Civilization IV (BTS) Caveman2Cosmos

Fórum dedicado à Temática dos Videojogos.
Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2907
Joined: Tue Aug 30, 2011 9:33 pm
Location: Lisboa

Civilization IV (BTS) Caveman2Cosmos

Post by JoséMiguel » Tue Oct 02, 2012 6:37 am

Ora bem, aproveito o fiasco das sequelas infantis (Civ Revolutions e Civ V), que tentaram estupidificar esta série clássica, que já conta com duas décadas de evolução, para chamar a atenção para o Mod épico, que continua em desenvolvimento actual, entitulado Caveman2Cosmos.

A versão 26 do mod foi lançada há poucas semanas, trata-se de um mod gratuito, feito por voluntários, que multiplica 100 vezes o conteúdo e escala do jogo original Civilization IV.

O mod foi alvo de reviews longas "Let's play Civ" no you tube, que exemplificam o jogo e mod, melhor do que eu possa descrever, e por isso irei postar esses videos, para quem tenha interesse neste estilo de jogos de estratégia para PC.

Mas antes disso, algumas características épicas que este mod introduz:

1) O jogo começa agora na pré-história, milénios antes da descoberta da agricultura ou como fazer fogo.
2) Na época antiga, clássica e medieval, é possível dotar as citadelas de defesas, estilo fossos e armadilhas (mais tarde campo de minas), para causar danos sucessivos aos exércitos que tentam cercar a cidade, pois neste mod, o acto de cercar a cidade, ajuda na capacidade de ataque, o que produz cercos e batalhas verdadeiramente épicos.
3) Na era moderna, é possível designar mísseis nucleares, para cidades específicas, de modo, em que no caso de ataque, os mísseis disparam em simultaneo e automaticamente, a caminho das cidades-alvo pré-designadas, em puro ambiente guerra fria, dissuasor de qualquer guerra aberta, entre as potências nucleares.

No 1º vídeo que escolhi, o reviewer estava a a jogar o mod pela 1ª vez, armou-se em chico esperto e lançou todo o seu arsenal nuclear contra o resto do mundo, mas mal sabia ele, que o mod vai para além da era moderna, e foi aniquilado por exércitos da era da fusão nuclear, no vídeo é engraçado ver a reacção dele em pânico a assistir às cidades deles a serem capturadas uma a uma, por hover-copters, fusion destroyers, e soldadinhos a dispararem raios de plasma, enquanto ele dispara os seus últimos ICBM's.... salut-)



No segundo vídeo, vemos o mesmo reviewer a começar de novo, no tempo das cavernas:



Para quem gosta de estratégia pura e dura, fácil de aprender a jogar mas díficil de dominar o jogo, esta é a minha sugestão :-D

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2907
Joined: Tue Aug 30, 2011 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Civilization IV (BTS) Caveman2Cosmos

Post by JoséMiguel » Thu Mar 08, 2018 10:10 pm

O Zé contribui para o jogo de computador

Bem... criei hoje conta no fórum deste MOD "Caveman2Cosmos", e ofereci os meus serviços como criador de vídeos. :lol:

Mas primeiro fiz o filme para a Caverna de Altamira, maravilha da era pré-histórica, situada na Península Ibérica. Património da UNESCO onde utilizei filmagens oficiais do governo espanhol, junto com música pré-histórica que encontrei no You Tube.



https://es.wikipedia.org/wiki/Cueva_de_Altamira

Também apresentei lá o meu vídeo do Caminho Marítimo para a Índia:



Aqui no fórum DVD Mania já toda a gente conhece e está farta da minha mania de criar vídeos, já ninguém aqui liga muito... :-) mas acho que apanhei a equipa do jogo desprevenida, por ter entrado logo a matar. :lol:

Vejam o Zé da Adega a estrear-se no fórum do Caveman2Cosmos! :-P

Escolhi o avatar do Infante D. Henrique, que faz parte do jogo, não poderia usar o avatar do Zé Povinho por causa do gesto do manguito, aquele fórum é moralmente puritano, como quase todos os fóruns de videojogos, a começar pelo Retromania português. :-( No entanto existe lá uma bela discussão sobre sexualidade na História, iniciada por uma mulher furiosa com o jogo, a acusar os anglo-saxónicos de serem puritanos e tentarem censurar o jogo (essa gaja estrangeira parece ser uma versão feminina minha e vou ter de apresentar aqui no DVD Mania o que ela tem a dizer, nem que seja no tópico da Política ou da Censura. yes-) salut-) )

https://forums.civfanatics.com/threads/ ... ms.629904/

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2907
Joined: Tue Aug 30, 2011 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Civilization IV (BTS) Caveman2Cosmos

Post by JoséMiguel » Thu Mar 08, 2018 11:45 pm

Pedra Furada - Património da UNESCO com pinturas pré-históricas no Brasil

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Serra_da_ ... ional_Park

Acabei de fazer mais este vídeo:


User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 5506
Joined: Mon Jun 04, 2001 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Civilization IV (BTS) Caveman2Cosmos

Post by Rui Santos » Sat Mar 10, 2018 11:35 pm

Por acaso, nunca joguei nenhum CIV desde o primeiro.
Corria o ano de 1991 quando passei uma série de noites a jogar o primeiro. Para a altura aquilo era uma revolução.

Um jogo completamente diferente e viciante... não sei se evoluiu muito, mas eu desliguei-me do PC, mas ainda me lembro das noites de faculdade à volta do CIV e de tentar salvar o mundo.
Rui Santos - 48 Anos | 17 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB DVDMania | FB Collectors HV-PT

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2907
Joined: Tue Aug 30, 2011 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Civilization IV (BTS) Caveman2Cosmos

Post by JoséMiguel » Sun Mar 11, 2018 1:18 am

Rui Santos wrote:
Sat Mar 10, 2018 11:35 pm
Por acaso, nunca joguei nenhum CIV desde o primeiro.
Corria o ano de 1991 quando passei uma série de noites a jogar o primeiro. Para a altura aquilo era uma revolução.

Um jogo completamente diferente e viciante... não sei se evoluiu muito, mas eu desliguei-me do PC, mas ainda me lembro das noites de faculdade à volta do CIV e de tentar salvar o mundo.
Boas Rui, eu reprovei a algumas cadeiras na faculdade por causa do Civ 1 e também do Civ 2 (1996) pois sou um pouco mais novo que tu.

Respondendo à tua questão, os primeiros quatro Civ's (com o Sid Meyer ao leme) evoluíram sempre para melhor em todas as vertentes, tornando-se jogos mais inteligentes, mais maduros, mais adultos e mais refinados, a cada versão, culminando no Civ IV - expansão Beyond The Sword em 2007 (mais ano, menos ano).

Depois disso surgiu uma espécie de "golpe de estado" ou "idade das trevas", semelhante ao que sucedeu no Cinema na década de 1990, em que a série foi imbecilizada, estupidificada e infantilizada para um público-alvo de adolescentes. Comprei o Civ V em 2011 (foi o último jogo de computador que comprei) e aquilo era cagada para putos, uma versão simplificada para crianças (O Civ VI usa o mesmo "engine" infantil).

Eu estou na casa dos 40 anos de idade, mas sou um jovem comparado com os jogadores deste MOD Caveman2Cosmos, que é 200 vezes maior que o jogo base Civ IV, com citações do wikipedia, discussões políticas civilizadas acerca do Marxismo, Socialismo, Estalinismo e de como implementar esses sistemas políticos no jogo, de forma realística através de uma combinação de sistemas de governo e políticas sociais. Ao mesmo tempo tens cientistas a colaborar no MOD, para as eras futuras.

Este Mod é um trabalho de equipa por malta entre os 50-60 nos de idade, resultado de colaboração por historiadores, cientistas, engenheiros, etc. todos com uma grande paixão pelas respectivas componentes introduzidas por eles no Mod. É um verdadeiro prazer para mim, descobrir as tecnologias ou conceitos históricos da Idade da Pedra, que o Mod contém, com respectivas citações da Wikipedia.

Este Mod é comparável ao projecto da Wikipedia, pela abordagem e contribuição conjunta dos vários especialistas. A jogabilidade também é excelente.

Para teres uma ideia da diferença de escala entre o Civ 1 que jogaste por volta de 1992 e este MOD, é a mesma coisa que comparares um videojogo de carros da década de 1970, de uma máquina de salão da Feira Popular, com o mais recente Grand Theft Auto.

Isto é um Mod feito por velhotes, para outros velhotes. :-)))

Como eu não tenho capacidade para contribuir ao nível da programação, conhecimentos históricos, ou conhecimentos científicos, vou tentar ajudar na parte dos filmes, embora tenha explicado no fórum deles que não consigo converter o MP4 do windows movie maker, para o AVI do formato do jogo (se alguém daqui me quiser ajudar com um conversor de vídeo, leiam o meu post no fórum Cavemam2Cosmos, pois expliquei lá os detalhes técnicos dos codecs).

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2907
Joined: Tue Aug 30, 2011 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Civilization IV (BTS) Caveman2Cosmos

Post by JoséMiguel » Sat Jun 02, 2018 11:19 pm

Eu criei hoje mais dois vídeos para este jogo, mas deparei-me com alguma censura puritana/religiosa no fórum norte-americano, que quero denunciar aqui com o objectivo de que todos os membros do fórum DVD Mania saibam apreciar o carácter tolerante do Rui Santos, que simboliza o que Portugal, ou a Europa em geral, tem de melhor do que o povo desgraçado dos EUA.

Mostrei o primeiro vídeo no meu velho tópico do "Soľ nad zlato", onde falo no escritor português Teófilo Braga:

viewtopic.php?f=11&t=48771

Mas onde eu sofri censura foi com o próximo vídeo, acerca dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga:



Eu escrevi "bullshit" e mesmo antes de publicar a mensagem vi logo na pré-visualização que mudaram "bullshit" para "bullfeathers". Que cagada de merda americana vem a ser esta!? Grr:-)

O meu tópico no site americano do Caveman to Cosmos (eu sou o "Zé da Adega", não há que enganar):

https://forums.civfanatics.com/threads/ ... ms.629904/

Eu escrevi um PS com o seguinte:

"PS: I did not write "bullfeathers", my text was morally censored and automatically replaced. I do not wish to engage in a civil liberties discussion with the owners of this forum, that even the modders of C2C have no control over. I'm portuguese and I only attempted to translate the portuguese word "treta" to english, using an american slang (bull "crap"). But of course you all know what was the word censored,"

Atenção que nesse fórum eu tenho de baixar a bolinha e aceitar a tal censura puritana-religiosa dos desgraçados norte-americanos, donos desse fórum. Mas reparem que a equipa que programa o mod do jogo não tem culpa e também já se arreliou com eles.

Esta censura que relatei foi apenas um algoritmo automático que bloqueou a palavra "bullshit", mas esperem uns dias até os fanáticos puritanos americanos espreitarem o meu vídeo dos Jogos Olímpicos, com os atletas gregos todos nús, que se calhar vão logo proibir o meu vídeo. Eu depois logo conto aqui se ocorrer alguma coisa. :lol:

Por último, eu sei dar muito valor à atitude do Rui Santos que permite a liberdade de expressão, em bom português, aqui no fórum. yes-) salut-)

Post Reply