Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Novidades, lançamentos e características das edições no nosso país.

Moderator: Pedro Pereira de Carvalho

User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by Cabeças »

Estive lá ontem... Não é propriamente novidade para muitos, mas já lá não ia há muito tempo...

Nem tenho palavras. o-(

Um dos pontos fortes da Fnac foi sempre a secção de Cinema. Até dói ver aquilo assim.

Não consigo mesmo perceber se o pessoal mudou já todo para o streaming, ou se é simplesmente uma má decisão. Afinal os colecionadores continuam a comprar, eu por exemplo muito mais lá fora, claro. Praticamente já não há oferta cá no mercado nacional, ou é sempre geralmente inferior em qualidade (dvds em vez e blurays).

Estamos num mundo onde parece realmente que as pessoas e as empresas que têm muito dinheiro fazem o que querem inpunemente, mas a decisão da Disney retirar as legendas portuguesas dos formatos de alta definição também não ajudou nada o mercado nacional. Continuarei sempre a dizer que foi um insulto ao país e um completo desrespeito pelos colecionadores que sempre apoiaram a indústria comprando os originais.

Ver como eram as secções de Cinema das Fnacs e como estão até faz pena, sinceramente! Uma completa decadência, miserável, mesmo. Não se pode dizer que a Fnac ajude a combater a os downloads ilegais nem apoie o formato físico contra o streaming.

E o exemplo da WW1984?... Comprei em Espanha o steelbook com legendas pt!.... Porque não venderam cá a edição?...

Se querem mesmo acabar com o mercado nacional de dvds mais valia terem algum respeito pelos tempos idos e pelos colecionadores e retirarem as miseráveis prateleiras que restam de uma vez.
Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by Rui Santos »

Confesso-te que com a pandemia não voltei ainda à Fnac e que as minhas compras tem sido mais fnac.pt e outras lojas online lá fora. (amazons sobretudo.)

Fnac Colombo - Mais uma loja a reduzir o espaço de DVD/BR
Temos abordado por aqui diversas vezes o tema... a verdade é que o BD veio acabar com o formato fisico... pois existirem 2 formatos, depois 3 (com o 4k) tornou o mercado físico num país como o nosso... um produto demasiado caro... e um nicho apenas para colecionistas.

Quantos nossos amigos já vimos abandonar o formato fisico e venderem as suas coleções? Somos neste momento... nem uns 1 000 em Portugal a comprar regularmente filmes... É completamente impossível um mercado com esta dimensão.

A juntar a isto... temos a ganância das editoras... | Primeiro porque em vez de optarem por edições 4k ou BD ou DVD com n legendas... preferiram segmentar o mercado com regiões e no caso da Europa com legendas/dobragens diferentes.
Não seria mais barato um filme ter 40 legendas ou todas as que existam de forma oficial para o mesmo e vender o mesmo num disco universal? Pois... mas a procura do lucro... tem esse efeito.. chegamos ao fim... e temos um mercado completamente estagnado.

Quanto à Disney é um nojo o que foi feito... mas se nem os papás comprar filmes... tudo a virar para o streaming....
Sabes o que me preocupa... é poder haver uma geração que não vai ver a Branca de Neve... porque um génio do Excel diz que o mesmo só vai estar disponível por 3 anos no canal Disney... ou editarem uma versão nova mais correta em que a maçã não é envenenada porque as crianças ficam com pesadelos... é este o nosso futuro e ninguém compreende isso.
E querer ver o Casablanca... e pensar... ups... não está em nenhum dos 10 canais de streaming... caga nisso... vamos ver o que está a dar.
É a perda deste direito de escolha... que estamos a comprar.. Há alguém num qq edifício... que decide o que eu posso ver... Lamento... mas tenho 8 cópias do Blade Runner... vou ver o Blade Runner sempre que eu quiser, não quando a programação o ditar. :mrgreen:

Sim, é bom também haver programação para ver coisas novas e diferentes, mas o mercado como em tudo na vida devia-se equilibrar... e nós consumidores termos direito à escolha. Por isso meus amigos aproveitem bem estes saldos, estes filmes, pois não sei quantos mais anos durará...

Quanto a "WW1984"... acho que a Nos deixou de ter os direitos da Warner... e ironia... não sei se haverá alguém interessado em comprar os mesmos... Comprem em Espanha como nós... ao menos ficamos com o direito a escolher...

Por fim a Fnac... Cabeças.... esses são os menos culpados... são os que mais resistiram... olha a Worten e o MM... há muito saltaram o barco, até a CEX...
Por isso... sempre que possam comprem cá... a Fnac vende pouco... mas ao menos ainda existe... vejo um futuro muito breve onde restará a fnac.pt... e depois nada...

Mas o mundo ficará melhor quando todos os outros escolherem por nós o que devemos ver.
Restará ai um pequeno mundo, reservado aos que compraram a tempo e podem fazer as suas escolhas. Seremos os velhinhos como antigamente eram os leitores... aqueles tipos esquisitos que tem muitos filmes antigos... antigamente eram livros.

Sim, a pirataria foi a desculpa para muita coisa... mas aposto que mais de metade da minha coleção não existe em formato pirata... e aposto que o formato pirata não tem 1/100 do encanto da minha edição xpto.
Da mesma forma existem livros em pdf... mas não tem cheiro.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by Cabeças »

Concordo com tudo o que referiste, caro Rui Santos.

Foi bom enquanto durou, chegámos ao final de uma era... a mudança de paradigma é total.

Recordarei para sempre com muitas saudades os anos dos Clubes de Vídeo e o início do colecionismo em Portugal. Foram muito bons tempos! salut-)

Espero e tenho esperança que a Criterion e outras empresas continuem a apostar nas edições físicas, mesmo que só para o nicho dos colecionadores. Quanto aos usados, penso que durante muito tempo teremos ainda opções de compra, tanto no mercado nacional como nas amazons e afins.

Abraço
Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by Rui Santos »

Penso que percebes que partilho a minha revolta com a evolução do mundo (é também um sinal clássico da idade)
Mas honestamente irei sempre preferir ser eu o dono das minhas escolhas... e não depender de outros.

Concordo com as edições de colecionador e da Criterion... o mercado de usados... sinceramente vamos a ver...

Tenho lido ao longo dos anos... muitos colecionadores a dizerem-me que o digital é melhor, pois não se levantam do sofá, ou porque clonaram toda a sua coleção num qq disco rígido... (ou rack, é "igual")
Mas a verdade é que como os livros... | uma coisa é ler no tablet (que é maravilhoso), outra é levantar, ir a uma estante... ver as lombadas e escolher um livro. | Não é uma questão de idade notem... os miúdos ainda hoje adoram os livros de papel...
Experimentem dar a um miudo de 6 anos | um menu de kodi com os filmes da Disney... | E acesso a uma coleção de dvds disney... não tenho qq dúvida sobre o que ele irá escolher.

Mas pronto... | no futuro termos stream e bonecos (Pops) ou canecas (é o que está a ocupar a área do cinema)... it's life. salut-)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
LusoHV
Novato
Posts: 19
Joined: April 21st, 2021, 11:17 am

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by LusoHV »

Olá,

Embora seja um aficionado de longa data no que diz respeito ao home video, só agora decidi criar aqui conta.

De facto, é triste ver o mercado nacional de pés para a cova. A aposta dos grandes estúdios em plataformas de streaming, e os consumidores a abdicarem cada vez mais da qualidade e propriedade e a optarem pela conveniência descartável (não só no que diz respeito a DVDs/BDs, mas em tudo) veio dar o golpe final ao nosso pequeno mercado. O que não se entende é a ausência de legendas portuguesas em edições europeias, especialmente quando as legendas já existem de edições anteriores.

A nossa única opção, além de não ajudar a financiar plataformas de streaming, é fazer pressão nas pequenas editoras que existem por aí e sugerir a publicação de títulos que nos interessem. Não estou a ver outra solução. Infelizmente estas editoras focam-se demasiado no cinema independente, e existem muitos clássicos que foram restaurados e/ou remasterizados que nunca foram lançados cá. Idem para sucessos recentes.
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by TheLimey »

Na Fnac de Coimbra está a acontecer o mesmo. Passei por lá ontem e a secção de DVDs/Blu-rays está reduzida a metade, enquanto a secção dos discos de Vinyl é cada vez maior!

Sinceramente não consigo perceber esta moda do Vinyl. Haverá assim tanta procura por um formato mais que obsoleto?
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by Cabeças »

TheLimey wrote: April 22nd, 2021, 4:29 pm Na Fnac de Coimbra está a acontecer o mesmo. Passei por lá ontem e a secção de DVDs/Blu-rays está reduzida a metade, enquanto a secção dos discos de Vinyl é cada vez maior!

Sinceramente não consigo perceber esta moda do Vinyl. Haverá assim tanta procura por um formato mais que obsoleto?
Viva,
Não sei que idade tens, mas o vinil foi uma época mágica para muitos de nós mais séniores. salut-)
Sem dúvida que os formatos digitais são mais "práticos", mas o misticismo e a estética dos vinis (e dos pratos) tem um contexto muito próprio que tem o seu próprio nicho de apreciadores.

E não percebo porque razão se tem que optar... podem coexistir os formatos todos... eu mantenho os formatos todos... leitor de cassetes duplo, DAT, minidisc, sacd, leitor de cds multiplo, tuner, prato...

Eu por exemplo adoro meu prato da Pioneer, e mantenho todos os meus vinis... de vez em quando ainda compro um ou outro. E tenho algumas edições em vários formatos! :-)))

Image
Cabeças
Image
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by TheLimey »

Cabeças wrote: April 22nd, 2021, 5:20 pm Viva,
Não sei que idade tens, mas o vinil foi uma época mágica para muitos de nós mais séniores. salut-)
Sem dúvida que os formatos digitais são mais "práticos", mas o misticismo e a estética dos vinis (e dos pratos) tem um contexto muito próprio que tem o seu próprio nicho de apreciadores.

E não percebo porque razão se tem que optar... podem coexistir os formatos todos... eu mantenho os formatos todos... leitor de cassetes duplo, DAT, minidisc, sacd, leitor de cds multiplo, tuner, prato...

Eu por exemplo adoro meu prato da Pioneer, e mantenho todos os meus vinis... de vez em quando ainda compro um ou outro. E tenho algumas edições em vários formatos! :-)))

Image
Tenho 40 anos. Também já sou um sénior. :mrgreen:

Os meus pais tiveram um leitor de discos Vinil, mas já foi para o lixo há mais de 20 anos.

Aquilo que não entendo é o facto de um suporte que tem uma qualidade de som inferior ao CD estar a vender mais neste momento.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by Cabeças »

TheLimey wrote: April 22nd, 2021, 6:08 pm
Aquilo que não entendo é o facto de um suporte que tem uma qualidade de som inferior ao CD estar a vender mais neste momento.
Sobre esse tema da qualidade há muitos estudos e opiniões diferentes. Eu sempre achei o som do vinil mais quente e encorpado, e sou dos que o prefere ao som do CD. Há muitos audiófilos que também preferem o vinil.

Mas não pretendo iniciar nenhuma discussão sobre isto, sobretudo neste tópico. Por mim cada um ouça o que gostar mais e sejam felizes. :-)
Cabeças
Image
LusoHV
Novato
Posts: 19
Joined: April 21st, 2021, 11:17 am

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by LusoHV »

TheLimey wrote: April 22nd, 2021, 4:29 pmNa Fnac de Coimbra está a acontecer o mesmo. Passei por lá ontem e a secção de DVDs/Blu-rays está reduzida a metade, enquanto a secção dos discos de Vinyl é cada vez maior!
Também frequento a Fnac de Coimbra e tenho notado o mesmo. A bonecada tem comido o espaço que outrora era reservado a filmes. Ainda assim é o último reduto no que diz respeito a DVD/Blu-ray em lojas físicas. Wortens, por exemplo, há vários anos que são para esquecer.

Cada vez estou mais convicto que devo aproveitar as promoções dos leve 3 pague 2. Não estou a ver oferta significativa daqui a 2 anos.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by Rui Santos »

Acerca do vinil vs CD | não se esqueçam sempre que há dois fatores muito importantes a ter em conta:
1) Qualidade da aparelhagem que está a ser usada, incluindo as colunas, acústica da sala, posicionamento de quem está a ouvir, qualidade de headphones etc etc
2) Capacidade auditiva e sensibilidade de quem está a ouvir... É muito variável esta sensibilidade de pessoa para pessoa.

Dai a eterna discussão ainda mais complexa sobre cabos hdmi que passam sinal binário... se algo que por teoria devia ter zero influència e que na prática... existem dezenas de provas em "contrária"

Nota pessoal sobre o vinil vs cd... eu nem a compressão de mp3 sinto... ou a diferença mp3 vs vbr ou formatos losseless... percebo e compreendo a parte técnica... mas numa prova cega... nunca passarei o teste. Resumindo... sou insensível às diferenças da qualidade sonora :mrgreen:
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by paupau »

Infelizmente o streaming vai continuar a reinar. Ao que parece a Warner vai deixar o blu Ray físico e vai tudo direto para o HBo Max. A ser verdade é RIP no formato físico a meu ver.
Eu pessoalmente a minha última compra foi em junho...começo a ficar farto que LE editions que esgotam as vezes em pre order ficando apenas a normal sem metade das coisas. Isso para mim vai contra o espírito de colecionador retirar escolha ao consumidor.

Enviado do meu CPH2135 através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
LusoHV
Novato
Posts: 19
Joined: April 21st, 2021, 11:17 am

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by LusoHV »

A Warner acabou foi com o Warner Archive. Julgo que não vai acabar com o Blu-ray, pelo menos tão cedo. Afinal de contas, eles fizeram recentemente uma parceria com a Universal para o mercado de home video.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by rui sousa »

A pirataria será a única salvação numa era que for dominada pelos gigantes do streaming e sem o mercado físico.

A longo prazo até pode significar uma nova vida dos cinemas, que passam filmes antigos que as pessoas não encontram em lado nenhum - como era antes da internet. Imaginem, daqui a 50 anos, quererem ver um clássico da Warner que não está em nenhuma plataforma nem nos torrents... passa no cinema e é uma experiência "once in a lifetime" - se não vires agora nunca vais ver! É um retrocesso.

Gosto muito de ter os meus filmes e de os poder ver anos depois de os ter comprado, e gosto de não depender de uma ligação à internet ou de prazos para ver filmes.

Mas será a tendência. Algumas plataformas de nicho têm feito um óptimo trabalho (Criterion por exemplo).

Mas acho que seria muito mais fácil abandonar o formato físico na música (as plataformas têm praticamente tudo o que existe), mas o vinil ganhou uma segunda vida, e a Tubitek abriu uma loja há pouco tempo em Lisboa...

E caramba, tenho o Spotify desde há pouco tempo mas continuo a comprar CDs e discos de vinil - até porque a qualidade sonora é bem diferente. Sei que o TIDAL é todo pipi e tal, mas não é tão intuitivo e barato como o Spotify.

O maior problema do streaming, para mim, é mesmo a forma como os artistas são cada vez menos recompensados pelo seu trabalho. É o aumento daquela noção capitalista de "a tua arte não vale nada, arranja um trabalho a sério". Os gigantes ganham muito, e os criadores nada. Daí que todos os grandes artistas estejam a vender os seus catálogos (Bob Dylan, Neil Young, etc).

Enfim, acho que, no caso dos filmes, cujo "consumo" é tão diferente da música, há espaço para o físico continuar, mas num nicho cada vez mais pequeno. Valha-nos os outros mercados - o espanhol, por exemplo, continua a bombar (vejam a formidável caixa do Chaplin em bluray que lançaram agora, por exemplo).
rpfc
Fanático
Fanático
Posts: 941
Joined: January 18th, 2010, 6:20 pm

Re: Secção de dvds loja FNAC do Colombo e afins. E a falta de respeito da Disney.

Post by rpfc »

Este último ano...perdi o fio à meada aos filmes.

E continuo sem perceber o que é que vai ser editado...ou lançado...ou...se vai apenas para streaming. Por exemplo...vimos o Live Action do Mulan. Alguém sabe se vai sair alguma coisa por cá?
Post Reply