Ajuda - Ligação DVD - Receiver sem Som.

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
lemor
Fanático
Fanático
Posts: 644
Joined: October 15th, 2003, 12:27 pm

Ajuda - Ligação DVD - Receiver sem Som.

Post by lemor »

Boas.

Tenho o seguinte equipamento:
LCD - Sony 46W5500 E
DVD - Philips DVP5960
Receiver - Sony STR DE-595

Ligação DVD-LCD -> HDMI
Ligação DVD-Receiver -> Cabo coaxial digital

O problema está em ver um DVD com DTS. Como o DVD player não descodifica DTS essa a tarefa é deixada para o Receiver. Sempre funcionou bem quando tinha um CRT.

quando comprei o LCD, liguei-o ao DVD player pelo HDMI e fui ver um filme com DTS é que vi que algo estava mal. O som só sai nas colunas quando mudo para a ligação SCART entre o DVD player e o LCD.

Por HDMI nada feito.

Alguém já passou por isso ?
Last edited by lemor on April 24th, 2013, 12:26 pm, edited 1 time in total.
Nunca discutas com um idiota: primeiro, arrasta-te até ao seu
nível e depois, ganha-te em experiência.

Image
cafa
Novato
Posts: 10
Joined: January 17th, 2010, 12:55 am
Location: Coimbra

Re: Ajuda - Ligação DVD - Receiver sem Som.

Post by cafa »

lemor wrote:Boas.

Tenho o seguinte equipamento:
LCD - Sony 46W5500 E
DVD - Philips DVP5960
Receiver - Sony STR DE-595

Ligação DVD-LCD -> HDMI
Ligação DVD-Receiver -> Cabo Óptico

O problema está em ver um DVD com DTS. Como o DVD player não descodifica DTS essa a tarefa é deixada para o Receiver. Sempre funcionou bem quando tinha um CRT.

quando comprei o LCD, liguei-o ao DVD player pelo HDMI e fui ver um filme com DTS é que vi que algo estava mal. O som só sai nas colunas quando mudo para a ligação SCART entre o DVD player e o LCD.

Por HDMI nada feito.

Alguém já passou por isso ?

Penso que tens que configurar as ligações no LCD e no DVD
lemor
Fanático
Fanático
Posts: 644
Joined: October 15th, 2003, 12:27 pm

Re: Ajuda - Ligação DVD - Receiver sem Som.

Post by lemor »

Desculpem o desenterranço...É uma vergonha...Sorry.
Fui ver ontem "O REsgate do Soldado Ryan" e deparei-me ainda com essa questão.
Alguma dica ? O equipamento ainda é o mesmo.
Nunca discutas com um idiota: primeiro, arrasta-te até ao seu
nível e depois, ganha-te em experiência.

Image
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2228
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: Ajuda - Ligação DVD - Receiver sem Som.

Post by NFCDS »

Retirado do manual:
Helpful Hint:
– If you are using the HDMI as audio source make sure that “Digital Output” is set to “PCM Only” (see page 37 “Digital Output”).
Mas também não tens som através do receiver?
lemor
Fanático
Fanático
Posts: 644
Joined: October 15th, 2003, 12:27 pm

Re: Ajuda - Ligação DVD - Receiver sem Som.

Post by lemor »

Boas NFCDS,

Obrigado pela disponibilidade em 1º lugar.

Qualquer CD de Música que ponha do DVD ou filme sem ser em DTS faz output para o receiver sem problema nenhum.

O problema fio mesmo quando retirei a CRT que era ligada ao DVD por scart e pus um LCD com ligação HDMI ao DVD.

A única ligação que tenho para o Reciever é do DVD e é por cabo digital coaxial.

Será que por ser DTS o som não passa pelo cabo coaxial e é enviado directamente para o HDMI (ligado à TV) ?

De que manual foi extraido esse quote que puseste ?
Nunca discutas com um idiota: primeiro, arrasta-te até ao seu
nível e depois, ganha-te em experiência.

Image
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Ajuda - Ligação DVD - Receiver sem Som.

Post by Grande Guru »

Parece q efectivamente qd a pista audio é DTS q ele (leitor) n está a fazer a passagem do som pelo coaxial, e n sendo isso um defeito do leitor (partindo do principio q n é uma avaria), provavelmente, terás de ver nos settings do audio do próprio leitor se tens alguma coisa definida para q isso se esteja a passar dessa forma. É o q entendo ser mais natural para essa ocorrência.

Agora genericamente isso é estranho, pois, se estivessemos a falar de DTS HD-Master (ou outra pista de audio HD) de um leitor de blu-ray, faria mais sentido q pudesse acontecer isso, agora num leitor de DVD é de facto estranho.

Mas explora bem os settings de audio do leitor...
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2228
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: Ajuda - Ligação DVD - Receiver sem Som.

Post by NFCDS »

lemor wrote:A única ligação que tenho para o Reciever é do DVD e é por cabo digital coaxial.

Será que por ser DTS o som não passa pelo cabo coaxial e é enviado directamente para o HDMI (ligado à TV) ?

De que manual foi extraido esse quote que puseste ?
Mas quando tinhas o leitor de DVD ligado por Scart ao CRT conseguias ouvir a pista DTS? De facto é estranho a ausência de som quando ligaste por HDMI ao LCD.

Retirei da net o manual do teu leitor de DVD.
Verifica os settings do som na pag. 37 e vai testando as várias possibilidades.
lemor
Fanático
Fanático
Posts: 644
Joined: October 15th, 2003, 12:27 pm

Re: Ajuda - Ligação DVD - Receiver sem Som.

Post by lemor »

Sim, consigo.

Já fiz isso que o manual do DVD diz, que é o por Digital Output como "PCM only" e nada...

Deve ser qualquer parâmetro na ligação do HDMI no LCD da SONY que faz com que o som vá pelo HDMI em vez de ir via cabo coaxial para o receiver.

Se alguém daqui tivesse uma Bravia é que podia dar uma dica...

Vou fazer um teste este fim de semana que é ligar o DVD ao monitor do PC via HDMI em vez do LCD da sala.

Ou será que não vale a pena ?
Nunca discutas com um idiota: primeiro, arrasta-te até ao seu
nível e depois, ganha-te em experiência.

Image
agorgal
Novato
Posts: 29
Joined: August 19th, 2011, 1:15 am

Re: Ajuda - Ligação DVD - Receiver sem Som.

Post by agorgal »

No leitor de DVD, na configuração Audio (Digital Audio Setup) especifique "Digital Audio Output" - "All". Pode acontecer que também no receiver (não o conheço) tenha que configurar os RCA's de entrada do DVD para Coaxial em vez de stereo analógico.
Deixe a ligação entre o leitor e a TV por hdmi.
Se não funcionar, altere esta configuração para "PCM only". Em PCM qualquer tipo de audio lido no leitor é convertido para PCM e enviado, via digital, para o receiver.
Mas estou convencido que em "All" a coisa vai funcionar.
Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Re: Ajuda - Ligação DVD - Receiver sem Som.

Post by Sykor »

lemor wrote: A única ligação que tenho para o Reciever é do DVD e é por cabo digital coaxial.
A ligação via coaxial é por opção, ou por falta (de opção)? É que DVD -> receiver -> TV por hdmi resolveria o problema. Só tendo uma ligação de saída, o audio será sempre enviado para o receiver.

Pode também haver "má gestão" causada pelo HDMI control. Tenho a tv desligada, mas de memória (controlo remoto) home, tudo à esquerda, definições-> hdmi/digital. Existe uma opção/função de HDMI Control (a sony chama-lhe) Bravia Link/Sync. Basicamente é a tecnologia HDMI-CEC que em teoria permitiria controlar todos os aparelhos com o controlo de um deles, sem precisar de truques. Na prática raramente funciona bem. Mais vale desactivar. Os receptores (por norma) também têm essa função, tal como provavelmente terá o DVD.

É questão de consultar os manuais deles, e ver como desactivar (se estiverem ativos).
Post Reply