Tóquio - Agosto 2011

Coloquem aqui as vossas fotografias de viagens, viagens de sonho, ou as vossas fotografias
butterfly swimmer
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 267
Joined: June 9th, 2010, 3:20 pm

Tóquio - Agosto 2011

Post by butterfly swimmer »

Antes de mais queria dizer que o meu interesse pelo Japão não começou com os animes como a maioria das pessoas, mas sim depois de ter visto filmes como Lost in Translation e Ran. É certo que os animes/mangas oferecem alguns elementos acerca da cultura japonesa, mas sempre achei uma estupidez haverem jovens tão obcecados por um país onde nunca sequer estiveram por causa de desenhos animados…. aliás, é por esta razão que costumava ver muito mais doramas que anime pois apesar da qualidade duvidosa de muitos e de serem over-dramatic, sempre tive o interesse em ver as pessoas e locais onde estes se passavam, e se visitei o Japão foi para conhecer a sua cultura.

Continuando a falar sobre Tóquio, devo dizer que foi a cidade mais segura onde já estive. A cidade à noite costuma estar quase deserta de pessoas e existem postos de polícia ao virar de cada esquina, fartei-me de passear horas e horas durante a noite e nunca me senti tão seguro na vida. Mesmo em locais mais atractivos e povoados à noite como Shibuya e Roppongi (estes já com alguma trafulhice) nunca senti que pudesse ser roubado a qualquer momento.

Quanto às pessoas, também queria dizer que são provavelmente o povo mais bem-educado do mundo. Era tratado como um rei sempre que entrava numa loja ou num restaurante, os empregados diziam-me sempre com um grande sorriso “-Irashaimase!! (- Bem-vindo!!)” e faziam-me montes de vénias! Houve uma empregada de mesa que até se pôs de joelhos quando me estava a pedir a comida. Do ponto de vista de um ocidental, as pessoas de lá tinham comportamentos muito estranhos e todos os dias encontrava as coisas mais randoms possíveis… é difícil de explicar, só sei que está a ser difícil voltar a um país tão monótono como Portugal e com pessoas tão aborrecidas. O Japão é capaz de ser também a capital mundial da moda, as pessoas têm sentido de moda e vestem-se todas de maneira diferente (ao contrário de em Portugal que tem de estar sempre tudo de igual). Até os óculos hipsters do momento ficam bem nos japoneses.

As ruas estão extremamente bem organizadas e pensadas de modo às pessoas poderem andar de bicicleta. Sim, andar de bicicleta lá é fixe! Também o trânsito é muito bem organizado, ninguém apita a ninguém e até as ambulâncias agradecem aos condutores que as deixam passar à frente. Foi este tipo de situações que mais me chocou quando em Portugal já fui insultado com um “-Anda mais devagar, oh palhaço!” quando estava a passar numa passadeira. É outra qualidade de vida.

Quanto a sítios para visitar, existe muita variedade e é neste aspecto que mete NYC num canto (onde estive há 2 anos). Existem cenas mais à cidade para quem gosta de ver edifícios e isso (Shibuya, Ikebukuro, Ginza, etc), existem vários parques calmos e gigantescos para quem procura paz de espírito (Ueno Park, Imperial Palace, Meiji Shrine…), existem partes mais tradicionais com vários templos para ver (Asakusa), há a lindíssima e futurista ilha de Odaiba e ainda cenas bues cenas lindas e indies nos arredores de Tóquio que me fizeram lembrar filmes como My Neighbor Totoro e onde não cheguei a encontrar um único estrangeiro. (yay!)

Pessoalmente, o sítio que mais gostei foi Shibuya. Se em Portugal eram raras as vezes em que saía à noite (não me lembro da última vez que entrei numa discoteca), em Shibuya encontrei o melhor lugar do mundo para o fazer. Depois de ver quase tudo o que havia para ver em Tóquio, comecei a passar as noites em Shibuya onde fiz grandes amigos e de onde guardo grandes recordações para o resto da vida. O pessoal era todo porreiro e eu mandava granda cenário nos bares e discotecas só pelo facto de ser estrangeiro (várias raparigas olhavam para mim com ar de surpreendidas e diziam que era era kawaii *-*). Aliás, ser estrangeiro no Japão é um luxo porque há muito poucos por lá e passam logo a ser o centro das atenções… ao início fazia-me um bocado de confusão andar no metro e estar tudo a olhar para mim, mas rapidamente me habituei a estas situações porque afinal as pessoas só sentem curiosidade em ver algo diferente do habitual, right? Right.

Quanto ao sítio que menos gostei, tenho que admitir que foi Akihabara. Compreendo que seja um paraíso para todos aqueles que gostam de anime, mas a mim não me disse nada. É fixe estar lá ao início e tal e era impossível não adorar as caras de felicidade das gajas dos maid cafés sempre que me distribuíam panfletos nas ruas (elas eram tipo “- Arigatoo! Thank you!!), mas ao fim de meia hora comecei a enjoar de lá estar com tanta nerdice à minha volta. (não quero ofender ninguém com isto, é apenas a minha opinião). Achava era um piadão aos estrangeiros que vestiam t-shirts de animes de propósito quando iam para lá, como disse anteriormente, o Japão é muito mais que anime. Continuando a falar sobre esta forma de entretenimento, tenho que admitir que fico orgulhoso de ver One Piece (o único anime que ainda vejo) pois é o mais popular por lá. Todos os dias via cenas de One Piece, era em t-shirts, cartazes de publicidade, todo o lado! Também me fartei de ver cartazes de publicidade a doramas e da banda AKB48, entre outras que não conhecia (algum k-pop masculino também). O máximo que vi de cenas americanas foram os pósteres dos novos Harry Potter e Transformers num cinema qualquer, portanto no geral foi bom estar afastado de cenas mainstreams.

Quanto às cenas que menos gostei, clima e comida. No Verão faz muito calor (uns 35 graus) e o tempo é também muito abafado, o que me cansava um bocado nas grandes caminhadas que fazia. Quanto à comida, encontrei coisas muito boas como coisas muito más, o que era preciso era ter sorte em escolher… de qualquer maneira, optei quase sempre por sandes ou outras cenas para o micro-ondas porque aborrecia estar a ir a restaurantes todos os dias.

Para completar, queria dizer que visitar Tóquio foi a melhor experiência da minha vida e que estou a pensar em voltar ao Japão já para o ano que vem porque há muito para explorar neste país. Talvez visite Kyoto, Osaka e o vulcão Fuji e ainda passe por Tóquio para mais uma noite em Shibuya.

10/10

Akihabara

Image

Image

Image

Image

Image

Asakusa

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image
(Robo Gueixa LOL)

Jardim do Palácio Imperial

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Tokyo Dome City

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Tokyo Tower

Image

Vista da Tokyo Tower

Image

Mais parques

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Ginza

Image

Image

Image

Image

Shibamata (algures nos arredores)

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Shibuya

Image

Image

Image

Odaiba

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Ikebukuro

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Random

Image
(num bar em minami-senju depois de 3 garrafas de sake :o)

Image

Image

Image

Image

Image

E ainda tinha centenas de fotos e gravações com as coisas mais malucas que possam imaginar para mostrar :-D
Image
RMI
Especialista
Especialista
Posts: 1570
Joined: December 5th, 2001, 1:04 pm
Location: Portugal (mostly...)

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by RMI »

Mostra, mostra!

Eu não sou invejoso, mas neste caso... pato-)

O Japão é A viagem que me falta fazer (seguida da Islandia).
And now for something completely different...
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by Cabeças »

Espera que o DarkPhoenix veja isto... :-)))
Cabeças
Image
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by DarkPhoenix »

:-)))

Claro, Cabeças...

Vejo isto sempre com aquela nostalgia de quem passou dias maravilhosos nessa grande nação, que mudou para sempre as minhas noções de respeito, honorabilidade, cordialidade, e tudo o mais que diga respeito à responsabilidade social e comportamento cívico.
Ao lado dos Japoneses, nomeadamente dos "Tokyanos" :-))) , somos uma merda de um povo porco ( PORCO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ), mal educado, ignorante, vaidoso e pouco ou nada confiável.

Parabéns pela viagem, Butterfly Swimmer! yes-)

Estou ansioso por voltar ao Japão, mas não sei ( se ) quando tal vai acontecer.
A minha insegura conjuntura actual não me permite planear nada.
Além disso, a tristeza que assola o Japão desde a grande catástrofe de Março, faz-me temer encontrar um país vergado ao poder devastador da natureza que se tem abatido sem piedade sobre o território, algo que não faz parte das minhas memórias de uma Tokyo orgulhosa na sua grandiosidade, modernidade e eficiência a todos os níveis.

Também não fiz qualquer report detalhado sobre o Japão.
Primeiro, porque regressei de tal forma deslumbrado que não saberia por onde começar...
Quando finalmente começara a trabalhar "nas minhas memórias por terras nipónicas", deu-se o cataclismo e por motivos éticos fui incapaz de relembrar happy-days, enquanto aquele povo que aprendi a admirar, sofria.

No entanto, tenho colocado algumas fotos ( tenho 9000 fotos e 7 horas de video para tratar e partilhar, aos poucos.... ) no meu Facebook, quem quiser dar uma olhada:

Tokyo, parte 1
https://www.facebook.com/media/set/?set ... 0c1&type=1

Kamakura
https://www.facebook.com/media/set/?set ... a93&type=1

Yokohama ( Minato Mirai )
https://www.facebook.com/media/set/?set ... d39&type=1

E um resumo apertadíssimo da viagem entre Osaka e Tokyo:
https://www.facebook.com/media/set/?set ... 0a9&type=1


Alguns videos no meu canal do Youtube:

http://www.youtube.com/user/darkphoenix ... nBULXxZuoQ


Vou partilhando mais, conforme me for possível.
butterfly swimmer
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 267
Joined: June 9th, 2010, 3:20 pm

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by butterfly swimmer »

Já vi que andaste um pouco por todo o Japão, é o que espero fazer já no próximo ano! Há tanto para explorar neste país, é tudo tão bonito... :mrgreen:.

E sim, as pessoas lá são completamente diferentes! Quando voltei para Portugal demorei umas 2 semanas a voltar a habituar-me a isto, por onde quer que olhasse só via gente mal-criada à minha volta! E mesmo lá para sair à noite é muito mais fixe, como disse na minha review vou ficar com grandes recordações de Shibuya e Roppongi. ;_;

Vou postar algumas fotos, mas vou tapar a minha cara porque estou todo maluco lolol

Image

Estes foram alguns amigos que fiz na primeira noite em Shibuya.

Image

Não sei porquê, mas estava sempre dizer a este gajo que ele era o meu melhor amigo :lol:

Image

Isto foi num bar ao pé do meu hostel, ao início estávamos a ter uma conversa normal e depois um dos japoneses lembrou-se de ir comprar sake e 5 minutos depois estávamos assim.

Image

Isto foi numa festa que houve ao pé do nosso hostel e que só acontece uma vez por ano. Tava tudo louco com a música tradicional japonesa que tavam a tocar e uma espécie de chá com alcool de graça. Entretanto eles começaram a dançar uma espécie de dança muito estranha própria deles e eu e o meu amigo começámos a imitar, só me lembro de estar tudo a olhar para nós e a rir-se xD. Btw eu e o meu amigo éramos os únicos estrangeiros aqui, até nos tiraram uma foto aos 2 :-)))
Image
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by DarkPhoenix »

:mrgreen:
Sem dúvida, é mesmo à Shibuya!

Eu fui em modo bem mais discreto, a noite já não me diz nada, bem como as consequentes bebedeiras.
Conheci pessoas ocasionalmente, viajantes como eu ou locais a quem pedia informações, muitas vezes trocávamos umas ideias acompanhados de um cigarrito e depois cada um seguia a sua viagem.

Detestei Roppongi, que aliás tem muito má fama junto dos "Tokyanos" .
É um antro de ocidentais, a zona mais bastarda de Tokyo, com anúncios e ementas em Inglês e Alemão à porta dos bares e restaurantes.
Não tem nada a ver com a verdadeira Tokyo.
Só lá fui para subir à majestosa Mori Tower, centro do complexo Roppongi Hills, que tem o mais alto observatório a céu aberto do Japão.
São 240 metros, sem nada por cima ou vidraças enervantes a tapar os 360º de vistas fabulosas.

Quanto a Shibuya ( e Harajuku ), são centros de moda e diversão destinados e frequentados sobretudo por uma uma faixa etária entre os 13 (?!?) e os 25, talvez menos.
Zonas de pura loucura, onde a juventude Japonesa se passeia em shoppings intermináveis e interligados entre si.
Muita cor, muita luz, muito barulho, é sem dúvida um festim para os sentidos... até cansar.
Da segunda vez que estive em Tokyo, regressei a Shibuya para uma visita de médico, mas passada uma meia-hora já estava farto da confusão.

Do que mais gostei em Tokyo?
De tudo, menos Roppongi.
Se tiver que eleger uma zona favorita, será Shinjuku, o verdadeiro centro da mega-capital Japonesa.
Aqui, encontra-se de tudo, desde um ( o ) dos mais belos parques da cidade ( Shinjuku Gyoen ), passando pela maioria dos edifícios mais emblemáticos da cidade, os observatórios grátis das torres do Tokyo Government Building ou do Sumitomo Building, o aparentemente exclusivo New York Bar no Park Hyatt ( Lost In Translation ), a zona de diversão nocturna "adulta" de Kabukicho, e no geral, um ambiente mais variado, cosmopolita.


As comparações com NYC...
Para mim, Tokyo bate Manhattan em todos os pontos, menos na inegável e mágica iconografia que a Big Apple sustenta, algo que Tokyo nunca vai conseguir possuir.
Caminhar nas ruas mais emblemáticas de NYC é uma experiência de vida, mas ao fim de alguns dias, apercebemos-nos que não existe calor humano por entre as ruas escurecidas pela sombra dos gigantes de aço, betão e vidro.
O sistema de transportes complexo mas eficiente, a segurança absoluta de dia ou de noite, a riqueza de novas experiências ao virar de cada esquina, a simpatia e cordialidade do povo, a qualidade dos serviços como a alimentação ou o alojamento, tudo é superior em Tokyo...
Em Tokyo não sabem o que é uma gorjeta, em NYC ela é incorporada na conta!!
Em NYC paga-se para tudo e mais alguma coisa, incluindo autênticas porcarias que vêm rotuladas de experiências imperdíveis, em Tokyo quase tudo o que interessa ver é grátis ou quase.
Em NYC, não passa um minuto sem que ouçamos sirenes de polícia ou bombeiros ( é mesmo como nos filmes )... em Shinjuku dei por mim a pensar porque raio nunca se ouviam sirenes (!?!).

NYC apela à maioria, pelo peso que tem no nosso imaginário, porque ainda é de facto a capital cultural, política, financeira do planeta.
Tokyo pisca o olho aos curiosos da cultura Japonesa, mistérios exóticos envolvidos em neons incompreensíveis mas fascinantes...


Espero regressar a ambas as cidades nos próximos anos.
Mas em NYC, sentir-me-ei de novo um turista.
Em Shinjuku, sinto-me um convidado. orgulho-)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by Cabeças »

DarkPhoenix wrote: Espero regressar a ambas as cidades nos próximos anos.
Mas em NYC, sentir-me-ei de novo um turista.
Em Shinjuku, sinto-me um convidado. orgulho-)
Deve ser dos maiores e mais bonitos elogios que Tóquio e a cultura japonesa já receberam! salut-)
Cabeças
Image
Cyborg
Especialista
Especialista
Posts: 1381
Joined: July 29th, 2010, 7:24 pm

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by Cyborg »

butterfly swimmer, já agora por curiosidade quanto ficou a viagem de avião ?!!
é uma situação que sempre me questionei, por falta de tempo e dinheiro nunca fui ao Japão, quem sabe um dia vou lá :roll:
tenho 1318 dvds na minha colecção, sempre a crescer :P

O meu Feedback | As minhas vendas | [Compro] Dvds
butterfly swimmer
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 267
Joined: June 9th, 2010, 3:20 pm

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by butterfly swimmer »

Também já fui a NYC há 2 anos atrás, só que com os meus pais. Claro que gostei muito, mas concordo com tudo o que disseste em como Tokyo é superior.. e também foi logo outra experiência o facto de ter ido com um amigo.

De Roppongi só me lembro mesmo das discos porque ia sempre para lá de taxi a seguir Shibuya e não cheguei a ver nada nessa zona lol. Quando lá voltar tenho que a visitar melhor, assim como Shibuya.

Também gostei muito de Shinjuku, chegaste a encontrar este templo no meio do nada!?

Image

É mesmo uma cidade que sabe juntar o moderno com o tradicional :-D
Cyborg wrote:butterfly swimmer, já agora por curiosidade quanto ficou a viagem de avião ?!!
é uma situação que sempre me questionei, por falta de tempo e dinheiro nunca fui ao Japão, quem sabe um dia vou lá :roll:
O preço do bilhete de avião mais barato que podes encontrar é 1000€, é uma questão de procurares muito bem porque o preço pode ficar mais caro 200€ se fores por exemplo 2 dias antes ou depois na mesma companhia (lufthansa).
Image
Cyborg
Especialista
Especialista
Posts: 1381
Joined: July 29th, 2010, 7:24 pm

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by Cyborg »

Obrigado era só para ter uma ideia, mais ou menos quanto ficava yes-)
tenho 1318 dvds na minha colecção, sempre a crescer :P

O meu Feedback | As minhas vendas | [Compro] Dvds
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by DarkPhoenix »

A partir de Madrid, encontras vôos para ambos os aeroportos de Tokyo ( Haneda e Narita ) entre os 650 e os 800€ com relativa facilidade.
Emirates voa para Kansai ( Osaka, Kyoto ) a bons preços ( escala no Dubai ), a Air China voa para Haneda com escala em Beijing.
Musicslave
Especialista
Especialista
Posts: 1156
Joined: July 4th, 2007, 11:33 am
Location: Águeda

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by Musicslave »

thanks butterfly swimmer pelo report desta que parece ser uma excelente cidade.

só de ler o teu report e as palavras do Dark já fico maravilhado

com muita pena nunca a visitei e por enquanto não posso pensar nisso, já que 1000€ no minimo pela viagem é um pouco puxado para mim neste momento.
uma semana ficaria a quanto +-, 2000@ no minimo??
butterfly swimmer
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 267
Joined: June 9th, 2010, 3:20 pm

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by butterfly swimmer »

Nah, que exagero! Ao todo devo ter gasto entre 1500/1600€. Fiquei 15 noites num hostel bem localizado a 13€/noite e o resto gastei em comida, metro e noutras cenas.
Image
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by DarkPhoenix »

Mas que ideia é essa de 1000€ só para viagem?

Como já referi no meu ( invisível? ) post anterior, voa-se para o Japão por cerca de 800€.
Não se podem é encostar aos preços escandalosos das companhias "mais à mão"...
Com um pouco de sacrifício, consegue-se poupar uns valentes trocados, que darão um jeitaço mais tarde.

Os melhores meses para se visitar Tokyo ( arredores e tudo o que fique a sul, inclusive ) são finais de Março e Abril, ou finais de Setembro e Outubro.
São as épocas mais especiais para os Japoneses, eles andam todos contentes com as mudanças na paisagem.
Em particular a época das cerejeiras em flor ( dura 2 ou 3 semanas ) é bastante agradável, com as pessoas muito felizes e os parques cheios de famílias Japonesas a celebrar o hanami.
Um gajo leva com pétalas na cara ( como nos jogos ou animés, lol ) , o chão dos parques está coberto delas.
É uma altura muito bonita para se visitar a cidade, e o país em geral.

Deve ser evitada a época entre finais de Junho e inícios de Setembro.
A humidade e o calor podem ser quase insuportáveis, e as pessoas andam nitidamente menos felizes e menos simpáticas. Pudera.
Em Osaka, num dia de calor infernal, até tive que pedir ajuda várias vezes ( algo extremamente raro no Japão! ) até que alguém me quisesse ouvir...

Em 2010, fui na primeira semana de Abril ( acertei em cheio no hanami! yes-) ), e voltei em inícios de Setembro, com a zona de Kansai a bater recordes de humidade...
Sem dúvida que, apesar das noites e manhãs mais frias, a primavera é a época ideal para se visitar o Japão.


Em Abril, gastei cerca de 1500-1800€ ( uma semana )
Em Setembro, já foram cerca de 2500€ ( duas semanas )
Tudo incluído, em hoteis 3 estrelas APA ( excelentes, diga-se! )
Musicslave
Especialista
Especialista
Posts: 1156
Joined: July 4th, 2007, 11:33 am
Location: Águeda

Re: Tóquio - Agosto 2011

Post by Musicslave »

Dark quando escreveste o teu post e eu estava a escrever o meu por isso não vi essa info, sorry..

vendo esses preços a viagem já não é tão cara, bem é um pouco cara, mas certamente valerá muito a pena

essas épocas que referentes seriam as melhores para mim, pois o que pretendia era ver a paisagens, a noite podia ver uma vez ao outra mas não é coisa que me interesse muito
Post Reply