Feira do Livro 2016

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Feira do Livro 2016

Post by technicolor »

A propósito de uma troca de sugestões de leitura entre mim e o Samwise salut-) noutro tópico, abro agora este só para recordar (os mais distraídos) que a Feira do Livro de Lisboa começa já no final da próxima semana (dia 26 de Maio) por isso pessoal de Lisboa e arredores, toca a começar a fazer as listas de compras. Apesar de ter que cruzar o Tejo não vou faltar e minha (lista) já está em elaboração


Image



P.S.: No Porto parece que será lá para Setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal (não tenho a certeza :?: )
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Feira do Livro 2016

Post by Cabeças »

A Feira do Livro é um daqueles eventos que me acompanhou a vida inteira. A primeira vez que lá fui foi com o meu Pai, ainda era eu criança. Tive sorte, o meu Pai e o meu Avô incutiram em mim o gosto pela leitura desde muito cedo. salut-) Ainda sou do tempo em que havia um senhor velhote (devia na altura ser pouco mais velho do que eu sou agora!) que andava sempre de fato e dava rosas às senhoras com quem se cruzava! :p Isto há vontade há uns 40 anos... nails-) nails-)

A Feira do Livro, como tive oportunidade de referir no ano passado, para mim está a perder muita da identidade que tinha e a tornar-se muito mais comercial e menos apelativa - para mim. Mas são os sinais dos tempos, faz parte tornarmo-nos ao que parece críticos das mudanças. É a necessidade e a saudade de espaços de conforto antigos que mudam e a resistência a essas mudanças. A perda de algumas editoras como os Livros do Brasil, acho que empobrecem muito a oferta. Diversidade na minha opinião enriquece. Qualquer dia temos um ou dois grandes grupos apenas. A alma da antiga Feira do Livro vai-se perdendo à medida que as editoras vão desaparecendo. E os espaços lúdicos e comerciais vão também roubando quanto a mim a magia do ambiente característico. Eu gostava de estar a ver os livros sem ouvir criancinhas aos berros, música alta, e andar a cheirar os leitões assados. Aquilo qualquer dia é uma emanação da antiga Feira Popular que também tem umas barracas onde se vendem livros...

Mas sim, tenho a minha listinha de livros que me faltam de algumas colecções de FC... e tenho também uma saudades enormes da antiga Feira do Livro.

Será que este ano já vamos ter carrinhos de choque?... :-(
Cabeças
Image
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Feira do Livro 2016

Post by technicolor »

Cabeças wrote: A perda de algumas editoras como os Livros do Brasil, acho que empobrecem muito a oferta.


Acho que percebo o queres dizer e penso que saberás certamente que a Livros do Brasil foi comprada pela Porto Editora e mantém a linha editorial e a autonomia e parece que tem a liderá-la um nome prestigiado da edição em Portugal: Manuel Valente que já foi director editorial da Dom Quixote.

Eu também tenho uma vaga ideia de ouvir falar desse senhor que oferecia rosas, (ainda a feira era na Avenida em frente ao Tivoli) ...é duma geração da qual faz parte entre outros o já desaparecido mas muito querido "Homem do Adeus"

O meu gosto pela leitura esse começou nas antigas bibliotecas públicas, e com banda desenhada também: TimTim, Axterix, Lucky Luke Spirou, e o impagável Gaston Lagaffe :biggrin:

E sim, tens toda a razão a Feira mudou, mas a televisão também mudou, os alfarrabistas quase desapareceram, os velhos cinemas fecharam, enfim ... os tempos mudaram :-(

Foi bastante agradável ler o teu comentário, Cabeças yes-)
Last edited by technicolor on May 20th, 2016, 4:40 pm, edited 1 time in total.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Feira do Livro 2016

Post by rui sousa »

A Livros do Brasil perdeu identidade a partir do momento em que foi comprada pelo Porto. Em 2014, ainda era independente e consegui comprar livros da Argonauta a 1€, novos, na banca dessa editora. Hoje é impossível.

É assustador ver como o espaço da Leya e da Porto aumenta de ano para ano. Receio que seja o que vai acontecer em breve: dois grandes grupos, um de cada lado da feira.

Mas felizmente ainda resistem editoras porreiríssimas como a Antígona e a Relógio d'Água. Têm as melhores promoções e um atendimento óptimo. Já na dos grandes grupos sinto-me sempre tratado como uma máquina... enfim...

Gosto muito da feira e de toda a animação que há à volta dela. Os eventos, as sessões de leitura, conferências... os restaurantes, bem, aumentaram, mas sinceramente não me afecta. Gosto do ambiente, de ver tanta gente a comprar livros. E fiz voluntariado nos últimos 2 anos na feira, pela APEL, e digo-vos que, ao contrário de outros voluntariados, trataram-me sempre bem, pagaram almoços e jantares, ofereciam subsídio de transportes (que podia ser convertido em compras em livros na feira!). Foi a melhor experiência do género que tive, e não hesitei em defendê-la quando um tipo do P3 escreveu algo sobre este voluntariado sem saber do que falava.

Este ano acabaram com o voluntariado e convidaram-me para trabalhar, remuneradamente, na feira. Não hesitei em aceitar. Portanto, se vos vir por lá, já sabem! yes-)
Post Reply