Turismo Alternativo em Praga

Tópicos considerados como património informativo são conservados aqui, apenas para consulta.
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Turismo Alternativo em Praga

Post by Ricardo Ribeiro »

katorio wrote: Nestes casos já se sabe, quanto mais cedo mais barato se arranja...

Não é uma verdade absoluta. Ainda este ano, um amigo de Praga que tinha planeado visitar-me em finais de Maio, deixou para a última da hora a compra, e foi quando arranjou o bilhete na data que queria a preço mais baixo, por coincidência. Lidar com as low cost é uma ciência e uma arte :-)
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
katorio
Fanático
Fanático
Posts: 794
Joined: January 17th, 2009, 11:37 pm
Location: Albufeira

Re: Turismo Alternativo em Praga

Post by katorio »

Sim, às vezes em cima da hora aparecem bons negócios, tipo 1 ou 2 dias antes... eu também exagerei um pouco, o meu "em cima da hora" foi 1semana e meia antes da data de partida.

Seja como for, Praga foi um local que adorei e que quero lá voltar, no mínimo, mais duas vezes. uma em pleno inverno, outra em pleno verão, para experimentar a cidade nos 2 tipos de clima e sentir aquilo que tu uma vez disseste num outro tópico em que falaste que tavas farto do céu sempre azul de cá e que era bom mudar de estilo de vida consoante a estação (qq coisa assim).

Quanto ao Ecoturismo, vou deixar aqui um pequeno texto com uma breve definição:
O Ecoturismo é uma área do turismo que se ocupa das viagens e visitas, realizadas de modo responsável a locais de interesse natural e cultural, com o objectivo de apreciar as características naturais, culturais e sociais desses locais, minimizando impactes negativos, promovendo a conservação de recursos, e contribuindo positivamente para um envolvimento sócio-económico activo das populações locais. Neste sentido, para que uma actividade seja considerada Ecoturismo deverá:

1. Minimizar os impactes negativos que resultam da actividade turística;
2. Contribuir para a conservação da natureza e para o bem-estar das populações locais;
3. Basear-se na interpretação dos valores naturais e culturais de uma região;
4. Possuir uma forte componente educativa e de sensibilização ambiental;
5. Ser sustentável em termos económicos, sociais e ambientais.

Trata-se de uma área inovadora no sector do turismo, cuja importância presente e futura levou a ONU a proclamar 2002 como o Ano Internacional do Ecoturismo.
Mais exactamente, imagina(em) todos aquelas actividades de Turismo Rural (ex: enoturismo), Turismo de Natureza (ex: passeios pedestres, observação de aves), Turismo de Aventura (ex: canoagem, rafting, trekking, escalada). Todas estas variantes de turismo podem englobar-se dentro do Ecoturismo. Por essa razão a grande maioria confunde Ecoturismo com estes tipos de turismo, o que é um erro.
O Ecoturismo é isto, mas é também a união disto tudo com uma forte componente educativa do turista para a necessidade preservação, conservação, recuperação e sustentabilidade dos espaços e dos recursos. Ao mesmo tempo, e como todas estas actividades se realizam em zonas naturais mas também rurais, tenta envolver essas populações em todo este conjunto turístico. Como? Procurando o que essas populações têm para oferecer, seja isso tradições únicas (ex: Caretos de Podence), produtos gastronómicos exclusivos (queijo rabaçal, mel da Lousã, carne de vaca marinhoa), pormenores arquitectónicos (ex: chaminés algarvias, moinhos de vento ou água característicos, espigueiros); e até mesmo o saber fazer ancestral (ex: destilação do medronho para fazer aguardente). O Objectivo é proporcionar aos turistas estas experiências, ao mesmo tempo que os sensibilizamos e educamos para toda a esta cultura que existe por aí (e o nosso país é riquíssimo nisso), fazendo com que eles "adquiram" e reconheçam estes produtos. Isto por sua vez vai fazer com que a população local beneficie disso, tirando proveitos daquilo que sempre fizeram e tiveram à mão, e ao perceberem que lucram com isso, mantêm toda a esta cultura e todos os produtos típicos, e toda a sua identidade cultural viva, não deixando morrer as tradições.
Mas os benefícios que podem obter não são necessariamente lucros de ordem financeira, dinheiro. Pode ser em melhoria de condições...casos como as aldeias de xisto da lousã ou outras aldeias do interior... com o aproveitamento turístico que foi feito, essas populações viram os acessos melhorados, condições sanitárias que antigamente era inexistentes passaram a existir, água, electricidade chegaram às suas casas.
Este é o objectivo do Ecoturismo...utilizar o Turismo como veículo para ensinar as pessoas (turistas mas também as populações locais) a proteger toda a riqueza natural e cultural e humana, sempre, mas sempre de forma responsável e garantindo acima de tudo a SUSTENTABILIDADE, uma vez que assim todos, mas mesmo todos saem a ganhar com isso.

Peço desculpa pelo longo texto, mas queria aproveitar esta oportunidade para divulgar um pouco mais esta área.... Isto porque esta é uma área relativamente recente, então em Portugal o conceito é quase recém-nascido, e ainda por cima é deveras confundido como sendo simplesmente turismo de natureza ou turismo "verde" (mas não só em portugal, lá fora também ainda é um pouco confundido). Mas apesar de recente está em expansão, e a adquirir grande importância no sector turístico. E se perceberam bem o conceito de Ecoturismo, são capazes de perceber que o nosso país é um pequeno país, mas enorme no que concerne a potencial para o Ecoturismo.
O problema é que o Ecoturismo tem que ser praticado por gente que saiba o que está a fazer, que saiba exactamente o que é o Ecoturismo....mas o que se vê por aí são empresas e empresários, de sectores como engenharias, imobiliário, restauração, gente sem formação de qualquer tipo na área, a abrir empresas de animação e alojamentos turísticos, supostamente de Ecoturismo.... quando no fundo estão apenas a aproveitar os recursos existentes para gerar lucro, não contribuindo com nada nem para as populações, nem para a preservação dos espaços.

Tenho que pedir desculpa outra vez, porque como já se deve ter percebido o Ecoturismo é a minha área. Sou estudante da licenciatura em Ecoturismo da Escola Superior Agrária de Coimbra (Instituto Politécnico de Coimbra). Vou agora entrar no meu ano de finalista, neste curso único no país. O Curso abriu há cerca de 8/9 anos e como tal, só há pouco tempo saíram para o mercado de trabalho os primeiros Técnicos de Ecoturismo. Por essa razão somos muito poucos, e por isso temos muitos problemas a nível de reconhecimento a nível profissional, como por exemplo não termos uma categoria profissional onde nos inserir.
Temos habilitações para desempenhar várias funções que se podem dividir em 2 grandes grupos: "Técnico" e "Guias". Por "Técnico" refiro-me ao trabalho administrativo, ao planear, criar, conceber e dar apoio a todo este sector e não só. Trabalhar numa autarquia ou empresa e desenvolver os produtos ou até mesmo apoiar outras àreas. Temos habilitações na área da Biologia, Ecologia, Produções Agrárias e Zootécnicas, Geografia,geologia e climatologia; (estamos ligados ao turismo, mas se um agricultor ou silvicultor, ou até mesmo a própria autarquia se quiser criar um jardim novo,seja o que for, precisar de ajuda em saber quais as melhores opçoes, nós sabemos dizer-lhe o que plantar ou criar, como, quando e porquê;
e depois aquela que será o objectivo da maioria: "guias". por guias quero dizer o estar em contacto com o turista, ensinar-lhe tudo, participar com ele, contar-lhe as histórias que quer ouvir, mostrar-lhe tudo.Temos formação em Animação Turistica, História e Património Natural, Etnobotânica (ciência que estuda a relação Homem-plantas ao longo dos tempos; ervas medicinais, aromáticas, condimentares, o uso que as populações dão, os chás e as mezinhas,Botânica e Fauna Selvagem) etc etc.
Isto tudo para dizer que estamos numa fase, em que aquilo que é mais básico óbvio que conseguimos fazer, como ser guias, dizem que não temos formação para isso porque não conhecem o curso. Chega ao ponto ridiculo de (e isto é real) chegar ao centro de emprego depois de acabar o curso e como não sabem o que raio é o Ecoturismo, como o curso foi tirado numa Escola Agrária, colocam-nos na categoria de Ciências Agrárias....e o problema é que o tempo passa e isto não evolui...
E é como vos digo, neste país tão cheio de potencial, devia-se apostar nesta área e investir na formação e no reconhecimento...somos um país tão turístico, mas estamos muito presos ao turismo tradicional, de sol e mar, dos resorts e hoteis, turismo de massas que causa mais estragos do que benefícios para todos (excepto para aqueles cujos bolsos são onde entram os lucros deste turismo clássico).mas é mais fácil apostar no que dá lucro imediato do que naquilo que poderá garantir que exista lucro,ainda que inferior, mas durante muito mais tempo...

É por estes problemas que esta o Ecoturismo tem ainda em Portugal, que me alonguei e muito neste tema, para aproveitar e divulgar mais, e tentar esclarecer um pouco aqueles que já ouviram falar mas não sabiam muito bem o que queria dizer Ecoturismo.... peço desculpa se exagerei (em minha defesa tenho a dizer que isto é um tópico sobre Turismo Alternativo em Praga, e isto é uma modalidade de turismo alternativo que existe) :-D

Ah, e Ricardo, eu perguntei se as actividades que tinhas se poderiam englobar no ecoturismo apenas porque como esta vai ser o meu ano de finalista, no final tenho um estágio para fazer...e somos nós alunos que escolhemos onde queremos estagiar, empresa, local, e inclusive é possível tentar estagiar no estrangeiro... e como adorei Praga... já deves estar a perceber....se por ventura precisassem de uma ajudinha durante uns 2 meses :lol: :lol:
Image
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Turismo Alternativo em Praga

Post by Ricardo Ribeiro »

1) Já cheguei à conclusão que as low cost manipulam o preço quando lhes apetece, fazem as suas promoções quando lhes dá na bolha, e não há regra sobre ser melhor altura para comprar. A regra, que sigo, é: comprar para onde é barato, em vez de procurar barato para determinado sítio.

2) Bem, lendo as premissas de ecoturismo, não suponho que as minhas voltinhas sejam consideradas isso, não. Apesar de incluir, em grandes doses, contacto com a natureza, não implica de forma alguma um esforço interpretativo. Os segmentos que implicam natureza são gozados em silêncio ou em chit-chat genérico. Como se indica no meu site, os guias basicamente não explicam grande coisa. Eu entendo neste meu negócio o termo "guia" no sentido mais puro do termo: "guiar" como em indicar o caminho, manter a expedição em segurança e trazê-la de volta. Do que se fala, é com os clientes. Podem passar o dia calados, ou falar do que se está a ver, ou sobre vida na Chéchia, ou sobre as suas vidas.

"Ah, e Ricardo, eu perguntei se as actividades que tinhas se poderiam englobar no ecoturismo apenas porque como esta vai ser o meu ano de finalista, no final tenho um estágio para fazer...e somos nós alunos que escolhemos onde queremos estagiar, empresa, local, e inclusive é possível tentar estagiar no estrangeiro... e como adorei Praga... já deves estar a perceber....se por ventura precisassem de uma ajudinha durante uns 2 meses"

És maluco... a coisa está a correr MUITO mal. Como isto é algo perfeitamente "caseiro" não há investimento em publicidade, e o website simplesmente não está a resultar. Tenho que rever toda a situação na área da divulgação muito em breve, assim como o website. Por isso, com este cenário, a ajudinha que preciso é que chegues lá e me encomendes tours durante dois meses :mrgreen:

De qualquer forma, seria sempre importante ter pessoas que conheçam bastante bem a realidade local, o modo de vida, de pensar, dos checos.

Pode ser que no futuro transfira o modelo de negócio para Portugal. O meu problema é que eu não gosto de Portugal, e trabalhar nesta área num sítio que não se gosta não resulta lá muito bem.

Mas se quiseres trocar ideias e informações, estás à vontade.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Turismo Alternativo em Praga

Post by Ricardo Ribeiro »

katorio wrote: Quando fui lá em 2007 fui pela clickair. paguei 240€ ida e volta mas apenas porque comprei os bilhetes quase em cima da hora...quem foi comigo que comprou mais cedo pagou quase 100€ a menos... fui lá em Abril.

Não há é voos directos, tem que se comprar sempre 2 voos, de Lisboa para Barcelona e depois de Barcelona para Praga (ou outro destino qualquer). Por esse motivo fui de Lisboa para Barcelona (saí por volta das 21h de cá) e depois de Barcelona para Praga o voo era as 10h da manhã seguinte, o que deu para ir ainda passear um bocado por Barcelona durante a noite, para a Plaza de La Catalunya e Las Ramblas (ou Rumblas já nem sei) e para as "docas".
Tava agora a ver a TAP. 200 Eur ida e volta, taxas incluidas, directo a partir de Lisboa, para daqui a dois meses.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Turismo Alternativo em Praga

Post by Ricardo Ribeiro »

Se os meus amiguinhos me fizessem um favor simples, os que usam Facebook, podiam tornar-se fãs da "page" Czech Fun Fan? Please? Qualquer aumento na visibilidade do projecto é positivo.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
J_Adonis
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 259
Joined: September 23rd, 2004, 10:32 pm
Location: Lisboa / Castelo Branco

Re: Turismo Alternativo em Praga

Post by J_Adonis »

Feito.
Tendo um martelo na mão, tudo o resto parece a cabeça de um prego...
zykon
Novato
Posts: 31
Joined: December 28th, 2009, 12:27 pm

Re: Turismo Alternativo em Praga

Post by zykon »

Mais um Fã.

praga também é um sitio que quero visitar, não sei é quando... :oops:
ICE929RR
Novato
Posts: 24
Joined: July 26th, 2010, 9:49 am
Location: Lisboa

Re: Turismo Alternativo em Praga

Post by ICE929RR »

Excelente site, sim senhor...

Admito que Praga está na minha lista de "Must go", mas tudo a seu tempo.

Eu tento sair de Portugal pelo menos 2 vezes por ano, ás vezes de avião (aproveitando as low-cost) mas gosto mais de pegar no carro e sair...

Sou um devorador do site TripAdvisor: http://www.tripadvisor.com/members/ICE929RR

Mais uma vez, parabéns pelo teu site... muito bom mesmo!!

Abraço amigo,

ICE
Image
Post Reply