ZX Spectrum soviético

Fórum dedicado à Temática dos Videojogos.
Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

ZX Spectrum soviético

Post by JoséMiguel »

Revista jugoslava de 1988 a vender cassetes C-60 (cassetes de música com duração de 30 minutos de cada lado, para os rapazinhos portugueses do DVD Mania, que não saibam o que é C-60) cheias de jogos de Spectrum. A importação de um ZX Spectrum não era ilegal na Jugoslávia (país comunista não alinhado com Moscovo), ao contrário dos restantes países do Bloco de Leste, onde a máquina só entrava no país em contrabando.

Image

Recordo que em 1988, também se vendiam cassetes piratas com jogos de Spectrum em Portugal, pois a lei de copyright informático portuguesa só foi aprovada por volta de 1991-1992.
Trewlove
Há 2 semanas
My father smuggled one Spectrum from West Germany to Yugoslavia back in early 80s :-)
Craig vard
Há 2 semanas
How did you got games for it?
Trewlove
Há 2 semanas
There were adverts in local computer magazines, like, 10-15 games on one C-60 casette, all pirated of course. Here's scan of one such page from 1988, you can recognize names of the games in ads: http://pc.sux.org/SK/1988/12/SK_1988_12_57.jpg
Ivan Blajer
Há 2 semanas
We bought ours in Athens via mail ordered I think then smuggled it back to Yugoslavia. :) Predrag Djenadic, Pirat No 1 ;)
Craig vard
Há 2 semanas
Oh. Nostalgia. I remember the day then my mom bring to me my ZX (clone of course. КВОРУМ) in 1992. It was my friend for many years. Bruce Lee, Dizzy, Exolon, Quazatron and above all - Elite. Thanks RetroManCave for this video. Only one question - Does you TV understand SECAM?
PS: Sorry for my english.
Citações da página You Tube seguinte:



Outro vídeo interessante, acerca de um Spectrum (espionagem industrial não autorizada da guerra fria) fabricado na Bielorrússia (Belarusian ZX Spectrum clone, called Квант (Kvant), made in Orsha - December, 1992.):

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: ZX Spectrum soviético

Post by JoséMiguel »

Pessoal da era do Spectrum, gostava que comentassem esta minha última descoberta! :-D

Entretanto aqui fica novamente uma montagem musical da Guerra Fria, que fiz com jogos do Spectrum, já a conhecem, mas pronto apetece-me mostrá-la outra vez, porque acho imensa graça ao saber que os meninos soviéticos da minha idade também jogavam ao Spectrum e não eram os monstros que a propaganda americana de cinema fazia crer ao povo português. :-)

User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: ZX Spectrum soviético

Post by Rui Santos »

Por acaso, e devido aos grupos de Facebook do Spectrum, sei que há muitos clones soviéticos do velhinho ZX Spectrum.
Uma coisa em comum em todos, é que por norma tem um teclado mais normal para trabalhar.

A ideia que tenho é que usam a Rom original em inglês por questões de compatibilidade.
Será que jogavam os clássicos da USGold, como o Raid Over Moscow?
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: ZX Spectrum soviético

Post by JoséMiguel »

Rui Santos wrote: April 8th, 2018, 1:07 pm Por acaso, e devido aos grupos de Facebook do Spectrum, sei que há muitos clones soviéticos do velhinho ZX Spectrum.
Uma coisa em comum em todos, é que por norma tem um teclado mais normal para trabalhar.

A ideia que tenho é que usam a Rom original em inglês por questões de compatibilidade.
Será que jogavam os clássicos da USGold, como o Raid Over Moscow?
Rui Santos, jogavam sim. Um menino polaco ficou muito triste com alguém criar um jogo (Raid Over Moscow) em que tivessem de fazer mal aos "amigos russos", e depois o pai dele explicou-lhe o que era a Guerra Fria, e o ódio que o Ocidente tinha contra a URSS. Eu coloquei o depoimento escrito por esse menino (já adulto em inglês) no meu vídeo anterior.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: ZX Spectrum soviético

Post by Rui Santos »

JoséMiguel wrote: April 10th, 2018, 11:27 am Rui Santos, jogavam sim. Um menino polaco ficou muito triste com alguém criar um jogo (Raid Over Moscow) em que tivessem de fazer mal aos "amigos russos", e depois o pai dele explicou-lhe o que era a Guerra Fria, e o ódio que o Ocidente tinha contra a URSS. Eu coloquei o depoimento escrito por esse menino (já adulto em inglês) no meu vídeo anterior.
Parece uma conversa de surdos :)
Desculpa José que eu li o teu texto, e não vi o video. Mas o primeiro jogo que me lembrei foi mesmo esse, de uma famosa editora UK a USGold (não tenho 100% a certeza)
Mas há mais uns quantos de guerra fria... como os Rambo, os Comando, os do Rocky.... no cinema a guerra fria foi mais visível que nos jogos.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: ZX Spectrum soviético

Post by JoséMiguel »

Isto é para o Rui Santos e não só:

Quando criei este tópico, deixei um comentário no vídeo bielorusso de 2014 que incorporei aqui. Eu apenas expliquei que tinha adorado o vídeo dele e que o tinha partilhado num fórum português. O autor entretanto respondeu que respostas com links externos (eu meti o link para o DVD Mania na minha resposta), vão para o SPAM e ele interveio para autorizar o meu comentário. Mas isso eu já sei, porque também tenho canais no You Tube, e também ando lá a autorizar respostas que não sejam propaganda religiosa, comercial ou nazi, no meu canal tenho um grave problema com fanatismo religioso e anda sempre malta americana a pedir que eu me arrependa por ofender o deus deles, nos meus clips, para eu não ir para um tal de Inferno, e depois metem lá links de propaganda fanática religiosa cristã. Aposto que os leitores do DVD Mania não sabiam que os meus trailers de filmes ofende os religiosos americanos, que depois comentam nos meu vídeos que me arrependa e peça perdão a deus por ter criado esses vídeos. Não tenho mesmo pachorra para os anormais religiosos americanos e qualquer dia também começo a fazer queixa deles no You Tube.

Depois disso, escrevi um segundo comentário a lamentar a situação em Portugal, da RTP (canal de TV público, que devia ter estado fora de jogos políticos) bloquear cinema soviético, e o autor do vídeo respondeu o seguinte acerca do país dele (Bielorrússia), que é o único país do mundo onde ainda existe a KGB, e que infelizmente é hoje a maior ditadura do continente europeu.

LastofAvari
Há 2 dias
Yeah. Over here, in the ex-soviet part of Eastern Europe, we had 0 official distribution of software, so almost everything was cracked and pirated. No one cared about legality. Russia has improved copyright laws since then, but in Belarus you can still pretty much pirate any software or media you want. Here TV is one sided too, but now we have Internet, so there's not a big deal. And if some opposition website gets blocked - there's Tor.
Julgo que esta resposta/depoimento seja muito pertinente, para o tópico da política, para vermos como um cidadão da última ditadura europeia vê o seu país, na era da Internet. "Here TV is one sided too, but now we have Internet, so there's not a big deal. And if some opposition website gets blocked - there's Tor".

A nível político eu devo ser uma ave rara quando me queixo do bloqueio em Portugal contra o cinema soviético nos anos 80, se em Portugal ninguém faz caso disso, ao menos este sujeito da Bielorússia ficou sensibilizado com a situação, pois hoje o país dele sofre ainda mais. Mas em Portugal dos anos 80 não existia Internet e por isso os estragos foram maiores por cá, do que são hoje na ditadura desse país de leste. É que na Bielorússia eles fazem o manguito à TV do estado e vão a Internet, por meios legais ou clandestinos, caso a Internet seja bloqueada pelo governo. :|

Gostei da resposta deste sujeito que vive na Bielorrúsia. :-) Poderei citar isto mais tarde nos tópicos de política ou censura.
Post Reply