Melhor filme do Wes Anderson?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Fotogramas do Rushmore:
Um primeiro vislumbre da riqueza e harmonia na composição de um enquadramento que futuramente viria a ser norma no cinema de Anderson. Rushmore não está densamente preenchido com este tipo de registo, pelo contrário, mas nota-se sempre uma preocupação particular com aspectos de composição e distribuição de elementos dentro dos cenários. Atenção aos padrões, cores, peças de mobiliário e decoração, bibelots, objectos de arte, fontes de iluminação, e elementos humanos (e caninos... também é uma constante).
Arte fotográfica a envolver/preencher um enquadramento. É certo que isto passa a correr durante o filme, dura dois ou três segundos no ecrã, e não dá para perceber o que é e porque está ali, mas felizmente vivemos numa epóca em que há Internet e as fotos têm um sentido e um nome por trás: Jacques Henri Lartigue. Para mais informações sobre esta associação ler aqui.
Piscadela de olho referencial ao fotógrado mencionado acima. Esta "frame" homenageia a foto que se pode ver no canto inferior direito do fotograma anterior.
Idem aspas. Mais tarde no filme, uma outra referência humorística à mesma dita foto.
Max consulta uma obra de Jaques Cousteau...
...e lá dentro encontra uma anotação manual - a caligrafia espelha a personalidade do autor, neste caso autora.
A caligrafia de Max é de outra ordem. Ninguém escreve assim nos tempos actuais. Ninguém tem sequer tempo para tanta elaboração e precisão. Mas Max tem um estatuto a defender, e esse estatuto depende de certos rituais. A caligrafia como uma forma de afirmação social.
A caligrafia de Herman Blume, o industrial abastado e mecenas da instituição, não é caligrafia. É dactilografia. Provavelmente batida pela secretária.
Uma nota de uma alma gémea de Max, com propensão para o planeamento obsessivo e esquematização simplificada.
À procura de inspiração no aeródromo.
Getting refuge.
Romance looms.
Falling apart. Bill Murray retoma por momentos as personagens desvairadas que interpretou no passado, em comédias também desvairadas.
Quem vai à guerra...
Quantos filmes Disney/Touchstone conhecem em que apareçam posters centerfold de mulheres nuas? Quantos filmes Disney/Touchstone conhecem em que apareçam miúdos a olhar para posters de mulheres nuas?
Um primeiro vislumbre da riqueza e harmonia na composição de um enquadramento que futuramente viria a ser norma no cinema de Anderson. Rushmore não está densamente preenchido com este tipo de registo, pelo contrário, mas nota-se sempre uma preocupação particular com aspectos de composição e distribuição de elementos dentro dos cenários. Atenção aos padrões, cores, peças de mobiliário e decoração, bibelots, objectos de arte, fontes de iluminação, e elementos humanos (e caninos... também é uma constante).
Arte fotográfica a envolver/preencher um enquadramento. É certo que isto passa a correr durante o filme, dura dois ou três segundos no ecrã, e não dá para perceber o que é e porque está ali, mas felizmente vivemos numa epóca em que há Internet e as fotos têm um sentido e um nome por trás: Jacques Henri Lartigue. Para mais informações sobre esta associação ler aqui.
Piscadela de olho referencial ao fotógrado mencionado acima. Esta "frame" homenageia a foto que se pode ver no canto inferior direito do fotograma anterior.
Idem aspas. Mais tarde no filme, uma outra referência humorística à mesma dita foto.
Max consulta uma obra de Jaques Cousteau...
...e lá dentro encontra uma anotação manual - a caligrafia espelha a personalidade do autor, neste caso autora.
A caligrafia de Max é de outra ordem. Ninguém escreve assim nos tempos actuais. Ninguém tem sequer tempo para tanta elaboração e precisão. Mas Max tem um estatuto a defender, e esse estatuto depende de certos rituais. A caligrafia como uma forma de afirmação social.
A caligrafia de Herman Blume, o industrial abastado e mecenas da instituição, não é caligrafia. É dactilografia. Provavelmente batida pela secretária.
Uma nota de uma alma gémea de Max, com propensão para o planeamento obsessivo e esquematização simplificada.
À procura de inspiração no aeródromo.
Getting refuge.
Romance looms.
Falling apart. Bill Murray retoma por momentos as personagens desvairadas que interpretou no passado, em comédias também desvairadas.
Quem vai à guerra...
Quantos filmes Disney/Touchstone conhecem em que apareçam posters centerfold de mulheres nuas? Quantos filmes Disney/Touchstone conhecem em que apareçam miúdos a olhar para posters de mulheres nuas?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Terminado o The Royal Tenenbaums (link para o tópico), passo para o seguinte: The Life Aquatic with Steve Zissou, sobre o qual há um tópico antigo aqui no fórum.
Eu cheguei a ter este filme em DVD, mas "despachei-o" num dos almoços DVD-Mania (não me lembro quem ficou com ele) - não foi dos filmes que mais gostei do Wes e fiquei até um pouco desiludido quando o vi. Vamos ver como aguenta o "2nd round"...
Entretanto encontrei um artigo escrito para o Público sobre a veneração artística ao universo do Wes Anderson. Podem ler aqui.
Eu cheguei a ter este filme em DVD, mas "despachei-o" num dos almoços DVD-Mania (não me lembro quem ficou com ele) - não foi dos filmes que mais gostei do Wes e fiquei até um pouco desiludido quando o vi. Vamos ver como aguenta o "2nd round"...
Entretanto encontrei um artigo escrito para o Público sobre a veneração artística ao universo do Wes Anderson. Podem ler aqui.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Entrevista a Roman Coppola, filho do venerável Francis, e o "canivete suíço" de Wes Anderson, segundo consta. No Observador.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Porreira esta entrevista ao Roman CoppolaSamwise wrote: ↑June 26th, 2018, 11:59 pm Entrevista a Roman Coppola, filho do venerável Francis, e o "canivete suíço" de Wes Anderson, segundo consta. No Observador.
Espero que venha por aí mais uma excelente colaboração
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Wes Anderson’s Next Film Will Be Set In Post-WWII France
https://theplaylist.net/wes-anderson-fr ... -20180814/
https://theplaylist.net/wes-anderson-fr ... -20180814/
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Tenho de voltar a pegar neste realizador, para terminar o projecto a que me propus. Fiquei encalhado no "Steve Zissou", e quero continuar onde parei.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Também queria ver se completava a sua cinematografia. Vou assim de cabeça para esse Rushmore e Fantastic Mr. Fox.
Os 100 filmes da minha vida. (New link)
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Tenho que vos confessar que o cinema de Anderson me irrita profundamente. O Rushmore então irrita-me até à 5ª casa... Acho que a cena de querer ser hiper-quirky torna tudo postiço, plástico por demais, tirando assim a naturalidade das histórias que ele pretende contar; sabota tudo sem necessidade nenhuma. Gostei do "The Darjeeling Limited" razoavelmente, mas o meu filme preferido dele é o "Grand Budapest Hotel", que combina um sentido de humor arriscado, sarcástico e extravagante com um coração imenso e uma fotografia de pasmar. Mas é mesmo o único filme dele que me enche as medidas, não me consigo conectar com a verve criativa do homem.
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Fantastic Mr. Fox - 8.5/10
Tão bom. Eu que até gostei do Isle of Dogs, mas este aqui que já andava há uns anitos para o ver é de outro patamar. A nível técnico até se podem igualar, mas no que toca a personagens, diálogos e história é aquela coisinha que por mais simples que seja, a maneira como está executada tem ali algo de viciante que nem se consegue por bem em palavras. Este sim é o Wes Anderson que conheço.
Tão bom. Eu que até gostei do Isle of Dogs, mas este aqui que já andava há uns anitos para o ver é de outro patamar. A nível técnico até se podem igualar, mas no que toca a personagens, diálogos e história é aquela coisinha que por mais simples que seja, a maneira como está executada tem ali algo de viciante que nem se consegue por bem em palavras. Este sim é o Wes Anderson que conheço.
Os 100 filmes da minha vida. (New link)
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Falta-me precisamente os dois de animação...
Mas vou ser "teimoso" e vou seguir o plano - pela ordem cronológica. O próximo é o Darjeeling....
Mas vou ser "teimoso" e vou seguir o plano - pela ordem cronológica. O próximo é o Darjeeling....
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Aproveitando o seu 50º aniversário, vamos preencher a votação
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
De inicio não gostava muito mas entretanto já gosto mais.
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Ainda não vi o Isle of Dogs (é um bocado estranho, porque é dos cineastas da actualidade a que ligo mais). De resto mantenho as escolhas que fiz. Budapest, Tenenbaums e Bottle Rocket, com o Moonrise Kingdom a morder-lhes os calcanhares.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Melhor filme do Wes Anderson?
Wes Anderson’s Best Shots: 25 Perfect Images That Define His Career
https://www.indiewire.com/gallery/wes-a ... est-shots/
https://www.indiewire.com/gallery/wes-a ... est-shots/