O que achaste do Joker?

Polls de filmes e outras questões relacionadas com cinema.

Moderators: mansildv, waltsouza

O que achaste do Joker?

1/5 Muito Fraco
0
No votes
2/5 Fraco
0
No votes
3/5 Mediano
2
20%
4/5 Bom
6
60%
5/5 Muito Bom/Excelente
2
20%

Total votes: 10
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Re: O que achaste do Joker?

Post by Samwise »

As minhas principais fontes de insatisfação relacionadas com a história têm que ver com as ligações ao Batman. Para mim estão a mais, são gordura que não acrescenta aos temas abordados e que puxam o filme para fora da narrativa principal. Podiam muito bem ter construído o argumento em redor da ideia de um palhaço, e não forçar a personagem do Joker. Ainda assim, entendo por outro lado os porquês dessa escolha (e muito provavalmente a ideia surgiu a partir daí, e de um conceito qualquer de subversão niilista do material existente).

Se eu retirar essa parte para fora do pensamento, o filme só tem praticamente forças para mim (embora ainda tenha de passar um tempo substancial, e novos processos de visualização, para assentar ideias). Em termos de cinema, creio que tem vasta matéria para ficar na iconografia popular por muito tempo (aliás, a linha ténue que separa a ficção da realidade foi imediatamente estilhaçada ao vermos como a máscara do homem foi utilizada como símbolo em múltiplas manifestações contra o estado das coisas por esse mundo fora, com anteriormente tinha sucecido com a do V for Vendetta - o que não deixa de ser irónico, dado a completa ausência de intenção por parte do Arthur...). Há cenas absolutamente hipnóticas e electrizantes, que permanecem na memória, mesmo que impregnadas de loucura, dor, solidão e tragédia (para mim, a que ganha o prémio é a do frigorífico... e talvez a do anão, com aquele beijo na testa... nails-) )

O conteúdo é complexo, riquissimo, bastante vasto em termos de pontos para debate e certamente aberto a múltiplas interpretações.

Quando mencionas a cena chave do filme, estás a falar do programa de TV (?). Eu acho que o filme tem um série de cenas chave, e que todas em conjunto definem a(s) personalidade(s) do Arthur.

Quanto a fontes, este filme tem muitos pontos de contacto com o The King of Comedy, do Scorsese, essa obra prima mal amada. Em termos de negridão, andam muito perto um do outro.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Votei no 5/5.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Samwise wrote:
December 26th, 2019, 5:58 pm
Votei no 5/5.
Também votei no 5/5!
Post Reply