Audio-DD com Leg. pt-pt ou Audio-HD com leg. pt-br?

Discussão sobre lançamentos BR, Assuntos relacionados com equipamento devem contudo ser abordados no fórum Hardware.

Moderator: Grimreaper

Post Reply
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Audio-DD com Leg. pt-pt ou Audio-HD com leg. pt-br?

Post by Lorde X »

Esta é uma questão que nas últimas edições de Blu-Rays já não se coloca, mas se bem se lembram, muitos dos que foram lançados inicialmente em Portugal só tinham audio original em DD5.1 (O PCM ficou reservado para as dobragens em espanhol e italiano). É o caso, por exemplo, do Identity e do Ultraviolet.
Tenho ambos com leg. pt-pt já que possuo a ed. nacional do Ultraviolet e a ed. italiana do Identity.
Todavia, como tinha dúvidas se não estava a perder uma qualidade de som superior, comprei a ed. americana do Identity, a qual tem leg. pt-br e PCM5.1 em inglês.
Ontem finalmente tirei as dúvidas...
O meu sistema de home cinema tem amplificador da sony e colunas 5.1 de 1000w. Suspostamente faz upscaling ao audio, pelo que, à partida, não deveria se notar muito a diferença entre os 2 audios. E foi com esse preconceito que escolhi uma cena para visionar e ouvir em ambos. É uma cena em que se ouve trovões, chuva e outros efeitos sonoros, além da fala de uma personagem.
Primeiro ouvi a cena em PCM5.1 e realmente o som é assombroso. Coloquei o volume no 11. Todo o audio tinha um claro efeito surround e uma nitidez impressionante. Podia jurar que estava realmente a trovejar no exterior da minha casa e que certos sons provinham da minha sala. Decidi passar para o DD5.1 da outra edição. Logo à partida, o som no volume 11 ficou muito baixo. tive que o alterar para o 14 ou o 15 para atingir a mesma intensidade.
Mas que diferente ficou... A voz da protagonista ficou abafada e a sua "presença" na minha sala perdeu-se. Os restantes sons ficaram mais metálicos, mais confusos. O som da chuva perdeu clara nitidez. No trovão não notei grande diferença. Não sou técnico, mas pareceu-me que os sons agudos foram os mais prejudicados. Ouvi a mesma cena (cerca de 1 m) umas 4 ou 5 vezes com a mesma sensação e tentei memorizar todos os sons emitidos. Voltei a colocar o PCM5.1 e clara surpresa! Ouvi muitos sons de que não me tinha apercebido nas várias audições do DD5.1...

Sinceramente não há comparação entre os 2 tipos de audio... A partir de agora vou dar primazia ao audio sobre as legendas. Assim, vou vender a ed. com as leg. pt-pt e ficar com a ed. com as leg. pt-br, que até estão razoáveis.

Frequentemente ouço comentários sobre a supremacia do BD sobre o DVD a nível da imagem... mas acreditem que a diferença que eu pude constatar no audio é simplesmente abissal!

Fica outra questão por resolver... Notar-se-á alguma diferença entre um audio PCM e um audio DD True-HD ou DTS-Master Audio? Se alguém fez algum teste, sff diga a sua impressão...Nestas coisas mais vale um teste prático do que toda a teoria técnica... O ideal era comparar estes formatos na mesma edição...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Audio-DD com Leg. pt-pt ou Audio-HD com leg. pt-br?

Post by Grande Guru »

Essa diferença de som que referes é natural dado estares a comparar uma pista áudio com zero de compressão vs. uma outra com "bastante" compressão.

Agora pode-se dar o caso de essa diferença tão acentuada que referes acontecer nesse titulo especifico e não acontecer na mesma proporção com outros títulos, até pq podes ter DD 5.1 a 448 Kbps ou a 640Kbps, que quase sempre faz diferença. Sabes se esse DD 5.1 do titulo que referes é 448 ou 640?. Como tal n te desiludas se começares a optar pelas tais versões com supostas pistas de audio de maior qualidade e nem em todas notares essa mais valia tão acrescida.

Depois há mtas edições de diferentes filmes em que as pista de audio sao iguais (mesma compressão) e nota-se à mesma diferença de qualidade. Um DD 5.1 de um filme pode ser assombroso e o mesmo DD 5.1 de outro qualquer ser mto inferior.

"Notar-se-á alguma diferença entre um audio PCM e um audio DD True-HD ou DTS-Master Audio? "

Do ponto de vista meramente técnico sim, mas não tão acentuada como do PCM para um DD, dado haver uma mto menor diferença de compressões, zero no caso do PCM, com alguma compressão no caso do DD True-HD ou DTS-MA.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Audio-DD com Leg. pt-pt ou Audio-HD com leg. pt-br?

Post by Lorde X »

Grande Guru wrote:Essa diferença de som que referes é natural dado estares a comparar uma pista áudio com zero de compressão vs. uma outra com "bastante" compressão.

Agora pode-se dar o caso de essa diferença tão acentuada que referes acontecer nesse titulo especifico e não acontecer na mesma proporção com outros títulos, até pq podes ter DD 5.1 a 448 Kbps ou a 640Kbps, que quase sempre faz diferença. Sabes se esse DD 5.1 do titulo que referes é 448 ou 640?. Como tal n te desiludas se começares a optar pelas tais versões com supostas pistas de audio de maior qualidade e nem em todas notares essa mais valia tão acrescida.

Depois há mtas edições de diferentes filmes em que as pista de audio sao iguais (mesma compressão) e nota-se à mesma diferença de qualidade. Um DD 5.1 de um filme pode ser assombroso e o mesmo DD 5.1 de outro qualquer ser mto inferior.

"Notar-se-á alguma diferença entre um audio PCM e um audio DD True-HD ou DTS-Master Audio? "

Do ponto de vista meramente técnico sim, mas não tão acentuada como do PCM para um DD, dado haver uma mto menor diferença de compressões, zero no caso do PCM, com alguma compressão no caso do DD True-HD ou DTS-MA.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Não sei se o DD 5.1 do Identity é 448 ou 640. Como ou onde posso ver isso?

Já li algures que o DD True HD e o DTS Master Audio não são formatos em que o audio seja comprimido, mas em que o mesmo é como que zipado, mas que ao "deszipar", fica com a mesma qualidade do PCM. Será verdade isso?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Me_BeasT
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 268
Joined: November 6th, 2008, 1:51 pm

Re: Audio-DD com Leg. pt-pt ou Audio-HD com leg. pt-br?

Post by Me_BeasT »

sim é verdade, tecnicamente ter DD True HD DTS MA ou PCM é iguais após se regular o som para ficar da mesma altura, não existem quaisquer diferenças, segundo dizem é o som como os engenheiros de som o ouvem...
É de recordar , ao contrario do que se pensa , mais alto não significa melhor.
Existe alguma perda de qualidade ( pouco perceptivel ) nos fomatos Dolby Digital Plus e DTS High resolution Audio.
e por fim os formatos dvd DD e DTS "normais".
A Diferença ainda é mais notoria quanto melhor for o sistema.
Tive a Felicidade de Ver a cena do Matrix onde o heli choca contra o predio cerca de 30 vezes em dvd e depois 1 vez em Blu ray com o seguinte sistema: B&W 684 front + 685 back + SW ASW608 + HTM62 center + Onkyo 606... e Garanto que existem sons que eu nunca sonhava existirem.
é de valor tambem espreitar http://www.highdefdigest.com/news/show/1233
PSN:Me_BeasT - add me

Image
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Audio-DD com Leg. pt-pt ou Audio-HD com leg. pt-br?

Post by Grande Guru »

Como estava a dizer sempre há alguma diferença entre o DTS-MA DD True-HD e o PCM.

Sobre o audio 448 ou 640, há leitores de mesa, os da Sony costumavam dar essa informação, q dá para ver as compressões das pistas de audio q têm os filmes, assim como alguns programas reprodutores de dvd/blu-ray de pc.
Me_BeasT
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 268
Joined: November 6th, 2008, 1:51 pm

Re: Audio-DD com Leg. pt-pt ou Audio-HD com leg. pt-br?

Post by Me_BeasT »

Grande Guru wrote:Como estava a dizer sempre há alguma diferença entre o DTS-MA DD True-HD e o PCM.
Em qualidade não , apenas no volume.
Quando regularizado não existe diferença.
PSN:Me_BeasT - add me

Image
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Audio-DD com Leg. pt-pt ou Audio-HD com leg. pt-br?

Post by Grande Guru »

Interpretei mal então, tinha ideia que embora fosse ligeira havia alguma compressão nesses formatos que compressão zero era apenas o PCM.
Me_BeasT
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 268
Joined: November 6th, 2008, 1:51 pm

Re: Audio-DD com Leg. pt-pt ou Audio-HD com leg. pt-br?

Post by Me_BeasT »

A qestão é mesmo essa , existe compressão mas não a perda de qualidade ao contrario dos outros formatos.
O exemplo mais conhecido é como o de uma imagem renderizada antes da compressao para o formato.
- imaginemos a mesma no formato bruto ( pcm )
a mesma pode ser comprimida ( ex: zip/rar ) e depois desconprimida sem perder qualidade alguma.
mas se for convertida num formato digamos...JPEG ( tudo abaixo de TrueHD ou DTSMA ) a mesma é comprimida e perde qualidade.
Até porque no inicio do formato havia muito mais filmes a serem lançados com faixa PCM isto porque ainda não havia hardware para descodificar os formatos HD, além de "roubar" muito mais espaço em disco. Nõ esquecer que os formatos falados são de bitrate variavel...
PSN:Me_BeasT - add me

Image
Post Reply