Game of Thrones (HBO)

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by lud81 »

Samwise wrote: April 24th, 2019, 11:34 am

Ahhh... isto é a velha questão do "tempo narrativo" vs "tempo que o espectador vê a decorrer". Já os (pseudo) fãs do Star Wars se queixavam disto a propósito das viagens para zonas distantes do universo. :-))) :-))) :-)))

Acho que no caso do GoT é uma falsa questão, essencialmente porque não tens meios de medir o tempo narrativo decorrido entre cada interacção. Não consegues determinar quanto tempo decorreu a partir do que nos é mostrado em Winterfell. Os "poucos minutos na boa" que eles demoraram de um lado ao outro foram "comprimidos" pela necessidade de síntese narrativa (e devido a não ter havido incidentes relevantes durante a viagem :lol: ), mesmo que fique a parecer que tiveram uma ajudinha das estrelas, do Scottie do Star Trek. :-)))
Sim, mas na season anterior há um exemplo flagrante, quando eles estão rodeados pelos white walkers no gelo, a norte da Parede (hehe, não soa tão bem como the Wall, né?). Enquanto estão rodeados, alguém cavalga para chamar reforços que chegam depois por dragões, e tudo no mesmo episódio. É suposto eles terem estado naquele impasse durante as duas ou três semanas que aquilo demoraria ? :wink:
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by Samwise »

lud81 wrote: April 24th, 2019, 1:45 pm Sim, mas na season anterior há um exemplo flagrante, quando eles estão rodeados pelos white walkers no gelo, a norte da Parede (hehe, não soa tão bem como the Wall, né?). Enquanto estão rodeados, alguém cavalga para chamar reforços que chegam depois por dragões, e tudo no mesmo episódio. É suposto eles terem estado naquele impasse durante as duas ou três semanas que aquilo demoraria ? :wink:
Sim, na season anterior há muitos exemplos flagrantes disso e de outras coisas. No caso concreto, não custava muito aos argumentistas terem pensado numa alternativa, num pretexto qualquer para enviar previamente o pedido de ajuda, de modo a que o tempo de chegada dos dragões coincidisse mais ou menos com o tal impasse. Lazy writing... teimoso-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by Samwise »

Por falar em dragões, essa é outra das grandes curiosidades que me "afligem" sobre os próximos capítulos.

Como será a guerra dos dragões? Como reagirão os dragões "bons" perante o "irmão gelado"? E será que vamos no limite ter três "dragões gelados"? nails-)

À partida, se não contarmos com os "lançamentos do dardo" por parte do Rei do Gelo, os dragões dariam uma vantagem determinante aos defensores. Bastariam fazerem vários voos rasantes sobre o exército inimigo, até não sobrar alma viva (ou, neste caso, alma morta :badgrin: ). E a mesma coisa do lado contrário. Portanto, vai de certeza haver luta pela supremacia aérea.

Ainda prevejo outra coisa... o cenário vai ficar muito negro antes de eventualmente ficar mais aprazível. Eventualmente.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by PanterA »

lud81 wrote: April 24th, 2019, 10:49 am The Sopranos, The Wire e True Detective, por exemplo. Talvez Breaking Bad e Deadwood também, por tudo o que se fala delas, mas apenas vi a primeira season de Breaking Bad e não vi Deadwood, por isso não o posso afirmar. Game of Thrones, se está acima destas séries em qualidade, não é por muito. Tu afirmas que nenhuma sequer lhe chega perto, portanto daí segue que Game of Thrones é a melhor série de sempre, e por larga margem.
Indo directamente ao cerne da questão, sim para mim GoT é isso que dizes na tua última frase. E para que conste ou acham que tenho um cardápio de poucos séries vistas meto as coisas desta forma, digam uma série qualquer que acham que tem grande qualidade ou daquelas que são consideradas as melhores de sempre e é 99% certo que já tenha visto.

Image

Já vi, senti, explorei, discuti muita série ao longo destes anos todos para chegar a essa conclusão.
Não sei especificar ao pormenor, mas que existe, existe. Duração das cenas, a forma como acabam (com uma pergunta ou afirmação que deixa outra personagem a olhar no vazio e a cena corta para outra sem que fique explícito como essa personagem deu a volta à situação), se os diálogos parecem conversas ou se são apenas bocas (das que deixam as personagens a olhar no vazio), conveniência de certas personagens aparecerem ou situações acontecerem, etc.

Basicamente, se consegues imaginar realisticamente o que aconteceu antes e o que acontece depois às personagens de cada cena. Como chegaram ali e como partiram (assumindo que não ficam a olhar no vazio até se teletransportarem para a cena seguinte). Não estou a dizer que se deve mostrar tudo o que acontece na vida das personagens, para isso terias de ter sempre uma câmara a segui-las, mas deve-se certificar de que a porção que vemos (a cena) faz sentido num todo que não vemos.
Percebo o que dizes, mas digamos que GoT também não ia reinventar a roda de uma forma tão peculiar. Tal como essas que mencionaste em cima não o fizeram (uma que fez foi OZ por exemplo), e algumas delas contêm esse tipo de mecânicas para entreter e aumentar a taxa de bazófia. Também digamos estás a falar de um modelo, pelo menos da maneira como o especificas e o avalias que dificilmente uma série ou mesmo um filme conseguia deixar isso tudo para trás.

E por muito que idolatre GoT não sou assim tão cego ao ponto de ver que a série teve realmente os seus problemas que não sei se por culpa ou não da pouca presença do R.R na série, mas qual foi aquela que não teve os seus problemas? Mais ainda uma com 70 episódios e de uma magnitude e complexidade que esta tem. Não é o mesmo desenvolver e caracterizar 15 personagens principais e 30 secundárias e fazê-lo numa outra com menos de 1/3 ou um 1/4 desses números.
Samwise wrote: April 24th, 2019, 10:59 am Cof.... Cof...

Sabes que isso é sempre relativo. :mrgreen:

Acho que GOT, mesmo no seu melhor, não entra sequer o meu TOP 5 de séries de eleição e talvez só entre no TOP 10 porque não sou devorador de séries e a minha bagagem neste domínio é declaradamente leve - mas também posso levar a coisa para o sentido contrário dizendo que mesmo tendo visto poucas séries, o GoT não está nem nas 5 primeiras. como?-)

Só para te dar um exemplo simples - e salvaguardando o facto de não podermos directamente comparar séries desta forma - cada diálogo na terceira season do True Detective dá dez a zero aos quase one-liners do GoT season 8 so far. E nem estão assim tão particularmente excepcionais...

Não há que negar que o GoT tem um conjunto de qualidades e características únicas que a distanciam de outras séries (a ponto de podermos seguramente afirmar "não há nada como isto"), mas que isso não sirva de espécie de "carimbo cego certificador de qualidade".

Em todo o caso, concordo em grande medida com o Lud numa coisa: há um antes e um depois a nível qualitativo que tem directamente a ver com a influência do GRRM e do material original na série. Assim que essa fonte secou, a habilidade menor dos argumentistas para construir micro-espaços de interacção entre personagens veio ao de cima - e foi em parte substituida por aquilo a que chamo "hollywoodismo", mesmo que executado com alguma qualidade.
Claro que é relativo. Para mim GoT é a melhor de sempre e a minha preferida, mas certamente que há alguém que a ache um degredo ou apenas mediana. Mas isso já faz parte. Há que viver sabendo que há quem não goste do que é quase perfeito. :badgrin:

Vejo muita vezes, mais ainda agora que o pessoal que não vê e não gosta de GoT saíram das cavernas para dizerem que não vêem e não gostam de GoT para fazerem uma desfile pejorativo em relação a ela e vem sempre ao de cima o tal dito "hollywoodismo". - Eles só fazem batalhas para agradar as fãs, matam personagens para o shock value blá blá blá. No shit? Queriam resolver este problema do Night King por exemplo como, sentarem-se todas á mesa e falarem calmamente? Chega a ser ridículo. Claro que tem que haver batalhas, e agora no fim do mais grande que se pode imaginar por razões das circunstancias actuais, e claro que o pessoal gosta disto. Ninguém viu e adorou LOTR apenas pela história em si, mas sim pelo épico que criaram desde a calma que era o Shire até á batalhas de Helms Deep e companhia.

Falaste mais atrás em Mad Men, mas aquilo até ao final da 3º season foi uma seca descomunal autentica. Arrastavam as cenas a um ponto absurdo apenas porque sim. Depois disso melhorou mesmo muuuuito verdade, mas caiu logo pontapés na última season. Mania de dividem as coisas em 2 partes para render o peixe e escusado será dizer que a season foi péssima. Quanto a True Detective, continuamos com opinião contrarias, GoT S8 a meio gás é melhor que essa 3º season com ele todo lá dentro e já a verter para fora. Se pode ter melhor diálogos aqui ou ali? Possivelmente, mas também não é por uma margem nada de especial. Aliás, até achei que uma boa parte deles foram mais pretensiosos e com mania das grandezas que outra coisa. Mas a season no geral foi tão fraca que fica difícil meter de lado aquilo que foi realmente bom.
Last edited by PanterA on April 26th, 2019, 6:10 am, edited 1 time in total.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by Samwise »

Sim, acho que estamos condenados a concordar eternamente sobre as nossas discordâncias. :mrgreen:

Acabei tambem hoje de ver o True Detective season 3 e para não variar tenho uma opinião diferente da tua. Concedo que não está ao nível de primeira (nem lá perto - até porque é "algo diferente" de várias perspectivas, mesmo mantendo uma determinada estruturação intacta a ver com o "bud-movie"), mas continua no patamar do "altamente recomendável". Um slow burner sem o nervo das seasons anteriores, mas com outros atributos largamente compensatórios. E o último episódio, para mim, foi a cereja no topo do bolo - mesmo até aos 10 segundos finais (fecho com chave de ouro) - depois direi mais qualquer coisa no tópico respectivo.

Em todo caso, apesar de tanta batatada sobre o que é melhor e o que é pior, creio que a ordem das nossas imensas discordâncias não tem essa magnitude que as nossas conversas deixam transparecer. Pelo contrário, com mais ou menos críticas à mistura, acho que acabamos por colocar cada uma destas séries que estamos a discutir num patamar de opinião bastante próxima - e todas elas lá no topo, ou próximo disso. A questão é que as comparamos entre si directamente, e debatemos com base em virtudes que valorizamos desalmadamente e em defeitos que desprezamos também de forma acentuada, o que faz depois parecer que umas são ouro e as outras são lixo. Não é assim. Quem tem participado neste e noutros tópicos de séries, felizmente, não faz parte da comunidade de rastejantes ( :twisted: ) que "não vêem" e "não gostam" e que aproveitam qualquer perturbação no ar para sair da toca e desatar e "trollar" a torto e a direito. :wink:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by PanterA »

Foi uma pena que tivessem posto as cenas demasiado escuras. Numa das batalhas mais épicas que se pode assistir e que poucos conseguem replicar (admito que ver isto em TV ainda me causa um certo arrepio), quase que estragavam tudo. Não percebi a ideia, ou neste caso até percebo mas era escusado porque certamente que os milhões de orçamento não eram "só" milhares. A nível de acção, pace e suspense acho que é impossivel negar que nos meteu completamente agarrados ao sofá. Praticamente sem momentos mortos em 1h20 de episódio.

Quanto ao sumo em si:
- Concordo do que já li que mais mortes era crucial. Mais ainda quando algumas das personagens escaparam dela para aí umas 5/6x sem exagerar. Do que deduzi estão a por o Sam para aquele final bibliotecário, que pessoalmente não vou muito á bola com ele por saber muito a LOTR.

- A cena da cripta contava ali com um twistizito para não terem posto os mais indefesos junto aos mortos. Até acredito que podia ser o lugar mais seguro de Winterfell de longe, e entre ali com uma dúzia deles ou lá fora com centena de milhares até se aceita, mas pelo menos podiam ter mandado uns bitaites no episódio anterior para precaver ou antever esse possível momento.

- Adorei o episódio mas tenho que admitir que nem de perto nem de longe era isto que esperava que acontecesse. Ou posto de outra forma, não contava que o Night King fosse já derrotado e que ainda alongassem isso pelo menos até ao penúltimo ou ultimo episódio. Isto claro, que aquilo tudo seja apenas a ponta do icebergue e ainda há muito para vir com o Bran á mistura. Será que agora vamos ter a luta pelo Iron Throne durante os últimos 3? Parece-me demasiado tempo sinceramente.

- Quanto á Arya, acho que se confunde mais uma vez o previsível com expectável. Eu diria que previsível era o Snow lutar com ele e derrota-lo numa 1x1 todo xpto. Agora o expectável, e tendo em conta a história da Arya, da faca, e daquilo que lhe disse a Melisandre há 4 seasons atrás acho que foi um belíssimo momento. E da maneira como aconteceu ainda melhor.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by PanterA »

E antes que alguém se esqueça de postar esta poesia musical já aqui fica.
:venia:
He did it again
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by Samwise »

:shock: :shock: :shock:

Vou ali puxar o queixo para cima e já volto...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by PanterA »

Como é para cima pressuponho que devas ter gostado do episódio. :mrgreen:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by Samwise »

Sim, gostei.

Não é o/um episódio brilhante (que por esta altura já não se espera), mas dado o estado das coisas, acho que foi fulminantemente eficaz. Tem o momento que é o culminar apoteótico de uma longa espera, percorrido que estava um tortuoso caminho de construção, preparação e gestão parcelar de muitas narrativas confluentes. And, boy... IT DELIVERS!!! salut-)

Fizeram uma série de escolhas lógicas acertadas nas mais variadas vertentes, acompanhadas por uma óptima gestão do(s) ritmo(s).

Por duas ou três vezes senti vontade de saltar da cadeira e bater palmas, mas esse momento... acho que fiquei com os canais sensoriais entupidos. :lol:

... mas...

Isto "só" significa que a fasquia subiu. De certeza que eles, argumentistas, querem brindar o espectador com algo ainda mais "grandioso" - e trágico, naturalmente.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by Samwise »

Atenção, SPOILERS FORTES.
Ontem estive a rever algumas partes do episódio e apercebi-me que entendi mal o momento apoteótico. :lol:
Não que tenha feito grande diferença em termos práticos, mas inicialmente fiquei com a ideia de que tinha sido o Bran a apanhar a faca que caiu e a dar o golpe fatal.

Percebi depois que não - e até que o afastamento entre os três elementos em cena não permitiria esse desfecho. Foi só um pormenor, mas achei engraçada esta confusão minha.

Muito bom aquele detalhe dos cabelos de um dos cavaleiros do gelo a baloiçarem com o vento antes da Arya se mostrar em cena - brisa supostamente provocada pela corrida silenciosa da miúda por entre os inimigos... salut-)

Continuo a considerar o episódio magnífico na sua gestão dos tempos de batalha, nos seus pormenores, na sua capacidade para dignificar na altura da morte uma série de personagens, e no atar das pontas soltas, a concretização final de algumas linhas narrativas antigas.

Agora - não sei o que sobrou dali que possa servir minimamente para um confronto com a Cersei. :!: :?: Pareceu-me que não sobrou quase vivalma. Os dois grandes exércitos da Daenerys foram-se, embora no preview do 4º episódio se vejam alguns restos dos unsullied. Das forças "da casa", pareceu que só sobraram uns quatro ou cinco (os principais, para variar)...

Ok, há um dragão ainda "em condições", e isso vale por muitos exércitos, mas tenho quase a certeza que do lado da Cersei há um plano para tirar o bicho do ar, e que ele, depois de algum estrago, vai ficar fora de combate rapidamente. Just guessing...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by lud81 »


O episódio foi bom mas tendo em conta que houve um episódio inteiro de build up antes, acaba por ser um bocado underwhelming. Estava à espera da batalha ser pelo menos dois episódios.

Em termos de epicidade da batalha, não consigo entrar no hype. Não consigo porque me lembro que dentro da própria série já houve duas batalhas mais épicas que esta... A famosa Battle of the Bastards (nº1 incontestável) e também aquela em que Hodor morreu. Fogo, essa foram dois episódios de batalha. Sendo objectivo, em nenhuma galáxia a batalha de ontem foi mais épica que qualquer dessas duas. A espectacular movimentação dos exércitos na Battle of the Bastards já está esquecida?


Gostei do enorme suspense da cena da Arya a esquivar-se naquela sala. Fez lembrar bastante a cena do cofre do primeiro Missão Impossível, uma das cenas mais tensas de sempre do mestre De Palma.

Quanto ao "transe" do Bran, serviu para quê? O rapaz a certa altura anuncia "vou ausentar-me" ou "vou viajar", como se fosse algo importante. O que andou ele a fazer o episódio inteiro? Só queria ter a melhor cadeira da sala para ver a batalha? No fim, quando o Night King o enfrenta há ali reconhecimento. Claramente o Night King e o Three Eyed Crow conhecem-se há muito tempo. Por isso acho que se era para fazer o Night King sorrir, esta cena em frente ao Three Eyed Crow seria o momento perfeito para isso, e não quando o bafo do dragão não lhe faz nada. Em termos de storytelling, estes pormenores fazem a diferença. Ele sorrir aqui seria bom storytelling. Ele sorrir para a Dany depois de se revelar imune ao fogo do dragão não passa de um momento "cool".

Com o exército de Wights derrotado (não estou a ver forma de isto ser um engodo), falta a Cercei. Não faço ideia o que aí vem, vou esperar para ver. :-)
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by Samwise »

Lud, concordo contigo quanto ao valor comparativo do episódio. Para além dos dois que mencionas (porventura os dois marcos maiores em toda a série - o massacre no castelo também se podia juntar aqui), há uma boa dúzia de episódios mais conseguidos lá para trás, alguns deles sem batalhas envolvidas - ou antes, em que a capacidade de estratégia, a língua afiada e a diplomacia agressiva serviram de exércitos no campo de batalha.

Concordo também em relação aos pormenores sem sentido que apontas (e há muitos outros por onde se poderá pegar).

Só que, neste caso concreto, as virtudes esmagaram os defeitos.

Em relação ao futuro, está tudo em aberto. Imprevisibilidade total e uma série de desfechos lógicos possíveis. As surpresas maiores ainda estão para vir, creio.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by Samwise »

É curioso quando algumas das instituições maiores dos jornalismo a nível mundial (Portugal incluído) dedicam recursos de peso à série. Demonstra o nível insano de popularidade atingida pelo GoT.

An illustrated guide to all 2,339 deaths in ‘Game of Thrones’, no Washington Post. - link
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by PanterA »

Do que ando a ler eu diria que os defeitos se estão a sobrepor ás virtudes. O nitpicking que se está a fazer á série, a análise a cada trecho da acção está num nível caótico. Eu aceito que possa ter ali alguns erros estratégicos, algumas cenas escusadas e outras mal explicadas mas de um dia para o outro tornaram-se todos peritos e com doutoramentos em batalhas mediáveis.
Last edited by PanterA on April 30th, 2019, 8:30 pm, edited 1 time in total.
Post Reply