A Minha Playlist

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

A Minha Playlist

Post by Samwise »

Baseando-me num programa que passa na TSF e que ouço com regularidade à hora do almoço, deixo aqui a sugestão para fazermos no fórum algo semelhante.

Podem consultar a lista de programas até agora emitidos e ouví-los aqui. (é uma óptima fonte de descoberta!)

A ideia é cada um escolher as músicas de que mais gosta de entre tudo o que já ouviu, até um total sequêncial de duas horas de duração. O limite não é em quantidade de temas, é antes em tempo cronológico.

No programa as pessoas falam um pouco sobre as escolhas e deixo essa parte ao vosso critério, se quiserem partilhar as razão pelas quais os temas vos são caros. Se não, basta partilharem os títulos, nomes dos intérpretes e duração dos temas.

Este tópico não deve ser usado para colocar vídeos do youtube, para não tornar o espaço difícil e moroso para navegar. Apenas listas corridas com a vossa escolha musical de eleição. Mas se quiserem podem colocar links directos para as canções, em frente aos temas.

Um exemplo do que se pretende:

The Hollies - The Air that I Breathe - 4:08 ( https://www.youtube.com/watch?v=HydvceA1PAI )
The Beatles/George Harrison - While My Guitar Gently Weeps - 5:00 (https://www.youtube.com/watch?v=_hMyhx4sIZc)
...
...

(e olhem que não é assim tão fácil fazer esta selecção...)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by Rui Santos »

Desafio aceite.
Não vai ser fácil... E vai ser injusto certamente pois irá haver musicas que me esquecerei.
Vou tentar escrever algo sobre cada música... Preparem-se para um gosto musical muito normal... E com muita coisa clichê.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by rui sousa »

Cá vai: São temas que me são muito caros, um por banda/artista (mas podia fazer uma playlist só de um ou de outro, sem problema), que ouço vezes sem conta e que fazem parte da minha vida. Não tenho explicações racionais a dar, não consigo.

Agora são estes, ordenados sem hierarquia, mas noutra altura a lista poderia ser ligeiramente diferente. As músicas que fazem parte da nossa vida podem ir "flutuando" consoante os nossos vários estados de espírito...

Deixei de parte temas instrumentais, tanto bandas sonoras como jazz e etc, mas também poderia caber muito disso aqui.

Mas aqui fica esta lista de 24 canções (pouco mais de uma hora e meia de música), que podem ouvir de seguida, no Spotify, aqui:

David Bowie - Five Years
The Traveling Wilburys - Heading For The Light
The Who - The Real Me
Frank Sinatra - Watertown
GNR - Pós-Modernos
Bruce Springsteen - Thunder Road
Sérgio Godinho - Espalhem a Notícia
The Band - Tears of Rage
Paul McCartney - Say Say Say
Jorge Palma - O Lado Errado da Noite
Nina Simone - Take Me to the Water
Bob Dylan - Tangled Up In Blue
Chico Buarque - Deus Lhe Pague
The Beatles - Drive My Car
Queen - '39
Rui Veloso - Irmãos de Sangue
Simon & Garfunkel - Bridge Over Troubled Water
George Harrison - My Sweet Lord
Virgem Suta - Se Deus Quiser
Rodrigo Leão & Scott Matthew - Life is Long
Paul Simon - Kodachrome
Michael Jackson - Rock With You
Heróis do Mar - Saudade
Talking Heads - Road to Nowhere
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by Rui Santos »

Excelentes escolhas Rui... estranhamente partilharemos algumas bandas...
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by Samwise »

O Spotify não é nada mal pensado para aproveitar neste tópico, como o Rui fez. Dá hipótese de ouvir as escolhas só com um click, e todas de seguida, ou quase.

Só através de uma lista já vi que vou "aprender" muita coisa. Se o tópico chegar a ser participado, vai ser uma festa. salut-)

(ehehe, The Traveling Wilburys, essa interessante família...)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by Samwise »

A minha escolha, que pode ser carregada pelo Spotify aqui.

A lista divide-se essencialmente entre temas dos anos 60 e temas dos nos 90 - que corresponde grosso modo às épocas com as quais me identifico musicalmente. Tem depois alguns temas portugueses. Deixei de fora temas de bandas sonoras e mússica clássica - que dariam uma lista à parte.

Canção dos Verdes Anos - Carlos Paredes
Não sendo apreciador em geral da obra do Paredes (ou de Fado e derivados), gosto contudo da sonoridade da guitarra portuguesa, e de intérpretes de eleição (como é o caso dele). Este tema é uma melodia nostálgica irresistível, que cola facilmente à memória uma vez ouvido. Ao longo dos anos foi aí permanecendo e ganhado, cada vez mais, um lugar de destaque. Não associo o tema a nenhum evento ou época da minha vida, nem a qualquer questão cultural portuguesa, simplesmente gosto muito de o ouvir.

Cavatina ("The Deer Hunter") - Stanley Myers/John Williams
Tal filme, tal tema. Dois marcos da minha adolescência, e duas "instituições" daí em diante - ambos tiveram um enorme impacto sobre mim. Entre tema e filme e personagens há aquela adequação e identificação perfeitas, como se a música servisse para exprimir tudo aquilo que as imagens e palavras não conseguem transmitir emocionalmente, por vezes de forma colectiva. Espelha sobretudo desancanto, dor e melancolia por um passado feliz que não se torna a repetir.

Think for Yourself - The Beatles
Com os Beatles poderia ter escolhido cerca de 30 ou 40 temas para colocar aqui, de tantos que aprecio. Tentei por isso fugir às mais óbvias/representativas e escolhi um dos temas do meu álbum favorito da banda (e de entre todos as bandas que conheço) - e que por acaso também foi o primeiro álbum de originais que ouvi na vida, o Rubber Soul. Gosto particularmente da sonoridade do baixo nesta faixa.

God Only Knows - The Beach Boys
Esta vem dos tempos em que foi lançada uma colectânea cá em Portugal com os melhores temas da banda, algures nos anos 80, amplamante divulgada na televisão. Foi assim que comecei a ouvir Beach Boys e entraram logo no gosto. O tema faz parte do mítico álbum Pet Sounds.

Babe I'm Gonna Leave You - Led Zeppelin
Se não houvesse Beatles, esta seria a minha banda favorita. Som bem mais pesado e preenchido, tecnicamente muito apurado, e um quarteto de executantes de eleição. Esta melodia é acústica mas tem tudo lá dentro - todas as qualidades que caracterizam a banda, isto é.

Mysterious Ways - U2
É o tema mais "a rasgar" do melhor álbum dos U2 - Achtung Baby. Chega.

Porto Sentido - Rui Veloso
Há dois álbuns que gosto muito do Rui Veloso - e que por acaso também são os únicos que gosto do Rui Veloso: o homónimo, de 1986, e o Mingos & os Samurais, de 1990. Este é o tema mais belo e tocante do primeiro e uma homenagem fantástica à cidade do Porto

Bellevue - GNR
A única banda Pop/Rock portuguesa que acompanho com alguma atenção e regularidade. Este é um dos temas antigos da banda, 1986, mas que eu só ouvi anos mais tarde, quando lançaram o Rock in Rio Douro, em 1992. Entrou logo...

A Vaca de Fogo (ao vivo no Coliseu) - Madredeus
Um tema que soa particularmente bem neste concerto ao vivo (curioso que não o aprecio muito na versão de estúdio). Nos tempos de aclamação dos Madredeus, e na altura em que o alinhamento de músicos me agradou mais. O meu gosto pelos Madredeus não duraria muito mais tempo, pois o projecto inicial foi-se descaracterizando ao longo dos anos. A saída da Teresa Salgueiro marcou também o momento em que deixei de me interessar.

Wicked Game - Chris Isaak
Conheci esta canção no filme Wild at Heart do David Lynch. Não sabia de quem era, mas tratei logo de ir à procura. Tema romântico por excelência, mas não nos tons "cor de rosa" habituais do mainstream. Há um desvairo lírico e desesperado na voz do Isaak que nos recorda que um dia tudo o que é bom vai acabar.

Chiquitita - ABBA
Dos ABBA também podia escolher uma série de temas sem prejuízo para os outros. Excelente banda Pop, que se tornaram conhecidos no Eurofestival da Canção (hehehe), e que ergueram a partir daí uma sólida carreira, cheia de grandes canções e melódias memoráveis. A história dos membros da banda confunde-se e interlaça-se com a música, uma vez que é formada (ou foi) por dois casais.

Losing My Religion - R.E.M.
O tema mais popular dos REM, uma banda com uma mística muito própria - meio indie, meio pop, meio à margem do sistema, e com um passado histórico no panorama musical americano de fazer inveja a muitos grupos. A época que mais gosto deles é a transição dos anos 80 para os 90 e anos subsequentes.

Hang Wire - Pixies
Um tema menos famoso dos Pixies, dos grandes velhos Pixies (não os "novos", que estão todos queimados), que antes da separação tiveram uma sequência notável de grandes álbuns - tudo entre o bom e o óptimo. Outra banda "outsider", que deve ter o conjunto de letras mais estranho do planeta.

The Final Course - Mudhoney
Turnaround - Nirvana
In Hiding - Pearl Jam
The Day I Tried to Live - Soundgarden
No Excuses - Alice in Chains
Look at You - Screaming Trees


Conjunto das 6 bandas Grunge/Seattle que são basicmante as responsáveis pelo meu "acordar para a música" no início dos anos 90, com os Nirvana à cabeça. Escolhi temas não muito populares, mas que são todos do meu gosto. Aqui encontra-se de tudo, entre o Heavy Metal de batida forte, pesado e polido dos Soundgarden, passando por um tema acústico e ressonante dos Alice in Chains até ao grunge mais agreste e bravio dos Mudhoney. De notar os Screaming Trees, que foram a banda a que pertenceu o Mark Lanegan, um vocalista de excepção que tem feito carreira a solo.

Charlie - Red Hot Chili Peppers
O meu gosto pelos Peppers vem dos tempos do Grunge, e do tempo em que saltaram para o estrelato com o álbum Blood Sugar Sex Magic, um festival de boa música e excelentes executantes (Flea + John Frusciante), nesse tempo a descobrirem ainda as suas forças como conjunto. O tema é de um álbum duplo mais tardio, o Stadium Arcadium, também com uma conjunto homogéneo de grandes temas.

Neighborhood #1 (Tunnels) - Arcade Fire
Um dos poucos conjuntos de música contemporânea de formação recente que consigo apreciar. Este tema, o primeiro do primeiro album - Funeral, 2004 - é um mimo.

Gimme Shelter - The Rolling Stones
L.A. Woman - The Doors
Hey Joe - Jimi Hendrix


Acho que estas três entradas dispensam apresentações. Em relação aos Stones, esse tema pertence à fase "inicial" (primeiros dez anos, mais ano menos ano) de que gosto bastante. Depois começaram a fazer outro tipo de música (dizem que "evoluiram") e deixei de gostar deles. E tenho muito pouca paciência para as macacadas do Jagger em palco. o-(

Behind That Locked Door - George Harrison
Do primeiro álbum do Harrison pós-Beatles - All Things Must Pass um grande trabalho do "quiet Beatle", com uma série de temas imortais. Ia para escolher o My Sweet Lord, mas o Rui já o tinha colocado na lista dele, e este tema também é meritório. :-)))

(Quicksilver Daydreams of) Maria - Townes Van Zandt
Townes Van Zandt - para mim uma descoberta relativamente recente na música e um gosto imediato, bastou ouvir um tema para ter ficado logo apanhado. Este tema é uma das canções mais comoventes e belas que conheço.

I Heard it Through the Grapevine - Marvin Gaye
Praticamente a única coisa que gosto no repertório do Gaye, mas gosto tanto, tanto que chega a esta lista.

Out on The Weekend - Neil Young
Um dos dinossauros do Country/Rock (e guitarrista de excelência) ainda em actividade, o Young tem um vastíssimo reportório que não conheço na totalidade, e onde encontrei de tudo, variando entre o execrável e o excelente. Esta é do álbum Harvest, o primeiro que ouvi, e um dos que mais gosto.

Grândola Vila Morena - José Afonso
Tema simbólico da conquista da nossa liberdade democrática. Se calhar não estava aqui a fazer esta lista se não tivesse existido um Zeca Afonso, que por acaso também era um artista de excelência.
Last edited by Samwise on February 5th, 2017, 9:56 pm, edited 11 times in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by Samwise »

Estou a gostar do Spotify. Depois de tanto ouvir falar do programa/plataforma/conceito, à conta desta iniciativa do Rui decidi experimentar. É muito bom para uma série de coisas, como por exemplo ouvir novos lançamentos, ou encontrar músicas que de outra forma seria bem complicado arranjar. E é jeitoso também para playlists, para quem tiver o hábito de organizar música dessa maneira. A mim vai-me dar jeito para a minha lista de oldies (neste momento vai em cerca de 400 títulos.)

Entretanto contactei o suporte dele para reportar um álbum "mal ripado", o primeiro da Angel Olsen, o Strange Cacti, que está todo cheio de saltos no som, e logo de seguida recebi um email personalizado a agradecer o aviso e a dizerem que vão olhar para o assunto. Nice.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by Samwise »

Samwise wrote: February 5th, 2017, 5:31 pm Entretanto contactei o suporte dele para reportar um álbum "mal ripado", o primeiro da Angel Olsen, o Strange Cacti, que está todo cheio de saltos no som, e logo de seguida recebi um email personalizado a agradecer o aviso e a dizerem que vão olhar para o assunto. Nice.
Entretanto recebi mais um email para responder a um inquérito de satisfação, significando que o problema estava tratado. Resolveram o assunto em dois dias. Excelente. salut-)

Já dá para ouvir o primeiro álbum da Angel Olsen no Spotify em condições. :-)))
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by rui sousa »

Grande parte das músicas da lista do Sam fizeram-me lembrar de tantas outras que poderia ter colocado na minha. Raios e Coriscos!, fazer selecções de coisas dá sempre asneira! :mrgreen:
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by rui sousa »

Samwise wrote: February 4th, 2017, 9:55 pmOut on The Weekend - Neil Young
Um dos dinossauros do Country/Rock (e guitarrista de excelência) ainda em actividade, o Young tem um vastíssimo reportório que não conheço na totalidade, e onde encontrei de tudo, variando entre o execrável e o excelente. Esta é do álbum Harvest, o primeiro que ouvi, e um dos que mais gosto.
Conheces o DEJA VU, o disco fantástico que o Young fez com os Crosby, Stills and Nash? Uma das canções foi a escolhida para a sua actuação no Last Waltz (a Helpless).
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by Samwise »

rui sousa wrote: February 11th, 2017, 12:38 am
Samwise wrote: February 4th, 2017, 9:55 pmOut on The Weekend - Neil Young
Um dos dinossauros do Country/Rock (e guitarrista de excelência) ainda em actividade, o Young tem um vastíssimo reportório que não conheço na totalidade, e onde encontrei de tudo, variando entre o execrável e o excelente. Esta é do álbum Harvest, o primeiro que ouvi, e um dos que mais gosto.
Conheces o DEJA VU, o disco fantástico que o Young fez com os Crosby, Stills and Nash? Uma das canções foi a escolhida para a sua actuação no Last Waltz (a Helpless).
Não me lembro já desse album, mas vou tratar de re-ouvir. O conjunto em si, à semelhança dos Buffalo Springfield, não pertence aos meus favoritos - prefiro de loge o Young a solo, ou com os Crazy Horse.

Agora, o Helpless conheço bem, porque o Young continua a tocá-lo, ou contiuava, até há uns anos atrás. É um dos temas o Unplugged dele (1993), um concerto que ouvi umas centenas de vezes.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Elliot
Especialista
Especialista
Posts: 1026
Joined: November 7th, 2005, 11:42 pm

Re: A Minha Playlist

Post by Elliot »

Interessante desafio. yes-)
Sam, confesso que tentei seguir as regras mas sinto que vou falhar redondamente.
Ainda vou a meio de seleccionar as minhas musicas de sempre e já ultrapassei largamente o tempo proposto. Contudo, assim que as consiga listar na sua totalidade, tentarei limar o nº final e aproximar-me de alguma forma às 2 horas propostas.
Até lá, aqui fica o link da tarefa inacabada.
By the way, também não era um utilizador do Spotify e, até ver, estou rendido.
2016

2015

2014

2013

2012

2011: forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=43969

2010: forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=42282&p=517518

2009: forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=41185
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by Samwise »

Elliot wrote: February 11th, 2017, 1:16 pm Interessante desafio. yes-)
Sam, confesso que tentei seguir as regras mas sinto que vou falhar redondamente.
Ainda vou a meio de seleccionar as minhas musicas de sempre e já ultrapassei largamente o tempo proposto. Contudo, assim que as consiga listar na sua totalidade, tentarei limar o nº final e aproximar-me de alguma forma às 2 horas propostas.
Até lá, aqui fica o link da tarefa inacabada.
By the way, também não era um utilizador do Spotify e, até ver, estou rendido.
Bem-vindo ao clube. :-))) A minha primeira lista tinha 3 horas e meia. Consegui tirar uma hora mais ou menos bem (tudo o que era bandas sonoras, e mais um ou outro tema clássico/erudito foi fora) , mas os últimos 30 minutos foram um martírio. :|

O spotify como plataforma é um conceito/modelo bem interessante para o "utilizador comum ouvidor de música", pelo menos face aos moldes de pirataria que seriam a alternativa para quem não quer pagar. A aplicação também já está afinada o suficiente para permitir uma experiência de acesso e catalogação rápida, fácil e variada. Em termos de "democratização" da música, tudo considerado, é algo que há uns tempos atrás seria impensável. (mais) Um benefício extraordinário possibilitado pela Internet. salut-)

Podiam utilizar agora este conceito para a industria cinematográfica. orgulho-) orgulho-) orgulho-)

Rui, quanto ao Déja Vu, mal vi a capa lembrei-me logo dele. É um marco na carreira do grupo. Tem duas ou três músicas que aprecio bastante, e gosto em geral do álbum para ouvir todo em sequência.

Image
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by Rui Santos »

Tardei mas aqui fica a minha lista.

https://open.spotify.com/user/ruiprsant ... Al7wvkkNno

Mais tarde comentarei as escolhas. Foi difícil colocar tudo em duas horas...
Mas tinha de colocar algo de cinema, algo da juventude, algo de videojogos... um pouco de tudo.

Videojogos
1 Monty on the Run - Rob Hubbard
Filmes
2 Comptine d'un autre été, l'après-midi - Yann Tiersen
4 Cinema Paradiso - Ennio Morricone

3 Rota das Afinidades - Caixa de Pandora
5 O Anzol - Rádio Macau
6 Gelado De Verão - Humanos
7 Mama - 2007 Digital Remaster - Genesis
8 Russians - Sting
9 Moon Over Bourbon Street - Live In Paris - Sting
10 You Can Call Me Al - Paul Simon
11 The Sounds of Silence - Live - Simon & Garfunkel
12 O Que Será (A Flor Da Terra) - Chico Buarque
13 My Way - Frank Sinatra
14 Circo De Feras - Xutos & Pontapés
15 Brand New Friend - Remastered - Lloyd Cole and the Commotions
16 Absolute Beginners - 2002 Remastered Version - David Bowie
17 A Vaca De Fogo - Live - Madredeus
18 As Ilhas Dos Açores - Live - Madredeus
19 Glória - Sétima Legião
20 Half A Person - 2011 Remastered Version - The Smiths
21 The River - Bruce Springsteen
22 Dancing In The Dark - Bruce Springsteen
23 Bizarre Love Triangle - New Order
24 Anjinho Da Guarda - Tres Tristes Tigres
25 Romeo And Juliet - Dire Straits
26 A Noite Passada - Sergio Godinho
27 Souvenir de Chine - Live - Jean-Michel Jarre
28 Purple Rain - Prince

Depois voltarei para comentar
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A Minha Playlist

Post by Samwise »

Fixe, Rui! yes-)

A maioria já conheço. Vou ouvir as outras.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply