[Retro] VHS vs DVD

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

[Retro] VHS vs DVD

Post by JoséMiguel »

Aqui o problema não estava na tecnologia, mas no desrespeito que as distribuidoras de filmes tinham, perante os consumidores. Mas vejam primeiro a excelente análise e demonstração técnica, e de seguida leiam o meu comentário.



O que se passava na era do VHS, era que as distribuidoras de filmes em cassete faltavam ao respeito ao consumidor final, concretamente utilizavam como "Cassete Master" uma cópia já toda deteriorada, para criar cópias oficiais, e que em cada cópia que criavam, mais essa cassete mestre se ia deteriorando cada vez mais. Toda a gente sabe (quem viveu essa época) que se gravássemos um filme da TV a qualidade seria muito melhor do que se alugássemos uma cassete no clube de vídeo, ou comprássemos uma cassete selada "original" no hipermercado Carrefour (ainda não existiam FNAC's e Worten's).

Uma vez a minha irmã comprou os DVD's da série "Espaço 1999" e eu fiz um backup em cassetes VHS (usei 12 cassetes), não se trata de pirataria, porque a lei do copyright permite que seja feito um backup, ainda mais em ambiente de família, mas um gravador de DVD custava 500 euros, e era coisa de ricos. O que se passou foi que ninguém conseguia distinguir a versão VHS da versão DVD, com ambos os episódios em "Play" nos dois leitores de DVD e VHS, numa televisão Thomsom analógica, com um ecrã até grande para a época. Uns anos mais tarde fiz a mesma experiência numa televisão digital LCD da Samsumg e foi chapéu! O televisor digital Samsung já revelava o "ruído eléctrico" da cassete VHS, que se apresentava de forma pior na TV digital. Conclusão: Para os televisores analógicos não havia diferença perceptível entre uma cassete VHS e um disco DVD, desde que a cassete fosse gravada de um "master" puro, como no meu exemplo de usar os DVD's do "Espaço 1999" ligados ao gravador de vídeo.

O problema foi mesmo a falta de respeito pelas distribuidoras de filmes em VHS, e não foi a tecnologia.
Togelax
Novato
Posts: 6
Joined: November 6th, 2016, 8:39 pm

Re: [Retro] VHS vs DVD

Post by Togelax »

Eu gostava das VHS. Ainda tenho muitas e tenho andado a digitaliza-las todas.
Mas além da qualidade, outro aspecto é os extras. Nos VHS é difícil caber mais do que o filme.
JoaoMX5
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 249
Joined: December 11th, 2008, 3:43 pm

Re: [Retro] VHS vs DVD

Post by JoaoMX5 »

DVD não é retro...

Continua e continuará por vários anos a ser O formato.
Post Reply