Que andam a ler?

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by Samwise »

Terminei o audio-book do Wolf Hall (excelente) e já comecei o Bring Up the Bodies pela mesma via.

Entretanto o terceiro livro já tem data de lançamento em Portugal: https://observador.pt/2020/07/27/trilog ... -portugal/

É uma boa notícia reeditarem os dois primeiros livros, que andam esgotados há muito tempo. yes-)

Para quem se interessar pela história da dinastia Tudor, tem aqui uma proposta incontornável. A perspectiva é o olhar (e a mente) de Thomas Cromwell, e o prato do dia é a conquista e o domínio pelo poder numa corte altamente agressiva e imprevisível, dirigida por um rei que, por conta dos seus apetites sexuais insaciáveis, provoca uma cisão dentro da Igreja Católica. Isto dito assim parece a novela das onze, mas o texto é altamente literado, informado e bem estuturado - pensem em toda a intriga palaciana que o Game of Thrones nos proporcionou, a agora imaginem melhor do que isso (de um ponto de vista literário), sem a componente fantástica, e baseado fortemente na história real - que foi investigada ao pormenor pela autora.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: Que andam a ler?

Post by TheLimey »

Estou a acabar de ler o livro Os Templários - Ascensão e Queda dos Cavaleiros de Cristo do historiador britânico Dan Jones.
É um excelente relato histórico, envolvente e fascinante, sobre os Cavaleiros Templários, que documenta cada da história da Ordem, desde a sua fundação no início do século XII como ordem de caridade para prestar apoio aos peregrinos que visitavam a Terra Santa; o seu crescimento como uma elite guerreira; a sua evolução para uma sofisticada entidade financeira isenta de regulação fiscal e com acesso privilegiado a papas, imperadores e reis; até à sua extinção em 1312. Tem 488 páginas mas lê-se num ápice.
É uma ótima leitura de verão! yes-)



Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Que andam a ler?

Post by José »

Estou a reler um dos meus eleitos de sempre: A Caverna, de José Saramago.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by Samwise »

Esse é o do "Centro Comercial", certo? Li uma vez e gostei (o comentário social é, como sempre, muito forte, relevante, "actual" e penetrante), mas não me deixou saudades como noutros "Saramagos".
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Que andam a ler?

Post by José »

Samwise wrote: August 5th, 2020, 12:38 pm Esse é o do "Centro Comercial", certo? Li uma vez e gostei (o comentário social é, como sempre, muito forte, relevante, "actual" e penetrante), mas não me deixou saudades como noutros "Saramagos".
É, sim. É o do confronto entre o comércio mais tradicional, puro e artístico versus a magnitude do "centro comercial" de design imponente, mas descaracterizado e "desalmado" na sua essência. Amo-o, sobretudo, pela doçura melancólica dos sentimentos presentes entre as belíssimas personagens principais.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by Samwise »

Tal como noutros casos, há ali reminiscências de Kafka na abordagem do Saramago, e neste caso recordo a obra O Castelo, com os seus intermináveis níveis hierarquicos de absurdidade, completamente desprovidos de "polpa humana", como uma imensa máquina burocrática em auto-pilot que já perdeu há muito a ligação às suas intenções iniciais, e em que a estrutura arquitectónica imponente espelha a impenetrabilidade no acesso - até para quem lá "trabalha"...

O Saramago, contudo, através das suas personagens, está muito mais próximo da nossa realidade de vivência comunitária, e chega com mais facilidade à exploração do impacto/confronto entre a existência banal quotidiana e a parvoeira anónima dos mecanismos de funcionamento do "monstro de pedra".
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by rui sousa »

Acabei ontem a autobiografia do Woody Allen. Há algum tempo que não sentia um gosto tão grande em ler um livro. É muito divertido nas primeiras 250 páginas, depois fala do escândalo mas, até ao fim, continua também a contar muitas óptimas histórias. É leitura obrigatória para quem é fã.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by Samwise »

Estou a devorar o The Long Good-Bye em papel, uma história de detectives com a personagem Philip Marlowe, comprado na FNAC por tuta e meia (5,90€). O filme é aquela obra polémica e divisionista que se conhece - e agora que tenho acesso à "matéria original" consigo perceber mais a fundo por que razão a adaptação ao cinema foi tão aclamada e espezinhada ao mesmo tempo. Acho que o que o Altman tentou fazer é genial, porque reúne o melhor de dois mundos (ou de muitos mundos): consegue renovar e inovar completamente um personagem sem deixar para trás as características que o tornam tão único, e ao mesmo tempo subvertê-lo a ponto de enraivecer ao limite os adeptos mais fanáticos dos livros. E a perspectiva de renovação temporal no contexto daquela LA mais "modernaça" dos 70's é o cenário perfeito para enquadrar um Marlowe deslocado das suas raízes mas teimosamente agarrado a elas.

---------------

E estou a ouvir o audio-book do Perfidia (grande título - baseado num grande tema musical), o primeiro volume que o Ellroy escreveu, em 2014, do segunda tetralogia "L.A. Quartet"...

Está aqui uma apresentação:

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by rui sousa »

Só li esse Chandler na tradução portuguesa do Mário-Henrique Leiria, mas gostei muito.

Agora ando a ler "O Testamento Donadieu", do Simenon. Já li vários livros dele sem ter o Maigret (e mesmo assim, ao contrário de muitos autores policiais, as histórias do comissário não têm uma fórmula, e por isso cada uma é como um romance novo), como "O Quarto Azul" e "O Gato", de que gostei muito. Este é uma saga familiar com talvez demasiadas páginas... apesar de ser leitura fácil, como sempre, não me está a prender muito (o que é motivado também pela carga de trabalho que ando a ter ultimamente), mas estou a ler com prazer.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by Samwise »

rui sousa wrote: October 1st, 2020, 6:37 pm Só li esse Chandler na tradução portuguesa do Mário-Henrique Leiria, mas gostei muito.
Vou a meio - estou a gostar. Creio que dentro do género é um bom livro, que vive sobretudo do carisma e idisossicrassias do protagonista (o detective Hard-Boiled mais "famoso" de todos), e dos maneirismos literários do Chandler, onde sobressaem as situações de confronto de personalidades e os diálogos afiados e "espertalhões".

Quanto ao Perfidia, vou a 1/4, e até agora está excelente. A amplitude do escopo e da abrangência da abordagem, que enquadra não só os grandes movimentos e "atributos" sociais em ebulicação de uma era (e de um momento particular no tempo: a entrada dos EUA na 2ª Guerra Mundial, aquando do bombardeamento de Pearl Harbour), como o detalhe mais ínfimo e microscópico dos procedimentos de uma investigação policial sem com isso perder o sentido de ritmo, o posicionamento contextual, e sem nos deixar à nora, são virtudes de que muito poucos escritores de podem gabar.

Este livro precede no tempo os acontecimentos de The Black Dahlia e de L.A. Confidential, mas partilha de algumas personagens dessas obras: Kay Lake, Lee Blanchard, Buzz Meeks, Dudley Smith...

Noto que a escrita dele está mais madura, menos apostada na depuração estilística, e mais "reader-friendly". O último livro que tinha tentado ler dele, o The Cold Six Thousand, não cheguei a terminar porque me cansei dessa depuração sintactica absolutamente maníaca. Parece que essa vontade ficou para trás - e ainda bem.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Que andam a ler?

Post by paupau »

Li a BD Balada para Sophie do Filipe Melo/ Juan Cavia e é séria candidata a melhor BD portuguesa que alguma vez li, junto com a Pior Banda do Mundo do José Carlos Fernandes. Uma belísskma história de balanço de vida, do pesar dos arrependimentos e talvez de uma nova oportunidade.
Grande evolução de texto e arte, um novo patamar a obra a emular pelos futuros autores portugueses.
Parabéns à Tinta da China pelo apoio à obra, chegando a publicar a partitura(!) Da Balada composta pelo Filipe Melo expressamente para a BD.
Aconselho.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by Samwise »

paupau wrote: October 3rd, 2020, 3:35 pm Li a BD Balada para Sophie do Filipe Melo/ Juan Cavia e é séria candidata a melhor BD portuguesa que alguma vez li, junto com a Pior Banda do Mundo do José Carlos Fernandes. Uma belísskma história de balanço de vida, do pesar dos arrependimentos e talvez de uma nova oportunidade.
Grande evolução de texto e arte, um novo patamar a obra a emular pelos futuros autores portugueses.
Parabéns à Tinta da China pelo apoio à obra, chegando a publicar a partitura(!) Da Balada composta pelo Filipe Melo expressamente para a BD.
Aconselho.
No Público de ontem saiu uma crítica literária a esta BD. Diz que foi em parte inspirada no Once Upon a Time in America. Vindo que quem vem, não surpreende esta inspiração e não surpreende que tenha muita qualidade.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
diogogogo
Iniciado
Iniciado
Posts: 50
Joined: June 3rd, 2021, 9:39 pm

Re: Que andam a ler?

Post by diogogogo »

paupau wrote: October 3rd, 2020, 3:35 pm Li a BD Balada para Sophie do Filipe Melo/ Juan Cavia e é séria candidata a melhor BD portuguesa que alguma vez li, junto com a Pior Banda do Mundo do José Carlos Fernandes. Uma belísskma história de balanço de vida, do pesar dos arrependimentos e talvez de uma nova oportunidade.
Grande evolução de texto e arte, um novo patamar a obra a emular pelos futuros autores portugueses.
Parabéns à Tinta da China pelo apoio à obra, chegando a publicar a partitura(!) Da Balada composta pelo Filipe Melo expressamente para a BD.
Aconselho.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Quero muito ler esse livro. Gosto do trabalho do Filipe Melo em geral, mas para este fórum faz talvez sentido destacar a curta Sleepwalk, bastante boa.

Ando a ler o Assim Falava Zaratustra de Friedrich Nietzsche, edição da Guimarães Editores. Vou mais ou menos a 3/4 mas já um pouco saturado, está difícil de acabar. Depois acho que vou tentar ler o L'île noire (Tintin) do Hergé em francês. O meu domínio da língua é bastante fraquinho, mas com algum esforço e um dicionário por perto acho que chegarei lá.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Que andam a ler?

Post by paupau »

Entretanto vi há uns dias que houve uma mudança de editora relativamente à Balada de Sophie, da Tinta da China para Companhia de Letras (? Acho que era isto).
Deve ter havido algum stress, as obras da dupla já eram da TC há uns anos valentes. Contudo, a nova edição é bastante mais pequena no formato. Quem quiser ter convém procurar a edição original .

Enviado do meu CPH2135 através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
diogogogo
Iniciado
Iniciado
Posts: 50
Joined: June 3rd, 2021, 9:39 pm

Re: Que andam a ler?

Post by diogogogo »

paupau wrote: June 22nd, 2021, 10:18 pm Entretanto vi há uns dias que houve uma mudança de editora relativamente à Balada de Sophie, da Tinta da China para Companhia de Letras (? Acho que era isto).
Deve ter havido algum stress, as obras da dupla já eram da TC há uns anos valentes. Contudo, a nova edição é bastante mais pequena no formato. Quem quiser ter convém procurar a edição original .
http://catalogolx.cm-lisboa.pt/ipac20/i ... t=subtab11

Nas bibliotecas municipais de Lisboa a versão que têm é essa da Tinda da China :-D Tenho de ir lá buscar quando tiver disponibilidade para o ler.
Post Reply