apanhado de fotografias e informações fabulosas sobre os melhores filmes feitos em cada década.

Fiquei muito triste, pois só me faltava a década de 50, e embora o tenha comprado no dia 15 de Julho a encomenda perdeu-se. Foi a primeira vez em muitos anos que perdi algo comprado na Amazon inglesa. Daqui a uns tempos tento novamente...
Depois voltarei aqui, excelente tópico. (não sei como atualmente o pessoal navega no fórum, mas temo que possa ficar perdido por estar nesta secção)
Mas apenas para te falar daquelas bancas de rua onde comprei as últimas 3 décadas há uns anos a MBooks. (havia uma no metro da alameda, e há uma no metro do Cais do Sodré)
Comprei lá os anos 20/30/40. Acho que neste momento pelo que vi online, só tem o dos anos 20... mas é uma hipótese.
Apesar de não ter, os livros que estão neste link também são muito interessantes e a preços muito em conta.
https://www.mbooks.pt/catalogsearch/result/?q=movies

Tenho poucos livros de cinema, quando voltar a casa verifico o que tenho. Mas esta coleção da Tashen consegui completar quase por sorte... usando a MBooks para os anos em falta.
Uma nota final, para livros "estrangeiros" uso além da amazon inglesa, o https://www.bookdepository.com/ e a https://wordery.com/ ambas com portes gratuitos (ou se preferirem incluídos no preço) mas por vezes com preços mais interessantes que a amazon. E enviam também de Inglaterra.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros sobre Cinema!

Post by Cabeças »

Viva Rui,

Também conheço a Mbooks, nomeadamente os dois sitios que referes, também lá comprei alguns da série "Movies of..." e foi dos primeiros sítios onde fui, mas eles já não têm mais edições com excepção das que referiste, agora só mesmo no mercado em segunda mão.

Obrigado pelos dois sites que referiste, só conhecia um deles.

Quanto a este tópico, coloquei-o aqui nos "Livros, Música e outras Artes" pelo facto de serem livros... mas como são livros de Cinema, se achares bem colocá-lo noutro sitio qualquer por mim está tudo ok, claro.

Abraço
Cabeças
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Livros sobre Cinema!

Post by nimzabo »

Curioso que vinha agora abrir este tópico. Tivemos a mesma ideia.
Ando sempre à coca e qualquer livro que tenha listas de filmes é passado a pente fino e normalmente tiro notas de quaisquer filmes que não conheça. Interessa-me mais listas do que propriamente coisas mesmo sobre cinema.

Tenho estes (o 1º é bastante bom):
Image

Depois de tirar essa foto comprei mais um chamado '101 Action Movies'

E ontem vi a ultima e nova edição do 1001 filmes na FNAC
Image
Lista, a começar pelos ultimos: https://letterboxd.com/gubarenko/list/1 ... -die-2017/
Last edited by nimzabo on December 4th, 2018, 12:44 pm, edited 4 times in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Livros sobre Cinema!

Post by nimzabo »

Vi hoje na Fnac a última edição (2018). Entradas e saídas:
https://www.reddit.com/r/1001Movies/com ... _removals/

Das entradas falta-me só ver o Lady Macbeth.
Mother e Black Panther parecem-me péssimas escolhas.
Volto a chamar a atenção para o 'Dawson City: Frozen Time', de que já tinha falado no tópico dos documentários. Penso que poderá ter interesse para os cinéfilos mais ferrenhos.

Nas saídas, para mim talvez a mais importante seja o Tsotsi.
Não concordo com o sistema de entradas e saídas.
Não me parece nada claro que os que entram sejam melhores do que os que saem.

Lista a começar pelos mais recentes:
https://m.imdb.com/list/ls052535080/?page=10

Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Livros sobre Cinema!

Post by nimzabo »

Vi hoje na Fnac um livro sobre filmes de terror que parece ser novidade.
E tinha bom aspecto.

Image
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Livros sobre Cinema!

Post by paupau »

Sendo do Kim Newman so pode ser bom. Isso anda a quanto?

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Livros sobre Cinema!

Post by Rui Santos »

nimzabo wrote: December 4th, 2018, 12:29 pm Vi hoje na Fnac a última edição (2018). Entradas e saídas:
https://www.reddit.com/r/1001Movies/com ... _removals/

Das entradas falta-me só ver o Lady Macbeth.
Mother e Black Panther parecem-me péssimas escolhas.
Volto a chamar a atenção para o 'Dawson City: Frozen Time', de que já tinha falado no tópico dos documentários. Penso que poderá ter interesse para os cinéfilos mais ferrenhos.

Nas saídas, para mim talvez a mais importante seja o Tsotsi.
Não concordo com o sistema de entradas e saídas.
Não me parece nada claro que os que entram sejam melhores do que os que saem.

Lista a começar pelos mais recentes:
https://m.imdb.com/list/ls052535080/?page=10

Image
Confesso que também não gostei, pq só entram recentes (normal) e só saem recentes (estranho....).
Como se a lista tivesse 980 filmes fechados, e apenas 21 filmes pudessem mudar. Confesso que não acompanho esta edição regularmente... mas é estranho.

Uma dúvida parva, o Reddit nunca apaga coisas pois não? É pq gostei da informação do link mas gostava de não a perder... (uso muito pouco o Reddit)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Livros sobre Cinema!

Post by nimzabo »

Não sei mas há outros sites com informação sobre a lista dos 1001.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Livros sobre Cinema!

Post by nimzabo »

Mais uma novidade que vi na fnac: The Best 80s Movies
https://www.fnac.pt/The-Best-80s-Movies ... a/a6267150#
Dei uma vista de olhos pelo interior e pareceu-me bom.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Livros sobre Cinema!

Post by Samwise »

Estou finalmente a ler o Easy Riders, Raging Bulls (wiki), um livro que faz por esta altura 20 anos, e acerca do qual já muito havia ouvido falar, até aqui no fórum.

Debruça-se sobre os bastidores de Hollywood nos anos de transição entre o antigo e o novo sistema, final dos anos 60 e década de 70, quando a guerra no Vietname começava a tornar-se um problema social incontrolável, e numa altura em que os grandes estúdios dominados pelos produtores entraram em caducidade e falência e foram tomados de assalto por um novo paradigma económico de exploração/poder, em que pontuava a ideia do "realizador-autor".

Li cerca de 100 página de rajada (é uma leitura daquelas tipo page-turner), e por entre umas quantas referências e comentários "gossip" (sex&drugs related) que poderiam figurar nas revistas cor-de-rosa, está narrada a história e a estrutura menos exposta de uma altura no tempo a todos os títulos revolucionária (até de forma literal, pela forma como conscientemente se cortou e se revoltou contra a "velha Hollywood"), em que surgiram e se fizeram os nomes que moldaram em grande parte o cinema americano das últimas décadas que nos habituámos a venerar.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Livros sobre Cinema!

Post by nimzabo »

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Livros sobre Cinema!

Post by nimzabo »

Vi há dias na Fnac.
101 Filmes Para Veres Antes de Cresceres
https://deusmelivro.com/mil-folhas/101- ... mT_JPTgqVM
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros sobre Cinema!

Post by Cabeças »

Reorganização da biblioteca: livros sobre Cinema :-)

(é capaz ainda de faltar um ou outro) :-)))

Image
Cabeças
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Livros sobre Cinema!

Post by nimzabo »

Impressionante.
Ainda não tinha visto.
Post Reply