Posicionamento colunas sistema 5.1 versus obras em casa

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
RicardoMMF
Novato
Posts: 2
Joined: May 24th, 2015, 10:07 am

Posicionamento colunas sistema 5.1 versus obras em casa

Post by RicardoMMF »

Viva,

já cá não vinha há algum tempo, inclusivamente criei um login novo pois nao consigo descobrir o email que terei utilizado no registo do login original.

Preciso da vossa ajuda, urgente. Tenho obras a decorrer num apartamento, para o qual vou viver, e tenho o electricista a cablar-me a casa por estes dias, e eu, apaixonado do cinema mas com muito pouco tempo por estes dias (só me lembrei das ligações de rede/tv), ia-me esquecendo das ligações para som...

[RImg=]{https://imagizer.imageshack.us/v2/230x4 ... sDenyr.jpg}[/RImg]
[RImg=]{http://imageshack.com/a/img907/7438/vqwv7Y.jpg}[/RImg]

Pedia que vissem a imagem em anexo, basicamente vou ter uma parte da sala para TV/Cinema com os sofás em L. O televisor ainda estamos a decidir se vai ficar pousado no armário (este armário são duas peças, o TV fica no meio, ver imagem em anexo) ou num suporte na parede.

Estou a pensar em comprar um sistema BOSE + amplificador + leitor Bluray + naturalmente, os suportes para as colunas. Isto no conjunto deve andar nos 1400/1500 euros. A compra não é para já, mas naturalmente tenho de deixar tudo preparado, e não tenho qualquer referencia, apenas que o vendedor que me sugeriu estas compras pediu-me para o electricista colocar cabo de "1,5".



Sobre as colunas frontais "2.1" As minhas duvidas são as seguintes:
- As colunas frontais devem ficar, digamos, 30 cm à esquerda e à direita do TV, ou posso-as posicionar do lado esquerdo e direito do armário?
(neste caso, poderão ficar um pouco escondidas pela profundidade do armário [36cm], o que me leva a pensar em perdas de som/efeito?!...)

- A altura a que as colunas da frente devem ficar posicionadas é: a meio do TV, ao nível do topo do TV, ou por exemplo, a 1,75m de altura. Nesta ultima hipótese terão de ficar "´nas laterais" do armário e não do TV

- naturalmente que a frontal terá de ficar acima do TV, o que me obriga a ter algum cuidado com futuras actualizaçoes de TV, seja como for as 3 frontais devem ficar na mesma altura? Ou a ".1" pode ficar por cima do TV numa altura e as outras nas laterais do armário

Sobre as colunas traseiras:
- A que altura devem ficar posicionadas as colunas traseiras, poderei seguir os 1,75 das frontais, ou poderei colocar mais alto e a calibração faz o resto.

As minhas duvidas passam, como podem ver, pela capacidade de calibração existente nos sistemas, a qual desconheço.
O subwoofer ficará naturalmente pousado no chão, do lado direito do armário.

Alem destas sugestões qualquer sugestão será naturalmente bem vinda.

Muito obrigado pelas dicas.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Posicionamento colunas sistema 5.1 versus obras em casa

Post by Cabeças »

Viva,

Parabéns antes de mais, pela casa nova e pelo equipamento que tencionas adquirir! yes-)

Segundo creio, todos temos sensibilidades diferentes relativamente ao melhor posicionamento. Inclusive nada como ir fazendo experiências. No entanto...

Actualmente a minha configuração ideal e a que utilizo, são as colunas todas (tirando o subwoofer, obviamente) ao nível dos ouvidos em termos de visualização. Este facto para mim é bastante importante.

Outro aspecto importante é o posicionamento das colunas traseiras. Há muita gente a colocá-las atrás, mas há muita gente também, entre a qual me incluo, que acha que lateralmente (a apontar para os ouvidos) ficam incomparavelmente melhor em termos de envolvência sonora. Sem comparação com colocá-las atrás.

E relativamente à colunas da frente, também não gosto de as ter demasiado próximo da central, retira bastante em termos de diferenciação de espacialidade sonora. Actualmente, tenho as minhas frontais colocadas a metade da distância a que estão as laterais (traseiras), claro que em linha com a coluna central.
Cabeças
Image
RicardoMMF
Novato
Posts: 2
Joined: May 24th, 2015, 10:07 am

Re: Posicionamento colunas sistema 5.1 versus obras em casa

Post by RicardoMMF »

Viva, obrigado :)

Sabes-me dizer onde poderei comprar uma bobine de fio 1,5, aqui no Porto?
agorgal
Novato
Posts: 29
Joined: August 19th, 2011, 1:15 am

Re: Posicionamento colunas sistema 5.1 versus obras em casa

Post by agorgal »

Pode tentar a Aquário, rua da Alegria, entre a rua Fernandes Tomás e a rua Formosa. Tem vários estabelecimentos (3 pelo menos) no mesmo troço de rua.
Quanto ao posicionamento das colunas: um triângulo com os lados iguais entre a posição de escuta e ambas as colunas frontais, penso ser essa a melhor solução para uma boa separação de canais e correcta colocação das vozes pela coluna central. Quanto às traseiras, numa configuração 5.1, há quem goste de as ter lateralmente à posição de escuta ou então ligeiramente atrás. Penso ser esta última a melhor solução (e isto se a sala o permitir) dado que as colunas "surround" no 5.1 também recuperam o som que deveria estar atrás num sistema 7.1.
Se não pensa em comprar de imediato os equipamentos pode ponderar outras soluções que não Bose. Pessoalmente encontro algumas limitações nos sistemas da Bose.
Post Reply