Compra de LCD/Plasma

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
User avatar
Requiemaa
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 347
Joined: December 19th, 2001, 3:25 pm
Location: Portugal

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Requiemaa »

Obrigado mais uma vez Hal e Vitor pelos vossos posts.

Acreditem que estou neste momento bastante mais indeciso do que há duas semanas atrás...quanto mais se procura e se lê maior é a quantidade de informação a analisar o que aumenta a indecisão.

A makrosTV tem a Sony 46W4500 por 1.690€. Preço bastante bom...o que me faria pensar (novamente) duas vezes se encomendaria ou não via online.
http://www.makrostv.com/producto.php?id=811
Cá em Pt acho que ainda não sairam, o objectivo seria vê-la ao vivo e ver os preços claro.
Por cerca de € 2.000 ficava com o ecran de 46" mais o BR da Panasonic BD35 quando entrar no mercado.

Um abraço,
"...drink one drop from me...and I'll give you...eternity..."
HDTV Philips PFL 9664H 47"; Playstation 3 80GB; Denon AVR 1802; KEF KHT 2005; Monster Audio Cables
Ricardo - Lisboa
VitorSimao
Fanático
Fanático
Posts: 917
Joined: November 29th, 2007, 4:04 pm

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by VitorSimao »

Requiemaa wrote:Acreditem que estou neste momento bastante mais indeciso do que há duas semanas atrás...quanto mais se procura e se lê maior é a quantidade de informação a analisar o que aumenta a indecisão.
Verdade.. o pior é quando depois de tanto procurar e ler e ver optamos pelo primeiro que vimos... :lol: :lol:
Cobola
Iniciado
Iniciado
Posts: 116
Joined: August 26th, 2006, 11:36 am

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Cobola »

No LCD, o ângulo de visão é um problema. Quando estiverem a apreciar modelos, façam um pequeno teste: posicionem-se em relação ao centro do ecrã, e depois, dêem um passo grande para o lado. Mudou a imagem? É quase certo que sim - por exemplo, a série 6 da Samsung, tão badalado, sofre bastante deste mal -, embora este efeito não seja tão notório em todos os modelos.

Isto só é relevante se, porventura, tiverem uma sala em que as pessoas se distribuem pelos sofás, num semi-circulo à volta da tv. As que se sentarem com grau de lateralização acabarão por ter um percepção deteriorada da imagem.
Nos plasmas, isto não acontece.
O que acadei de dizer foi por mim comprovado, embora não o tenha feito para todos os modelos.

Os LCD's têm como característica a elevada luminosidade - é lógico, está-lhe no "sangue", é a sua natureza de concepção tecnológica.
Num comparativo, dá sempre a impressão que os plasma são "chocos" e esbatidos. Mas aqui estamos a ser enganados pelo nossa visão, pois, lado a lado, a nossa capacidade de percepção vai ser adaptada e ajustada pelo mais luminoso.
Porque já tive um lcd em casa, em teste, garanto-vos que, à noite, toda aquela luz é uma chatice. Passei o tempo a reduzir o contraste, mas às páginas tantas, já estava a degradar em demasia a imagem.
Sobre o contraste, enquanto num plasma os settings estão a meio da escala, já num lcd, andam sempre à volta dos 90%.
Portanto, é possivel aumentar ao brilho num plasma, mas isso já seria retirar o melhor de uma das suas características: a naturalidade da imagem.
Contudo, para quem tiver uma sala com enormes entradas de luz, o LCD, provavelmente, ganhará vantagem (como se vê nos cafés, por exemplo, com grandes montras).
A ver ao longe (para lá dos 5 metros), o LCD, como é mais brilhante, é mais apelativo.

MAs isto tem um grande revés, a meu ver: num LCd, porque a imagem tem muita luz, dá sempre a sensação que as coisas estão presentes, daí perder o efeito de profundidade.
Tenho para mim que a imagem de um LCD se assemelha muito à sensação provovada pelos jogos das consolas: côr, brilho e tudo em cima, sem grande noção de perspectiva. Por isso, o pessoal gosta muito de jogar consola num lcd, pois este reproduz como "ninguém" a estética do jogo.
Também por isso, quem gosta de cinema - e aqui faço a distinção para quem gosta meramente de ver filmes - escolhe sempre um plasma.

Nas lojas, as calibrações dos aparelhos em exposição não são feitas.
Nas lojas, os aparelhos com prioridade nas vendas estão ligados a Blu-Ray (detalhe e cores bem conseguidas), enquanto os restantes apenas recebem um sinal manhoso, com ligação de vídeo composto (aquele cabinho amarelo).
Serve isto para dizer que, nas lojas, um comparativo bem feito demora tempo, pois terão que andar a calibrar os aparelhos para o seu melhor (existem fóruns com conselhos para cada modelo).

Quando comparei o Panasonic PZ85 ao Samsung A656, gostei mais do plasma, sobretudo no tratamento das zonas com brilho (num lcd, a praia e a neve tendem a aparecer mais uniformemente, no plasma nota-se melhor as pegadas).
Quando comparei o Panasonic PZ85 ao Pioneer 4280, gostei mais de tudo (até no preço), para resumir em poucas palavras.

No entanto, se a opção for para LCD, e porque tb já fiz vários testes entre os modelos (numa loja, consegui pôr lado a lado um Philips 7630, um Sony x3500 e um Sharp X2LE), a minha preferência recaiu sobre os Philips, precisamente porque tinha a imagem mais natural, e precisamente um atributo dos plasmas. São mais caros, mas dentro do género, são excelentes.
Cobola
Iniciado
Iniciado
Posts: 116
Joined: August 26th, 2006, 11:36 am

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Cobola »

VitorSimao wrote:
Requiemaa wrote:Acreditem que estou neste momento bastante mais indeciso do que há duas semanas atrás...quanto mais se procura e se lê maior é a quantidade de informação a analisar o que aumenta a indecisão.
Verdade.. o pior é quando depois de tanto procurar e ler e ver optamos pelo primeiro que vimos... :lol: :lol:
Sei bem o que isso é, corroboro completamente!!!

Andei meses à espera dos Panasonic PZxx, andei um mês a testá-los nas lojas, e no preciso momento em que o ia comprar... trouxe um outro que estava ao lado, o Pioneer. É do caneco...
Se a loja não o tivesse em exposição, tudo seria diferente. É um revés para quem é apologista de que "não há coincidências"...

Já me tinha acontecido o mesmo com o carro: andei quase um ano a negociá-lo ao pormenor, mas, num dia, entrei de rompante num outro stand ao lado e trouxe o que ainda tenho.

Nos dois casos, foram decisões do momento, que deitaram por terra tudo o que havia cogitado nos meses anteriores.
Mas o melhor é que, até agora, não me arrependi minimamente dessas decisões!!!
Last edited by Cobola on September 16th, 2008, 12:14 am, edited 1 time in total.
PJM
Iniciado
Iniciado
Posts: 145
Joined: January 2nd, 2002, 11:23 am

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by PJM »

Mas deves escolher é ao teu gosto..não te esqueças é do uso que vais dar. Especialmente se for tv por cabo ou satélite da zon, onde a qualidade de imagem é um autêntico nojo :cry:

Se for um plasma, ainda disfarça bem...um LCD é que népias... grr-)
Não deves conhecer o Philips 9603. Depois de meses de procura entre plasmas e LCDs a minha escolha recaiu sobre este philips (42'') e podem vir com o plasma que quiserem (kuros incluídos) que não o troco por nada. Ao ver algumas séries no AXN (parabólica) até parece que tenho as pessoas dentro de casa tal a perspectiva da coisa. Tenho um leitor/gravador de DVD da LG já com alguns anos (sem upscale) e devo dizer que não tenciono comprar nenhum novo pois não noto perda nenhuma de qualidade comparando com o meu antigo CRT da Sony. Antes pelo contrário. Os primeiros planos são algo de se ficar de boca aberta. Revi este fim de semana o filme Tubarão em DVD e quase que parecia um Blu-ray. Acho que está na altura das pessoas pararem com certas generalidades que em nada ajudam quem procura um novo televisor.
Hal9000
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 427
Joined: December 22nd, 2005, 2:04 pm

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Hal9000 »

Repara que eu disse:

Os LCD's podem ter evoluído muito, mas ainda não encontrei nenhum que chegasse aos pés dos melhores plasmas e isto é para mim

Ou seja, entramos no domínio de gostos pessoais ;-)

Além disso, tal como eu disse, ele é que deve escolher consoante o que lhe agradar mais. Nós só damos sugestões dentro dos melhores ;-)
PJM
Iniciado
Iniciado
Posts: 145
Joined: January 2nd, 2002, 11:23 am

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by PJM »

Se for um plasma, ainda disfarça bem...um LCD é que népias...
Mas também disseste isto :-D Tou só a brincar contigo. :mrgreen:

Claro que o que interessa é que cada um fique satisfeito com a sua compra. É preciso é mesmo verem-se muita marcas, muitos plasmas, muitos LCDs, e escolher aquilo que mais agrada.
lalbino
Novato
Posts: 28
Joined: April 5th, 2002, 5:08 pm

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by lalbino »

Olá, eu estou com o mesmo dilema:

entre o LCD Sony KDL-40W4000 e entre o pioneer kuro 4280 xa - que encontrei a 1190 eur.

Encontrei a este preço e aqui está a minha principal duvida - é um plasma de exposição e segundo me foi dito com um ano de utilização a +- 10 horas por dia - o que me coloca a seguinte questão:

Estará em condições? Isto em termos de horas (+ de 3500 horas) corresponde a 3 ou 4 anos em casa. certo?

Qual é a vossa opinião?
tri
Fanático
Fanático
Posts: 568
Joined: October 23rd, 2003, 5:56 pm
Location: Portugal

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by tri »

Cobola wrote: Nos dois casos, foram decisões do momento, que deitaram por terra tudo o que havia cogitado nos meses anteriores.
Mas o melhor é que, até agora, não me arrependi minimamente dessas decisões!!!
Muito interessante falares disso porque ainda há não muito tempo li um livro sobre decisões rápidas, chamado Blink. Muito interessante e recomendo. http://www.gladwell.com/blink/
VitorSimao
Fanático
Fanático
Posts: 917
Joined: November 29th, 2007, 4:04 pm

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by VitorSimao »

lalbino wrote:Encontrei a este preço e aqui está a minha principal duvida - é um plasma de exposição e segundo me foi dito com um ano de utilização a +- 10 horas por dia - o que me coloca a seguinte questão:

Estará em condições? Isto em termos de horas (+ de 3500 horas) corresponde a 3 ou 4 anos em casa. certo?
As coisas não podem ser contabilizadas em horas, mas sim na utilização dada.
Por norma os Plasmas de exposição estão sujeitos a condições mais adversas que deteoram mais o aparelho, embora tudo dependa da forma como foi exposto.

Pessoalmente recuso-me a comprar material que tenha estado em exposição, mas é uma decisão pessoal.
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Thanatos »

VitorSimao wrote:
lalbino wrote:Encontrei a este preço e aqui está a minha principal duvida - é um plasma de exposição e segundo me foi dito com um ano de utilização a +- 10 horas por dia - o que me coloca a seguinte questão:

Estará em condições? Isto em termos de horas (+ de 3500 horas) corresponde a 3 ou 4 anos em casa. certo?
As coisas não podem ser contabilizadas em horas, mas sim na utilização dada.
Por norma os Plasmas de exposição estão sujeitos a condições mais adversas que deteoram mais o aparelho, embora tudo dependa da forma como foi exposto.

Pessoalmente recuso-me a comprar material que tenha estado em exposição, mas é uma decisão pessoal.
Partilho da tua opinião Vitor. Ainda hoje ia para comprar na FNAC um Aspire One (um sub-notebook) mas como o único que tinham era o da exposição disse "Temos pena". É só pensar na quantidade de marmanjos que passam por ali diariamente a mexerem, abanarem, arranharem... já para não falar do material sempre ligado, etc.

Chamem-me picuinhas mas de exposição apenas os bolos e os croquetes no snack-bar. :badgrin:
lalbino
Novato
Posts: 28
Joined: April 5th, 2002, 5:08 pm

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by lalbino »

Eu também tenho muitas duvidas nos aparelhos de exposição mas o problema é que estamos a falar de um aparelho - Pioneer Kuro - que é uma das referencias de qualidade a nível de plasma, um aparelho que em outubro/2007 estava a 2500 eur e agora está a menos de metade do preço.

E as poucas unidades que tenho encontrado (está já descontinuado) andam por volta dos 1600, 1700 euros... o que é significativo.
VitorSimao
Fanático
Fanático
Posts: 917
Joined: November 29th, 2007, 4:04 pm

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by VitorSimao »

Compravas um ferrari por 5000 euros só por ser ferrari, mesmo que não andasse? :wink:
tiagottx
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 266
Joined: April 8th, 2005, 11:46 am

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by tiagottx »

VitorSimao wrote:Compravas um ferrari por 5000 euros só por ser ferrari, mesmo que não andasse? :wink:
Mas o Pioneer que o lalbino viu não dá imagem? :wink:

Agora a sério, eu acho que realmente a escolha deve depender do tipo de artigo, da condição em que o artigo está exposto, e do valor que se pede pelo produto(% de desconto).

Um PC portátil, um rato/teclado, um MP3/discman ou um telemovel/PDA é muito mais fácil de estragar em exposição, pois são produtos que contém partes móveis e/ou são mais frágeis(e normalmente estão bem acessíveis aos clientes). Agora um TV, DVD, amplificador, leitor ou colunas podem muito bem estar em zonas muito pouco acessíveis aos clientes(TVs, monitores, electrodomésticos...), ou até nem funcionarem regularmente(colunas, leitores, electrodomésticos).

Neste caso acho que o lalbino deve ponderar a zona onde está exposto, o tipo de vídeos que passa(se tem imagens estáticas regularmente) e o preço...
Cobola
Iniciado
Iniciado
Posts: 116
Joined: August 26th, 2006, 11:36 am

Re: Compra de LCD/Plasma

Post by Cobola »

tri wrote:
Cobola wrote: Nos dois casos, foram decisões do momento, que deitaram por terra tudo o que havia cogitado nos meses anteriores.
Mas o melhor é que, até agora, não me arrependi minimamente dessas decisões!!!
Muito interessante falares disso porque ainda há não muito tempo li um livro sobre decisões rápidas, chamado Blink. Muito interessante e recomendo. http://www.gladwell.com/blink/
Vou tentar dar uma olhadela.
Quanto ao fenómeno em si, o facto de ter sido uma decisão rápida não implica que tenha sido superficial ou menos ajuizada, como eventualmente poderá parecer - o livro refere-se à intuição.

Digamos que há todo um 'know-how' acumulado mas que é posto em causa num momento, de facto. Mas esse conhecimento de causa faz parte da cogitação, ainda que seja apenas para saber que já não o quero. Serve para funcionar como eliminação de partes, não é apenas intuitivo, portanto.
Não sei se o livro reflecte sobre isto.

Agora, quando quero comprar algo e ando a obter informação (como, actualmente, para a compra do leitor Blu-Ray), dou comigo a pensar que o modelo para onde mais me inclino provavelmente não será aquele que comprarei... e já espreito mais para as alternativas para onde recairá a decisão de última hora.
Manias... (todos haveremos de ter alguma...)
Post Reply