A última série que viram... (ou andam a ver...)

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by TheLimey »

Samwise, também já acabaste de ver The Leftovers? O que achaste?
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

TheLimey wrote: May 22nd, 2020, 3:58 pm Samwise, também já acabaste de ver The Leftovers? O que achaste?
Ainda não terminei a primeira season. Ia todo lançado, mas fui travado por um daqueles picos de trabalho imprevistos no escritório, de modos que esta semana não vi absolutamente nada. Fiquei a dois episódios do fim. Conto vê-los nos próximo dias.

Estou a apreciar - mesmo que me pareça que a coisa se tenha banalizado ligeiramente agora na recta final.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by drakes »

'Mythic Quest: Quarantine' - melhor episódio da série e uma das melhores sátiras sobre a sociedade atual.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

Samwise wrote: May 23rd, 2020, 2:08 pm
TheLimey wrote: May 22nd, 2020, 3:58 pm Samwise, também já acabaste de ver The Leftovers? O que achaste?
Ainda não terminei a primeira season. Ia todo lançado, mas fui travado por um daqueles picos de trabalho imprevistos no escritório, de modos que esta semana não vi absolutamente nada. Fiquei a dois episódios do fim. Conto vê-los nos próximo dias.

Estou a apreciar - mesmo que me pareça que a coisa se tenha banalizado ligeiramente agora na recta final.
Terminei agora a primeira season. Muito boa - e mesmo muito única. O último episódio fez-me eriçar o pelo várias vezes. Até porque, coincidentemente, a America está em chamas.

Vou avançar para a segunda.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by TheLimey »

Samwise wrote: June 2nd, 2020, 1:48 am
Samwise wrote: May 23rd, 2020, 2:08 pm
TheLimey wrote: May 22nd, 2020, 3:58 pm Samwise, também já acabaste de ver The Leftovers? O que achaste?
Ainda não terminei a primeira season. Ia todo lançado, mas fui travado por um daqueles picos de trabalho imprevistos no escritório, de modos que esta semana não vi absolutamente nada. Fiquei a dois episódios do fim. Conto vê-los nos próximo dias.

Estou a apreciar - mesmo que me pareça que a coisa se tenha banalizado ligeiramente agora na recta final.
Terminei agora a primeira season. Muito boa - e mesmo muito única. O último episódio fez-me eriçar o pelo várias vezes. Até porque, coincidentemente, a America está em chamas.

Vou avançar para a segunda.
You ain't seen nothing yet! :wink:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

Second season. A cena das algemas... como se fosse finalmente uma aliança de casamento/compromisso - a aliança que substitui aquela que nunca poderia ser. Brutal. Os pormenores, e os pormenores nos diálogos, estão fantásticos - e a vila para onde se mudaram... hahaha!
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by PanterA »

Estão-me a fazer salivar para rever a série. Pena que agora já não há tempo para essas andanças.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

Já marchou a segunda season também. Não apreciei tanto quanto a primeira - intensifica na weirdness geral, mas alivia no "murro" que a dor provoca nas personagens (e em nós, público). Tem um ou outro episódio muito bom (o do padre a tentar regressar à vila para mim foi o melhor), mas também tem outros que achei mais fracos, com mais incidência para o final da temporada. Parece-me que perde mutas vezes o sentido crítico social para dar atenção a sub-narrativas e rodriguinhos que não têm grande interesse (todo o episódio da "missão" do Kevin, que parece uma variação marada do mecanismo do "Inception", e a consequente e literal "coda" no último episódio, me pareceu um grande desperdício de tempo narrativo).

Vou para a terceira.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

Há sempre isto, que é excelente:



«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

Samwise wrote: June 5th, 2020, 9:44 am ...todo o episódio da "missão" do Kevin, que parece uma variação marada do mecanismo do "Inception", e a consequente e literal "coda" no último episódio, me pareceu um grande desperdício de tempo narrativo...
Reparei por acaso que o episódio que menos gostei até agora - em toda a série - é o que está mais bem cotado no imdb... :-)))

---

Terceira season - primeiro episódio: parece que o tom mais pesadão foi definitivamente abandonado. Não quero falar por antecipação, mas espero que o tom mais a dar para o humorístico, mesmo que o humor seja muito negro, não venha a ser dominante em toda a temporada. Este episódio inicial começa praticamente com um acontecimento que não estou a ver suceder em nenhuma sociedade democrática, e que só pode mesmo ser uma crítica gozona a certo tipo de liderança mas ditactorial, porque retira da equação democrática a separação de poderes e a instituição judicial. Tem a sua piada (a nossa incredulidade enquanto espectadores é a mesma que a incredulidade da rapariga enquanto está a ver o instrumento do destino a aproximar-se) mas não é bem a mesma coisa que deixar sair sem acusação um suspeito de homicídio que se entrega de livre vontade às autoridades e que conta uma história rocambolesca (algo que sucedeu na season 2).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

4 down, 4 to go. Está a começar a ganhar "tracção" outra vez.

Para mim a série está nos seus melhores momentos quando se foca nas particularidades e incomunicabilidade da dor individual, e na necessidade imperativa de fuga à realidade, e coloca essa dor em perspectiva com sonhos, expectativas e crenças. Também está no seu melhor quando confronta, expande e faz a transposição dessa dor para o panorama social comunitário - e quando essa montra é o espelho da nossa sociedade nas suas múltiplas manifestações, com as crenças religiosas e o proselitismo em destaque. Interpretações excelentes all-around, um modelo narrativo imaginativo e bem conduzido (os vislumbres de situações futuras - a que depois o fio condutor nos vai levar, são mecanismos muito eficazes para prender a atenção ), alguns grandes momentos emocionais e diálogos memoráveis, e uma musiquinha melancolico-apocalíptica completam o quadro.

E está no seu pior quando envereda por "quests" em jeito de thrillers pseudo-espirituais que parecem altamente elaborados mas que são bastante simplistas nos pilares, até pelas soluções e desfechos morais, também elas simplistas, a que levam.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by drakes »

Staged
https://www.imdb.com/title/tt12369754/

Comecei a ver e são 15 ótimos minutos.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

Terminei o The Leftovers. Vai para o top 10 - talvez mesmo top 5 de melhores séries que vi. Não é uma série perfeita, tem os seus altos e baixos (o esquematismo simplista de algumas soluções e simbolismos contrasta com a complexidade imperscrutável e imprevisível das personagens - e ainda mais com as formulações sociais que nada têm de vulgar), mas é uma série que não hesita em arriscar partir para caminhos insólitos, que está carregadinha de particularidades únicas, e uma que não vou esquecer tão depressa. É de uma melancolia devastadora. Os últimos episódios, mesmo com algum "baralhar e tornar a dar" - têm lá tudo! As personagens do Kevin e da Nora merecem estar no pódio de grandes representantes dessa zona incógnita e incompreensível que é a vida humana - junto com o Don Draper do Mad Men.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by PanterA »

A primeira posição pertence a Mad Men?
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

Primeiríssima.

Não tenho por hábito rever séries - sobretudo as que são compostas por tantas seasons - , mas ando desde há uns tempos com vontade de dar mais uma rodada ao Mad Men - e será a terceira vez. :-P

Também ando com vontade de ver novamente a mini-série Wolf Hall - até porque saiu finalmente o terceiro e último tomo da obra literária em que é baseada... https://expresso.pt/cultura/2020-02-26- ... 2-de-abril
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply