Cobra Kai (YouTube Red)

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Cobra Kai (YouTube Red)

Post by Darkav »

Image
Set thirty years after the events of the 1984 All Valley Karate Tournament, the series focuses on Johnny Lawrence reopening the Cobra Kai dojo, which causes his rivalry with Daniel LaRusso to be reignited.
Trailer:


Estreia: 2 de Maio no YouTube Red
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: Cobra Kai (YouTube Red)

Post by Darkav »

Depois de ter visto os teasers, fiquei de boca aberta a ver o trailer. Isto é mesmo capaz de ser alguma coisa de jeito! Agora estou ansioso que chegue a data.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Cobra Kai (YouTube Red)

Post by drakes »

A série tem dois primeiros capítulos abertos ao público pelo youtube, tem um ótimo nível, não é a toa que é o streaming mais assistido dos EUA.
emanuriba
Iniciado
Iniciado
Posts: 66
Joined: April 6th, 2018, 8:08 pm

Re: Cobra Kai (YouTube Red)

Post by emanuriba »

Já vi os 6 dos 10 episódios desta série do Youtube Red: Cobra Kai, e estou a gostar. Quem ainda não viram esta série, vejam. RECOMENDO.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Cobra Kai (YouTube Red)

Post by lud81 »

Eu só vi os dois que são gratuitos. Está porreira, mas houve uma coisa que não gostei no final do 2º. O Johnny agiu bem ao aviar aqueles gajos que se estavam a meter com o miúdo que depois se torna seu aluno, mas esse incidente serve de kickstart para reacender a rivalidade entre ele e Daniel. E sinceramente, achei que o Daniel é que saiu como um asshole e o Johnny como um herói. Não sei se mais à frente a série resolverá esse arco de forma eficaz, mas não me parece boa escrita começar a série fazendo do Daniel basicamente o antagonista. A não ser que o propósito seja esse, mas é estranho.
Image
magellannye
Novato
Posts: 1
Joined: February 14th, 2019, 5:18 pm

Re: Cobra Kai (YouTube Red)

Post by magellannye »

Eu filmei aquilo há uns meses já a pensar em escrever este tópico, e por isso tive o cuidado de mostrar que já é possível seleccionar o idioma original de uma série ou filme, e também activar ou desactivar legendas com o botão "Subtitles" do controlo remoto de uma TV vulgar. cooking games
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Cobra Kai (YouTube Red)

Post by drakes »

p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2513
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Cobra Kai (YouTube Red)

Post by p_alucinado »

Eh pá, vi 7 episódios de rajada e não sei se era suposto estar a gostar tanto disto. A série conjuga bem elementos de nostalgia com um desenvolvimento de personagens muito certeiro. Basicamente, aqui não há maus da fita, apenas adultos a ter de conviver com o seu passado e com o peso (maior ou meno) que este tem no seu tresente.

Se no Karate Kid o pessoal do Cobra Kai era vilão, aqui não há vilões, apenas personagens de carne e osso e isso eleva a série a um nível que não esperava.

Excelentes interpretações do elenco todo e acho que ainda nos vamos surpreender lá mais pá frente a torcer pelo lado errado. Ou será o certo?

Recomendadíssimo.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Cobra Kai (YouTube Red)

Post by Samwise »

lud81 wrote: June 11th, 2018, 10:39 am Eu só vi os dois que são gratuitos. Está porreira, mas houve uma coisa que não gostei no final do 2º. O Johnny agiu bem ao aviar aqueles gajos que se estavam a meter com o miúdo que depois se torna seu aluno, mas esse incidente serve de kickstart para reacender a rivalidade entre ele e Daniel. E sinceramente, achei que o Daniel é que saiu como um asshole e o Johnny como um herói. Não sei se mais à frente a série resolverá esse arco de forma eficaz, mas não me parece boa escrita começar a série fazendo do Daniel basicamente o antagonista. A não ser que o propósito seja esse, mas é estranho.
Sim e não. O desenvolvimento não é "preto para um lado e branco para o outro" como poderás pensar, com ou sem inversão de papéis, se bem que os primeiros três ou quatro episódios a estranheza perante o que se está a passar não permite ficar com uma noção clara sobre a abordagem. Aliás, essa diluição/distribuição da carga maniqueista "bem/mal" entre os dois protagonistas principais (até um ponto em que é indistinta) é talvez o trunfo mais importantes da série, que faz um conjunto de escolhas acertadas e surpreendentes, entre elas o nunca se levar a sério o suficiente para poder ser confudida com outra coisa que não o mais desprendido entretenimento.

Olhando para o passado, e tentado retirar para fora desta análise toda a carga emocional associada à (minha) nostalgia (outro trunfo que a série explora até ao limite), diria que o filme original (Karate Kid I) reunia uma série de conceitos morais e valores sociais num produto teen carregado de clichés e boas intenções, em que o underdog da escola superava um caminho turtuoso de sofrimento e adversidades, acabando por derrotar o bully local (no seu próprio território, com as suas armas, conseguindo aguentar até batota deliberada e jogo sujo) e roubando-lhe a namorada, que é o borracho da escola. Tudo isto envolto numa narrativa de extremos maniqueístas, com uma formula "coming of age", multiculturalista, com todos os ingredientes necessários para que os espectadores saissem da sala com o coração aquecido e a sentirem-se muito bem com a vida.

Tudo isto está presente na série, tendo sido devidamente actualizado para os tempos de hoje, e continuando os dois antagonistas principais a servirem de cabeça de cartaz. Para quem viu o filme original na altura da estreia e recorda esses momentos com nostalgia e ternura, esta série toca em todas as campainhas certas - a começar logo por essa onda de nostalgia que nos vais conquistando num crescente de episódio para episódio. Para quem não viu o filme na altura e passou ao lado da coisa, não faço ideia de como poderá olhar para a série, porque está imune a toda a construção emcional que decorre de trinta anos de suaves lembranças, para além que de as personagens principais provavelmente vão parecer bastante parvas. Para mim é uma alegria poder ver o Daniel e o Jonnhy 30 anos mais velhos, a braços com a meia idade, e a lidarem com uma geração de filhos que vai passar pelos mesmos "desafios" dos pais.

Outra qualidade que acrescenta ao valor desta série é o humor. Muito negro e silly por vezes, a bastante auto-caricatural - uma novidade em relação aos filmes originais. Como que a dizer: atenção, isto não é mesmo para levar a sério, portanto mais vales rires-te um bocado ao mesmo tempo que deitas uma lágrima pela vida toda que entretanto já faz parte do passado.

Tendo isto tudo em mente, a minha nota para a season 1 oscila entre o 8/10 e o 9/10, conforme os momentos.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2513
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Cobra Kai (YouTube Red)

Post by p_alucinado »

Excelente análise, Sam. Via segunda temporada logo a seguir à primeira e também gostei imenso, mantendo o tom silly/sério da primeira mas não raras vezes deixando-nos a pensar. No entanto, e apesar de alguns episódios excelentes, começa a faltar-lhe alguma frescura e já dei por mim, uma ou duas vezes a pensar "really?". Apesar disso, e mesmo naqueles momentos em que parece estar prestes a cair no ridículo, a série encontra sempre boas soluções para o enredo, ainda que já não saibam tão a fresco.

Nota final para a sequência da escola no último episódio. É provavelmente a sequência de luta que mais gozo me deu ver nos últimos 10/15 anos. Sei que há muito quem a ache ridícula, mas tecnicamente é fabulosa e, se não me engano, toda filmada em plano-sequência, o que é absolutamente incrível. Adorei.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Cobra Kai (YouTube Red)

Post by Samwise »

p_alucinado wrote: June 5th, 2019, 3:40 pm Excelente análise, Sam. Via segunda temporada logo a seguir à primeira e também gostei imenso, mantendo o tom silly/sério da primeira mas não raras vezes deixando-nos a pensar. No entanto, e apesar de alguns episódios excelentes, começa a faltar-lhe alguma frescura e já dei por mim, uma ou duas vezes a pensar "really?". Apesar disso, e mesmo naqueles momentos em que parece estar prestes a cair no ridículo, a série encontra sempre boas soluções para o enredo, ainda que já não saibam tão a fresco.

Nota final para a sequência da escola no último episódio. É provavelmente a sequência de luta que mais gozo me deu ver nos últimos 10/15 anos. Sei que há muito quem a ache ridícula, mas tecnicamente é fabulosa e, se não me engano, toda filmada em plano-sequência, o que é absolutamente incrível. Adorei.
Ainda não vi a segunda temporada, mas houve um aspecto que noto agora que deixei de fora do meu texto sobre a primeira season, e que tem uma"importância estrutural" (digamos assim) para a definição do espaço vital de cada personagem - em concreto, das duas principais, o Daniel e o Johnny.

Decorrente essencialmente do episódio um (embora seja depois uma matéria gerida ao longo dos restantes, via flashbacks), dá para perceber que, quer para um, quer para outro, o momento no tempo que define todo o sucesso futuro na vida de cada um é a noite do combate em que o Daniel derrota o Johnny (o final do Karate Kid I). O desfecho desse combate é uma espécie de seta orientadora que, ao longo de 30 anos, acompanha e impõe que o LaRusso atinja o sucesso, o "topo da cadeia", e o Johnny nunca passe de um "looser" amargurado, nos planos familiar e profissional. E cada um deles reconhece isso mesmo - recordando esse momento.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Cobra Kai (YouTube Red)

Post by Cabeças »

Samwise wrote: June 11th, 2019, 6:40 pm (...)
Decorrente essencialmente do episódio um (embora seja depois uma matéria gerida ao longo dos restantes, via flashbacks), dá para perceber que, quer para um, quer para outro, o momento no tempo que define todo o sucesso futuro na vida de cada um é a noite do combate em que o Daniel derrota o Johnny (o final do Karate Kid I). O desfecho desse combate é uma espécie de seta orientadora que, ao longo de 30 anos, acompanha e impõe que o LaRusso atinja o sucesso, o "topo da cadeia", e o Johnny nunca passe de um "looser" amargurado, nos planos familiar e profissional. E cada um deles reconhece isso mesmo - recordando esse momento.
Lembrei-me agora que há um momento semelhante num filme de que sempre gostei muito, o "Mr. Destiny"... :-)

Image

https://www.imdb.com/title/tt0100201/?r ... f_=nv_sr_1
Cabeças
Image
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Cobra Kai (YouTube Red)

Post by drakes »

Agora no netflix, as duas primeiras temporadas, vou finalmente ver a segunda :-D
Post Reply