Problema na PS3

Fórum dedicado à Temática dos Videojogos.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Problema na PS3

Post by Cabeças »

Vivam...

Estávamos ontem todos contentes a jogar o Buzz, quando decidimos jogar online. A PS3 estava configurada para um router wireless na casa da mãe da minha filha e como aqui temos netcabo por fio, alterámos as definições da net. Depois a PS3 quis actualizar-se (actualização 2.41) e fez o dowload. Mas a seguir na instalação, deu o erro 8002F08C e nunca mais conseguimos fazer nada. Tenta fazer a instalação e dá o mesmo erro, sucessivamente.

Na net dizem que o nº do erro é defeito de fabrico e que se pode trocar a PS3... eu também já tinha ouvido falar de alguns casos cá em Portugal de troca de máquinas devido a um defeito qualquer.

Alguém confirma? Já teve algum caso semelhante? Alguém sabe onde se tem que ir? Ou se dá para resolver de outro modo?

Grato,
Cabeças
Image
DaProfezzur
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 234
Joined: November 23rd, 2006, 11:25 am

Re: Problema na PS3

Post by DaProfezzur »

Liga para a Sony e ficas a saber: 707 23 23 10
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Problema na PS3

Post by Cabeças »

Obrigado, DaProfezzur, pronto, já liguei.

Com era de esperar, a resposta foi mais ou menos: ah e tal, tem que pagar 183 euros e substituímos por uma nova. Se estivesse na garantia trocávamos gratuitamente.

Fico cada vez mais irritado e incrédulo com a sanha anormal que grassa neste país e que tem como principal objectivo apenas sacar logo dinheiro à bruta às pessoas o mais depressa possível. Então a máquina é que pede a actualização (da Sony), o update é feito, a máquina bloqueia e nós é que temos que pagar 183 euros???? Grr:-)

Há mais casos reportados na net, mas o problema parece ser recente. Parece-me que sendo a actualização pedida pela máquina e o problema do bloqueio daí recorrer, que o procedimento normal seria um pedido de desculpas da Sony Portugal e o arranjo ou a substituição por uma máquina nova. Se fazem isso quando a máquina está na garantia, sendo o erro deles, porque razão não estando a máquina já na garantia mas continuando a avaria a ser fruto de uma actualização pedida pela máquina (e o update sendo deles), temos que pagar 183 euros?

Tudo isto me mete cada vez mais nojo. Agora dizem para enviar um email para o supervisor para expôr a situação. Mesmo que consigamos resolver em pagar, vamos estar à espera imenso tempo. E deve haver montes de gente que paga sem perguntar nem pesquisar nada.

A actualização que causou o problema foi a 3.41. Mais alguém por aqui teve este problema ou algum parecido? E qual a vossa opinião?
Cabeças
Image
Satyr
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 465
Joined: July 14th, 2007, 7:33 pm
Location: Andorra La Vella, Andorra

Re: Problema na PS3

Post by Satyr »

Já não ligava a PS3 há algumas semanas e, depois de ler o teu post, decidi fazer fazer a instalação do novo firmware (3.41). Correu tudo bem na minha PS3 Slim. Já tenho lido muitos casos de users que acabam por ter problemas na consola, após a instalação de um novo firmware.
Pagar essa quantia por um problema que nem sequer é da tua responsabilidade é ridículo, na minha honesta opinião. Infelizmente, a Sony vale-se pela desculpa que está fora da garantia. Eu acho que devias expor a situação.
DaProfezzur
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 234
Joined: November 23rd, 2006, 11:25 am

Re: Problema na PS3

Post by DaProfezzur »

Isso não faz sentido nenhum. O teu problema não é hardware mas sim de software que ainda por cima foi causado por eles. Se és sócio do Deco devias metê-los ao barulho. Secalhar é chato pois vais ficar sem ela durante o processo todo mas pelo menos fazes valer os teus direitos.
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Problema na PS3

Post by Cabeças »

Estas estratégias comerciais de saque, as políticas da maior parte das empresas e de um modo geral este país, metem-me cada vez mais nojo.

Enviei este email:

-----------------------------------
Caros Senhores,

Acabei agora de falar com o vosso suporte técnico telefonicamente, que me forneceu este endereço de email para expôr a seguinte situação:

Ontem a nossa PS3 pediu uma actualização. Uma vez efectuado o download, a máquina a meio da instalação reportou o erro 8002F08C e nunca mais conseguimos sair do menu. Seguimos todos os procedimentos sugeridos, ligámos, voltámos a desligar, retirámos o cabo de alimentação, sem sucesso. Uma vez ligada, a máquina entra automáticamente na tentativa de instalação e volta a reportar o erro acima descrito.

Uma vez que a máquina já não está na garantia, o vosso suporte técnico foi célere em pedir um pagamento de 183,01 euros, referindo que se efectuaria a substituição por uma máquina nova. Segundo o funcionário com quem falei, se a máquina estivesse na garantia, a substituição seria gratuita.

Embora não seja de estranhar (embora seja de lamentar) no nosso país a celeridade com que as empresas tentam logo obter dinheiro dos clientes, este parece-me ser indubitavelmente um caso em que o procedimento correcto seria receber um pedido de desculpas da Sony Portugal e a máquina arranjada ou trocada o mais depressa possível a custo zero, independentemente da máquina estar ou não (a nossa não está) na garantia. Ao fim e ao cabo, o update foi pedido pela máquina (e é o vosso update) e foi esta solicitação (a que nós acedemos) que originou o bloqueio da mesma. Não me parece lógico, sensato, ou admissível termos que pagar seja o que for por um problema originado por um update vosso que é solicitado pela própria máquina.

Acho sinceramente que a vossa tentativa de um pagamento de 183 euros por parte de um vosso cliente (nós) devido a um problema que é originado por um update vosso e pedido pelo próprio equipamento não é pura e simplesmente admissível e é um indicador lamentável daquela que na minha opinião devia ser uma atenção ao cliente pautada por uma estratégia preocupada com a satisfação do mesmo, e não pela obtenção de (mais) lucros devido a erros de software ou hardware que só a vós são imputáveis.

Espero que a Sony Portugal demonstre algum bom senso e resolva a nossa situação da melhor maneira possível. A avaria é consequência de um update vosso. Espero que procedam em conformidade, arranjando ou trocando a nossa máquina a custo zero, como me parece inquestionavelmente justo.

A aguardar uma resposta vossa.

Os meus cumprimentos,
Cabeças
Image
rpfc
Fanático
Fanático
Posts: 942
Joined: January 18th, 2010, 6:20 pm

Re: Problema na PS3

Post by rpfc »

hmmm tens uma da versao fat ou slim? (deve ser fat, por causa de ja' nao estar em garantia..)

eu por acaso tenho jogado estes dias, que estou por casa, com um amigo que ca' veio.. mas ainda so' liguei o PES.. e nao tenho feito actualizaçoes nenhumas.

se calhar, vou ligar o buzz... e actualizar... ate' porque ainda estou dentro da garantia...

se acontecer alguma coisa, eles que se arranjem.. :)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Problema na PS3

Post by Cabeças »

rpfc wrote:hmmm tens uma da versao fat ou slim? (deve ser fat, por causa de ja' nao estar em garantia..)

eu por acaso tenho jogado estes dias, que estou por casa, com um amigo que ca' veio.. mas ainda so' liguei o PES.. e nao tenho feito actualizaçoes nenhumas.

se calhar, vou ligar o buzz... e actualizar... ate' porque ainda estou dentro da garantia...

se acontecer alguma coisa, eles que se arranjem.. :)
A nossa é fat, sim.
Cabeças
Image
Giribi
Fanático
Fanático
Posts: 791
Joined: January 29th, 2001, 1:09 am
Location: Lisboa

Re: Problema na PS3

Post by Giribi »

Cabeças,

É um tipo de situação lamentável mas sem dúvida tipico de grande empresa, sempre avessa a assumir responsabilidades pelos seus próprios erros.
Espero que tenhas sorte no teu pedido de justiça para com a Sony e que leve o caso às últimas instâncias possíveis na defesa dos teus direitos.
Estivesse eu no teu lugar assim faria também, e coisa que nunca faria mesmo, seria pagar esses 183€ cuja responsabilidade nunca te pode ser imputável. Mais depressa comprava a XBOX360 mais barata, que pagava à Sony neste caso 1€ que fosse por um arranjo cuja culpa é única e exclusivamente da responsabilidade deles.

Disclaimer: Não tenho nem XBOX nem PS3 (tenho uma WII), por isso não depreendam do meu post, nenhuma tentativa de aliciamento para um formato concorrente ou qualquer manifestação de fanboyismo :-D
Pelo amor de Deus, que nunca façam um remake, prequel, sequel, reboot, whatever do Blade Runner, e nem sou católico...
Update: Ridley Scott, estás oficialmente na minha shitlist!
_RaDiOaCtIvE_
Especialista
Especialista
Posts: 1803
Joined: July 18th, 2010, 11:10 am
Location: Aveiro

Re: Problema na PS3

Post by _RaDiOaCtIvE_ »

Eu sinceramente acho que não vais ter sorte nenhuma, passo a explicar fazendo analogia aos telemóveis, assunto do qual estou por dentro. Antes de tudo a razão principal desta situação é já não ter garantia e quanto a isto nada a fazer mesmo, influencia tudo e perde-se maior parte dos direitos. Depois presumo que a actualização não seja obrigatória, assim como nos telemóveis, só actualiza quem quer. Terceiro é o pior é que somos nós a actualizar, em casa e fora da garantia, mistura explosiva. Deve-se sempre levar o aparelho à marca, pelo menos fora da garantia deviam ter a obrigação de actualizar gratuitamente, não sei se será o caso. :-?

Contudo, claro que desejo boa sorte na resolução deste insólito. :wink:
Image
Quase a completar a colecção de digipacks nacionais...
ImageImage
DaProfezzur
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 234
Joined: November 23rd, 2006, 11:25 am

Re: Problema na PS3

Post by DaProfezzur »

Só actualiza quem quer não é bem assim.

Na PS3 os updates são praticamente impostos, pois se não os fazes ficas sem acesso à parte on-line e não podes fazer updates aos teus jogos.
Image
_RaDiOaCtIvE_
Especialista
Especialista
Posts: 1803
Joined: July 18th, 2010, 11:10 am
Location: Aveiro

Re: Problema na PS3

Post by _RaDiOaCtIvE_ »

Ok, obrigado pelo esclarecimento pois como disse não estou dentro do assunto e optei por fazer uma analogia. :wink:
Image
Quase a completar a colecção de digipacks nacionais...
ImageImage
Glorioso
Especialista
Especialista
Posts: 1066
Joined: December 29th, 2005, 9:44 pm

Re: Problema na PS3

Post by Glorioso »

Eu tenho feito as, incontáveis e inúteis, actualizações sempre com o coração na mão, pois já são famosos este tipo de problemas, a minha é a FAT comprada no dia de lançamento e até hoje sem problemas e muito pouco uso... nails-)
rpfc
Fanático
Fanático
Posts: 942
Joined: January 18th, 2010, 6:20 pm

Re: Problema na PS3

Post by rpfc »

hmm eu por acaso nao faço actualizaçoes, desde o tempo d' el Rei. acho que ainda tenho a versao ou 2.80.. ou 3.00 ... (aquela anterior, a' actualizaçao que tirava a opçao de instalar um Sistema Operativo na consola)

nao que nao quisesse actualizar, ou que fosse instalar um SO na consola... mas porque, para jogar o que jogo, e a quantidade que jogo (leia-se MUITO REDUZIDA) ... as actualizaçoes demoram imenso tempo,e nao estou para isso.. :)

um dia destes, nem me deixam ligar a consola, por Firmware tao desatualizado que esta'..

mas mais vale faze-lo dentro da garantia...e esperar que nao tenham que me dar uma nova.. :)
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Problema na PS3

Post by DarkPhoenix »

A minha fat está actualizada, sem problemas.
Mas confesso que estou sempre à espera do peido mestre.
O pior que já me aconteceu foi BD ( alugado ) ter empancado enquanto era ejectado.
Cheguei a temer o pior, mas acabou por sair...
Post Reply