Protótipos de Jogos criados para Filmes

Fórum dedicado à Temática dos Videojogos.
Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Protótipos de Jogos criados para Filmes

Post by JoséMiguel »

(Tópico criado por mim para o fórum Retromania em 04/01/2016, tal como eu o escrevi. São duas mensagens diferentes que juntei aqui e alguma da linguagem destina-se a "nerds" velhotes e foi escrita no contexto e ambiente do outro fórum. Eu gostaria de colocar aqui o link para verem o seguimento e respostas que isto teve, mas o administrador do outro fórum proíbe essa hipótese, através de bloqueio total a users não registados. Mas ele não pode proibir a partilha de texto no DVD Mania, escrito por mim.)

The Last Starfighter (1984): Filme e protótipo do jogo

Vou dar início a este tópico, como possível tema de debate acerca do protótipo muito avançado que a norte-americana Atari desenvolveu para este filme de 1984.

Image

Wikipedia do filme: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Last_Starfighter

Estive entretido a fazer um trailer musical, com um mínimo de dignidade e maturidade, de modo a um adulto poder apreciar, porque não gostei dos vídeos já existentes no You Tube. Procurei editar e colocar o máximo de footage possível do jogo da Atari:



Em relação ao protótipo misterioso do videojogo, já andei a investigar no You Tube, e existem filmagens de simulações (ou serão emulações?) com o protótipo do jogo incompleto a correr. Mas confesso que estou muito desactualizado com o historial disto.

Este tópico para já é apenas um rascunho, a minha ideia era que o pessoal daqui participasse e fosse investigar a história dessa tal simulação/emulação do jogo (por exemplo podem colocar aqui vídeos do You Tube ou citar alguma informação que descubram no wikipedia).

No meu caso pessoal, vi o filme em VHS com uns 10 anitos (acho eu) e claro que delirei com o filme (que é assumidamente infanto-juvenil estilo E.T. e Star Wars), mas já tinha ficado vidrado quando vi o póster no cinema Turim em Benfica (quando vi o Starman). Só voltei a rever o filme em 2006, mas estas questões da emulação do jogo são novas para mim, que me desliguei do mundo da emulação há quase 15 anos... Por isso estou um pouco desorientado...

Se depois mais tarde tiver motivação para escrever alguma crítica do filme, num respectivo fórum de cinema, partilho também aqui o link para a malta espreitar, mas para já pretendo investigar o tal jogo protótipo, se possível com a vossa ajuda e colaboração. Por exemplo eu suspeito que o jogo seja um famigerado (e muito mau) "rail shooter", estilo Virtua Cop, em que está tudo pré-determinado, e o jogador apenas aponta a mira por cima do background, precisava que alguém daqui fizesse download do tal emulador/simulador e confirmasse se é esse o caso. ;)

Desde já os meus agradecimentos por algum voluntário... :D :?

Resumindo, este tópico é maioritariamente acerca do jogo, mas com latitude para comentários e bocas sobre o filme. :)

(Update em Maio de 2016, vídeo do protótipo:

)

---

Entretanto lembrei-me do:

"Wild Gunman" do filme "Regresso ao Futuro II"... :)



Pelo que aprendi hoje no wikipedia, era realmente um protótipo do pseudo-sistema arcade "Nintendo VS.", cujo título em questão nunca foi comercializado, como eu suspeitava, mas na época ainda não existia wikipedia. No meu antigo site de emulação criei uma secção de análise a esse sistema (o sistema foi comercializado, o jogo do filme é que não), muito contrariado, em fazê-lo, pela vergonha dos americanos meterem uma consola Nintendo dentro de uma cabinet arcade, e terem o descaramento de cobrar uma moeda.

Falarei disso depois, e irei relatar o testemunho de jogadores americanos, a quem eu coloquei a questão de "porquê pagar para jogar uma arcade com hardware nojento, ranhoso e primitivo lá dentro, na época do Out Run da Sega!??"

Obs. Consola Nintendo 8-bit para jogar em casa tudo bem, mas esse hardware não serve para o salão de jogos, pois estava a fazer pouco e a minar os investimentos da Sega, Namco e Taito, e a impedir o progresso tecnológico dos anos 80.

A página do wikipédia, muito boa, que li hoje é esta:

https://en.wikipedia.org/wiki/Wild_Gunman

E o jogo baseia-se numa máquina electromecânica sem CPU, anterior a 1975, mas com filme, estilo arcade laserdisk "Mad Dog Macgree". Eu adoro essa tecnologia pré-1975 e também falarei um pouco sobre isso.

Quando tiver tempo... :p

Isto parece ser um título super-interessante, para desenvolver... :roll:
Post Reply