Game of Thrones (HBO)

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by drakes »

Apesar da grandiosidade e pormenores achei que fizeram um plano errado para defesa do castelo, procurei artigos sobre a estrategia da batalha do meu ponto de vista:

https://www.forces.net/military-life/fo ... hs-disease

https://www.wired.com/story/game-of-thr ... -analysis/

Mesmo do ponto de vista estético preferi "Battle of the Bastards", para não parecer que estou pegando no pé achei ótimo o episódio.
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by siroco »

:shock: :shock: :shock: salut-)

Este episódio foi do melhor que vi nos últimos anos em televisão e cinema!

Como grande fá do Martin e da saga "A Song of Ice and Fire" foi com grande expectativa que comecei a ver a série, no entanto não me agradou o rumo da mesma e rapidamente desisti, anos depois, e como o gajo nunca mais acaba o raio dos livros! lá recomecei a ver, e ainda bem que o fiz!

Excelente realização com grandes momentos dramáticos, combates bem coreografados, emoção a rodos, enfim 5 ***** !
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by Samwise »

O episódio de ontem soube a uma facada nas costas. Tal como era suposto. :-)))

Quase, quase que se chegava perto daqueles velhos episódios em topo de forma.
Já mataram mais uma personagem semi-principal, e tenho cada vez mais a certeza de que isto são só as preliminares. Ainda bem.

É bom ver alguns inspirados momentos de conspiração palaciana, mesmo que me pareça que aquelas duas personagens não estão exactamente a respeitar a sua herança história, em particular o Varis...

Então a Sansa logo à primeira oportunidade quebra uma promessa daquelas? hmmmm...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2513
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by p_alucinado »

Sou a última pessoa à face da terra a começar a ver o Game of Thrones. Acabei ontem de ver a primeira temporada e acho-a uma série bem conseguida naquilo a que se propõe, a tal guerra pelo poder. No entanto, acho-a muitíssimo inverosímil em vários aspectos, sendo o mais óbvio o facto da Arya e do Bran se comportarem como adultos. Simplesmente não faz sentido. Nesse aspecto, a Sansa, ainda que desagradável, traz muito mais autenticidade À história. E depois há certas atitudes dos personagens que são de ir às lágrimas de tão ridículas que são.

No restante, a história já foi contada vezes sem conta e não desagrada, mas não consigo sentir genuína empatia com nenhum dos personagens, sendo que o mais sensato de todos ainda me parece ser o do Peter Dinklage, o anão. Dizem-me que a série melhora com o passar das temporadas - e até acredito - e vou continuar a ver, mas, mesmo tendo bons valores de produção, não a acho, até agora, muito acima da mediania.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by PanterA »

Este era mesmo o típico episódio que quando voltei à internet depois de o ver que iria ser criticado forte e feio. Dito e feito. Se no 2º episódio foi assim e é um dos melhores da série (for me at least), este aqui não tinha hipóteses de se salvar.
- Sim, o tele-transporte fez um bocado de impressão juntamente com a morte do Dragão que fica um bocado difícil de perceber o porquê de o terem matado tão depressa. Isto é, queriam equilibrar a balança de poderes para a última batalha e meter ali mais um bocado de emoções ao barulho, compreende-se, mas tiraram o gajo do caminho com demasiada facilidade mesmo que aquelas scorpions tenham sido aperfeiçoadas em relação á do Bronn. Para mim os 2 pontos mais mais graves do episódio. Ainda que o do tele-transporte já vem desde os inícios da série mas só a partir da 3/4º season quando a narrativa ficou muito mais abrangente e complexa é que abusaram dela.

- Quanto ao resto, a parte inicial da festa pós-guerra foi essencial para estabelecer ali vários pontos de situação necessários para a Last War. Em vez do jogo político foi literalmente um jogo de emoções, principalmente para a Danny que de depois de tudo o que conseguiu em Essos, tem agora tudo contra ela e aquilo que sempre quis, onde inclusive perdeu bastante quando rumou ao Norte para ajudar na luta contra o Night King. A dita Mad Queen já está a ser construida desde há bastante tempo, não é de agora. Os sinais tiveram sempre lá ainda que atenuados. Depois de tudo o que passou e fizeram-na passar, com a decapitação da sua mão direita ou melhor amiga foi o catalisador perfeito. A transformação e possível morte dela nestes termos seria bom de se ver, a menos que fosse para meter o Jon no Trono que aí já torcia um bocado o nariz.

- Daquilo que a Melisandre disse que vinha de Volatins para morrer em Westeros e que o Varys ia ter o mesmo desfecho, depois das possíveis conspirações que anda a fazer parece-me que vai ser por aqui que vamos ver o adeus á personagem. Resta saber se por o Tyrion o expor ou outro alguém.

- E por falar em profecias resta saber quem vai concretizar qual, se a da Arya se a da Cersei. Ainda que a Arya matar esta última depois do destaque superlativo que já teve seria demasiado.

Well, se isto tudo é o mau Game of Thrones, mesmo criticando os seus problemas que estão e sempre estiveram lá - facto - posso dizer que passo bem com isso. Siga para o próximo !
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by Samwise »

PanterA wrote: May 7th, 2019, 8:31 am

A dita Mad Queen já está a ser construida desde há bastante tempo, não é de agora. Os sinais tiveram sempre lá ainda que atenuados. Depois de tudo o que passou e fizeram-na passar, com a decapitação da sua mão direita ou melhor amiga foi o catalisador perfeito. A transformação e possível morte dela nestes termos seria bom de se ver, a menos que fosse para meter o Jon no Trono que aí já torcia um bocado o nariz.
A construção que está a ser feita "desde há bastante tempo" foi subitamente atropelada e pulverizada por uma série de acontecimentos abruptos, simultâneos, e de elevado impacto emocional, a que se espera que se venham a somar mais uns quantos pontapés no decorrer do próximo episódio.

Por ordem crescente (de minutos :mrgreen: );
- Snow anuncia que o trono é legitimamente dele;
- Jon Mormont morre;
- Snow considera que tem de ser verdadeiro perante a "família", colocando-se contra ela ;
- Varys avisa-a de que está cometer um erro grave no planeamento do ataque - coloca-se quaaase contra ela. Toda a gente nessa reunião é hostil em relação às suas decisões;
- Dragão número dois morre devido a melhoramentos numa arma estratégica inimiga. Essa arma está agora amplamente espalhada por tudo o que é sítio nas embarcações e castelo adversários - o dragão que resta deixou de ser a vantagem competitiva determinante (pode sempre tentar atacar os barcos por trás, sendo que aí está protegida pelos mastros, no caso de não haver também balistas na popa...);
- Misandei perde uma oportunidade de ouro para atirar a rainha inimiga muro abaixo e como recompensa pela apatia é decapitada pelo montanha ( :mrgreen: );
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by PanterA »

Não se estás a criticar ou não a transformação da Danny em Mad Queen, mas olha que isso já lá está desde os primórdios sua caracterização.

- Desde ela crucificar todos os Lords por aceitaram escravatura sem lhes dar sequer um julgamento;
- O tal famoso bend the knee com ar de totalitária do "eu posso eu mando";
- Toda agora esta desconfiança que está no ar desde o primeiro momento que meteu pés em Westeros que tudo o que ela fez á conta dos conselhos dos outros fez mal;
- Rumou a Norte e sem ela tinham perdido a Great War com grandes perdas da sua parte;
- E agora claro, tudo isto junto, com a decapitação da sua melhor amiga, perde o seu 2º filho, vê o Jon como o seu amor perdido e ao mesmo tempo como um usurpador é o rastilho que foi alimento há muito tempo. E o sangue Targaryen em modo incestuoso não engana;

Podia ainda mencionar a visão se ela poder ser a Queen of the ashes.

https://www.youtube.com/watch?v=gulVUWrADCM

E de certeza que se fizer aqui um exercício de memória das seasons mais antigas ainda vou encontrar mais factores para a sua transformação fazer todo o sentido. Isto não nasce do dia para a noite. Tudo bem que isto tem tido um bad writing em algumas situações, mas esta não é certamente uma delas.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by Samwise »

PanterA wrote: May 7th, 2019, 11:58 pm
Não se estás a criticar ou não a transformação da Danny em Mad Queen, mas olha que isso já lá está desde os primórdios sua caracterização.

- Desde ela crucificar todos os Lords por aceitaram escravatura sem lhes dar sequer um julgamento;
- O tal famoso bend the knee com ar de totalitária do "eu posso eu mando";
- Toda agora esta desconfiança que está no ar desde o primeiro momento que meteu pés em Westeros que tudo o que ela fez á conta dos conselhos dos outros fez mal;
- Rumou a Norte e sem ela tinham perdido a Great War com grandes perdas da sua parte;
- E agora claro, tudo isto junto, com a decapitação da sua melhor amiga, perde o seu 2º filho, vê o Jon como o seu amor perdido e ao mesmo tempo como um usurpador é o rastilho que foi alimento há muito tempo. E o sangue Targaryen em modo incestuoso não engana;
Considero que o build-up que indicas nos três primeiros pontos é diferente do quarto ponto porque:
1) são acções baseadas em decisões dela (e não eventos que acontecem e que ela não controla à partida;
2) não há relação entre essas decisões e uma qualquer ideia de "loucura" ou "desvio psicológico" - são antes traços de personalidade - talvez polémicos e indicadores de que por baixo do verniz está uma ditadora, mas não mais do que isso.

O quarto ponto, que corresponde grosso modo ao que indiquei no post anterior, não só são acontecimentos que ela não controla, como também têm associados grande perdas emocionais. E isto de facto pode fazer inverter o estado de sanidade mental de qualquer pessoa, e ainda mais no curto espaço de tempo em que se verificaram e a acumularam.

Claro que se associares as duas vertentes, a "mad queen" vai ser muito mais "mad", mas onde eu quero chegar é que até estes últimos episódios não houve build-up nenhum no sentido de gerar essa madness. Tirania, sim, loucura não.

Com este episódios, já acredito que essa realmente é uma possibilidade. Sem eles não faria para mim qualquer sentido que a D. não olhasse a meios para atingir o trono, especificamente avançando para a inceneração do castelo com a população civil toda lá dentro - dado o passado dela, mesmo com traços de tirania pelo meio, isto nunca seria uma hipótese.
Podia ainda mencionar a visão se ela poder ser a Queen of the ashes.

https://www.youtube.com/watch?v=gulVUWrADCM

E de certeza que se fizer aqui um exercício de memória das seasons mais antigas ainda vou encontrar mais factores para a sua transformação fazer todo o sentido. Isto não nasce do dia para a noite. Tudo bem que isto tem tido um bad writing em algumas situações, mas esta não é certamente uma delas.
Não me lembrava disto. Aliás, eu não sou um die-hard fan da série, e também não sou interessado o suficiente para andar a ver as ligações todas para traz e seguir as linhas de acontecimentos ao milímetro.

O que me parece dessa "premonição" é a velha história do "não se pode ter tudo". Ela tem de fazer uma opção para poder ficar com uma parte do que quer, ou, tentando o tudo, ficará com nada.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by PanterA »

Como disse, os sinais do sangue quente sempre lá estiveram. Com mais ou menos ênfase houve demasiados key moments da sua vida em Essos que demonstraram que ela não é aquela rainha que sempre quis ser. Dando outro exemplo, o Jon depois de ter sido comandante da Nights Watch e posteriormente King of the North soube lidar nem com as sentenças, egos e respeito. Não houve ali aquele bend the knee forçado, ou aquele "eu tenho que te matar para dar o exemplo" quando a solução podia ser outra e se calhar melhor. Como foi com os Tarlys.

No caso dela, ferve em pouca água, e a temporada passada juntamente com esta prova que ela não aguenta a pressão e depois de tudo o que conquistou e agora perdeu, é o catalisador perfeito para se tornar a Mad Queen. Até pode nem se tornar, mas os sinais estão claramente lá. Mas se se tornar mesmo a dita Mad Queen para mim faz todo o sentido.
BurnCycle
Fanático
Fanático
Posts: 721
Joined: March 4th, 2008, 12:13 am
Location: Trofa, Águeda, Aveiro, Portugal, ...
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by BurnCycle »

Eu só não a chamo de Mad Queen porque não o irá ser! :D
Gostei do episódio, tive pena pelo dragão, e mais pena tive de ficar com o feeling de que o ultimo dragão e a própria Danny vão com os patos no próximo episódio. E das coisas que menos gosto na série, de estes jogos mentais e doentios (já havia acontecido na batalha dos bastardos, com o Jon a carregar mesmo depois de ter sido avisado pela irmã) funcionarem na perfeição, as vezes sem qualquer mínimo de inteligência, apenas pura emoção.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by Samwise »

BurnCycle wrote: May 9th, 2019, 1:02 am
Eu só não a chamo de Mad Queen porque não o irá ser! :D
Não me digas que houve fugas de informação e já se sabe por aí como vai acabar...

(ou, de outra forma, como sabes isso? )
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by PanterA »

Houve leaks da season é por isso que o pessoal, do que li por alto, está mais picado porque dizem eles que o final vai ser uma bosta. Mas se o BurnCycle está a dizer isso com base nos leaks, é muito baixo da parte dele e um super mega spoiler que já me pode ter arruinado muita coisa.
BurnCycle
Fanático
Fanático
Posts: 721
Joined: March 4th, 2008, 12:13 am
Location: Trofa, Águeda, Aveiro, Portugal, ...
Contact:

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by BurnCycle »

Samwise wrote: May 9th, 2019, 2:21 am
BurnCycle wrote: May 9th, 2019, 1:02 am
Eu só não a chamo de Mad Queen porque não o irá ser! :D
Não me digas que houve fugas de informação e já se sabe por aí como vai acabar...

(ou, de outra forma, como sabes isso? )
PanterA wrote: May 9th, 2019, 6:32 am Houve leaks da season é por isso que o pessoal, do que li por alto, está mais picado porque dizem eles que o final vai ser uma bosta. Mas se o BurnCycle está a dizer isso com base nos leaks, é muito baixo da parte dele e um super mega spoiler que já me pode ter arruinado muita coisa.
Não vi nenhum leak nem li nada sobre isso. (Nem trailers dos episódios seguintes vejo)
O que disse foi apenas um feeling que fiquei depois de ver o episódio passado.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by PanterA »

Fico muito mais descansado. :)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Game of Thrones (HBO)

Post by PanterA »

Fico sempre surpreendido com o nitpicking. Depois de ver o episódio, ainda fiquei com mais curiosidade por ver quais seriam os temas desta semana. Eu percebo que algumas delas foram estúpidas, outras caídas do céu, estão lá. Mas há outras que sinceramente já é mesmo criticar porque é fixe. Claro que com este esmiuçar podem vir lá as seasons 1, 2, 3, 4, etc que eu mesmo vou conseguir dissecar aquilo ao máximo para que seja tudo estúpido e cliché. Tão fácil.

Mas indo ao que interessa:
- Quem diz que a Danny passou a Mad Queen há 2 seasons atrás, ou não esteve muito atento ou não sei o que andaram a ver. E para me voltar a repetir e citar todos os sinais, indicadores, decisões, traições, perdas... já lá estão desde a 1º season. Mas que foram +/- atenuados com aquilo de bom que vinha sempre a seguir, quase como meter água na fervura. Desde que chegou a Westeros praticamente foi uma montanha russa e sempre a descer abruptamente, e não houve esse tal catalisador que não metesse aquele sangue Targaryen a ferver. Estamos a falar de alguém que quando libertava escravos, à entrada dessa mesma cidade tinha uns milhares de Masters crucificados. Se mereciam? Discutível quando nem houve julgamentos e ela fez o "eu posso, eu mando" do costume. Ela sempre foi uma conquistadora nunca uma rainha.

Além demais, e para os esquecidos:

[MEDIA=youtube]MjLGYqc-poc[/MEDIA]

[MEDIA=youtube]gulVUWrADCM[/MEDIA]

- Hound vs Mountain não há muito que dizer. Ainda que foi mais um David vs Golias e a morte de ambos a cair no fogo teve a sua simbologia. Neste arc não havia muito por onde fugir e o que fizeram, fizeram bem.

- Tirando a estupidez e meterem o Jaime a levar duas naifadas e conseguir andar e o Euron aparecer no momento exacto que ele estava a chegar, o reencontro da Cersei com ele e posterior morte de ambos talvez contasse com outra coisa. Não foi algo muito satisfatório para uma vilã, mas depois de ver tudo o que construiu reduzido a cinzas, sentir o medo e chorar baba e ranho como alguém que só pedia o seu pai pode-se dizer que foi aceitável. Mas claro que se fosse para o shock value, tinha a sua piada ser uma a Sansa, a Arya e mais uma carrada de pretendentes que seria bom dar-lhe a machada final. Mas compreendo e faz sentido que lhe queria outro destino.
E com isto tudo a profecia dela ficou apenas a 90%.

- No meio disto tudo e com a confirmação da Mad Queen tenho pena que tudo está a apontar que o Jon fique com o que resta de iron throne. Ou então reconstruir um novo, sem todas aquelas lembranças dos Targaryens.
E também é mais que certo que Danny vá morrer, o que é bom, mas por quem é onde vai fazer a diferença toda. Arya e Jon um deles é certinho. Espero bem que não falhem na execução e como vão proceder para a tirarem de cena. - Vai ser a ultima antagonista da história.
Btw,
Estes shots da Arya com a chuva de cinzas foram simplesmente espectaculares.

Image
Post Reply