Lorca, muerte de un poeta (1988) - TVE

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Lorca, muerte de un poeta (1988) - TVE

Post by JoséMiguel »

https://es.wikipedia.org/wiki/Lorca,_muerte_de_un_poeta
https://www.imdb.com/title/tt0093436/

Descrição (TVE)

La figura de Lorca es tratada en toda su dimensión artística y humana; propone incluso una aproximación a la faceta ideológica y militante del poeta muerto durante la guerra civil.

El capitulo sexto y ultimo de la serie, titulado 'la muerte (1936)' concurrió al festival de cine y televisión de Montecarlo 1988, donde obtuvo el gran premio de la crítica.
Serie dirigida al público adulto. Rodada en estudio y escenarios naturales.

Sinopse (Wikipedia)

Cada episodio se abre con la ejecución de Lorca por un pelotón de fusilamiento, y luego retrocede a una época diferente de su vida y la historia política de España. Traza su carrera, su amistad con figuras luminarias tales como Salvador Dalí y su relación con su familia.

Los dos episodios finales representan el golpe militar de España y el derramamiento de sangre que significó la Guerra Civil.

Abertura da mini-série - Genocídio em nome do Fascismo

O poeta Garcia Lorca foi uma das primeiras vítimas do Genocídio do povo espanhol que fosse de Esquerda Politica, Republicano (anti-monárquico como os portugueses), homossexual, ateu, sindicalista (que exigisse leis do trabalho), etc.



Série completa no streaming da TVE

http://www.rtve.es/alacarta/videos/lorc ... -un-poeta/
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Lorca, muerte de un poeta (1988) - TVE

Post by JoséMiguel »

Comentário

Eu vi todos os 6 episódios de rajada, há dois dias. Nessa noite tive um pesadelo horrível de que os fascistas da Falange espanhola vinham por mim e que eu ia ser fuzilado de madrugada por ser ateu, libertino e de Esquerda.

Os dois últimos capítulos (5 e 6) são mesmo um filme de terror para adulto. No capítulo 5 podemos ver referências à ajuda do Adolfo Hitler, em transportar as tropas rebeldes para Espanha, em aviões Junkers da Luftwaffe, bem como os pormenores militares da tomada de poder fascista da cidade de Granada.

A diferença entre o exército alemão e o exército espanhol nacionalista (os fascistas de Franco), é que os alemães separavam o genocídio das tropas convencionais, pois o genocídio alemão era praticado pelas SS. Já no exército do Franco, o genocídio era trabalho corrente das tropas convencionais, que tanto podiam andar aos tiros como também exterminar a população de Esquerda.

Nos primeiros 4 capítulos podemos ver o realizador Luis Buñuel e o pintor Salvador Dalí, que eram colegas do Lorca na residência universitária de Madrid.

Nesta mini-série o poeta Lorca fica furioso com o Luis Buñuel dar o título de "Cão andaluz" ao filme experimental, pois "Cão Andaluz" era uma expressão ofensiva, cunhada pelo Luis Buñuel, quando era jovem, em desprezo dos habitantes da Andaluzia, ou seja "Escumalha de merda do pessoal da Andaluzia".

Image

Antes de ver esta mini-série eu já conhecia o filme "Un perro andaluz" (aquele que tem um olho a ser cortado), mas julgava que o título era sobre um cão. Não fazia ideia de que o realizador estava armado em xenófobo a insultar os espanhóis de Andaluzia, que ele considerava abaixo de cão.

Fui verificar ao wikipédia:
El nombre Un perro andaluz fue elegido porque no guardaba relación alguna con los temas del filme. Federico García Lorca se sintió aludido por el título, pero Buñuel negó dicha alusión, alegando que era el de un libro de poemas que él tenía escrito desde 1927.5​6​ En primer lugar pensó que la película se llamara El marista en la ballesta (según el título que tenía un caligrama de Pepín Bello)6​ y luego Es peligroso asomarse al interior, como inversión del aviso que tenían los trenes franceses: C'est dangereux de se pencher au dehors ('Es peligroso asomarse al exterior').7​

Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Un_perro_andaluz
A relação entre o ditador Franco e o poeta Garcia Lorca é análoga à relação entre o Hitler e o Albert Einstein. O cientista Albert Einstein foi um judeu alemão que fugiu para os EUA, caso o Einstein tivesse permanecido na Alemanha teria sido morto numa câmara de gás, por ser um judeu, e nesse caso porventura o Hitler emitiria uma declaração de imprensa, enquanto chefe de estado, a lamentar a morte de um cientista célebre, usando a desculpa de ter sido apanhado na "confusão da guerra".

O poeta Lorca foi exterminado por ordens gerais do Franco, mas o malandro do Franco em 1946 fez um comunicado de imprensa a lamentar a morte do poeta, como uma vítima inocente da confusão da guerra, numa tentativa de limpar a cara perante o estrangeiro. É que o Lorca era muito famoso na América Latina, pelas peças de teatro que ele criava e que eram encenadas nas capitais sul-americanas, com grande notícia pela crítica.

O poeta Lorca denunciou o Imperialismo Americano na América do Sul, e criticou a ditadura do presidente do Brasil Gertúlio Vargas, pareceu-me na série que ele acusou os EUA de interferirem no Brasil, mas não percebi bem. Ele também apoiou o Comunismo em público e por escrito.

Image
Vargas e Franklin D. Roosevelt, presidente dos Estados Unidos.

Obviamente o poeta Lorca estava no topo dos alvos a serem exterminados, sob as ordens gerais do ditador genocida Franco.
Post Reply