Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor!

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
Rhodes
Novato
Posts: 6
Joined: October 21st, 2010, 12:57 pm

Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor!

Post by Rhodes »

Olá, sou novo aqui e decidi pedir a vossa opinião ou ajuda.

O meu leitor de DVD teac acabou por dar o berro e comprei um da marca silvercrest. O problema é que fiquei com o sistema 5.1 do antigo leitor pendurado porque as ligações são de contacto (através de fio) e mesmo que arranja conversores, as colunas não têm amplificação, dado que o antigo leitor tinha amplificador e este novo não tem (pelo menos acho eu, mas acho que estou correcto).
Quais são as minha opções para aproveitar o sistema 5.1 do antigo leitor? Ou a minha única solução é arranjar um sistema 5.1 de PC que têm as colunas amplificadas?
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor

Post by Grande Guru »

Pelo que percebi da tua explicação, parece-me q a única solução, é no caso de o antigo leitor/amplificador ter uma entrada de som digital, ligares a saída digital do novo leitor à entrada do antigo, senão, nada feito.
Rhodes
Novato
Posts: 6
Joined: October 21st, 2010, 12:57 pm

Re: Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor

Post by Rhodes »

hummm, acho que não. Pelo que vejo ambos têm as saidas s-video, optical e através de cabos rca. Agora o teac tem duas entradas audio (4, duas vermelhas e brancas, cabo rca, com o nome aux 1 e 2). Pelo que dizes, so se ligar a saida audio por cabos rca do silvercrest aos de entrada do teac e dp claro as colunas e sw ao teac.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor

Post by Grande Guru »

Se fizeres essa ligação terás apenas som stereo analógico e não o 5.1. Agora cabe-te a ti decidir se queres ficar por aí, optar pelas colunas de pc, ou comprar outro amplificador, dado q pelo q descreves, não há qualquer hipotese de teres som 5.1 com a ligação do novo leitor ao antigo leitor/amplificador.
Rhodes
Novato
Posts: 6
Joined: October 21st, 2010, 12:57 pm

Re: Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor

Post by Rhodes »

Sim, fiz agora isso. So tenho as duas colunas e o sw a funcionar. Bem valeu a pena tentar, fica assim até arranjar um sistema 5.1 de pc. Novo amplificador não está nos meus planos, dado serem caros (embora fosse algo para o futuro) e já tenho um velho cyrus one que dá para o gira-discos e leitor de cds.
Aconselharam-me a marca logitech para ver 5.1 de PCs, acham que sim?
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor

Post by Grande Guru »

Sobre colunas 5.1 amplificadas para PC n tenho qualquer experiência pelo que n te posso aconselhar marca/modelo A ou B. Mas se queres uma opção económica penso que terás de ir por aí mesmo. Isto pq, e ocorreu-me, se optasses por exemplo por um amplificador usado poderias n gastar mto mais em relação a um sistema de 5.1 para pc, mas terias de gastar mais em colunas, dado que as que tens no tal dvd/amplificador antigo provavelmente n se adaptariam a um outro amplificador. Procura na net reviews sobre sistemas 5.1 para PC, sempre ficas com uma ideia.

O teu novo leitor de DVD tem saídas 5.1 analógicas? Se tiver diz q há uma solução intermédia
Rhodes
Novato
Posts: 6
Joined: October 21st, 2010, 12:57 pm

Re: Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor

Post by Rhodes »

Se as saídas 5.1 analógicas forem exactamente saídas por ligação cabo rca tem. Eu comprei-o até por isso, dado que a minha ideia era aproveitar as colunas do antigo e comprar apenas adaptadores fio(+-) para cabo. Nunca me lembrei da questão da amplificação. Eu ponho já aki uma foto para ver se é o que está a perguntar.

Image
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor

Post by Grande Guru »

Pronto, tem saídas 5.1. Isso significa que o leitor tem a possibilidade de descodificar internamente o sinal Dolby Digital, se tb o faz para DTS, terás de ver no manual do leitor.

Agora vê se este tipo de configuração que vou explicar para ti é viável, por exemplo em matéria de espaço/arrumação.

Como disseste q tens outro amplificador cyrus, o que podes fazer é o seguinte.

Usando as taís saídas 5.1 do leitor, tudo com cabos rca, ligas por exemplo, os canais frontais do leitor ao teu amplificador cyrus, e os canais surround do leitor ao teu amplificador/leitor antigo . O subwoofer se tiver uma entrada rca, ligas a saída de subwoofer do teu leitor de dvd ao subwoofer. Fica-te a faltar amplificação para o canal central, q podes usar, em ultima análise, uma boa coluna de pc.

A desvantagem deste tipo de sistema é q se n tens o hábito de ouvir sempre com os mesmo volume, pq usas amplificadores diferentes, tens de saber dosear o nível de volume de cada canal para q o som global fique equilibrado. Se ouves sempre à mesma altura, afinas da primeira vez e depois n mexes mais no volume de cada um dos amplificadores.

Se gostavas do som do teu amplificador antigo e gostas do cyrus, acho q ficas melhor servido com esta configuração do que usando um sistema 5.1 para pc.

Se n entendeste a explicação/configuração "apita" q tento ser mais explicito.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor

Post by Grande Guru »

Um pormenor que n me lembrei, o subwoofer q vinha com o leitor/amplificador antigo, é activo? (tem amplificação própria) só se for activo é q tens som se ligares como referi em cima, se n for activo, deves ligar os canais frontais a este amplificador de que falaste primeiro e n ao cyrus, pq assim sempre tens reprodução de alguns graves por via do canal frontal.
Rhodes
Novato
Posts: 6
Joined: October 21st, 2010, 12:57 pm

Re: Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor

Post by Rhodes »

O subwoofer é activo sim, tem ligação rca e fonte de alimentação própria. Pois, não percebi bem, mas o amplificador cyrus é antigo, não sei se dará. Ele tem saida propria para dois speackers e tape. De resto entradas para cd,video e aux.

Image

Aqui esta a imagem do amplificador
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor

Post by Grande Guru »

Não tem problema, ligas a uma (excepto a phono, que é exclusiva pra gira-discos) das entradas livres que tenhas no cyrus, "aux" por exemplo. Esta é a forma de teres 5.1 sem teres de gastar mto ou quase nenhum dinheiro, fazendo proveito do equipamento q já tens, n é a configuração ideal, mas com o q tens, parece-me a mais viável.

Deves usar para amplificar os canais frontais, o amplificador q tenha mais qualidade, e o de menor qualidade para os canais surround. Agora falta-te o canal central, que n tendo tu mais nenhum amplificador disponível deves optar por alguma coluna com amplificação própria.
Rhodes
Novato
Posts: 6
Joined: October 21st, 2010, 12:57 pm

Re: Sistema 5.1 de som de antigo leito de dvd no novo leitor

Post by Rhodes »

Certo, já percebi. Obrigado por tudo!
Post Reply