Problema com cabo RGB

Fórum dedicado à Temática dos Videojogos.
Post Reply
--mOnkey-pUnch--
Iniciado
Iniciado
Posts: 77
Joined: August 3rd, 2003, 2:10 pm
Location: Portugal

Problema com cabo RGB

Post by --mOnkey-pUnch-- »

Boas pessoal.

Estou com um problema com um cabo RGB que não parece estar a emitir sinal RGB.

Os motivo pelo quais eu suspeito que se passa alguma coisa são:

- Não sinto diferença entre o RGB e o que vem com a Playstation 2 (RCA).

- O icon AV da televisão não fica diferente como quando eu ligo a box TDT com RGB.

- Pelo que tenho lido, quando se vê um DVD com o cabo RGB era suposto o ecrã ficar verde, coisa que não se verifica no meu caso. O ecrã fica normal tal como quando está o cabo RCA ligado.

Já tentei mudar o tipo de saída para RGB no menu da PS2, mas não fez diferença. A qualidade continua igual.

Alguém me pode dar alguma dica?

O cabo é um daqueles que têm uma caixa com saídas RCA no meio.

Desde já o meu obrigado.

Cumprimentos.
"They Look Like Monsters To You!?"
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Problema com cabo RGB

Post by JoséMiguel »

Não tenho estado muito atento ao fórum nos últimos meses, e por isso só agora li a tua mensagem.

Gostava de ajudar, mas tens de explicar melhor a tua duvida, tu escreveste o post direccionado a miúdos do secundário que jogam a consolas modernas, como por exemplo disseste "- Pelo que tenho lido, quando se vê um DVD com o cabo RGB era suposto o ecrã ficar verde, coisa que não se verifica no meu caso. O ecrã fica normal tal como quando está o cabo RCA ligado.", deverás estar a referir-te a alguma consola popular entre os jovens? É que a frase não faz sentido fora desse contexto... pelo menos a nível de electrónica.

As últimas consolas que tive foram a Mega Drive e Mega CD II, por volta de 1993, nessa altura enfiei, literalmente cabos eléctricos descarnados nos bornes da saída RCA da Mega Drive, à procura do som esquerdo, som direito, video out e massa. Identifiquei os pinos, fiz um desenho e fui a uma loja de electrónica na rua do coliseu na baixa de Lisboa, onde pedi para me construirem um cabo RGB para o Megadrive, inédito na Europa (os modelos europeus usavam cabo de antena cheio de interferencia, o cabo RCA não existia na Europa), paguei 350 escudos (€ 1,75). Nessa altura ainda era puto do secundário, mais tarde fui para o curso de Eng. Electrotécnica, por isso se poder ajudar nalguma coisa, apenas tens de te explicar melhor. Mas a qualidade do RCA é idêntica a qualidade do RGB, seria esta a tua dúvida?

Já agora, não sei se tens alguma confusão com isto, mas há 3 níveis de qualidade de imagem, o mais fraco o cabo de antena (Megadrive e ZX Spectrum), em segundo lugar o AV, quer seja Audio-Video, ou com video decomposto nas 3 cores Red Green Blue, vai dar ao mesmo. E finalmente o digital, cabos HDMI, etc. Ou seja no 2º nível de qualidade, temos o RGB, RCA, SCART, Euro-AV, que está obsoleto há bastante tempo, e tem haver com videos VHS e consolas retro.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Problema com cabo RGB

Post by Rui Santos »

- Pelo que tenho lido, quando se vê um DVD com o cabo RGB era suposto o ecrã ficar verde, coisa que não se verifica no meu caso. O ecrã fica normal tal como quando está o cabo RCA ligado.


Tens a consola chipada? É que muitos Chips do que me lembro alteram essa protecção.
Estás a experimentar com jogos Pal numa televisão "recente"
Gostava de ajudar, mas tens de explicar melhor a tua duvida, tu escreveste o post direccionado a miúdos do secundário que jogam a consolas modernas, como por exemplo disseste "- Pelo que tenho lido, quando se vê um DVD com o cabo RGB era suposto o ecrã ficar verde, coisa que não se verifica no meu caso. O ecrã fica normal tal como quando está o cabo RCA ligado.", deverás estar a referir-te a alguma consola popular entre os jovens? É que a frase não faz sentido fora desse contexto... pelo menos a nível de electrónica.

Sim é verdade.
The Euro AV Cable connects to the television's SCART socket. If your television features a SCART connection, please refer to your television's documentation to ensure that it is capable of receiving and displaying an RGB signal. On televisions with multiple SCART connections, it is likely that only one or two will be capable of receiving and displaying a full RGB signal.

Note: using a Euro AV Cable when playing a DVD will result in a green-coloured screen. This is due to the internal DVD copyright protection technology that PlayStation 2 utilises.
http://uk.playstation.com/ps2/support/g ... n-your-TV/


Com algumas mais explicações talvez te possamos ajudar...
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
--mOnkey-pUnch--
Iniciado
Iniciado
Posts: 77
Joined: August 3rd, 2003, 2:10 pm
Location: Portugal

Re: Problema com cabo RGB

Post by --mOnkey-pUnch-- »

Boas.

Desculpem não ter voltado a escrever nada, mas entretanto resolvi a questão.

Era um problema com o cabo. A caixa dizia que tanto dava para PS2 como para PS3, mas pelos visto para PS2 ocorria o problema que descrevi.

Basicamente em vez do cabo passar o sinal RGB estava a passar o sinal de video normal (composto) que era a razão de eu ter referido que o ecrã não ficava verde ao reproduzir um DVD (protecção da PS2).

Agora a imagem já está com melhores cores, mais definição e a TV já indica que está a receber sinal RGB (Seta com três pontinhos nas da Sony).

Muito obrigado pelas respostas.

Eixxx a Mega-cd... o que tu me foste lembrar.

infelizmente ao contrário de ti eu tive que mamar com a qualidade RF... Ao menos o som era bacano pois a Mega-CD tinha saídas audio. Aquela introdução que os jogos tinha em que o Sonic mandava as estrelas ao ar era linda. E o Road Avenger? Como é que um gajo conseguia se divertir com aquilo é um mistério...

Cumprimentos.
"They Look Like Monsters To You!?"
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Problema com cabo RGB

Post by JoséMiguel »

Monkey, epá és o 1º português que "conheço", para além de mim, que teve a Mega CD, e já lá vão 19 anos... Ena Pá!

Pois... O Road Avenger era oferecido na versão portuguesa, o pessoal ia a minha casa e delirava com aquilo, era um desenho animado interactivo! Tecnologia do futuro :)

Eu só me safei mais tarde quando mandei vir jogos de inglaterra, nomeadamente o Thunderhawk e Ground Zero Texas, esses 2 eram poderosos... muito poderosos... foi mesmo o delírio total. Eram os melhores jogos do mundo nesse momento, pois ainda não havia Saturn, PSX. Nem o novo CPU intel 486 num PC de 400.000$00 conseguia fazer isso (Mas vá lá, admito que conseguia correr o Doom que era melhor).
--mOnkey-pUnch--
Iniciado
Iniciado
Posts: 77
Joined: August 3rd, 2003, 2:10 pm
Location: Portugal

Re: Problema com cabo RGB

Post by --mOnkey-pUnch-- »

A Mega-CD estava recheada deste tipo de jogos interactivos.

O Road Avenger é o que me trás melhores memórias. Aquele som dos travões :D

Já jogos como o Sewer Shark e acima de tudo o pior jogo que eu já tive, o dos Power Rangers... nem quero pensar nisso...

Também havia uns parecidos em que se tinha que fazer uma espécie de vídeos musicais com os pedidos de pessoas que ligavam para uma televisão ou assim. Eu tinha o dos Kriss Kross. Era bacano.

Esses jogos que referes não conheço, mas devem ser fixes.

Outros jogos que curtia era o Jaguar XJ220, o Spider-Man ( boa banda sonora ) e o Wolfchild.

Engraçado o facto de referires o 486 que por acaso foi o meu primeiro PC com os seus "poderosíssimos" 66 mhz. Mais tarde levou uma drive cd-rom, placa de som e colunas de 10cm (!) que me deram a alegria de jogar todas aquelas aventuras gráficas dos anos 90.

Bons tempos em que uma pessoa não fazia a mínima ideia da sorte que tinha.
"They Look Like Monsters To You!?"
Post Reply