Livros do Stephen King

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
matosf
Novato
Posts: 8
Joined: May 23rd, 2015, 12:25 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by matosf »

Finalmente vou ler uma obra do Stephen King.
A Coisa - Livro I e II adquiridos.

Há muito que sinto tentado a ler algo de Stephen King, “por A mais B” ainda não o fiz...finalmente chegou o momento.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by lud81 »

Ontem estive numa FNAC e vi os livros do It. 22€ cada, o que quer dizer que um livro do Stephen King que custa mais ou menos £7.99 aos ingleses custa 44€ aos portugueses.

Depois de eu ter visto esses tomos e pensado isso fui para outra secção de livros. Ao fim de um tempo passa um casal inglês. O homem ia ver os livros e a mulher disse "it's not worth it cause the books here are stupidly expensive!" Pega num dos A Coisa "this is Stephen King, look, 22€. Ridiculous, you can buy this in english for 7 pounds". E acho que ela nem se apercebeu que era só meio livro. Senti piada e tristeza ao mesmo tempo. Piada porque é o que eu digo há muito tempo. Tristeza pela forma como Portugal sai nessa fotografia aos olhos dos estrangeiros e pelo enorme insulto que é aos portugueses estes preços ridículos dos livros.
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

É realmente muito triste e também insultuoso, pois não é só a diferença de preço, é também a diferença de rendimentos, o que acentua ainda mais a diferença da taxa de esforço dos cidadãos portugueses face a outros países.

E os preços caríssimos não são só como sabemos nos livros... são nos carros, nas casas, nos combustíveis, nas faturas de energia...

Devemos ser dos países mais mal pagos e com preços mais caros da União.

E temos em termos gerais um dos mais altos índices de corrupção e mesquinhez política e empresarial.

lud, achei o teu texto fantástico. Vou partilhar no face, dizendo que foi escrito por um amigo.
Cabeças
Image
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by DarkAvenger »

Infelizmente estamos num país em que todos baixam a cabeça e encolhem os ombros. Vivemos num país de corruptos e má gestão. Basta ver a diferença de preços no combustível e ver a greve feita pelos camionistas franceses... e o custo do combustível lá é significativamente inferior ao nosso.
Eu compreendo que seja mais caro tudo o que envolva traduções. Mas não quer isso dizer que seja estupidamente caro. Já tinha alertado para este tema da Bertrand dividir os livros em 2 volumes e duplicar a receita. A verdade é que, pelo preço que pagámos a versão portuguesa do It, teríamos comprado 5 ou 6 obras em Inglaterra. E nem vou entrar pelo tema do salário mínimo nacional...
Enquanto continuarmos a ser permissivos, enquanto aceitarmos entrar para determinadas sociedades que vivem à margem da Lei, não vamos a lado nenhum. Temos de apontar o dedo a esta gente! A mudança, caso não ocorra nenhuma tragédia natural ou uma guerra catastrófica, vai demorar gerações, e só se apontarmos o dedo à corrupção. Pessoalmente poderia ter seguido esse rumo de facilidades mas tive a coragem suficiente de dizer que não...
Desculpem o desabafo mas isto revolta me...
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by Samwise »

Enquanto partilho das vossas opiniões quanto ao "estado geral das coisas", e muito em particular dos preços dos serviços básicos, do combustível, e da corrupção que vamos vendo de vez em quando mal e porcamente denunciada e processos de justiça que se arrastam durante anos sem que praticamente nada aconteça aos culpados, em relação aos livros em concreto não consigo ser tão crítico.

Sim, concordo e considero que os livros estão em geral bastante caros para o nosso nível de vida (acima das possibilidades de muitas bolsas - embora haja alternativas completamente gratuitas de acesso a muitas obras), e concordo que porventura algumas práticas comerciais não serão as mais transparentes (a questão da divisão por volumes), mas não creio que a comparação com outros mercados seja simples a ponto de poder ser feita directamente através dos preços (de 44€ para 7£, no caso que o Lud menciona) . Para lá do custo da tradução, a dimensão do mercado justifica que haja uma diferença significativa nos preços - para quantos potenciais compradores está a editora a lançar a obra num e noutro caso? (o nosso mercado leitor é mesmo muito pequeno, e ainda menos nos sectores da FC, Terror/Fantástico). Considerando a edição do IT, que está de facto cara para as nossas bolsas lusitanas, não consigo por outro lado apontar o dedo à Bertrand dizendo que são um vigaristas corruptos que só querem esmifrar o consumidor, a começar pelo noção de que as edições têm tido um cuidado muito especial - não são pulp rasca, e estão inseridas num plano de lançamento de um conjunto mais abrangente de obras do autor.

Eu já passei por praticamente todo o tipo de mercados de disponibilização de livros ao consumidor. Comprei na loja em primeira mão, comprei em alfarrabistas em 2ª mão, comprei livros portugueses e estrangeiros, comprei na net, comprei e-books, descarreguei e-books gratuitos e outros pagos e requisitei nas bilbiotecas públicas (ainda umas boas dezenas de obras). Penso que a oferta é bastante diversificada, mas é de qualidade. Uma parte desta oferta é certamente cara, mas não coloco este mercado em particular no saco do "tudo está mal, tudo tem de ser denunciado, são todos uns malandros".
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by DarkAvenger »

Compreendo perfeitamente o que dizes e sei bem qual a dimensão do nosso mercado. Compreendo o acréscimo do preço provocado pelo custo de tradução mas nada mais. Se fizeres as contas e se vires a percentagem que vai para o tradutor ficas surpreendido. A dimensão do mercado não ajuda mas não justifica minimamente o custo de vida que temos. Mas isto é tema para outros fóruns, quem sabe num próximo almoço... :D
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by lud81 »

Pois, Sam, eu estou ciente de que existe esse discurso que justifica os preços através disto ou daquilo. Seja a tradução, seja os materiais usados, que inclui capa, papel, etc, seja o formato e cor do papel e também o número de compradores.

Mas para mim nada disso é razão. Lá fora também se fazem traduções e são vendidas pelo mesmo preço das edições de livros ingleses. Cá também se editam livros que não são traduzidos, e os preços são os mesmos 20-25€. O ângulo da tradução é por isso irrelevante para a justificação do preço.

Os materiais? Edições de luxo? Formatos gigantes? Lá fora usa-se papel reciclado e as edições não são pulps rascas por isso. 90% dos meus livros são edições paperback UK e não as considero rascas. Sei as edições de que falas, existem mesmo as pulps rascas, mas nem tudo o que é de capa mole se encaixa nessa definição. O formato standard UK de aprox. 8''x5'' (aprox. 20x13 cm) é para mim o ideal e os materiais usados no fabrico não são nada rascas, por editoras como Hodder. Vê a excelente edição de 50º Aniversário de Dune que lançaram em 2015 e encontra-se nas nossas Fnacs. A capa é lindíssima, o tamanho do livro é o ideal, e a qualidade de fabrico de rasca não tem nada. O preço? £8.99, está escrito na capa de trás, como se pode ver aqui no link da Amazon.
https://www.amazon.co.uk/Dune-Frank-Her ... words=dune

As edições Wordsworth Classics, por exemplo, têm qualidade um pouco ou nada inferior a esta referida de Dune, mas são feitas com o intuito de custarem £2 ou £3. O tamanho mantém-se no standard 8x5, mas aqui o papel é um pouco mais fino, as capas também, mas não diria que chegam ao estatuto de rasca. Esta colecção é especificamente direccionada a publicar textos clássicos, clássicos mesmo, de autores bastante conceituados (Dostoevski, Dickens, Hemingway, Kafka, Tolstoy, etc, etc) ou textos que já são património mundial. São feitos com o intuito expresso de divulgar literatura por tostão e meio. Mesmo edições de 600 ou mais páginas ou edições que juntam num só volume vários trabalhos do mesmo autor, custam as tais duas ou três libras. Isto sim, é para mim incentivo à leitura, à cultura.

E as edições portuguesas, as tais de 20 e tal euros, estão longe de serem edições de luxo. São capas moles, muitas agora já usam o papel amarelo reciclado, o formato é que é maior, mas continuam a custar o mesmo que sempre custaram, quando usavam papel branco de maior gramagem.
Aquela edição do Hitchhiker's Guide to the Galaxy de capa dura que me compraste, essa sim, é uma edição que custa os valores dos livros portugueses (mesmo assim acho que não chega a tanto), no entanto compara-a com as edições portuguesas... Aquilo parece um dicionário com uma verdadeira capa dura, papel e impressão de maior qualidade.

Eu não estou a apelidar ninguém nem nenhuma editora de corrupto. Apenas é um estado em que estamos, porque sim. O próprio público tem na cabeça que as edições paperback são "inferiores", como já foi discutido algures neste fórum há uns anos atrás. Há uma aversão a um formato de livro diferente. Mas aqui repito, vão a uma Fnac, encontrem a edição do Dune que referi acima, peguem-lhe e digam-me que é um produto inferior ou rasca.
E talvez haja uma aversão a um preço diferente também, psicologicamente. Mas isso é uma mentalidade e mentalidades poderiam ser mudadas.
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by Samwise »

DarkAvenger wrote: November 27th, 2018, 3:08 pm Compreendo perfeitamente o que dizes e sei bem qual a dimensão do nosso mercado. Compreendo o acréscimo do preço provocado pelo custo de tradução mas nada mais. Se fizeres as contas e se vires a percentagem que vai para o tradutor ficas surpreendido. A dimensão do mercado não ajuda mas não justifica minimamente o custo de vida que temos. Mas isto é tema para outros fóruns, quem sabe num próximo almoço... :D
lud81 wrote: November 27th, 2018, 3:09 pm Pois, Sam, eu estou ciente de que existe esse discurso que justifica os preços através disto ou daquilo. Seja a tradução, seja os materiais usados, que inclui capa, papel, etc, seja o formato e cor do papel e também o número de compradores.

Mas para mim nada disso é razão. Lá fora também se fazem traduções e são vendidas pelo mesmo preço das edições de livros ingleses. Cá também se editam livros que não são traduzidos, e os preços são os mesmos 20-25€. O ângulo da tradução é por isso irrelevante para a justificação do preço.
Ok. Várias questões logo aqui para analisar. Não estou por dentro das percentagens ou dos custos que, dentro do total de uma edição, vão para a tradução/revisão, mas acredito que sejam relativamente baixos (ou, pelo menos, que o trabalho de tradução seja "mal pago" em geral aqui no burgo, com algumas excepções). Também não vou refutar que a diferença nos preços se justifique pelas diferenças no tipo de papel e tamanho da letra e das páginas (mesmo que por vezes sejam de facto entre o 8 e o 80).

O meu argumento principal é mesmo na diferença no tamanho do mercado, mais em concreto, na quantidade de vendas expectáveis para uma mesma publicação. Isso é um factor que pesa de forma decisiva quer na contabilização de custos, quer nas margens que poderão ser cobradas por edição vendida. Só a título de exemplo, porque não tenho valores de mercado, é completamente diferente fazer uma edição de um livro com vendas esperadas de 10.000 unidades (Portugal), de outra com 60.000 ou 100.000 (UK), ou de ainda de 300.000 (USA). Uma edição com maior quantidade de livros físicos tem custos unitários mais baixos, e poro outro lado uma expectativa de venda maior permite baixar ainda mais a margem por cada unidade vendida. Isto para dizer que uma edição com menos volume de unidades tem de colocar uma margem muito maior no preço para conseguir o mesmo lucro do que outra com maior volume expectável. Também é diferente diluir o custo de uma tradução, e o custo dos direitos de autor, e o custo da ilustração da capa, já para não falar de toda a estrutura de custos fixos de uma editora, entre um lançamento de 10.000 unidades e outro de 100.000 unidades.

Não me parece nada que isto seja irrelevante, antes pelo contrário, são factores determinantes para a cálculo do preço final e das margens de lucro.

Lud, quanto aos preços de 20€-25€, isso também é um assunto que não pode ser generalizado dessa forma. Esse preço depende de muitos factores, entre eles a fama e popularidade do autor, a data original da obra (pode não ser recente), o tamanho do texto/número de páginas e o tipo/formato da edição. Se fores a qualquer livraria online, não são esses preços que encontras na maioria das edições, o patamar é antes 15-20€. Mesmo considerando as publicações da Bertrand de Stephen King, os preços não são constantes - há todo um tipo de variáveis a considerar, conforme a obra publicada e o formato do livro.

Os materiais? Edições de luxo? Formatos gigantes? Lá fora usa-se papel reciclado e as edições não são pulps rascas por isso. 90% dos meus livros são edições paperback UK e não as considero rascas. Sei as edições de que falas, existem mesmo as pulps rascas, mas nem tudo o que é de capa mole se encaixa nessa definição. O formato standard UK de aprox. 8''x5'' (aprox. 20x13 cm) é para mim o ideal e os materiais usados no fabrico não são nada rascas, por editoras como Hodder. Vê a excelente edição de 50º Aniversário de Dune que lançaram em 2015 e encontra-se nas nossas Fnacs. A capa é lindíssima, o tamanho do livro é o ideal, e a qualidade de fabrico de rasca não tem nada. O preço? £8.99, está escrito na capa de trás, como se pode ver aqui no link da Amazon.
https://www.amazon.co.uk/Dune-Frank-Her ... words=dune
Há neste momento uma edição nacional do Dune à venda na Saída de Emergência, um pack com os dois primeiros livros da obras, e que está a 13€ (11€ com desconto). Se formos fazer contas à merceneiro, dá 5,5€ por livro. Com tradução e tudo. Mas da mesma forma que não considero que devas generalizar a partir de uma situação, também eu não o posso fazer à conta desta. Estou apenas a evidenciar isso mesmo: generalizações a partir de 1 ou 2 exemplos, e fora todos e mais alguns contextos, não devem ser feitas.
As edições Wordsworth Classics, por exemplo, têm qualidade um pouco ou nada inferior a esta referida de Dune, mas são feitas com o intuito de custarem £2 ou £3. O tamanho mantém-se no standard 8x5, mas aqui o papel é um pouco mais fino, as capas também, mas não diria que chegam ao estatuto de rasca. Esta colecção é especificamente direccionada a publicar textos clássicos, clássicos mesmo, de autores bastante conceituados (Dostoevski, Dickens, Hemingway, Kafka, Tolstoy, etc, etc) ou textos que já são património mundial. São feitos com o intuito expresso de divulgar literatura por tostão e meio. Mesmo edições de 600 ou mais páginas ou edições que juntam num só volume vários trabalhos do mesmo autor, custam as tais duas ou três libras. Isto sim, é para mim incentivo à leitura, à cultura.
Eu tenho umas quantas destas edições. Aqui entra novamente a questão do tamanho do mercado (qual será o mercado esperado para uma edição dessas da Penguin Classics?), e outra, que são os direitos de autor inexistentes. A maioria dessas obras, se não todas, são public domain. Quem quiser fazer e pôr à venda edições destas obras pode fazê-lo sem pagar nada a ninguém. Daí esses custos e preços irrisórios. Não podes é comparar estes com as edições de "20-25€". Concordo contigo numa coisa: podíamos cá em Portugal ter uma muito melhor política de incentivo à leitura - o que se faz é muito pouco, manifestamente insuficiente para garantir que haja uma adesão em força, e a partir de tenra idade.
Eu não estou a apelidar ninguém nem nenhuma editora de corrupto. Apenas é um estado em que estamos, porque sim. O próprio público tem na cabeça que as edições paperback são "inferiores", como já foi discutido algures neste fórum há uns anos atrás. Há uma aversão a um formato de livro diferente. Mas aqui repito, vão a uma Fnac, encontrem a edição do Dune que referi acima, peguem-lhe e digam-me que é um produto inferior ou rasca.
E talvez haja uma aversão a um preço diferente também, psicologicamente. Mas isso é uma mentalidade e mentalidades poderiam ser mudadas.
Eu também acho que é "o estado em que estamos", só que não considero que seja "apenas" uma questão de mudar mentalidades - uma parte talvez, mas a não ser que mudes a mentalidade a ponto de colocares todos os casais a terem 5 ou 6 filhos, as coisas não vão mudar, nem tão depressa, nem nunca...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by paupau »

Pontos interessantes de ambos os lados, embora deva concordar com o Sam que nao e tao facil alterar as coisas quanto isso.
Lembro de ha uns anos perguntarem ao Freitas da Devir ( bd portanto) se havia necessidade de ter edicoes de tao boa qualidade - capa dura ou badanas, tipo de papel- ou se era possivel cortar um pouco e baixar os precos. Basicamente, a diferenca acabava por ser relativamente irrisoria e mais valia fazer algo mais luxuoso.

Outro exemplo: a g floy imprime na Polonia em tirafem junto com outras linguas para outros mercados em simultaneo e tiragens muito maiores permitem precos mais interessantes. Pelo menos o mercado de bd ja foi pior no ponto dos precos.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by Samwise »

Notem que eu estou de acordo com a noção de que os preços dos livros e da literatura em geral em Portugal são demasiado elevados para o nosso nível de vida - em alguns casos escandalosamente elevados - e também me revolta não haver uma solução à vista para o problema. Já fui mais consumista em relação a leituras, mas ainda hoje tenho de fazer escolhas quando vou comprar livros - escolhas que implicam ser muito selectivo e nunca os comprar a preços como os do IT. 40€ para mim é impensável gastar num livro (UM livro) de ficção como esse.

Considero é que não se devam por um lado estabelecer comparações directas através exclusivamente do factor "preço" com outros mercados estrangeiros, que são muito maiores e mais diversificados do que o nosso, e por outro não creio que possamos juntar de forma "justa" um protesto sobre os preços dos livros (em que a fatia maioritária é da directa responsabilidade das editoras), a um protesto sobre o preço da electricidade, ou do gás, ou dos combustíveis (que levam com impostos elevadíssimos cobrados pelo estado), ou sobre os custos da habitação nas cidades, ou estado dos serviços de saúde, etc.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

E depois de alguns anos a procurar, seguramente mais de cinco anos, consegui finalmente a última edição nacional que me faltava do Stephen King! :-D

Quem gostar de escrita convém espreitar! :-D


Image
Cabeças
Image
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2119
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by neotheone »

Cabeças wrote: December 26th, 2018, 8:06 pm E depois de alguns anos a procurar, seguramente mais de cinco anos, consegui finalmente a última edição nacional que me faltava do Stephen King! :-D

Quem gostar de escrita convém espreitar! :-D
Que achado e que inveja! Parabéns yes-)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

neotheone wrote: December 28th, 2018, 1:36 pm
Cabeças wrote: December 26th, 2018, 8:06 pm E depois de alguns anos a procurar, seguramente mais de cinco anos, consegui finalmente a última edição nacional que me faltava do Stephen King! :-D

Quem gostar de escrita convém espreitar! :-D
Que achado e que inveja! Parabéns yes-)
Muito obrigado :-)

Desde que não sejam coisas impossíveis e mantendo a persistência, geralmente vão-se conseguindo as coisas. Eu andava a fazer pesquisas praticamente todos os dias... assim que espreitou TAU! - até parecia o sniper americano! :-)))

Image
Cabeças
Image
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2119
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by neotheone »

A 1 de Fevereiro vai ser lançada a versão livro de bolso do Bem-vindos a Joyland:
https://www.bertrand.pt/livro/bem-vindo ... g/22466771

Image
fabioacribeiro
Novato
Posts: 9
Joined: January 12th, 2019, 5:39 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by fabioacribeiro »

Boa tarde!
Sou novo no fórum e até sou um fã relativamente novo do Stephen King. Já tenho alguns livros do autor e mais recentemente adquiri A Zona Morta, A Hora do Vampiro e A Maldição. Daqueles que estão no mercado, ainda me falta os dois últimos livros da Torre Negra e a trilogia de Bill Hodges.
Dos livros que já estão esgotados, gostava de comprar o Buick 8 e O Jogo de Gerald da Bertrand Editora. Se alguém souber onde é que posso adquirir estes livros, agradecia que me avisassem :-D é que eu só conheço mesmo o OLX, o Custo Justo e o mercado do Facebook :badgrin:
Já agora, sabem quais são os livros do Stephen King que a Bertrand vai publicar este ano?
Post Reply