Vilões da Disney, qual o "pior"?

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by kon-el »

Na Disney, exceptuando nos filmes de animação, era quase impossível odiar os vilões que apareciam no papel e a dada altura foi mesmo impossível já que os mesmos falhavam de dar dó e então só mesmo para rir ainda mais com as peripécias todas em torno dos seus planos. Vamos então ver alguns (espero não me esquecer de algum "importante") e relembrar os que curtíamos mais:

Image

O Mancha Negra foi talvez o maior vilão, na verdadeira acepção da palavra, pelo seu visual e comportamento. Pelo menos das histórias que vi, as dele eram sempre as que empregavam mais malvadeza e sem se importar com quem feria para atingir os seus objectivos. Quando desceu com os outros à parte mais cómica eram as suas aventuras a fugir da Madame Min que lhe davam mais protagonismo.

Das dele lembro-me bem da que ele se aliou ao Gavião em que tiveram que usar o Pateta hipnotizado e tudo, de uma academia que fundou para ensinar a roubar, e de enfrentar o Mancha Branca.

Image

Devido ao seu estilo mais policial, Mickey tinha direito aos vilões mais "badass" e o João Bafo de Onça tinha bem esse visual e espírito para atazanar a vida do rato sendo que por vezes tinha como aliado o Escovinha como sidekick nas suas artimanhas. Para o fim cómico ele já era mais amigo do rato e do Coronel Cintra que outra coisa, até tomar conta dos sobrinhos do mesmo o Mickey chegou a fazer.

Das histórias antigas lembro-me dele numa corrida de balões/dírigiveis, dele numa estância de neve a querer correr com o dono... curiosamente as artimanhas dele eram quase sempre muito inteligentes e as mais prováveis de dar certo.

Image

Outro bom "vilão" em especial quando confrontava outros vilões. O Gavião vivia para atazanar o Professor Pardal e o Vespa e o clube dos heróis sendo um dos maiores inimigos dos mesmos devido à sua inteligência e sagacidade para descobrir os segredos dos mesmos.

Image

A Maga Patalogika era o maior tormento do Tio Patinhas em especial porque não foram poucas as vezes que a mesma conseguiu ficar com a Nº 1 e quase a derretendo no Vesúvio. É de longe uma das minhas predilectas porque mesmo quando começou a debandar para a comédia fez o mesmo sempre em grande estilo. Gosto bastante de uma história em que usa um "robô ET" para roubar a moeda do Patinhas, as reacções dela em toda a história em especial para com os sobrinhos dele são muito boas. Aprecio bastante também aquela em que ela, ao viajar no tempo, acaba por ser a responsável por entregar a moeda a um jovem patinhas para que aquela moeda acabasse por ser mesmo a primeira dele.

Image

Os Irmãos Metralha foram outros que fizeram bem a transição para a comédia, em especial com os artistas brasileiros e com o seu "avô", já que os mesmos demonstravam quase sempre como eram imbecis. Mesmo assim fizeram o Patinhas suar muita vez e não fosse a ajuda dos seus sobrinhos não seriam poucas as vezes que eles conseguiam ficar com toda a sua fortuna.

Image

Durante muito tempo pensei que fosse ele o maior rival do Tio Patinhas pela posse de título "pato mais rico", mas só mais tarde percebi que isto assim era porque os europeus, e brasileiros, preferiam usar ele ao Macmônei. Talvez por isso prefira mais este, são raras as histórias que ele entra que eu não gosto mesmo que ele acabe por comer o chapéu no fim. A guerra de estações de TV, das praias flutuantes, de usar os sobrinhos do mesmo e outros vilões para afastar o mesmo de algo que ambos perseguiam.. tudo me fazia gostar bastante desta personagem.

Image

Mas este era muito pior. MacMônei vivia para desfrutar o título de Pato mais rico do mundo e não tinha receio de sujar as mãos para isso. Só vi basicamente as histórias do Barks com ele, mas isso não basta para o achar uma boa personagem?

Image

O Dr. Estigma aparecia pouco, mas quando aparecia eu gostava bastante. Achava um vilão mais competente que o Gavião e gostava bastante das histórias em que envolvia disputas para ver quem era o líder dos vilões.

Image

O visual era perfeito, mais vilão que isto impossível e as suas artimanhas para apanhar o coelho para o comer eram sempre bem ardilosas e só falhavam pela esperteza da presa ou imbecilidade do sidekick.

Image
Image

Outro vilão clássico, em especial no seu primeiro visual, e que mesmo cómico mantinha a sua veia de vilão e exagerava sempre nas tentativas de captura dos 3 porquinhos.


Falar de outros:

Image

Não coloco a Madame Min nesta galeria porque acho que a mesma ao longo dos anos sempre provou não ser algo do género.

Image
Image

Kid Monius e Ted Tampinha apareciam pouco, e apesar de serem sempre bons vilões não coloquei os mesmos na lista.

Image

Os Sete Anões Maus eram outros de que gostava bastante, mas como apareciam pouco também ficaram de fora.

Image
Image

Tanto o Porcolino como o Silva quase fizeram a lista.. mas faltou aquele "algo mais" e deixei-os aqui. O Silva em especial teve bastantes histórias que me fez vibrar bastante nas suas disputas com o Donald.

Image

Penso que o Sr. X foi sempre cómico, mas ainda bem porque sempre me ri bastante com as histórias dele e dos seus asseclas e torcia pelas mesmas.

Image

A Anacozeca estava apenas a cumprir o seu trabalho por isso não era bem vilã na verdadeira acepção da palavra mas decidi colocar a mesma para quem, como eu, detestava que os mesmos fossem perseguir o coitado do Zé. Mas era de dar dó como os mesmos falhavam... são poucas as histórias em que eles entram das quais não gosto bastante. Uma predilecta é a que eles usam "magia" para imobilizar o dono de uma roupa, que supostamente seria o Zé, mas como o mesmo não a tinha pago aos membros da Anacozeca foram estes que ficaram imóveis.

Image

O pai da Rosinha, Rocha Vaz, era outro que não podia bem ser considerado um vilão, mas como estava sempre a tentar impedir o relacionamento da sua filha com o nosso Zé, pode se enquadrar nesta categoria. Lembro-me de uma que vai pescar com o Zé Galo e 1 familiar deste para que, secretamente, fizesse a mesma se aproximar do Galo e abandonar o Carioca.

Image

Professor Nefarius e a sua gangue, Magricela, Tatu e Boca Mole faziam uma boa contraparte para o "herói" cómico que era o "holmes". Curiosamente Nefarius era dos melhores vilões clássicos já que tinha o visual para isso.

Image
Image


Ranulfo e Gastão são mais da categoria de rivais amorosos se bem que, em especial o primeiro, por vezes aprontavam coisas das quais muito vilão se orgulharia de aprontar.

Espero que gostem.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by Cabeças »

Eu cá sempre detestei o Gastão... :biggrin: E sempre adorei o Donald.

Foi muito giro ler o teu post, obrigado por o teres colocado, fez-me relembrar velhos tempos. Tive muitas centenas de revistas da Walt Disney... depois quando passaram a ter o texto em português europeu, foi quando deixei de comprar.
Cabeças
Image
User avatar
mouto
Fanático
Fanático
Posts: 868
Joined: July 6th, 2004, 6:15 pm
Location: Portugal

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by mouto »

Semprei adorei as histórias do Zé Carioca, e tudo relaccionado com ele, e as que entravam a equipa Anacozeca eram sempre muito boas.
Every day is a gift... But does it have to be a pair of socks? Tony Soprano.
Musicslave
Especialista
Especialista
Posts: 1156
Joined: July 4th, 2007, 11:33 am
Location: Águeda

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by Musicslave »

que belo tópico yes-)

a nostalgia a vir ao de cima..

gostei de ler. O meu vilão era aliás um grupo, os Irmãos Metralha, era sempre uma grande peripécia.. :-D
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by Tojal City »

Mais uma vez não posso deixar passar ao lado deste tópico para recomendar a aquisição obrigatória de uma, se não a melhor BD do mundo Disney, Life and Times of Scrooge McDuck, que tanto podem comprar pela Amazon ou numa das lojas de BD de Lisboa. Vencedor de vários prémios na sua categoria, prova o quão bom e adulto o mundo Disney pode ser.
Obrigatório para conhecerem as origens de um dos personagem mais emblemáticos Disney.
Acreditem que quando emprestarem aos vossos amigos, muitos vão fazer torcer o nariz ao início, mas depois irão pedir desculpas por todas as bocas que deram :-)))
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by paupau »

Pena a edição portuguesa ter sido tão fraquinha na qualidade do papel e encardenação. Mesmo assim foram sete magníficos números das Obras Primas da Disney. Acabou rápido, mas foi excelente enquanto durou. Carl Barks Forever yes-)
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Posts: 986
Joined: May 14th, 2004, 4:11 pm

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by Psico_Mind »

Total, também gostei bastante disso. Estava mesmo super bem escrito. Está genial. Também gosto bastante das histórias que as vezes metiam com tom mais adulto, por exemplo uma do Mickey que vai para outra cidade porque um amigo dele lhe deixa uma agência de detectives.

Depois há aquelas tão parvas, infantis e sem sentido nenhum de bradar aos céus. Ainda hoje li isto, com a idade que tenho devia ter vergonha, mas tenho ali uma colecção de fazer inveja a qualquer um :-)))
Image
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Posts: 986
Joined: May 14th, 2004, 4:11 pm

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by Psico_Mind »

paupau wrote:Pena a edição portuguesa ter sido tão fraquinha na qualidade do papel e encardenação. Mesmo assim foram sete magníficos números das Obras Primas da Disney. Acabou rápido, mas foi excelente enquanto durou. Carl Barks Forever yes-)

Sim, a edição é a mesma de um Disney Especial. Deixou a desejar.
Image
Enigma
Fanático
Fanático
Posts: 739
Joined: May 17th, 2001, 11:21 pm

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by Enigma »

paupau wrote: Mesmo assim foram sete magníficos números das Obras Primas da Disney. Acabou rápido, mas foi excelente enquanto durou. Carl Barks Forever yes-)
Essas Obras Primas da Disney... não foram 9 volumes ?? :-?
Enigma Files
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by Tojal City »

A colectânea é constituída por 12 volumes, + 6 volumes do companion.

Essencialmente uma cronologia, como podem ver aqui.
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Life_a ... oge_McDuck

O livro tem ainda a árvore genealógica dos MCDuck.

Image

Quando esta árvore foi publicada em meados dos anos 90, foi até notícia de jornal, pois pela primeira vez mostrava quem eram os pais do Pato Donald.
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by kon-el »

A Abril editou o ano passado em formato americano e com toda a pompa que merece as obras completas do Carl Barks. Isso sim ficou brutal e fica-se com tudo na colecção. É só esperar por uma colecção igual para o Don Rosa e para os melhores artistas/argumentistas da Disney que foram as histórias produzidas no Brasil.

Maior parte das personagens que gostamos foram criadas por lá e depois aproveitadas pelos outros países, e as histórias de lá são sempre brutais. A colecção histórica com o Pateta e uma colecção "O que aconteceria se---" são bons exemplos disso, fora as do Superpato, Pena das selvas e afins, Vôvô Metralha etc---

As coisas foleiras e infantis são as Italianas que foi o que de último se viu por cá nas edições da ACJ. Muito bera.
User avatar
TrinityA
Fanático
Fanático
Posts: 630
Joined: June 6th, 2001, 2:02 am
Location: Portugal

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by TrinityA »

Que belo post, kon-el, obrigado pelas memórias.
:-D

Pessoalmente, sempre gostei do Dr. Estigma e do Sr. X, lembro-me de uma mítica história em que eles reúnem TODOS os vilões intitulando-se "os profissionais sem-classe", e que levou naturalmente à reunião de todos os heróis para os combaterem: superpateta, morcego-vermelho, etc.
Alguém se lembra dessa história?
-----------------------
Annina: Monsieur Rick, what kind of a man is Captain Renault?
Rick: Oh, he's just like any other man, only more so.
n0odles
Fanático
Fanático
Posts: 592
Joined: July 26th, 2005, 4:46 pm

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by n0odles »

kon-el wrote:A Abril editou o ano passado em formato americano e com toda a pompa que merece as obras completas do Carl Barks. Isso sim ficou brutal e fica-se com tudo na colecção. É só esperar por uma colecção igual para o Don Rosa e para os melhores artistas/argumentistas da Disney que foram as histórias produzidas no Brasil.

Maior parte das personagens que gostamos foram criadas por lá e depois aproveitadas pelos outros países, e as histórias de lá são sempre brutais. A colecção histórica com o Pateta e uma colecção "O que aconteceria se---" são bons exemplos disso, fora as do Superpato, Pena das selvas e afins, Vôvô Metralha etc---

As coisas foleiras e infantis são as Italianas que foi o que de último se viu por cá nas edições da ACJ. Muito bera.
Olha que o Superpato é uma invenção dos escritos italianos...
"If given the choice to be the shepherd or the sheep... be the wolf"
Image
User avatar
TrinityA
Fanático
Fanático
Posts: 630
Joined: June 6th, 2001, 2:02 am
Location: Portugal

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by TrinityA »

Pessoalmente, sempre gostei do Dr. Estigma e do Sr. X, lembro-me de uma mítica história em que eles reúnem TODOS os vilões intitulando-se "os profissionais sem-classe", e que levou naturalmente à reunião de todos os heróis para os combaterem: superpateta, morcego-vermelho, etc.
Alguém se lembra dessa história?
Respondendo à minha própria pergunta, a história é esta:

http://coa.inducks.org/story.php?c=B+75082

E pah, que saudades! Alguém tem esta história, por um grande e feliz acaso?!?
-----------------------
Annina: Monsieur Rick, what kind of a man is Captain Renault?
Rick: Oh, he's just like any other man, only more so.
Enigma
Fanático
Fanático
Posts: 739
Joined: May 17th, 2001, 11:21 pm

Re: Vilões da Disney, qual o "pior"?

Post by Enigma »

Tojal City wrote:A colectânea é constituída por 12 volumes, + 6 volumes do companion.
Mas aquelas Obras Primas da Disney que também sairam em Portugal?

Podes colocar os titulos de cada volume, s.f.f.? É que eu estava a fazer a colecção mas deixei de ver à venda depois do nº 9...
Enigma Files
Post Reply