Acabei ontem o Dead Space. Depois de jogar esporadicamente durante mais de um mês, fiz uma maratona na minha última folga como há muito não fazia e acabei o jogo. Joguei em Normal e só usei o Plasma Cutter logo de propósito para não ter de fazer um segundo playthrough para o achievement One Gun.
Plasma Cutter esse que merece ser elogiado. Mas que arma fabulosa que os gajos inventaram aqui! A ideia de cortar ou na horizontal ou na vertical é genial. Aliás, toda a mecânica de Dead Space, que se concentra em desmembramentos e não em disparar à toa na direcção geral do inimigo, é muito boa e uma lufada de ar fresco. Em Dead Space não há cá disparar 5 tiros em 2 segundos, carregando freneticamente no gatilho. Cada tiro tem de ser pensado e calculado e pode ser preciso re-orientar a direcção horizontal ou vertical da arma.
Não experimentei as outras armas mas a mecânica do Plasma Cutter é excelente.
A descrição "Bioshock no espaço" assenta ao jogo como uma luva. O ambiente criado com sons e iluminação é muito similar e de altíssima qualidade em ambos os jogos. Barulhos distantes, ecos pelos corredores, frenesins eléctricos quando há máquinas em curto circuito, etc. A atmosfera de terror é muito bem construída. É um dos "defeitos" dos bons jogos survival horror, são muito tensos que às vezes nem dá vontade de jogar. Eu que gosto de jogos mais para explorar a bel prazer nas calmas (tipo Zelda, GTA, Fallout 3, Oblivion, etc) às vezes acho difícil mergulhar num jogo tão tenso como um jogo de terror, onde é preciso andar sempre de pé atrás e não há um minuto de descanso. Mas é isso que se quer de um ambiente de terror, quando é bem feito.
As secções em gravidade zero também estão muito bem conseguidas, não anda muito longe do Super Mario Galaxy.

Desorienta um bocadinho mais, mas está um espanto. E quando estamos no vácuo eu gostava que eles tivessem tido a coragem para que o único som audível fosse a respiração do Isaac. Ouvir o eco dos seus passos até talvez faça sentido, uma vez que é um som que vem do próprio fato dele e poderá ser possível ouvi-lo dentro do capacete, mas eu gostava de ter visto estas cenas sem som absolutamente nenhum. As explosões não se ouvem, então porque é que se há-de ouvir os nossos tiros??
É um bom jogo, talvez o jogo que o RE5 devia ter sido. Que é melhor, disso não há dúvidas, o RE5 foi uma enorme desilusão para mim, como já o disse aqui na altura.
Agora tenho o Assassin's Creed 2, mas talvez ainda jogue mais um bocado do Dead Space para conseguir alguns achievements das outras armas.
E ando mesmo em pulgas para jogar o Red Dead Redemption, devo comprá-lo em Junho. A cada novo vídeo que vejo só quero é encontrar-me no meio daqueles desertos enormes. O mundo de RDR está mesmo fabuloso, mal posso esperar por explorar aquilo, ir à caça, etc. Só uma coisa me desilude nesse jogo, descobri há uns dias que não se pode nadar, como nos antigos GTA. Depois do GTA4, a Rockstar dá um passo para trás nesse aspecto. E logo no RDR, que tem os melhores gráficos de água que já vi num videojogo!