Melhor filme do Wes Anderson?

Polls de filmes e outras questões relacionadas com cinema.

Moderators: mansildv, waltsouza

Melhor filme do Wes Anderson?

Bottle Rocket (1994) - curta
0
No votes
Bottle Rocket (1996)
1
5%
Rushmore (1998)
2
9%
The Royal Tenenbaums (2001)
4
18%
The Life Aquatic with Steve Zissou (2004)
0
No votes
Hotel Chevalier (2007) - curta
0
No votes
The Darjeeling Limited (2007)
0
No votes
Fantastic Mr. Fox (2009)
3
14%
Moonrise Kingdom (2012)
2
9%
Castello Cavalcanti (2013) - curta
0
No votes
The Grand Budapest Hotel (2014)
6
27%
Come Together: A Fashion Picture in Motion (2016) - curta
0
No votes
Isle of Dogs (2018)
2
9%
Não aprecio os seus filmes!
2
9%
 
Total votes: 22
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by Samwise »

Fotogramas do Rushmore:

Image
Um primeiro vislumbre da riqueza e harmonia na composição de um enquadramento que futuramente viria a ser norma no cinema de Anderson. Rushmore não está densamente preenchido com este tipo de registo, pelo contrário, mas nota-se sempre uma preocupação particular com aspectos de composição e distribuição de elementos dentro dos cenários. Atenção aos padrões, cores, peças de mobiliário e decoração, bibelots, objectos de arte, fontes de iluminação, e elementos humanos (e caninos... também é uma constante).

Image
Arte fotográfica a envolver/preencher um enquadramento. É certo que isto passa a correr durante o filme, dura dois ou três segundos no ecrã, e não dá para perceber o que é e porque está ali, mas felizmente vivemos numa epóca em que há Internet e as fotos têm um sentido e um nome por trás: Jacques Henri Lartigue. Para mais informações sobre esta associação ler aqui.

Image
Piscadela de olho referencial ao fotógrado mencionado acima. Esta "frame" homenageia a foto que se pode ver no canto inferior direito do fotograma anterior.

Image
Idem aspas. Mais tarde no filme, uma outra referência humorística à mesma dita foto.

Image
Max consulta uma obra de Jaques Cousteau...

Image
...e lá dentro encontra uma anotação manual - a caligrafia espelha a personalidade do autor, neste caso autora.

Image
A caligrafia de Max é de outra ordem. Ninguém escreve assim nos tempos actuais. Ninguém tem sequer tempo para tanta elaboração e precisão. Mas Max tem um estatuto a defender, e esse estatuto depende de certos rituais. A caligrafia como uma forma de afirmação social.

Image
A caligrafia de Herman Blume, o industrial abastado e mecenas da instituição, não é caligrafia. É dactilografia. Provavelmente batida pela secretária.

Image
Uma nota de uma alma gémea de Max, com propensão para o planeamento obsessivo e esquematização simplificada.

Image
À procura de inspiração no aeródromo.

Image
Getting refuge.

Image
Romance looms.

Image
Falling apart. Bill Murray retoma por momentos as personagens desvairadas que interpretou no passado, em comédias também desvairadas.

Image
Quem vai à guerra...

Image
Quantos filmes Disney/Touchstone conhecem em que apareçam posters centerfold de mulheres nuas? Quantos filmes Disney/Touchstone conhecem em que apareçam miúdos a olhar para posters de mulheres nuas?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by Samwise »

Terminado o The Royal Tenenbaums (link para o tópico), passo para o seguinte: The Life Aquatic with Steve Zissou, sobre o qual há um tópico antigo aqui no fórum.

Eu cheguei a ter este filme em DVD, mas "despachei-o" num dos almoços DVD-Mania (não me lembro quem ficou com ele) - não foi dos filmes que mais gostei do Wes e fiquei até um pouco desiludido quando o vi. Vamos ver como aguenta o "2nd round"...

Entretanto encontrei um artigo escrito para o Público sobre a veneração artística ao universo do Wes Anderson. Podem ler aqui.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by Samwise »

Entrevista a Roman Coppola, filho do venerável Francis, e o "canivete suíço" de Wes Anderson, segundo consta. No Observador.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by mansildv »

Samwise wrote: June 26th, 2018, 11:59 pm Entrevista a Roman Coppola, filho do venerável Francis, e o "canivete suíço" de Wes Anderson, segundo consta. No Observador.
Porreira esta entrevista ao Roman Coppola yes-)
Espero que venha por aí mais uma excelente colaboração :-)))
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by mansildv »

Wes Anderson’s Next Film Will Be Set In Post-WWII France

https://theplaylist.net/wes-anderson-fr ... -20180814/

https://theplaylist.net/wp-content/uploads/2018/08/Wes-Anderson-1200x520.jpg

:-)))
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by Samwise »

Tenho de voltar a pegar neste realizador, para terminar o projecto a que me propus. Fiquei encalhado no "Steve Zissou", e quero continuar onde parei.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by PanterA »

Também queria ver se completava a sua cinematografia. Vou assim de cabeça para esse Rushmore e Fantastic Mr. Fox.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by José »

Tenho que vos confessar que o cinema de Anderson me irrita profundamente. O Rushmore então irrita-me até à 5ª casa... Acho que a cena de querer ser hiper-quirky torna tudo postiço, plástico por demais, tirando assim a naturalidade das histórias que ele pretende contar; sabota tudo sem necessidade nenhuma. Gostei do "The Darjeeling Limited" razoavelmente, mas o meu filme preferido dele é o "Grand Budapest Hotel", que combina um sentido de humor arriscado, sarcástico e extravagante com um coração imenso e uma fotografia de pasmar. Mas é mesmo o único filme dele que me enche as medidas, não me consigo conectar com a verve criativa do homem.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by PanterA »

Fantastic Mr. Fox - 8.5/10

Tão bom. Eu que até gostei do Isle of Dogs, mas este aqui que já andava há uns anitos para o ver é de outro patamar. A nível técnico até se podem igualar, mas no que toca a personagens, diálogos e história é aquela coisinha que por mais simples que seja, a maneira como está executada tem ali algo de viciante que nem se consegue por bem em palavras. Este sim é o Wes Anderson que conheço.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by Samwise »

Falta-me precisamente os dois de animação... :-( pato-)

Mas vou ser "teimoso" e vou seguir o plano - pela ordem cronológica. O próximo é o Darjeeling....
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by mansildv »

Aproveitando o seu 50º aniversário, vamos preencher a votação :-)))
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by nimzabo »

De inicio não gostava muito mas entretanto já gosto mais.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by Samwise »

Ainda não vi o Isle of Dogs (é um bocado estranho, porque é dos cineastas da actualidade a que ligo mais). De resto mantenho as escolhas que fiz. Budapest, Tenenbaums e Bottle Rocket, com o Moonrise Kingdom a morder-lhes os calcanhares.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by mansildv »

nimzabo wrote: May 2nd, 2019, 4:08 pm De inicio não gostava muito mas entretanto já gosto mais.
Primeiro estranha-se, depois entranha-se :-)))
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Melhor filme do Wes Anderson?

Post by mansildv »

Wes Anderson’s Best Shots: 25 Perfect Images That Define His Career

https://www.indiewire.com/gallery/wes-a ... est-shots/
Post Reply