Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Discussão sobre lançamentos BR, Assuntos relacionados com equipamento devem contudo ser abordados no fórum Hardware.

Moderator: Grimreaper

Post Reply
VistaVision
Novato
Posts: 8
Joined: May 3rd, 2021, 7:36 pm

Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by VistaVision »

Boas!

Gostava de comprar esta edição da saga Star Wars em Blu-ray, mas li na internet que a edição nacional só tem som 6.1. Discrete em vez do DTS-HD 5.1 Master Audio.
Confirmam a informação? E já agora existe alguma diferença entre o 6.1 Discrete e o DTS Master Audio?

Agradeço desde já a vossa ajuda.


Image
VistaVision
Novato
Posts: 8
Joined: May 3rd, 2021, 7:36 pm

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by VistaVision »

Estive a fazer uma pesquisa no google e parece que o som 6.1 Discrete não tem de facto a mesma qualidade do DTS 5.1 Master Audio.
No entanto, gostava de saber vossa opinião. Apesar do problema do som, recomendam a compra da box ou não?
LusoHV
Novato
Posts: 19
Joined: April 21st, 2021, 11:17 am

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by LusoHV »

Sim, a edição nacional só tem DTS-ES Discrete 6.1.

Eu na altura preferi importar a edição do UK, que tem DTS-HD Master Audio 6.1. Mas não tem legendas em português.

Quanto à box, vale a pena. Especialmente pelos extras que não saíram em mais nenhuma edição.
ivo
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 241
Joined: April 28th, 2009, 8:50 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by ivo »

A edição nacional é uma vergonha! Eu há uns anos atrás comprei a box em digipack dos Estados Unidos com o som dts-hd, trás legendas em pt-br nos filmes todos, mas as legendas estão mesmo muito boas!
LusoHV
Novato
Posts: 19
Joined: April 21st, 2021, 11:17 am

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by LusoHV »

Quando disse que a edição do Reino Unido não trazia legendas em português, referia-me a português de Portugal (PT-PT). Sinceramente não suporto legendas em PT-BR. Mas eu vejo os filmes quase sempre com legendas em inglês, por isso acaba por ser indiferente.

Por falar nisto, o ano passado saiu na europa as edições remasterizadas da trilogia original em BD e DVD, baseadas nas versões 4K. Vale a pena adquirir:

Image Image Image

Para variar, claro que não foram lançadas no mercado nacional.
VistaVision
Novato
Posts: 8
Joined: May 3rd, 2021, 7:36 pm

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by VistaVision »

LusoHV wrote: May 5th, 2021, 4:24 pm Quando disse que a edição do Reino Unido não trazia legendas em português, referia-me a português de Portugal (PT-PT). Sinceramente não suporto legendas em PT-BR. Mas eu vejo os filmes quase sempre com legendas em inglês, por isso acaba por ser indiferente.

Por falar nisto, o ano passado saiu na europa as edições remasterizadas da trilogia original em BD e DVD, baseadas nas versões 4K. Vale a pena adquirir:

Image Image Image

Para variar, claro que não foram lançadas no mercado nacional.
A edição em 4K tem as versões originais dos filmes sem as alterações feitas pelo George Lucas?
LusoHV
Novato
Posts: 19
Joined: April 21st, 2021, 11:17 am

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by LusoHV »

VistaVision wrote: May 5th, 2021, 9:08 pmA edição em 4K tem as versões originais dos filmes sem as alterações feitas pelo George Lucas?
Não. As versões originais apenas foram incluídas numa edição DVD de 2006, e apenas como extras. É provável que não voltem a ser lançadas outra vez.
VistaVision
Novato
Posts: 8
Joined: May 3rd, 2021, 7:36 pm

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by VistaVision »

LusoHV wrote: May 5th, 2021, 9:16 pm
VistaVision wrote: May 5th, 2021, 9:08 pmA edição em 4K tem as versões originais dos filmes sem as alterações feitas pelo George Lucas?
Não. As versões originais apenas foram incluídas numa edição DVD de 2006, e apenas como extras. É provável que não voltem a ser lançadas outra vez.
Eu tenho essa edição em DVD, mas a qualidade de imagem das versões originais é péssima. Acho mesmo que a edição em VHS dos anos 80 tinha melhor qualidade.
Mas não perco a esperança de que um dia, depois da morte do George Lucas, as versões originais sejam finalmente lançadas em condições.
Até lá temos de nos contentar com a Harmy's Despecialized Edition. :wink:
LusoHV
Novato
Posts: 19
Joined: April 21st, 2021, 11:17 am

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by LusoHV »

Não é péssima, são as versões que saíram em LaserDisc no início dos anos 90. É melhor que qualquer versão em VHS.

Também não acho que as versões originais sejam lançadas após a morte do Lucas. Se ele sempre defendeu a protecção das obras de autores falecidos de serem alteradas por terceiros, parece-me lógico que ele se tenha protegido nesse aspecto também.

E independentemente dos gostos pela versão original ou pela versão especial, essa posição merece respeito.
VistaVision
Novato
Posts: 8
Joined: May 3rd, 2021, 7:36 pm

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by VistaVision »

LusoHV wrote: May 5th, 2021, 10:46 pm Não é péssima, são as versões que saíram em LaserDisc no início dos anos 90. É melhor que qualquer versão em VHS.

Também não acho que as versões originais sejam lançadas após a morte do Lucas. Se ele sempre defendeu a protecção das obras de autores falecidos de serem alteradas por terceiros, parece-me lógico que ele se tenha protegido nesse aspecto também.

E independentemente dos gostos pela versão original ou pela versão especial, essa posição merece respeito.
Desculpa lá, mas a imagem dos DVDs das versões originais é mesmo má. Não é remasterizada nem sequer anamórfica e tem mais grão e impurezas do que as edições em VHS.
Quanto à posição do Sr. Lucas, merece muito pouco respeito da minha parte. É verdade que ele teve mérito quando se insurgiu contra a colorização de filmes a preto e branco nos anos 90, mas aqui o caso é diferente. Foi ele próprio que fez alterações completamente desnecessárias e estúpidas aos seus filmes, como a cena do bar no primeiro filme em que o Han Solo e o Greedo disparam ao mesmo tempo ou quando o Darth Vader grita "NOOOOOOO!!!!!!" antes de atirar o imperador para o abismo no Regresso de Jedi.
Ele é que devia ter respeito pelos fãs que
o tornaram milionário e permitir que as versões originais sejam lançadas em Blu-ray, em 4K ou numa qualquer plataforma de streaming em vez de tentar obliterá-las.
LusoHV
Novato
Posts: 19
Joined: April 21st, 2021, 11:17 am

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by LusoHV »

VistaVision wrote: May 6th, 2021, 5:56 pmDesculpa lá, mas a imagem dos DVDs das versões originais é mesmo má. Não é remasterizada nem sequer anamórfica e tem mais grão e impurezas do que as edições em VHS.
Quanto à posição do Sr. Lucas, merece muito pouco respeito da minha parte. É verdade que ele teve mérito quando se insurgiu contra a colorização de filmes a preto e branco nos anos 90, mas aqui o caso é diferente. Foi ele próprio que fez alterações completamente desnecessárias e estúpidas aos seus filmes, como a cena do bar no primeiro filme em que o Han Solo e o Greedo disparam ao mesmo tempo ou quando o Darth Vader grita "NOOOOOOO!!!!!!" antes de atirar o imperador para o abismo no Regresso de Jedi.
Ele é que devia ter respeito pelos fãs que
o tornaram milionário e permitir que as versões originais sejam lançadas em Blu-ray, em 4K ou numa qualquer plataforma de streaming em vez de tentar obliterá-las.
Ninguém disse que era anamórfica ou remasterizada. O que eu disse é que não é melhor que nenhuma versão VHS. É a versão transferida da última edição lançada em LaserDisc nos anos 90.

E o Lucas insurgiu-se contra terceiros alterarem filmes (ou outras obras de arte) sem o consentimento dos respectivos autores, seja colorirem filmes a preto e branco ou fazer outra coisa qualquer. O querer reverter as opções artísticas que ele decidiu fazer é directamente oposto ao que ele sempre defendeu. Se tu ou eu gostamos ou não, não vem ao caso. As revisões foi ele que fez, são importantes e necessárias para ele. E como o autor dos filmes, tem todo o direito de o fazer. Tal como tem o direito de suprimir versões que ele vê como incompletas ou que não reflectem a sua visão artística, quer as pessoas gostem ou não.

E não há qualquer falta de respeito pelos fãs ou quem quer que seja. Os fãs pagaram por algo que ele forneceu, porque os satisfez. Ninguém está em dívida nem é disso que se trata.
VistaVision
Novato
Posts: 8
Joined: May 3rd, 2021, 7:36 pm

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by VistaVision »

LusoHV wrote: May 6th, 2021, 10:33 pm Ninguém disse que era anamórfica ou remasterizada. O que eu disse é que não é melhor que nenhuma versão VHS. É a versão transferida da última edição lançada em LaserDisc nos anos 90.
Nunca tive a edição em laserdisc. Por isso não me posso pronunciar sobre a sua qualidade. No entanto, ontem à noite estive a fazer uma comparação directa entre as edições em VHS e os DVDs de 2006 e sinceramente prefiro a imagem dos VHS, têm menos grão e impurezas do que os DVDs e, por mais estranho que possa parecer, também têm melhor som!

LusoHV wrote: May 6th, 2021, 10:33 pmE o Lucas insurgiu-se contra terceiros alterarem filmes (ou outras obras de arte) sem o consentimento dos respectivos autores, seja colorirem filmes a preto e branco ou fazer outra coisa qualquer. O querer reverter as opções artísticas que ele decidiu fazer é directamente oposto ao que ele sempre defendeu. Se tu ou eu gostamos ou não, não vem ao caso. As revisões foi ele que fez, são importantes e necessárias para ele. E como o autor dos filmes, tem todo o direito de o fazer. Tal como tem o direito de suprimir versões que ele vê como incompletas ou que não reflectem a sua visão artística, quer as pessoas gostem ou não.

E não há qualquer falta de respeito pelos fãs ou quem quer que seja. Os fãs pagaram por algo que ele forneceu, porque os satisfez. Ninguém está em dívida nem é disso que se trata.
É óbvio que o Lucas, enquanto autor dos filmes, tem o direito legítimo de fazer as alterações que bem entender. Mas sejamos sinceros, toda a gente percebe (menos ele) que com tantas alterações ele acabou por prejudicar os seus próprios filmes. E ao continuar a ignorar os pedidos de milhões de fãs, que querem ver as versões originais editadas em Blu-ray, está a ter uma atitude simplesmente arrogante e egocêntrica. Na minha opinião, as versões originais e as versões "especiais" podem e devem coexistir.
Já agora, o Steven Spielberg também fez alterações de gosto duvidoso ao E.T. quando foi lançada a edição comemorativa do 20° aniversário em 2002. Mas depressa as reverteu, perante o protesto dos fãs. A diferença é que o Spielberg, ao contrário do Lucas, é uma pessoa sensata e razoável que percebe que, no fim de contas, é o público, para o qual os filmes são feitos, que acaba sempre por ter razão.
LusoHV
Novato
Posts: 19
Joined: April 21st, 2021, 11:17 am

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by LusoHV »

VistaVision wrote: May 7th, 2021, 4:26 pmNunca tive a edição em laserdisc. Por isso não me posso pronunciar sobre a sua qualidade. No entanto, ontem à noite estive a fazer uma comparação directa entre as edições em VHS e os DVDs de 2006 e sinceramente prefiro a imagem dos VHS, têm menos grão e impurezas do que os DVDs e, por mais estranho que possa parecer, também têm melhor som!
A versão LaserDisc lançada nos anos 90 é a melhor edição dos filmes antes de estes terem sido lançados em DVD. Nenhuma das versões em VHS chega aos calcanhares do LaserDisc em termos de qualidade, seja em imagem ou áudio.
VistaVision wrote: May 7th, 2021, 4:26 pmÉ óbvio que o Lucas, enquanto autor dos filmes, tem o direito legítimo de fazer as alterações que bem entender. Mas sejamos sinceros, toda a gente percebe (menos ele) que com tantas alterações ele acabou por prejudicar os seus próprios filmes. E ao continuar a ignorar os pedidos de milhões de fãs, que querem ver as versões originais editadas em Blu-ray, está a ter uma atitude simplesmente arrogante e egocêntrica. Na minha opinião, as versões originais e as versões "especiais" podem e devem coexistir.
Já agora, o Steven Spielberg também fez alterações de gosto duvidoso ao E.T. quando foi lançada a edição comemorativa do 20° aniversário em 2002. Mas depressa as reverteu, perante o protesto dos fãs. A diferença é que o Spielberg, ao contrário do Lucas, é uma pessoa sensata e razoável que percebe que, no fim de contas, é o público, para o qual os filmes são feitos, que acaba sempre por ter razão.
Prejudicou apenas e só para quem não gosta. Mas o único gosto que interessa neste tipo de questões, é o do artista responsável, e neste caso é ele. Não é o público, cujos gostos e opiniões variam de pessoa para pessoa. Não cabe ao público ditar ao artista como a sua obra deve ser apresentada. E o artista tem todo o direito de decidir como é que a sua obra é apresentada. Nada tem que ver com arrogância ou egoísmo. Arrogância é achar que nos é devido alguma coisa.

O Spielberg não é dono dos filmes que fez, ao contrário do Lucas. E mesmo que fosse, pode não se importar que os seus filmes tenham várias versões. O Lucas por acaso importa-se. Nenhum deles está errado.
VistaVision
Novato
Posts: 8
Joined: May 3rd, 2021, 7:36 pm

Re: Star Wars: A Saga Completa - Edição Darth Vader

Post by VistaVision »

LusoHV wrote: May 11th, 2021, 12:45 pm A versão LaserDisc lançada nos anos 90 é a melhor edição dos filmes antes de estes terem sido lançados em DVD. Nenhuma das versões em VHS chega aos calcanhares do LaserDisc em termos de qualidade, seja em imagem ou áudio.
A edição que tenho em VHS da trilogia original é uma edição britânica em formato Widescreen e foi editada em 1994. Não posso afirmar se tem ou não melhor qualidade que a edição em Laserdisc, pois como já disse, nunca tive essa edição.
No entanto, posso assegurar-te sem margem para dúvida que tem melhor qualidade de imagem e de som que as paupérrimas edições em DVD que foram lançadas em 2006, apenas para calar os fãs.

VistaVision wrote: May 7th, 2021, 4:26 pm Prejudicou apenas e só para quem não gosta. Mas o único gosto que interessa neste tipo de questões, é o do artista responsável, e neste caso é ele. Não é o público, cujos gostos e opiniões variam de pessoa para pessoa. Não cabe ao público ditar ao artista como a sua obra deve ser apresentada. E o artista tem todo o direito de decidir como é que a sua obra é apresentada. Nada tem que ver com arrogância ou egoísmo. Arrogância é achar que nos é devido alguma coisa.

O Spielberg não é dono dos filmes que fez, ao contrário do Lucas. E mesmo que fosse, pode não se importar que os seus filmes tenham várias versões. O Lucas por acaso importa-se. Nenhum deles está errado.
Só uma pergunta: conheces alguém que prefira as edições "especiais" mil e uma vez alteradas pelo Lucas às versões originais? Olha que eu não.

E sim, o Lucas está a ser arrogante e egocêntrico enquanto continuar a privar os fãs da trilogia original de poderem ver os filmes nas suas versões originais de cinema. Em vez de tentar obliterar as versões originais, devia permitir que ambas as versões coexistissem pacificamente.

O desvio digital da cabeça do Han Solo para se esquivar ao tiro do Greedo, deve ser a alteração mais idiota que o Sr. Lucas fez à trilogia original. :badgrin:
Image
Post Reply