Line of Duty (BBC)
Moderator: JRibeiro
Line of Duty (BBC)
https://www.imdb.com/title/tt2303687/
https://en.wikipedia.org/wiki/Line_of_Duty
Tenho andado a ver isto nos tempos livres. É a série policial moderna feita em Inglaterra mais aclamada dos últimos anos. O estilo é declaradamente british, mas dentro da linha mais recente de thrillers sofisticados e "nervosos", que mesmo nas sequências de diálogo (uma parte importante do tempo) mantém o ritmo sempre acelerado e a tensão no limite.
É sobre uma equipa de "internal affairs", dedicada a investigar o crime e a corrupção nas forças policiais - um trabalho que é visto pelos restantes departamentos sempre com desconfiança e desprezo.
Vi 3 seasons e a qualidade é sempre a subir - a primeira season vê-se com um misto de curiosidade e condescendência (porque tem alguns buracos lógicos difícies de tapar, embora nem se esforcem para o fazer) em que a combinação de factores positivos acaba por levar a melhor sobre as debilidades. As seasons 2 e 3 são bastante boas e culminan num episódio brilhante que encerra a linha narrativa que as junta (como se fossem uma só season).
É uma série com pontos fortes determinantes (acabamos às tantas por não ligar nenhuma aos pormenores menos conseguidos), que desenvolve as suas três personagens centrais quase exlusivamente pelas relações de trabalho que as une. Não vemos praticamente nada da vida particular ou do quotidiano doméstico, embora possamos adivinhar a maior parte daquilo que se vai passando. Estas três personagens têm quase tantas qualidades quanto defeitos, sendo frequente vermos que cometem erros como qualquer pessoa - mesmo assim, são profissionais bastante competentes e dedicados, e estão no topo da hieraquia do departamento.
É uma série que reúne num mesmo pacote uma vertente mais procedimental e processual das investigações, com intrigas labirinticas cheias de teias relacionais em que os desfechos são dificies de prever, e ainda uma pontinha de acção que não deixa de ser ao mesmo tempo empolgante e realista (mas nem sempre, nem sempre...).
Se conseguirem fazer vista grossa a algumas argoladas na primeira season, aguarda-vos uma viciante série policial, de fazer roer as unhas de antecipação, e com uma refrescante pespectiva deslocada da produção americana mais comercial.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Line of Duty (BBC)
Não está explicitado no post anterior, mas a força maior desta série concentra-se nas sequências de interrogatório - os momentos em que a equipa em questão convoca suspeitos de "más-praticas" a comparecer no edifício para uma sessão gravada onde vão ser confrontados com pistas e intensamente interrogados sobre os casos em aberto. Estas sessões são gravadas e integradas oficialmente nas provas da investigação.
É durante estes interrogatórios que a habilidade toda dos argumentistas vem ao de cima. Ao contrário por exemplo do modelo de intriga/mistério oferecido nos policiais de Conan Doyle ou Agatha Christie, em que grande parte das revelações ficam guardadas para o fim, e em que o leitor/espectador está às cegas e é deliberadamente confundido pelas pistas disponibilizadas, nesta série são dadas suficientes pistas para conseguirmos acompanhar os criminosos à medida que eles ajustam as suas acções às investigações das forças policiais - é um jogo constante de gato-e-rato, para ver quem consegue superiorizar-se, e é nas salas de interrogatório que as principais jogadas são feitas.
É durante estes interrogatórios que a habilidade toda dos argumentistas vem ao de cima. Ao contrário por exemplo do modelo de intriga/mistério oferecido nos policiais de Conan Doyle ou Agatha Christie, em que grande parte das revelações ficam guardadas para o fim, e em que o leitor/espectador está às cegas e é deliberadamente confundido pelas pistas disponibilizadas, nesta série são dadas suficientes pistas para conseguirmos acompanhar os criminosos à medida que eles ajustam as suas acções às investigações das forças policiais - é um jogo constante de gato-e-rato, para ver quem consegue superiorizar-se, e é nas salas de interrogatório que as principais jogadas são feitas.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Line of Duty (BBC)
"Not Line of Duty, not Bodyguard – Bodies is Jed Mercurio's masterwork"
https://www.theguardian.com/tv-and-radi ... bc-iplayer
Já sei o que é que vou ver a seguir ao Line of Duty.
https://www.theguardian.com/tv-and-radi ... bc-iplayer
Já sei o que é que vou ver a seguir ao Line of Duty.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Line of Duty (BBC)
Vamos a notas, só para dar a ideia geral sobre o que achei até agora:
Season 1 - 7/10
Season 2 - 8/10
Season 3 - 9/10 (último episódio, 10/10)
Season 4 - 8/10
Season 5 - até agora 8/10 (a decorrer -- faltam 2 episódios para terminar)
Season 6 - prevista
Está a valer a pena. Não é a melhor coisa do mundo, mas tem características que a tornam positivamente viciante.
Season 1 - 7/10
Season 2 - 8/10
Season 3 - 9/10 (último episódio, 10/10)
Season 4 - 8/10
Season 5 - até agora 8/10 (a decorrer -- faltam 2 episódios para terminar)
Season 6 - prevista
Está a valer a pena. Não é a melhor coisa do mundo, mas tem características que a tornam positivamente viciante.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva