Depois de uma semana de esforço suplementar no emprego e sessões prolongadas de "Dark Souls" e "Gears Of War 3" ( culminando no fim de semana em que ajudamos o Bisard a conseguir terminar o GoW3 em Insane ) comecei a sentir dores na base do polegar.
A gota de água foi um serviço extra que desempenhei na fatídica segunda-feira seguinte, o qual eu deveria ter recusado pelas condições deficientes de segurança que apresentava...
O que ao início não me pareceu nada de grave, transformou-se 2 dias numa incapacidade grave do referido polegar, impedindo-me de pegar, agarrar, puxar, premir, enfim... toda e qualquer acção que exigisse do polegar o menor esforço.
A partir desse momento, fiquei incapacitado para o trabalho, fui obrigado a deixar a maioria dos meus hobbies, e conduzir tornou-se muito doloroso.
Tenho repartido o meu tempo entre sessões ( caras ) de fisioterapia com poucos ou nenhuns resultados, exames e consultas de ortopedia que não dão respostas claras, longas horas sentado a ver séries e filmes, e alguma conversa de tasco para desanuviar....
A investigação que tenho feito, tentando ligar os dados que disponho, leva-me a crer que sofro da "Tenosinovite de De Quervain".
As causas não são claras, os tratamentos são variados e a percentagem de sucesso variável.
O que tem isto tudo a ver com os videojogos?
Apesar de crer que foi no emprego que dei a "estocada final" no polegar, sempre fiquei com a sensação de que as sessões prolongadas de videojogo com o comando da Xbox 360 também contribuiram bastante para este descalabro.
Falo da disposição dos sticks analógicos, nomeadamente o direito, que sendo utilizado para os movimentos de precisão ( apontar ) mantém o polegar direito sob tensão.
Bastaram algumas pesquisas pela net para encontrar uma ligação entre queixosos desta doença e o comando da Xbox.
Venho assim alertar os meus ex-colegas de vício para que não cometam os mesmos erros que eu.
Descansem alguns minutos entre cada hora de jogo, estejam atentos à menor dor, caso surja alguma inflamação não a ignorem, coloquem gelo imediatamente no local da dor. Em caso de persistência da dor, procurem ajuda profissional.
Para mim, pode ser já tarde demais, as últimas semanas têm sido um martírio.
Talvez abandone de vez os videojogos, pois entre o hobby que mais gosto e a minha vida, a escolha é óbvia.
Está-me a custar imenso escrever este post...
Fica o alerta de um ex-hardcore gamer.
Over and out!