Música - o que andam a ouvir?

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Responder
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Mensagens: 5374
Registado: março 16, 2001, 6:56 pm
Localização: Portugal

Re: Música - o que andam a ouvir?

Mensagem por lud81 » março 29, 2018, 10:32 am

Lorde X Escreveu:
março 29, 2018, 12:19 am
lud81 Escreveu:
março 28, 2018, 5:53 pm
no trabalho tenho oportunidade de trabalhar a ouvir música.
Também costumo fazer o mesmo. Quando o trabalho é mais rotineiro e exige menos concentração, coloco os auscultadores e, ou coloco um CD ou abro o youtube. :-)
Eu uso mesmo quando preciso de concentração, aliás, especialmente quando preciso de concentração. Há muitos truques que podem ser usados, se for trabalho rotineiro posso ouvir o que quiser. Isso passa por metal, space rock, bandas sonoras ou outra cena qualquer que me apeteça no momento, e nem tem de ser música, costumo muitas vezes ouvir debates e/ou palestras sobre alguns temas científicos e filosóficos que me interessam (oradores tipo Brian Greene, Lawrence Krauss, Neil DeGrasse Tyson, Christopher Hitchens, Jordan Peterson, etc) e até stand-up comedy.

Mas se precisar de concentração, aí já vou ou para space rock ou para Berlin School (quando preciso de concentração para pensar, resolver algum problema, ainda costumo ir para uma playlist de FD Project), ou até sons ambiente, tipo isto:




De New Age também gosto, mas não conheço. Gosto de ouvir mas sem investigar muito.

Uma música para a qual gravito às vezes também é o tema Prophecy do Brian Eno para Dune.




E a BSO lindíssima de Basil Poledouris para Les Misérables:
https://www.youtube.com/watch?v=ozmmrr3 ... C380F3F7DF
Imagem

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Mensagens: 3039
Registado: agosto 30, 2011, 9:33 pm
Localização: Lisboa

Re: Música - o que andam a ouvir?

Mensagem por JoséMiguel » abril 2, 2018, 8:35 am

Velharias que os meus pais ouviam

O meu falecido pai cantava o refrão desta canção portuguesa de 1951 à minha mãezinha :cry:



Ele passava (no carro e em casa) muitas vezes cassetes com música do Paul Anka, como esta:



ou esta música portuguesa proibida durante o Salazarismo (ainda me lembro do dia em que o meu pai comprou a cassete do Manuel Freire em Portugal, já nos anos 1980, ele estava todo contente por já ser permitido a compra da cassete, outrora proibida pela polícia política (PIDE/DGS):


Lorde X
Especialista
Especialista
Mensagens: 1902
Registado: setembro 19, 2003, 1:27 pm
Localização: The Dark Side of the Moon

Re: Música - o que andam a ouvir?

Mensagem por Lorde X » abril 2, 2018, 11:16 am

lud81 Escreveu:
março 29, 2018, 10:32 am

Uma música para a qual gravito às vezes também é o tema Prophecy do Brian Eno para Dune.
O Dune é um dos meus filmes preferidos. Sempre gostei muito da sua banda sonora e em particular desse tema!
Imagem

Walking on the sun since 1971

lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Mensagens: 5374
Registado: março 16, 2001, 6:56 pm
Localização: Portugal

Re: Música - o que andam a ouvir?

Mensagem por lud81 » abril 4, 2018, 2:44 pm

Descobri esta música apenas ontem:



Tema belíssimo de um western spaghetti de Lucio Fulci, com Franco Nero, Massacre Time/The Brute and the Beast/Le Colt Cantarono la Morte e fu... Tempo di Massacre. Agora tenho de ver o filme, hehehe.


E curiosamente (ou não...) tem algumas semelhanças com a música Les Aventures de Gérard Lambert, do cantor de intervenção francês Renaud:

Imagem

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Mensagens: 3039
Registado: agosto 30, 2011, 9:33 pm
Localização: Lisboa

Re: Música - o que andam a ouvir?

Mensagem por JoséMiguel » abril 5, 2018, 12:48 pm

Músicas que descobri na série espanhola Cuéntame cómo pasó

Jeanette Anne Dimech - Por que te vas (1974)

Esta menina tem uma voz doce e sexy!



La Ramona! (1976)

Isto é muito parecido com a banda brasileira "Mamonas Assassinas" (todos os músicos morreram num desastre de avião), mas muito precoce tendo em conta o ano de 1976, fica o teledisco oficial da TVE espanhola.



A Ramona é mamalhuda, tem dois cântaros por peitos :-)))

A minha primeira reacção ao ver este tele-disco espanhol, pela primeira vez em 2018, enquanto cidadão português, foi mesmo What the Fuck!? em que merda de país atrasado vivo eu!?

É que isto é muito precoce comparado com Portugal e o Brasil, por exemplo a banda brasileira "Mamonas Assassinas" só surgiu na década de 1990, bem como os sketches musicais do Gato Fedorento com o "Rap dos Matarruanos". Aliás este espanholito Fernando Esteso que criou esta música Hit "La Ramona" era um comediante parecido com o Ricardo Araújo Pereira (ideologias à parte).


mansildv
Moderador
Mensagens: 7509
Registado: fevereiro 25, 2014, 6:30 pm

Re: Música - o que andam a ouvir?

Mensagem por mansildv » abril 17, 2018, 9:37 am

Foge um pouco ao tópico, mas achei a notícia interessante :wink:

Kendrick Lamar Makes History With Pulitzer Prize Win for DAMN.

http://www.eonline.com/news/927762/kend ... topstories

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Mensagens: 3039
Registado: agosto 30, 2011, 9:33 pm
Localização: Lisboa

Re: Música - o que andam a ouvir?

Mensagem por JoséMiguel » maio 19, 2018, 6:07 pm

A Movida Madrilena

https://es.wikipedia.org/wiki/Movida_madrile%C3%B1a

Estou a investigar a música espanhola punk, pop-rock e vanguarda, tomei noção disto na série espanhola Cuéntame cómo pasó, onde até apresentaram episódios especiais com documentários, análise e entrevistas. Um bom guia para ponto de partida será o resultado de um estudo efectuado pela TVE, que apresenta o seguinte top 20:

https://es.wikipedia.org/wiki/Movida_ma ... B1a#Legado

Começo com uma banda punk feminina, de nome Vulpess, com o êxito "Me gusta ser una zorra". Cuidado com as asneiradas dos espanhóis porque eles são muito mais libertinos do que os portugueses da região do Grande Porto. Eu já sabia que esse refrão era uma asneirada ao ver uma personagem que era uma menina da minha idade, em 1983, a ser castigada na escola por escrever "Me gusta ser una zorra". A palavra zorra, que também é portuguesa e usada pela minha família no algarve, significa raposa. Mas isto em Espanha é como "cabra" em português ou "bitch" em inglês, nos piores sentidos dos termos.

A importância aqui também é histórica, pois a TVE após a democracia de 1982, ainda sofria de censura religiosa como a RTP, onde certas letras eram proibidas em nome de Deus e da Religião Católica, o que para mim é criminoso que a RTP e a TVE tenham deixado ficar esses últimos vestígios das ditaduras de Franco e Salazar, de quando o fascismo impunha censura religiosa à força de tortura e prisão.

Tal como o bispo português que saltou para fora dos domínios do Clero, e ousou interferir em assuntos terrenos, contra a minha liberdade pessoal, ao apresentar queixa religiosa contra a RTP 2, após a exibição do "Império dos Sentidos", também em Espanha existiam esses últimos fanáticos religiosos do tempo do Fascismo, que queriam até ao final da década de 1980 impôr censura religiosa ao povo de Portugal e Espanha. O castigo justo para esses bispos era serem extraditados para a Arábia Saudita, para eles sofrerem na pele o mal que tentam impôr aos outros, eu gostava de ver com quantos paus se faz uma canoa, com esses bispos católicos ibéricos a viverem na Arábia Saudita.



Eu sei que houve uma grande bronca na TVE, com uma banda espanhola que disse asneiradas em directo no início dos anos 80 (Ahh e tal, não se podia, porque era pecado religioso), que julgo ser esta, mas não tenho a certeza. Quando souber depois mostro o documentário da TVE aqui (que é gratuito no site oficial).

Los Zombies - Extraños Juegos

Isto é pop-rock com alguma pinta new wave ou vanguarda,



ALASKA Y DINARAMA - Perlas ensangrentadas

Sonoridade semelhante aos "The Cult".



Cuéntame Cómo Pasó : Rosa Chillón, "En Simago yo me cago"

Esta não é uma canção autêntica e foi criada para a série Cuéntame Cómo Pasó, de forma semelhante ao filme biográfico do Oliver Stone "The Doors", quando o Ed Sullivan diz ao Jim Morrison que é proibida (por motivos morais-religiosos) a letra do êxito "Light my Fire". O Jim Morrison fez o belo do manguito e cantou em directo a tal letra que era pecado religioso.

Aqui, a TVE proibiu a letra "En Simago yo me cago", por fazer referência aos supermercados Simago (eram estilo o Pingo Doce em Portugal), a TVE não tinha nenhum problema moral com a linguagem e apenas não queria que referissem uma cadeia importante de supermercados, pelo seu nome. De qualquer forma isto é fictício e a série fez isto para chamar a atenção para os últimos vestígios de censura moral-religiosa na TVE, pois logo em seguida exibiu um episódio documental, que irei mais tarde partilhar aqui.



Observação: Este "yo me cago" castelhano não é a mesma coisa que em português eu dizer que me "estou a cagar" para alguma coisa ("estou-me a cagar para o Pingo Doce", neste exemplo), pois a expressão portuguesa significa apenas que "me estou borrifando" ou "estou-me nas tintas", o que não tem mal nenhum. "Yo me cago" em Espanha é algo de muito grave, e eles possuem centenas de asneiradas baseadas nisso, como "me cago en la leche", "me cago en el mar", "me cago en la puta madre", etc. :lol: Parece-me que só a parte "me cago" é já em si uma asneira grave, mas eu sou português e não tenho bem a certeza.

No Angel
Especialista
Especialista
Mensagens: 1738
Registado: abril 2, 2012, 9:58 pm

Re: Música - o que andam a ouvir?

Mensagem por No Angel » maio 25, 2018, 11:33 am

Sempre bom ouvir a Jacqueline Du Pré yes-)

https://www.youtube.com/watch?v=ReZeyI8Z5wk&t=548s

Lorde X
Especialista
Especialista
Mensagens: 1902
Registado: setembro 19, 2003, 1:27 pm
Localização: The Dark Side of the Moon

Re: Música - o que andam a ouvir?

Mensagem por Lorde X » maio 27, 2018, 4:21 am

Lorde X Escreveu:
março 29, 2018, 12:19 am
Recentemente descobri um instrumento que gosto mesmo muito de ouvir. No youtube encontram-se muitos vídeos de inspiradas (e belas! :mrgreen: ) tocadoras de Handpan / Steel Drum.
Aqui ficam dois dos meus preferidos:



Na sequência do meu anterior post, em que coloquei links para 2 vídeos com um instrumento musical que me fascina, o Handpan / Steel Drum, venho acrescentar mais 2 instrumentos verdadeiramente mágicos: a Harpa Laser e o Theremin

A primeira vez que vi a Harpa laser foi num vídeo de um concerto do Jean Michel Jarre, que foi quem a popularizou.
O Rune Foshaug tem vários vídeos no youtube com covers do Jean Michel Jarre o que evidencia que este é uma das suas maiores inspirações. Mas além de covers, também tem muitas composições próprias e todas elas merecedoras de atenção, principalmente por parte de quem gostar de música electrónica.

Aqui vou fazer um pequeno aparte sobre algo que muito me aborrece e com o qual me tenho deparado amiúde...frequentemente tem sucedido que, após descobrir músicas de que gosto ao ponto de querer comprar o CD do seu autor, constato que não tem publicado nenhum CD, mas apenas álbuns "digitais"... Ora, eu gosto de ter os álbuns em formato físico, embora muitos deles depois ripe para MP3 para copiar para os leitores de MP3 que tenho para ouvir música enquanto corro ou nado, ou para uma pen que levo para ouvir no autoradio do carro de serviço do meu emprego.
O Rune Foshaug foi mais uma destas decepções pois adoraria ter um CD já que são muitas as músicas dele que me encantam, só que não tem nem vejo perspectivas de que venha a ter...
Aqui a minha preferida, tocada ao vivo na sua sala de estar, com um trecho tocado em harpa laser:



Outro instrumento com o qual dei casualmente no youtube, foi o Theremin. Ainda não me dediquei a perceber como ele funciona, mas, logo que tenha oportunidade, vou tentar descobrir, embora tenha receio que, tal como acontece com os truques de ilusionismo, tal diminua o seu fascínio.
Aqui uma das melhores covers que já ouvi da música The Ectasy of Gold, do Ennio Morricone, da banda sonora do The Good, the Bad and the Ugly, tocada em Theremin e voz (várias linhas vocais...):

Imagem

Walking on the sun since 1971

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Mensagens: 3039
Registado: agosto 30, 2011, 9:33 pm
Localização: Lisboa

Re: Música - o que andam a ouvir?

Mensagem por JoséMiguel » julho 26, 2018, 5:35 pm

Até me sinto mal, em postar uma coisa reles como esta, após o post do Lordex, mas aqui vai:

São a Sabrina e a Samantha Fox a cantarem na Rússia.

Por um lado a Sabrina é como o vinho do Porto, um mulherão que fica cada vez melhor com a idade, e ao menos chega a Leninegrado a falar da guerra fria, e de que o povo italiano antigamente era inimigo dos povo russo, nos anos 80. Por outro lado essa menina inglesa da Samantha Fox não chega aos calcanhares da belíssima italiana Sabrina. :-P


JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Mensagens: 3039
Registado: agosto 30, 2011, 9:33 pm
Localização: Lisboa

Re: Música - o que andam a ouvir?

Mensagem por JoséMiguel » julho 27, 2018, 12:01 am

Body Count - faixa de CD censurada em Portugal

Quando comprei o CD "Body Count" aos meus 17 anos de idade, eu sabia pela lista de canções na contra-capa, que estava a adquirir a versão censurada. Não haveria outro remédio para um cidadão português, que não fosse pagar 3.500$00 pelo CD censurado à venda nas lojas da Valentim de Carvalho, onde a seguinte canção era proibida comercialmente em Portugal, a pedido dos norte-americanos:



Eu tinha escrito aqui uns desabafos mas entretanto editei o tópico, de forma a ficar apenas o essencial dos factos, sem opiniões à Zé.

Acrescento ainda o wikipedia acerca dessa censura, que não tinha mostrado quando escrevi o meu desabafo:

https://en.wikipedia.org/wiki/Cop_Killer_(song)

No Angel
Especialista
Especialista
Mensagens: 1738
Registado: abril 2, 2012, 9:58 pm

Re: Música - o que andam a ouvir?

Mensagem por No Angel » agosto 6, 2018, 5:39 pm

Fugindo a toda a música "alternativa" deste tópico, deixo aqui algumas baladas que gosto muito e que já ouvi centenas (milhares?) de vezes:








Responder