Forza Motorsports 4 - a minha análise

Fórum dedicado à Temática dos Videojogos.
Post Reply
Glorioso
Especialista
Especialista
Posts: 1066
Joined: December 29th, 2005, 9:44 pm

Forza Motorsports 4 - a minha análise

Post by Glorioso »

Quando foi lançado para o mercado Forza Motorsport, em 2005, os jogos de simulação automóvel nas consolas domésticas mudaram para sempre. O impacto foi tal que a Microsoft juntou a equipa responsável e criou um estúdio novo só para esta franquia, a Turn 10 Studios. A equipa tem trabalhado sem descanso para regalo de todos os fãs de automóveis, que são donos orgulhosos de uma Xbox 360.

Quando pegamos no jogo, depois de termos perdido umas horas na demo, começamos por ter a sensação que estamos a jogar Forza 3.5, apesar de apresentar gráficos estrondosos, efeitos de luz únicos e o detalhe de cada um dos mais de quinhentos carros presentes com mais de um milhão de polígonos cada. A tendência é saltar logo para a competição e começar a correr, desenvolver ra carreira e subir o mais rápido possível. Mas à medida que nos vamos embrenhando no jogo começamos a perceber que há alí algo mais, algo que pouco a pouco, detalhe a detalhe, faz deste um jogo completamente novo, aprimorado e com uma atenção ao detalhe que nunca tinha sido dada num jogo de condução. O Image Base Lighting (IML) tão badalado e publicitado pela Turn 10 não é ilusão, é um artefacto vital que torna os carros parte do ambiente que os rodeia, e que torna cada reflexo, cada sombra, cada detalhe, o mais perfeito alcançável num videojogo de automóveis.



O modo de carreira foi inteiramente redesenhado, e é aqui que começamos a perceber que a Turn 10 passou estes últimos anos a ouvir, atentamente, a comunidade. Este modo chamar-se agora World Tour. As provas vão-se desenrolando um pouco por todo o globo e vão variando de corridas: provas de um contra um no meio do tráfego, derrubes de pinos de bólingue na pista do Top Gear, eventos de Autocross, e de tudo um pouco para agradar a todos e nunca estarmos restringidos a uma única escolha. À medida que subimos de nível vamos tendo os habituais prémios, mas em vez de estarmos forçados a receber um determinado carro, temos uma panóplia de carros à escolha. É como se pudermos trocar aquelas meias que a nossa tia chata nos oferece no Natal, por algo que realmente apreciamos. Já vos contei que em vez de 50 agora temos 150 níveis para subir? Além disso a afinidade pelos carros foi trocada pela afinidade pelas marcas, ou seja, enquanto que em FM3 subíamos um carro até ao nível 5, aqui cada carro de determinada marca que usamos, vai aumentando o nível de afinidade com essa marca. E existem 50 níveis para desbravar, para cada uma das mais de 80 marcas diferentes disponíveis.

Não temos Porsche, todos já ouvimos a birra da EA, mas não irão faltar carros para todos os gostos. Desde um frágil Ford Ka ao um poderoso Bugatti EB 110, a variedade de carros é imensa. Não esperem encontrar dez versões do mesmo carro em que a diferença entre eles é uma única letra no fim do modelo, com o único propósito de aumentar a lista de carros. Vão encontrar mais de 500 carros, realmente únicos, detalhados e reproduzidos como nunca os viram.



Ao conduzirmos vamos percebendo que Forza Motorsport 4 foi reprogramado de raiz, e que o comportamento dos carros está a um nível de realismo acima de Forza 3, a bitola até agora. Os limites físicos e mecânicos do carro, dos pneus (a parceria com a Pirelli nota-se bastante), ou até mesmo dos travões vão manifestando-se, e requerem habituação. O comportamento de cada carro é único, e exige treino para dominar a sua condução exímia. No modo World Tour a inteligência artificial (IA) não pode ser mudada, e o jogo vai a adaptando-se à medida que vamos evoluindo, e se para os jogadores mais experientes as primeiras corridas pareceram demasiado fáceis, a certo ponto, da longa carreira, as coisas vão se tornado mais duras e os adversários mais difíceis. A IA foi repensada, e além de termos de nos envolver em lutas de dois ou mais carros que se digladiam por uma posição, as suas reações são mais realistas, e se se sentirem pressionados irão cometer mais erros, seja por nós ou por outro oponente. a IA deixa de ser uma mera espetadora e passa a ser um elemento real da corrida. Os pilotos vão defender as travagens, e depois de ultrapassados vão exigir que que essa linha seja defendida por nós e vão fazer tudo para ganhar de volta essa posição. Experimentem dar um toque para destabilizar o adversário e vão sentir na pele que o nosso carro também fica desequilibrado e danificado. O sistema de danos é também uma evolução de FM3, com riscos, amolgadelas e peças a cair mas com mais realismo, especialmente nas amolgadelas. Nas definições de dificuldade encontramos duas novidades, a pedido da comunidade, podermos ligar ou desligar a possibilidade de recuar uma corrida, e as ajudas na viragem, que tanto chateavam os drifters, podem ser desligadas.



Todo o método de recolha de pontos e experiência, todo o sistema de economia de Forza foi reconcebido do zero. Ao chegarmos a um nível de afinidade 10 de uma determinada marca, os upgrades passam a ser grátis, e depois vamos recebendo bónus em dinheiro. De que maneira isso irá afetar a evolução no jogo? Só o tempo o dirá. Mas em Forza 4 toda a experiência é levada como um bolo, tudo o que fazemos contribui para amealhar pontos e experiência, todos os modos de jogo concorrem para esse bolo, o que nos leva a experimentar todas a vertentes de Forza. Os bónus de carros também se esgotam no nível 50, mas depois teremos mais 50 degraus duros de subir até ao topo. Agora além do resultado na corrida tudo aquilo que fazemos durante a corrida concorre para o prémio final, e somos pontuados pela maneira como conduzimos, como ultrapassamos e até como aproveitamos o cone de aspiração do carro da frente. Os créditos acumulados servirão para aumentar a nossa coleção de carros mas também para os melhorarmos e personalizarmos ao nosso gosto. E desta vez até os híbridos e os eléctricos têm direito a opcionais dedicados.

Tal como os anteriores títulos Forza os DLC's vão representar uma parte importante no evoluir do jogo, e já estão prometidos dez carros por mês que poderão ser adquiridos desta vez com um Season Pass que custará 2400 MP's, que estará à venda a partir de dia 11 no LIVE, ou através das lojas de venda a retalho. O jogo inaugura na franquia algumas pistas interessantes, como a Infineon Raceway (com três circuitos e uma pista de drag com ¼ de milha), Hockenheimring (com três variantes e uma pista de drag semelhante), Indianapolis Motor Speedway (com a mítica oval e o circuito de GP), e a já famosa localização fictícia dos Alpes (com seis circuitos). Sendo que, como habitual, estas variantes poderão ser todas disfrutadas em ambos os sentidos. A estas somamos as pistas já conhecidades de Forza, agora disfrutadas em diversas fases do dia e com a temperatura a influenciar diretamente o comportamento do carro. Senti falta da pista de Nova Iorque que me acompanhava desde o original, mas sei que não era das mais apreciadas pela comunidade. Veremos o que futuros DLC´s nos trarão em termos de pistas que se centram em três territórios: E.U.A., Europa e Japão. Aponto ainda para o facto de não existir nenhuma no hemisfério sul.



Forza não é realmente Forza sem a componente online, e também aqui a Turn 10 foi mais longe. Para lá dos vários modos arcade incluídos, as corridas agora suportam até 16 carros em simultâneo, com uma fluidez notável. Foram adicionados os clubes, onde podemos agrupar amigos e partilhar carros, afinações, pinturas, entre muitas outros coisas. A comunidade ganha assim cada vez mais importância. Mas a grande novidade é o modo Rivals, que mereceria uma análise por si só. Este parece um jogo dentro de outro e, não querendo fazer futurologia, este vai ser o grande modo de Forza 4. Este modo está para Forza 4, como o modo Horde esteve para Gears 2. A demo levantou o véu sobre este modo, mas só na versão final podemos aprofundar a sério este modo, e perceber o vício que é podermos a qualquer altura desafiar um qualquer jogador em qualquer ponto do mundo numa imensidão de provas. De volta está também a Storefront, onde podemos comprar e vender de tudo, desde afinações a pinturas e aceder a criações de verdadeiros artistas, mas agora tudo muito mais arrumadinho.



Outro ponto forte da franquia tem sido sem dúvida a sonoplastia, mais uma vez a Turna 10 Studios apostou forte na recolha de dados sonoros, fazendo orugir dos carros estar melhor que nunca Experimentem baixar o som da música e dedicarem-se a ouvir a fundo as subtilezas de cada motor, e a sua unvocidade. De seguida levantem o som de maneira a esquecerem tudo em redor e deixem o ruído fluir. É o mais próximo que temos de estar dentro de um carro a sério a debitar RPM e a ritombar como os tambores do inferno.

O síndroma “Forza Kinect”, tem sido causador de muitas ansiedades e de temores sobre a orientação arcade do jogo. Mas esses temores são dissipados no ecrã inicial do jogo, onde podemos selecionar se queremos enveredar pela jogabilidade tradicional ou pela jogabilidade Kinect, com modos próprios para um ou dois jogadores em ecrã dividido. Inclusivamente, o Autovista pode ser abordado tanto com o Kinect como com o comando tradicional e assim, aceder a mais de dez horas de conteúdos comentados por Jeremy Clarkson, sem qualquer tipo de censura, onde usando o seu estilo distinto, ele opina sobre os 25 carros disponíveis , para já, no Autovista e que nem sempre a opinião é a mais abonatória. Só o HeadTracking e os comandos de voz podem ser acedidos nos modos “tradicionais”. O Headtracking, depois de acionado e afinado, é uma real adição de pormenor à jogabilidade de Forza Motorsport 4, permitindo uma mudança subtil do ângulo da câmera, e funciona em qualquer das vistas do carro, de maneira a termos a melhor visibilidade sobre a pista à nossa frente.



Sejam novatos ou veteranos de Forza, este jogo tem algo para todos, além de enriquecer a jogabilidade, Forza 4 alargou o elenco de potenciais jogadores. O jogo não tem para já Porsches, no entanto não faltam carros para todos os gostos. Corridas de noite? Quantas corridas reais são feitas de noite? Estes pequenos reparos que têm sido apontados não beliscam em nada o grau de perfeição que a Microsoft Studios atingiu com Forza Motorsports 4, que é uma refinação do pedigree iniciado em 2005 com o jogo original. Forza Motorsport 4 é como aquele borracho da secundária que agora descobrimos numa passerelle da Moda Lisboa, é a mesma, as feições, os olhos, o sorriso é o mesmo, mas agora está tudo mais maduro e tudo muito melhor, o jogo tem os genes de Forza 3 mas tem muito mais maturidade, corpo e andamento.

Image

http://www.xboxteamportugal.com/index.p ... &Itemid=60
User avatar
Green_Lion
Fanático
Fanático
Posts: 822
Joined: February 4th, 2003, 10:54 pm
Location: Ponta Delgada

Re: Forza Motorsports 4 - a minha análise

Post by Green_Lion »

Glorioso wrote: Tal como os anteriores títulos Forza os DLC's vão representar uma parte importante no evoluir do jogo, e já estão prometidos dez carros por mês que poderão ser adquiridos desta vez com um Season Pass que custará 2400 MP's, que estará à venda a partir de dia 11 no LIVE, ou através das lojas de venda a retalho.
Vão sustentando chulos e depois não se queixem se tiverem de pagar € 60 pelo Forza 5 e o jogo não tiver nenhum carro de origem. mau-)
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Forza Motorsports 4 - a minha análise

Post by DarkPhoenix »

...nem mais, Green Lion!
Não compro nenhum destes season pass, cambada de chulos.

Acho piada darem notas altíssimas a esta e outras sequelas que nada mais são do que pequenas actualizações, e depois queixarem-se que os novos IPs não conseguem vender....



in other news:
Spa-Francorchamps confirmado no GT5!
Glorioso
Especialista
Especialista
Posts: 1066
Joined: December 29th, 2005, 9:44 pm

Re: Forza Motorsports 4 - a minha análise

Post by Glorioso »

DarkPhoenix wrote:...nem mais, Green Lion!
Não compro nenhum destes season pass, cambada de chulos.


in other news:
Spa-Francorchamps confirmado no GT5!
Uma no cravo outra na ferradura!
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Forza Motorsports 4 - a minha análise

Post by DarkPhoenix »

...uma "ferradura" de luxo, meu caro.
E vem com ciclo dia/noite e clima variável.

Estás a imaginar o meu Formula 1 a fazer Eau Rouge?
...eu estou!
Glorioso
Especialista
Especialista
Posts: 1066
Joined: December 29th, 2005, 9:44 pm

Re: Forza Motorsports 4 - a minha análise

Post by Glorioso »

DarkPhoenix wrote:...uma "ferradura" de luxo, meu caro.
E vem com ciclo dia/noite e clima variável.

Estás a imaginar o meu Formula 1 a fazer Eau Rouge?
...eu estou!
São opiniões, mas na mesma frase criticas os DLC e de seguida elogias... não me pareceu coerente. Tal como comparar GT5 com FM3, quanto mais com FM4... mas são opiniões, claro. Mas espera, já tens o Forza 4?
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Forza Motorsports 4 - a minha análise

Post by DarkPhoenix »

Estás enganado.
No mesmo post, critico esta moda nojenta de season passes ( pagar sem saber bem porquê ou para quê... ) , e louvo um dlc desejado pela comunidade, um dos mais iconográficos circuitos da F1.

Não sou contra dlc, sou contra mau dlc.
rumenapp
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 199
Joined: September 10th, 2003, 9:29 pm

Re: Forza Motorsports 4 - a minha análise

Post by rumenapp »

Forza 4 é uma desilusão no seu todo?

Sim é, inova mais fora da pista do que no jogo propriamente dito, não tem Day/Night, condições atmosféricas, pistas mais pedidas pela comunidade foram simplesmente ignoradas(Spa e bathurst/Monte Panorama).

GT5 vai ter Spa daqui a poucos dias :lol:

Se bem que dlc de carros tem 3 skylines :twisted:

Modo Rivals é uma cópia do Autolog mas isso nem vale a pena dizer que a T10 nem tentou disfarçar :lol:

Autovista é engraçado mas quer-se inovações dentro da pista, no jogo em si.

Alturas do dia é só em 4 ou 5 pistas mau-)

Gostei da demo e já tenho a minha pre-order na amazon à uns dias mas não deixa de ser uma desilusão não ter coisas que seriam esperadas na evolução normal de um jogo.

Btw: 2 dias(nem isso secalhar) chegam para fazer uma análise a um jogo? Para mim não.
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Forza Motorsports 4 - a minha análise

Post by DarkPhoenix »

Eu não tenho o Forza 4 porque tenho que pagar os meus jogos.
Sendo assim, nas últimas duas semanas investi o meu dinheiro no "Deus Ex 3", "Gears of War 3" e "Dark Souls", que considero bem mais apetecíveis do que um Forza 3.5.
bisard
Especialista
Especialista
Posts: 1607
Joined: October 2nd, 2003, 12:33 am
Location: Portugal

Re: Forza Motorsports 4 - a minha análise

Post by bisard »

The Evolution of Forza HD

Um vídeo interessante sobre a evolução da série, sobretudo do ponto de vista gráfico. Muito bom mesmo. Nunca mais é dia 14. grr-)
Espero que a fnac envie ainda na quinta-feira para ver se chega antes do fim de semana. nails-)
Glorioso
Especialista
Especialista
Posts: 1066
Joined: December 29th, 2005, 9:44 pm

Re: Forza Motorsports 4 - a minha análise

Post by Glorioso »

rumenapp wrote:
Btw: 2 dias(nem isso secalhar) chegam para fazer uma análise a um jogo? Para mim não.
Essa é uma boa questão, quantos dias são necessários, dias ou horas? Claro que depende do jogo, do jogador e de como analisas. Num jogo como o Forza não podes pensar que vai levar o jogo até ao fim, tens de testar os limites do jogo, levar até onde puderes, se reparares já há mais análises online, nenhum deve ter conseguido mais que 5 a 10 % do jogo completado... ajudou a demo estar na rua e ter tido acesso á umas versões Beta para ir criando a análise, depois foi dedicar tempo, muito tempo ao jogo. Se falares de Gears? Acabas a campanha, atacas os modos online (se estiverem abertos antes do lançamento, nem sempre acontece) e fazes uma opinião... como te digo, depende do jogo, eu gosto de ter uma semana, trabalho, tenho família, filhos, não vivo disto e acima de tudo pago pelos meus jogos, e o Forza vou comprar um edição especial. Uma análise é um processo complicado, especialmente quando o apresentas em nome de uma equipa, uma coisa é fazeres um post, dizeres a tua opinião e está feito, outra coisa +e teres um processo definido, bitolas a seguir e teres de apresentar o trabalho a terceiros e saberes que vais ser alvo de criticas, e nem todas construtivas, as primeiras normalmente são dos "haters", aqueles que antes de verem o jogo já o rotularam, depois vê as outras e vais aprendendo.

Eu este ano ainda vou gastar o meu dinheiro em Halo CE, MW3, possivelmente Battlefield 3 e certamente em Batman, mais alguns que apareçam a bom preço e que me agradem, não pirateio os jogos.

PS: Bisard, vale a pena a espera... e Maple Valley está mais bonito que nunca!!
Glorioso
Especialista
Especialista
Posts: 1066
Joined: December 29th, 2005, 9:44 pm

Re: Forza Motorsports 4 - a minha análise

Post by Glorioso »

Post Reply