Verano Azul (Verão Azul) - TVE

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Verano Azul (Verão Azul) - TVE

Post by JoséMiguel »


Verano Azul (em Portugal Verão Azul) é uma série de televisão espanhola, produzida no início dos anos 80.

A série foi gravada durante 16 meses, entre finais de agosto de 1979 e dezembro de 1980 na localidade de Nerja. Estreou-se no canal espanhol TVE em 1981, tendo sido transmitidos 19 episódios.

A série roda à volta de um grupo de amigos, que se junta durante as férias de verão na costa sul da Espanha. Ainda que não se mencione a dita localidade na série, esta é Nerja, província andaluza de Málaga.

Estas são as aventuras de um bando composto por cinco meninos e duas meninas de diferentes idades, entre oito e os dezassete anos, aproximadamente, e dois adultos: uma pintora e um marinheiro aposentado. Muitas vezes, o bando resolve mistérios complicados.

A série também aborda temas como a adolescência, a ecologia, o namoro, a diferença de gerações, o álcool, drogas e tabaco.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Verano_Azul

Genérico de abertura:

Last edited by JoséMiguel on April 10th, 2015, 6:40 am, edited 2 times in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Verano Azul (Verão Azul) - TVE

Post by JoséMiguel »

Tenho andado a espreitar a "TVE à la carta", que é o site de streaming gratuito oficial da televisão pública espanhola, acessível em Portugal.

No caso do Verão Azul, os episódios 1-14 estão a dar erro e não funcionam. Ainda só vi o episódio 15 completo (gostei imenso pela maturidade e comentarei mais tarde, talvez com um excerto específico criado por mim), mas espreitei o episódio 19 e fiquei tão impressionado pela qualidade e aspecto poético da introdução, que criei este clip no You Tube (a partir de uma captura do stream da TVE):



Quando isto passou na RTP 1, eu era pequeno e ainda estava a aprender a ler, na 1ª ou 2ª classe, não conseguia ler as legendas e não tinha idade/maturidade para entender a série. Apenas ficava encantado com a introdução musical e o barco-casa onde vivia o velho pescador. oops:)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Verano Azul (Verão Azul) - TVE

Post by JoséMiguel »

Curiosidades dos actores

Estive a cuscar uma montagem fan-made no You Tube, sobre o que foi feito dos actores 30 anos depois... :o

O velhote do barco que morreu em 2000) protagonizou um filme, que ganhou um Óscar em 1983.

Mas quem teve sucesso na vida foi o "Piranha"! O miúdo gordinho nerd. Na vida real ele doutorou-se em Engenharia Electrotécnica (é o meu curso e por isso acho bem salut-) ), e é director de uma cena qualquer em Espanha. Este piranha é cá dos meus! yes-) :-)))

Grande destaque também para o Juan Artero, que aos 14 anitos desempenhou a personagem do Javi, e que ainda agora o vi no papel de capitão da série apocalíptica El Barco, da Antena 3 (TV espanhola e não a rádio portuguesa):

Image

Vídeo amador acerca dos actores do Verão Azul:

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Verano Azul (Verão Azul) - TVE

Post by JoséMiguel »

No You Tube encontrei esta cena, que eu julgo ser do episódio 18, que ainda não vi, que mostra o enterro do velhote



Olhando para esta cena, que eu considero muito bem feita, questiono-me se o Verão Azul é ou não uma série infantil, infanto-juvenil ou juvenil... ou se pelo contrário isto é mais direccionado à malta dos 40 anos de idade... :o

Qual a vossa opinião?
Post Reply