Compreendo o que queres dizer, mas contraponho com a questão essencial: qualquer foto "em condições" (como objecto artístico) não necessita de nenhuma palavra para ser apreciada em toda a sua plenitude - ou seja, não perde nenhuma da sua beleza se não tiver palavras à sua volta. Se encerrar dúvidas, então essas dúvidas enriquecerão a experiência de quem observa a imagem.p_alucinado wrote: pessoas diferentes, perspectivas diferentes. Há milhões de milhões de fotos fantásticas espalhadas por essa net fora, mas, para mim, se não vierem contextualizadas, perdem grande parte da sua beleza.
Podes ter muitas questões sobre a imagem que gostarias de ver esclarecidas e podes até não compreender onde está a sua "arte", mas a falta de respostas não pode retirar "beleza" à imagem que tens à frente - volto a frisar: se a imagem for de alguma forma artística.
O texto do Cabeças é mais valioso que qualquer conjunto de fotografias dentro do contexto em que foi escrito, mas olho para ele sem tentar retirar qualquer valor "artístico". Dava um filme, e podia ser complementado com fotografias (que podiam ser artísticas ou não, com ou sem miolos de macaco à mistura), mas remeto para a mesma questão - uma fotografia artística não carece de explicações - e aqui estamos a falar de uma coisa bem diferente.Eu sei que se costuma dizer que "uma imagem vale mais que mil palavras" e admito que, em certos casos, isso se verifique. No entanto, só para te dar um exemplo, o texto do Cabeças foi, para mim, muito mais valioso que muitas imagens, porque o que está ali é vida, é um retrato de um Macau que provavelmente já não volta mais, que existe na apenas na memória do Cabeças e dos outros que as viveram com ele. Isto dava um filme, acredita. Mas claro, serão sempre opções de quem publica as fotos, comentar ou não.
Sim, gostava que me enviasses, obrigado. Falo contigo por PM.Se quiseres, posso enviar-te um guia de introdução à fotografia digital em pdf. Já dá para teres uma ideia das vantagens das DSLR em relação às point & shoot e às Compact.