Dark (Netflix)

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderador: JRibeiro

Responder
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Registado: julho 16, 2013, 9:16 pm

Dark (Netflix)

Mensagem por nimzabo » novembro 13, 2019, 3:36 pm

Última edição por nimzabo em novembro 13, 2019, 4:08 pm, editado 1 vez no total.

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Re: Dark (Netflix)

Mensagem por nimzabo » novembro 13, 2019, 3:43 pm

PanterA Escreveu:
agosto 18, 2018, 5:43 pm
Dark teve muita parra e pouca uva
(o que se segue é ligeiramente spoiler mas não muito)
Acabei agora de ver e não sabendo as razões para a afirmação parece-me algo possível de se dizer da série.
Anda à volta de uma pequena cidade alemã onde por motivos vários pessoas transitam entre momentos no tempo, umas vezes voluntariamente vão e voltam, e em outras sem querer ficam aprisionadas no tempo para onde foram.
O que se passa vai sendo desvendado aos poucos se bem que no fim ainda fique muito por responder.

A série é um bocado complicada porque em momentos diferentes no tempo as personagens são diferentes ou são as mesmas mas num tempo diferente e pode ser difícil fixar quem é quem e qual a relação entre as pessoas. Convém ver as temporadas de seguida para não se perder a memória das personagens e porque a história é encadeada.
O argumento é bastante complexo e até algo rebuscado. Nalgumas situações a mesma personagem encontra-se no mesmo tempo mas com idades diferentes, porque viajou doutro ponto temporal.

Tenho noção de que não apanhei tudo e numa segunda visualização talvez conseguisse apanhar mais algumas coisas.
Normalmente em ficções sobre viagens no tempo, o que fazemos no passado poder mudar o presente e o futuro. Nesta série também é assim mas ao mesmo tempo não é. Não sei se percebi muito bem.
A realização e a musica são muito boas mas pareceu-me detetar um ou outro plot hole também.

Recomendo para quem goste deste género de histórias mas fica o aviso de que a história é uma grande salganhada.
O 'muita parra' empregue pelo Pantera deve referir-se a isto. O pouca uva não sei bem mas talvez não tenha ficado muito satisfeito com o final.
Está prevista a terceira e julgo que ultima temporada para 2020. Pode ser que traga mais respostas.

PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Registado: fevereiro 21, 2012, 12:14 am

Mensagem por PanterA » novembro 13, 2019, 9:52 pm

Tenho que dar o braço a torcer, porque realmente tiveram kit de unhas (algo que não acreditava que era possível) para continuarem naquela complexidade narrativa, e para meu agrado melhorarem em todos os aspectos e até fui daqueles que nem fui grande fã da 1º season como citaste em cima.
A série neste momento está um completo mindfuck. A criação de mais timelines ficando com 5 no total e a decorrem todas ao mesmo tempo, praticamente que fazem parte do mesmo presente por estarem a contar eventos que no final vão-se sempre interligar. O fio condutor com o passar dos episódios torna-se mais difícil de seguir, mas ao mesmo tempo, da maneira como é série é realizada e editada é uma ajuda tremenda e é difícil perder ali o norte. Descomplicam o complicado, basicamente.
E algo muito bom foi como estiveram ali a jogar com a religião em metáforas e personifica-la em leis da física. A maneira como construiram toda aquele lore do tempo foi muito acima da média.

Por outro lado e em relação ao final. Não sei se gostei muito da maneira como vão implementar o multiverse com a vinda de um outro mundo (mundos?). Diria que já é inventar em demasia, como fizeram por exemplo nas relações genealógicas que parecia uma telenovela mexicana que no fundo quase que dava a entender que ninguém podia ter casos com ninguém porque acabavam em incesto. A ideia percebe-se mas não gostei dessa progressão.

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Mensagem por nimzabo » novembro 14, 2019, 2:11 am

Se não estou em erro só a passagem do Mikkel para 1986 é que teve implicações no futuro, o que é estranho.
Com toda a gente a viajar entre tempos seria de esperar que houvesse modificações sentidas nos períodos subsequentes.
(já nem falo na facilidade e naturalidade com que as pessoas 'embarcam' nas viagens; não parecem colocar sequer a possibilidade de não ser seguro).
Há um tempo que nunca muda e esse é o interno das pessoas cujo envelhecimento decorre sempre ao mesmo ritmo. Acontece quer fiquem sempre no mesmo plano temporal quer andem a passar de uns para os outros.
Não apreciei muito nem penso ter compreendido bem aquela coisa do Noah e da irmandade do mal. Não gostei muito dessa parte das forças do mal.

Algumas coisas pareceram-me não bater muito certo.
- Não percebi minimamente como é que o primeiro policia concluiu que tinha sido o Helge a matar as crianças. Fiquei com a impressão que não havia evidência alguma disso (mas também pode ser que não tenha percebido).
- Quando o Jonas viaja pela primeira vez e descobre o Mikkel em 1986 aparece o Jonas intermédio e os dois conversam um bocado. A conversa pareceu-me pouco natural pois uma questão que devia logo surgir na mente do Jonas novo é como é que o Mikkel tinha caído 33 anos no tempo.
- Aliás o centro da história que é o Mikkel simplesmente não faz sentido por ser em circuito fechado. O Mikkel é o pai do Jonas que foi quem o colocou no passado, isto é, um é a origem do outro. Tal e qual como a história do ovo e da galinha. Não parece possível, pelo menos numa visão sequencial da história e nem mesmo se é o futuro a condicionar o passado.
- A certa altura o Jonas velho disse que havia uma maneira de mudar as coisas e arranjou aquele portal para o Jonas novo viajar e evitar o suicídio do pai mas se bem percebi essa não era a questão. Era ser mesmo impossível mudar o que quer que fosse.

Vi tudo de seguida e não senti diferença entre as temporadas. Foi quase como se fosse uma temporada apenas mas com mais episódios.
Não sei se a história vai sendo construída ou se já estava toda idealizada à partida mas como não para de se tornar mais complexa parece cada vez mais remota a possibilidade de no fim ser tudo embrulhado de forma satisfatória.
A série levanta tantas questões sobre a natureza do real que a única forma de lhes responder seria ela própria dar a chave para essas questões e isso parece ser pedir de mais de uma série. A ciência e a arte e a religião já o fazem há centenas ou milhares de anos e até agora ainda não conseguiram.

Claro que pode acabar de várias maneiras umas melhores e outras piores (talvez possamos escolher um final entre os vários universos :-) ).
Para ser sincero aquilo já está a ficar uma trapalhada tal que não tenho grandes expectativas de que seja embrulhado de forma muito satisfatória.
Com uma realidade multiverse mais difícil fica. Acho que a série deve acabar depressa caso contrário pode perder qualquer credibilidade ainda tenha (se é que ainda tem) e tornar-se numa série de acção e ficção cientifica com um argumento para esquecer.

PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Registado: fevereiro 21, 2012, 12:14 am

Mensagem por PanterA » novembro 14, 2019, 10:08 pm

Eu ali até ao 4º episódio da 1º season não estava achar aquilo nada de especial. E no conto geral da coisa achei a season apenas razoável. Mas a 2º houve uma evolução de qualidade que me surpreendeu e me agarrou completamente.

Quanto ás perguntas, eram realmente boas se me tivesses perguntado dias depois de ter visto a season. Agora tenho que admitir que já estou a leste disso, e não tenho argumento nem razoabilidade para sequer iniciar o debate. O que mostra que se não revir a 1/2º season quando a 3º estrear, vai ser complicado seguir tudo como deve ser.

Responder