Terapia (RTP1)

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Terapia (RTP1)

Post by No Angel »

Esta série nacional é muito boa, eu recomendo yes-)

Aqui fica o site oficial da série:
http://media.rtp.pt/terapia/
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Terapia (RTP1)

Post by waltsouza »


O QUE APRENDEMOS COM A ‘TERAPIA’?
BETIPUL, IN TREATMENT, IN THERAPIE, ÎN DERIVĂ, NA TERAPIJI, EN TERAPIA, BEZ TAJEMNIC... E AGORA EM PORTUGUÊS: TERAPIA.

Image

O conceito não é novo. Um terapeuta, dois décors, quatro sessões por semana e um dia de aconselhamento com um especialista amigo. Podia esgotar-se aí o mito da originalidade da nova série da RTP, produzida pela SP Televisão, mas não é o caso.


Partindo de João Tordo, Mário Cunha e Mafalda Ferreira, Terapia tem estado a tomar os lares portugueses com surpreendente determinação. 200 mil espetadores acompanham diariamente, não só através dos ecrãs mas também da app RTP Play, as consultas de Mário Magalhães (Virgílio Castelo). A crítica, também ela, tem feito os devidos elogios.

Image

Filmada com uma linguagem cinematográfica (foi a primeira vez que André Szankowski, diretor de fotografia, trabalhou em televisão), a série baseada no original israelita joga com as noções de campo e contra-campo, usa diálogos fora do cânone tradicional e faz a ponte com a realidade do Portugal na entrada do século — aqui os argumentistas levam a melhor, não só por terem respeitado as preciosidades do texto base, mas também por trazerem alguma da sua bagagem consigo. A personagem de Alexandre (Nuno Lopes), desenhada quase de raiz, traça um diagnóstico atual e incisivo dos bairros sociais, medicina e forças de autoridade em Portugal.

Image

Coordenado por Cristina Carvalhal e Sara Carinhas, o elenco beneficia do ensaio prévio e cuidado extra na supervisão do guião. Os gestos, soundbites e elementos visuais assumem na Terapia uma lógica de continuidade. Cada pormenor é ensaiado e alavanca-se como um propósito para os episódios seguintes. A regra básica de dar 2+2 ao espetador, ao invés do 4, conhecido das telenovelas e projetos pré-Daniel Deusdado e Nuno Artur Silva, parece ter vindo para ficar. Falhando em pequenos pormenores — como a insípida comédia tradicional D.D.T (Donos Disto Tudo), que eventualmente o tempo e o bom gosto esquecerão —, a nova direção de conteúdos tem ganho na polarização das produtoras e géneros, lavando a cara a produtos antigos e trazendo novidades certeiras, próximas do que os Millenials e Generation X procuram dentro e fora do cabo — Last Week Tonight with John Oliver, Números do Dinheiro ou Central Parque, exibidos na RTP 3, são exemplos óbvios desta tendência.

Poder-se-á eventualmente questionar a legitimidade da decisão do canal em comprar uma série protagonizada pelo seu responsável de ficção (Virgílio Castelo é, desde Abril do ano passado, o coordenador de todas as decisões que envolvam elencos ou conteúdos ficcionais), no entanto, não deixam de ser notórios o talento e aptidão de Castelo para o papel em causa. Com nota cinco, o actor deixa-nos indiferentes a jogos de poder; as mais de quatro décadas de experiência tornam-no eficaz, familiar e virtuoso. E o que quer o público jovem, conhecedor e avaliador de conteúdos, que não um actor de topo?

Image

Para além de Terapia, chegarão em breve Aqui Tão Longe — uma viagem do argumentista Filipe Homem Fonseca pelo mundo das famílias lusas, com especial enfoque na questão do terrorismo; Dentro — relatos do dia-a-dia de uma prisão feminina, com uma visão aportuguesada e diferente de Orange Is The New Black —, e Os Boys, uma série de humor sobre os bastidores da política, escrita a quatro mãos por Mário Botequilha e Vitor Elias .

Será este o futuro da produção televisiva nacional? Um modelo neotradiconal que agrega conteúdos online e os disponibiliza horas depois no canal? Só a qualidade dos guiões, elencos e fotografia o dirá. Até agora, Terapia parece-nos um óbvio e belíssimo tiro de partida.


http://shifter.pt/2016/01/o-que-aprende ... a-terapia/
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Terapia (RTP1)

Post by No Angel »

A Catarina Rebelo está mesmo muito bem, ela é tão nova mas é uma GRANDE atriz! A atuação dela no episódio 18 foi uma coisa extraordinária...
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Terapia (RTP1)

Post by JRibeiro »

É remake de uma série israelita que já tinha tido um remake nos EUA com o Gabriel Byrne.
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Terapia (RTP1)

Post by No Angel »

JRibeiro wrote:É remake de uma série israelita que já tinha tido um remake nos EUA com o Gabriel Byrne.
É uma adaptação, não propriamente um remake (penso eu). Esta é a primeira vez que estou em contacto com esta série (não vi as outras versões), e penso que a nossa está muito boa mesmo yes-)
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Terapia (RTP1)

Post by p_alucinado »

Excelente, na minha opinião. Uma série tremendamente bem escrita e que não faz grandes concessões - e talvez por isso, não seja do agrado de todos - mas arrisca em grande e ganha. Não tenho tido tempo para segui-la sempre, mas aqui está um produto de televisão extremamente bem produzido, com bom gosto e bom senso.

Altamente recomendável.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Terapia (RTP1)

Post by Evil_Djinn »

Sim, esta série está magnifica, dos melhores conteúdos para a televisão Portuguesa nos últimos anos.
A escolha do Virgílio Castelo no papel do psicoterapeuta não podia ser melhor, do pouco conhecimento que tenho da área da psicologia, permite-me desconfiar que a produção deve ter tido ajuda de verdadeiros psicoterapeutas e que algumas das histórias dos pacientes podem ser baseados em casos verdadeiros.
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Terapia (RTP1)

Post by No Angel »

Achei o final do Alexandre muito abrupto e um pouco sem nexo... o que acharam?!
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Terapia (RTP1)

Post by JoséMiguel »

Estou só de passagem, mas quero dizer que achei a série excelente. Eu raramente vejo Televisão (só tenho a TV terrestre pública), mas há uns meses vi dois episódios disto e fiquei muito surpreendido pela maturidade e qualidade.
Kinejen
Novato
Posts: 3
Joined: January 21st, 2021, 9:09 pm

Re: Terapia (RTP1)

Post by Kinejen »

Olá, algum de vocês gravou esta série, por favor? impossível vê-la obrigado pela ajuda
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Terapia (RTP1)

Post by Rui Santos »

Já viste se está na RTPPlay? Manda um mail à RTP caso não esteja pedindo para a colocar lá.

Bem vindo ao fórum!
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Kinejen
Novato
Posts: 3
Joined: January 21st, 2021, 9:09 pm

Re: Terapia (RTP1)

Post by Kinejen »

Infelizmente, o rtpplay não o oferece mais. na internet e no dvd só encontramos adaptações de outros países mas não daquele com actores portugueses, por isso procuro uma gravação pessoal mantenha-me informado se encontrar alguma coisa, Jenny do sul da França, kinejen@gmail.com
Kinejen
Novato
Posts: 3
Joined: January 21st, 2021, 9:09 pm

Re: Terapia (RTP1)

Post by Kinejen »

The french version of Terapia is out in France since a week, with franch actor, i am still looking for the portuguese one if one day ... kinejen@gmail.com
Post Reply