Solução - Gravador?

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
B14
Novato
Posts: 13
Joined: December 8th, 2010, 11:33 am

Solução - Gravador?

Post by B14 »

Boas

Gostava de ter a opinião de quem está mais por dentro do mundo do video quanto a uma questão que ando a estudar há algum tempo mas para a qual ainda não decidi o que fazer.

Pretendo passar umas K7 VHS para formato digital com pouca ou nenhuma edição. A via informática parece-me muito trabalhosa e sobretudo grande consumidora de tempo. Para além de que teria de investir uns 150 euros, no mínimo. Entregar a alguém está completamente fora de questão, desde logo pela quantidade de horas a passar, o respectivo custo daria para renovar totalmente os aparelhos da sala. Vejo com muito melhores olhos comprar um gravador de sala onde ligar o video-gravador e assim fazer uma transferência directa.

Agora há aqui alguns problemas. Desde logo na escolha da tecnologia. Tenho a sensação de que os gravadores de dvd já estão um pouco em desuso a avaliar pela quantidade de modelos disponíveis, sobretudo em stock. Os gravadores bluray estão completamente fora do orçamento, portanto, a comprar terá de ser um gravador de dvd. Mas não sei se será boa escolha e é aí que gostava que me ajudassem especialmente. Desde logo na escolha do gravador. Há por aí uns LG e Samsung a rondar os 150 euros mas pelas reviews que tenho visto são modelos com alguns problemas de funcionamento e que as pessoas acabam por devolver. Preferia ir para um Panasonic, por exemplo, o EX773, mas será que vale a pena gastar cerca de 300 euros num aparelho desses neste momento? É que para além do bluray ter cada vez mais expressão em detrimento do dvd, a tv digital está aí e com a obrigatoriedade de usar uma box, algumas funções do gravador ficam por usar. Pondero esperar por novos modelos (dvd ou bluray a um preço em conta) mas não faço a mínima ideia de quando vão sair nem a que preço e não queria esperar mais alguns meses ou 1 ano, pois as K7 VHS já não são novas e tenho receio de perder o que lá está. Poderia tentar a breve prazo com uma box com gravação mas suponho que não tenha entradas RCA.

A TV da sala ainda é CRT 16:9 e por enquanto não há box digital, mas a breve prazo terá de haver, não é?
A comprar um gravador, para mim o mais importante é não ter problemas (bloquear, falhas, problemas de hardware/firmware no geral) e ter uma excelente qualidade de gravação e reprodução. E ter disco rígido, que não precisa de ser muito grande. Baixo ruído e funções directas (não ter de andar por labirintos nos menús) também seria bom.

Explicada a minha situação, o que acham que é melhor fazer?

Obrigado pela atenção.
B14
Novato
Posts: 13
Joined: December 8th, 2010, 11:33 am

Re: Solução - Gravador?

Post by B14 »

Ninguém dá uma ajudinha ou uma opinião? :wink:
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Solução - Gravador?

Post by Cabeças »

Se tiveres leitor de vhs, acho a solução informática de longe mais barata e prática. Não precisas de nada de especial, se não tiveres placa de tv arranjas barato, até em segunda mão. Ligas o vhs à placa e passas para mpeg, é o mais fácil. O "tempo" de que necessitas é apenas o tempo do filme que estás a digitalizar.

Eu estou nesse processo também, já tenho quase todas as vhs passadas. O meu leitor de vhs tinha avariado há muitos anos e comprei um impecável por apenas 20 euros. Já tinha placa de tv, há umas caríssimas, mas se fores aquelas lojitas de bairro, há sempre material usado e antigo quase de graça mas que serve perfeitamente para o efeito. As pessoas pensam sempre que é muito complicado, mas não tem nada de especial. È só ligar o vhs ao pc, abrir o software (por exemplo o wintv), sintonizar o canal adequado (no meu caso o tuner1) e pôr o filme a andar. Se já tiveres placa e leitor, o custo é ZERO.

Por outro lado, excelentes gravadores não te vão servir de nada, é espantosa a péssima imagem das vhs, o que me faz impressão é como conseguíamos ver aquilo e gostar. Só para ficar com os filmes por recordaçãoem hard disc e para rever no pc, o mpeg serve perfeitamente. Mas caso queiras passar para dvd, também se pode fazer.

Eu estou desempregado (e a precisar de dinheiro). Não sei o número de cassetes que queres digitalizar, mas se morares na zona de Lisboa e não quiseres fazer tu, talvez possamos entrar num acordo bom para os dois, sei bem que o que as lojas pedem é um exagero. Envia-me uma pm caso estejas interessado em conversar sobre isso. Ou se quiseres fazer tu, também desde que saiba te posso ajudar em dúvidas que tenhas.
Cabeças
Image
B14
Novato
Posts: 13
Joined: December 8th, 2010, 11:33 am

Re: Solução - Gravador?

Post by B14 »

Cabeças wrote:Se tiveres leitor de vhs, acho a solução informática de longe mais barata e prática. Não precisas de nada de especial, se não tiveres placa de tv arranjas barato, até em segunda mão. Ligas o vhs à placa e passas para mpeg, é o mais fácil. O "tempo" de que necessitas é apenas o tempo do filme que estás a digitalizar.

Eu estou nesse processo também, já tenho quase todas as vhs passadas. O meu leitor de vhs tinha avariado há muitos anos e comprei um impecável por apenas 20 euros. Já tinha placa de tv, há umas caríssimas, mas se fores aquelas lojitas de bairro, há sempre material usado e antigo quase de graça mas que serve perfeitamente para o efeito. As pessoas pensam sempre que é muito complicado, mas não tem nada de especial. È só ligar o vhs ao pc, abrir o software (por exemplo o wintv), sintonizar o canal adequado (no meu caso o tuner1) e pôr o filme a andar. Se já tiveres placa e leitor, o custo é ZERO.
Em termos de custos tenho, no mínimo, de comprar um disco rígido e a placa de captura. Cabo, penso que também. Feitas as contas, não sairá muito mais barato que a compra de um gravador de sala. E o gravador de sala serviria sempre para substituir o VCR, ao passo que uma placa de captura não teria mais utilidade para mim.
Em termos de execução, ainda não percebi uma coisa: Para passar do VHS para o PC, não vão ser preciso codecs, escolha de settings, resolução, etc? O tempo de gravação no disco rígido não vai depender disso tudo? É que eu já li casos de pessoas que demoram várias horas a fazer isso por cada hora de fita... Depois há outras pessoas, como tu, que dizem que é fácil... Alguém me explica a diferença de opiniões?
Por outro lado, excelentes gravadores não te vão servir de nada, é espantosa a péssima imagem das vhs, o que me faz impressão é como conseguíamos ver aquilo e gostar. Só para ficar com os filmes por recordaçãoem hard disc e para rever no pc, o mpeg serve perfeitamente. Mas caso queiras passar para dvd, também se pode fazer.
A ideia é mesmo arquivar em dvd.

Eu estou desempregado (e a precisar de dinheiro). Não sei o número de cassetes que queres digitalizar, mas se morares na zona de Lisboa e não quiseres fazer tu, talvez possamos entrar num acordo bom para os dois, sei bem que o que as lojas pedem é um exagero. Envia-me uma pm caso estejas interessado em conversar sobre isso. Ou se quiseres fazer tu, também desde que saiba te posso ajudar em dúvidas que tenhas.
Agradeço a tua disponibilidade. Dadas as circunstâncias, queria ser eu a fazer, tanto pela quantidade de horas de fita, como pela inviabilidade para ir a Lisboa.

Eu estou mais inclinado para o gravador de sala. O que me deixa de pé atrás é a qualidade deles. Da oferta de mercado (até 200€, vá), qual será o mais aconselhável? E será melhor aproveitar a época de Natal ou esperar (até quando)? Prevêem-se novos modelos ou baixas de preço?
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Solução - Gravador?

Post by Cabeças »

B14 wrote: Em termos de custos tenho, no mínimo, de comprar um disco rígido e a placa de captura. Cabo, penso que também. Feitas as contas, não sairá muito mais barato que a compra de um gravador de sala. E o gravador de sala serviria sempre para substituir o VCR, ao passo que uma placa de captura não teria mais utilidade para mim.
Em termos de execução, ainda não percebi uma coisa: Para passar do VHS para o PC, não vão ser preciso codecs, escolha de settings, resolução, etc? O tempo de gravação no disco rígido não vai depender disso tudo? É que eu já li casos de pessoas que demoram várias horas a fazer isso por cada hora de fita... Depois há outras pessoas, como tu, que dizem que é fácil... Alguém me explica a diferença de opiniões?
Bom, se tens que fazer um grande investimento, se calhar realmente dá-te mais jeito o gravador. Penso que estás a falar daqueles que são leitor de vhs e leitor e gravador de dvd ao mesmo tempo... penso que por 200 euros arranjas um na Worten. Para mim, que já tinha a placa e tenho 1,5 TB de discos, compensa mais passar para mpeg e deixar arquivado num ou dois dvds.
Em termos da execução que referes, penso que terás percebido que sou completamente amador, embora goste destas coisas. Sei que há software e equipamento especializado, mas sinceramente eu só quero mesmo ficar com o registo digitalizado das velhas vhs, sobretudo das da Disney em brasileiro, com aqueles trailers, etc. Quero eu com isto dizer que sem dúvida haverá métodos melhores e mais sofisticados de fazer a transposição, mas para mim e para o que tenho... é mesmo só ligar e andar. O que eu tenho é do mais simples que há: o vcr ligado à placa da Haupagge e o Wintv em termos de software. Gravo no disco rígido em mpeg e cada filme em vhs com mais ou menos 90 minutos fica como mais ou menos 800 MB. Passei até agora cerca de 30 cassetes, havia 4 ou 5 estragadas (as fitas magnéticas são uma desgraça com o tempo e a humidade). Fica em mpeg igual à imagem da cassete, ou seja, agora que estou habituado ao dvd há anos, parece-me uma desgraça.
B14 wrote: A ideia é mesmo arquivar em dvd.
Pois.. se achas que vale a pena para ver no leitor de dvd... mas nesse caso a transposição para dvd essa sim, é mais demorada. Sei que há pessoas que passam no pc logo para dvd, mas isso não sei fazer e sinceramente o mpeg basta-me e se quiser algum dia ver em dvd também consigo passar para formato dvd. Só que os filmes que estou a passar já tenho todos em dvd mesmo, é mesmo mais por razões sentimentais que estou a fazer isto.
B14 wrote:Agradeço a tua disponibilidade. Dadas as circunstâncias, queria ser eu a fazer, tanto pela quantidade de horas de fita, como pela inviabilidade para ir a Lisboa.
A minha disponibilidade é um bocado interesseira :mrgreen: Como tenho tempo e até gosto de fazer isto, pensei que se calhar até podia rentabilizar um bocado, que bem jeito me dava, tipo sei lá 2 euros por cassete, ou algo assim (fora os cds ou dvds para gravar). Mas se não moras em Lisboa e se de qualquer modo queres ser tu a fazer... bom, também já te disse nesse caso o sistema que uso. Se tens disponibilidade financeira e não estás para te chatear, para ti a melhor opção é mesmo capaz de ser comprares o leitor/gravador.
B14 wrote:Eu estou mais inclinado para o gravador de sala. O que me deixa de pé atrás é a qualidade deles. Da oferta de mercado (até 200€, vá), qual será o mais aconselhável? E será melhor aproveitar a época de Natal ou esperar (até quando)? Prevêem-se novos modelos ou baixas de preço?
Se é como te digo o aparelho que referi (leitor de vhs/gravador de dvd), como te referi, vi um na Worten por 200 euros. Sinceramente, eu não sei se há muitos, ou se há muita escolha. Mas tens que ter atenção numa coisa... algumas cassetes podem estar mesmo estragadas e ou as vês a todas antes de gravar em dvd, ou então vais estragar uma data de dvds... no pc não tens esse problema, apagas do disco e pronto.
Eu na altura vi esse aparelho porque também tinha pensado em fazer como tu. Mas depois achei caríssimo os 200 euros (mais os dvds que tinha que comprar) e lembrei-me que tinha a placa de tv antiga. Comprei o leitor de vhs por 20 euros, como referi e pronto, problema resolvido. E o melhor é que se quiser passar os mpegs para dvd, nem preciso de comprar dvds. Tenho uma drive multimédia, é só meter lá, ligar ao écrã HD e está feito.
Cabeças
Image
B14
Novato
Posts: 13
Joined: December 8th, 2010, 11:33 am

Re: Solução - Gravador?

Post by B14 »

Cabeças wrote:
B14 wrote: Em termos de custos tenho, no mínimo, de comprar um disco rígido e a placa de captura. Cabo, penso que também. Feitas as contas, não sairá muito mais barato que a compra de um gravador de sala. E o gravador de sala serviria sempre para substituir o VCR, ao passo que uma placa de captura não teria mais utilidade para mim.
Em termos de execução, ainda não percebi uma coisa: Para passar do VHS para o PC, não vão ser preciso codecs, escolha de settings, resolução, etc? O tempo de gravação no disco rígido não vai depender disso tudo? É que eu já li casos de pessoas que demoram várias horas a fazer isso por cada hora de fita... Depois há outras pessoas, como tu, que dizem que é fácil... Alguém me explica a diferença de opiniões?
Bom, se tens que fazer um grande investimento, se calhar realmente dá-te mais jeito o gravador. Penso que estás a falar daqueles que são leitor de vhs e leitor e gravador de dvd ao mesmo tempo... penso que por 200 euros arranjas um na Worten. Para mim, que já tinha a placa e tenho 1,5 TB de discos, compensa mais passar para mpeg e deixar arquivado num ou dois dvds.
Em termos da execução que referes, penso que terás percebido que sou completamente amador, embora goste destas coisas. Sei que há software e equipamento especializado, mas sinceramente eu só quero mesmo ficar com o registo digitalizado das velhas vhs, sobretudo das da Disney em brasileiro, com aqueles trailers, etc. Quero eu com isto dizer que sem dúvida haverá métodos melhores e mais sofisticados de fazer a transposição, mas para mim e para o que tenho... é mesmo só ligar e andar. O que eu tenho é do mais simples que há: o vcr ligado à placa da Haupagge e o Wintv em termos de software. Gravo no disco rígido em mpeg e cada filme em vhs com mais ou menos 90 minutos fica como mais ou menos 800 MB. Passei até agora cerca de 30 cassetes, havia 4 ou 5 estragadas (as fitas magnéticas são uma desgraça com o tempo e a humidade). Fica em mpeg igual à imagem da cassete, ou seja, agora que estou habituado ao dvd há anos, parece-me uma desgraça.
Pois, de uma forma ou de outra, tenho de gastar dinheiro, e já que é assim, penso que é melhor gastar numa coisa que depois vai ter mais utilidade. Mas o aparelho que eu falava não é combo (VHS/DVD). É um gravador de DVD normal com disco rígido para ligar ao VCR (que eu tenho). Passo do VCR para o disco do gravador de DVD e depois passo para DVD. É essa a minha ideia. Não tenho de me preocupar com configurações sem ser a dos cabos, penso eu.

B14 wrote: A ideia é mesmo arquivar em dvd.
Pois.. se achas que vale a pena para ver no leitor de dvd... mas nesse caso a transposição para dvd essa sim, é mais demorada. Sei que há pessoas que passam no pc logo para dvd, mas isso não sei fazer e sinceramente o mpeg basta-me e se quiser algum dia ver em dvd também consigo passar para formato dvd. Só que os filmes que estou a passar já tenho todos em dvd mesmo, é mesmo mais por razões sentimentais que estou a fazer isto.
Sim, o que houver para passar é para ver em TV. Também por uma questão de backup, o DVD é melhor.
B14 wrote:Agradeço a tua disponibilidade. Dadas as circunstâncias, queria ser eu a fazer, tanto pela quantidade de horas de fita, como pela inviabilidade para ir a Lisboa.
A minha disponibilidade é um bocado interesseira :mrgreen: Como tenho tempo e até gosto de fazer isto, pensei que se calhar até podia rentabilizar um bocado, que bem jeito me dava, tipo sei lá 2 euros por cassete, ou algo assim (fora os cds ou dvds para gravar). Mas se não moras em Lisboa e se de qualquer modo queres ser tu a fazer... bom, também já te disse nesse caso o sistema que uso. Se tens disponibilidade financeira e não estás para te chatear, para ti a melhor opção é mesmo capaz de ser comprares o leitor/gravador.
Eu no teu lugar disponibilizaria-me da mesma forma. E é um preço muito em conta. Para mim não dá mas sabe-se lá se não arranjas outros clientes... :-)
B14 wrote:Eu estou mais inclinado para o gravador de sala. O que me deixa de pé atrás é a qualidade deles. Da oferta de mercado (até 200€, vá), qual será o mais aconselhável? E será melhor aproveitar a época de Natal ou esperar (até quando)? Prevêem-se novos modelos ou baixas de preço?
Se é como te digo o aparelho que referi (leitor de vhs/gravador de dvd), como te referi, vi um na Worten por 200 euros. Sinceramente, eu não sei se há muitos, ou se há muita escolha. Mas tens que ter atenção numa coisa... algumas cassetes podem estar mesmo estragadas e ou as vês a todas antes de gravar em dvd, ou então vais estragar uma data de dvds... no pc não tens esse problema, apagas do disco e pronto.
Eu na altura vi esse aparelho porque também tinha pensado em fazer como tu. Mas depois achei caríssimo os 200 euros (mais os dvds que tinha que comprar) e lembrei-me que tinha a placa de tv antiga. Comprei o leitor de vhs por 20 euros, como referi e pronto, problema resolvido. E o melhor é que se quiser passar os mpegs para dvd, nem preciso de comprar dvds. Tenho uma drive multimédia, é só meter lá, ligar ao écrã HD e está feito.
Não há muitos gravadores (não combi, como disse) no mercado... parece que já não se usa ou sei lá... Tirando as diferentes versões por causa das capacidades diferentes do disco, se calhar há meia dúzia de modelos contabilizando as marcas todas.
As minhas cassetes já têm mais de 15 anos mas continuam a ver-se bem. E não quero esperar até ao dia em que já não se aproveitem porque não quero perder o conteúdo de forma alguma.
Mas no teu caso, talvez tivesse feito o mesmo que tu. Mas assim, acho que é mais vantajoso o gravador de sala com HDD. A minha dúvida é também se é preferível comprar já ou esperar por novos modelos ou por uma baixa de preços, etc...
seeker
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 164
Joined: October 10th, 2010, 10:42 pm

Re: Solução - Gravador?

Post by seeker »

Quanto aos gravadores sem ser combi a marca mais duradoura é Panasonic, o resto é uma desgraça, então se forem usados com muita frequência é para esquecer. Os combi ainda se encontram com alguma facilidade creio. Já passei por esse proceso e tenho tudo passado para dvd, foi uma tremenda seca,lol,boa sorte.
B14
Novato
Posts: 13
Joined: December 8th, 2010, 11:33 am

Re: Solução - Gravador?

Post by B14 »

Pois, a minha escolha iria para um Panasonic. O problema é que ultrapassa o meu orçamento. Agradeço a opinião. ;-)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Solução - Gravador?

Post by Cabeças »

Se não é indiscrição, quantas vhs queres passar? Não tens ninguém que venha cá a Lisboa e traga isso?... :-)))
Cabeças
Image
B14
Novato
Posts: 13
Joined: December 8th, 2010, 11:33 am

Re: Solução - Gravador?

Post by B14 »

Boas.

Não sei precisar bem quantas são. Serão bastantes. De qualquer maneira já arranjei gravador. Agora só falta fazer a transferência. Obrigado, de qualquer forma.
Post Reply