Top Spin 4, a minha análise

Fórum dedicado à Temática dos Videojogos.
Post Reply
Glorioso
Especialista
Especialista
Posts: 1066
Joined: December 29th, 2005, 9:44 pm

Top Spin 4, a minha análise

Post by Glorioso »

Desde os primórdios desta indústria que o ténis tem sido musa inspiradora dos criadores de videojogos. A minha primeira experiência foi precisamente no Pong – a primeira abordagem ao tema. Desde aí muitos jogos, nas mais variadas plataformas, têm tentado trazer este desporto até nós, com mais ou menos sucesso, e nunca como agora a tecnologia dá liberdade aos criadores para uma obra com uma repodução fiel do ténis.

Nesta quarta versão de Top Spin, a 2K tinha por missão corrigir as falhas do anterior, que foi um passo em falso na série, assim como simplificar a jogabilidade, tornando mais intuitiva toda a experiência de jogo que no jogo anterior tinha sido uma dor de cabeça. A jogabilidade de um jogo de desporto, especialmente um com as subtilezas caracteristicas do ténis, não é algo de fácil aprendizagem, e neste aspecto Top Spin está excelente. O modo Top Spin Academy trata de nos colocar a par de todas as mecánicas da jogabilidade, desde a mais elementar e familiar até aos movimentos mais complexos que aqui têm um tratamento diferente que tiveram, por exemplo, na anterior entrega da série.

O modo carreira é um exemplo a seguir por outros jogos de desporto. A sensação de progressão é real, pemitindo a evolução do nosso jogador – que podemos detalhar até ao mais ínfimo pormenor – usand a ferramenta de criação disponibilizada pelo jogo. Desde as características físicas mais pormenorizadas até à nossa postura em campo tudo é personalizável. Desde os torneios mais insignificantes aos grandes palcos, a carreira é uma experiência notável e, apesar de alguns torneios de importância não estarem licenciados, podem contar com Roland Garros, US Open e Open da Austrália, sendo que Wimbledon é o único dos Grand Slam ausentes.

Com o passar do tempo e com a evolução do nosso jogador, vão ficando disponíveis torneios mais difíceis e opositores mais “duros de roer”, mas também o nosso jogador terá outras armas e por esta altura, nós próprios teremos aprendido a dominar melhor a méstria do Ténis. Além do nosso jogador, muitas outras estrelas estão disponíveis para serem testadas. Nadal, Federer, Murray, Wozniacki ou Serena, são alguns exemplos dos nomes mais sonantes, contudo, também terão à vossa disposição lendas do desporto. Desde Born ou Becker aos mais recentes Sampras ou Agassi, são nomes que vão fazer as delícias dos maus saudosistas e relembrar jogos míticos – e eu, que cresci a ver Boris Becker a servir como uma Magnum 44, não posso deixar de sentir um arrepio na espinha ao encenar tal proeza digitalmente!

Paralelamente ao modo carreira, temos o modo online que nos apresenta uma paleta recheada de opções. Começando pela carreira online onde podemos levar o nosso jogador a subir no Ranking online e ganhar pontos de experiência, à semelhança do modo local, mas contra jogadores humanos espalhados por todo o mundo. Além disso, temos a hipótese de disputar torneios com jogadores conceituados ou desafios directos com outros jogadores. O modo online está muito bem conseguido

Graficamente o jogo consegue fazer-nos crer que estámos a ver um jogo real. As subtilezas de cada piso específico estão lá, conseguindo que as especifidades da terra batida sejam fielmente reproduzidas – porém, infelizmente, não tive oportunidade de experiementar o modo 3D presente no jogo. Como seria de esperar as estrelas são facilmente reconhecidas e até a sua postura em campo mereceu atenção por parte dos produtores.O som também está muito bem conseguido, com o público a reagir de acordo com a intensidade do jogo. Tal como na parte gráfica, as especifidades da terra batida não foram deixadas de fora, sendo percéptivel o som característico dos pés a deslizarem na terra.

Sejam veteranos apreciadores deste tipo de jogos, ou novatos no género, Top Spin 4 tem algo para oferecer atodos os jogadores. Tanto o recheado modo carreira como o competitivo e viciante modo onlie são dignos de referência. Depois de Top Spin 3 ter colocado a 2K Games a marcar passo, a produtora à carga quase 3 anos depois e deixou a concorrência em sentido. Pena é a ausência de suporte Kinect.

Image
Análise publicada no XTP: http://www.xboxteamportugal.com/index.p ... &Itemid=60
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Top Spin 4, a minha análise

Post by DarkPhoenix »

Aqui está um género do qual não consigo gostar de jogar.
Aprecio o grafismo e a técnica necessária, e até gosto de ver jogar.
Infelizmente, o mesmo se aplica à generalidade dos jogos de deporto.

Ainda me lembro dos primeiros jogos de tenis como o Passing Shot.......

Excelente iniciativa em publicares aqui as tuas críticas! yes-)
Post Reply