Melhor filme do Stanley Kubrick?

Polls de filmes e outras questões relacionadas com cinema.

Moderators: mansildv, waltsouza

Qual consideram o melhor filme do Stanley Kubrick?

Fear and Desire, 1953
0
No votes
Killer's Kiss, 1955
0
No votes
The Killing, 1956
1
2%
Paths of Glory, 1957
2
3%
Spartacus, 1960
1
2%
Lolita, 1962
0
No votes
Dr. Strangelove, 1964
6
10%
2001: A Space Odyssey, 1968
14
24%
A Clockwork Orange, 1971
11
19%
Barry Lyndon, 1975
6
10%
The Shining, 1980
11
19%
Full Metal Jacket, 1987
0
No votes
Eyes Wide Shut, 1999
6
10%
Não aprecio os seus filmes!
0
No votes
 
Total votes: 58
Helder Fialho
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by Helder Fialho »

mansildv wrote: July 15th, 2019, 12:32 pm
Helder Fialho wrote: July 14th, 2019, 11:13 pm Esta pergunta é dificílima de responder. Todavia, com algum esforço, consegui chegar a 5 mas, apesar de serem permitidas mais de 3 opções, continuam a ser muitas porque ele não me deixa votar. :-P A minha resposta inicial seria: Paths of Glory, Spartacus, Dr. Strangelove, 2001, A Clockwork Orange, Barry Lyndon, The Shining e Eyes Wide Shut. A custo retirei o Spartacus, não deu. Foi muito difícil mas retirei o Strangelove, não deu também. :-P Ainda mais difícil foi retirar o Paths of Glory e também não deu. :-P Contra a minha vontade, excluí o Clockwork Orange mas mantendo o Paths of Glory e mesmo assim também não deu. :-P Por favor, não me peçam para retirar o Paths of Glory, o 2001, o Barry Lyndon, o Shining ou o Eyes Wide Shut porque é impossível e é também impossível escolher um de entre estes. Teria sempre de ser (bem) mais do que um. :-P
😁😁

Também achei esta poll uma das mais complicadas 😱
Sei que é difícil mas tenta escolher os 3 melhores 😁


Acho que os meus DVDs do Eyes Wide Shut e do Paths of Glory vão acordar durante a noite, como se fossem os brinquedos do Toy Story, e tentar assassinar-me :lol: mas, com enorme pena minha, vou excluí-los. Será o 2001, o Barry Lyndon e o Shining.
mansildv
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by mansildv »

Helder Fialho wrote: July 15th, 2019, 8:59 pm
mansildv wrote: July 15th, 2019, 12:32 pm
Helder Fialho wrote: July 14th, 2019, 11:13 pm Esta pergunta é dificílima de responder. Todavia, com algum esforço, consegui chegar a 5 mas, apesar de serem permitidas mais de 3 opções, continuam a ser muitas porque ele não me deixa votar. :-P A minha resposta inicial seria: Paths of Glory, Spartacus, Dr. Strangelove, 2001, A Clockwork Orange, Barry Lyndon, The Shining e Eyes Wide Shut. A custo retirei o Spartacus, não deu. Foi muito difícil mas retirei o Strangelove, não deu também. :-P Ainda mais difícil foi retirar o Paths of Glory e também não deu. :-P Contra a minha vontade, excluí o Clockwork Orange mas mantendo o Paths of Glory e mesmo assim também não deu. :-P Por favor, não me peçam para retirar o Paths of Glory, o 2001, o Barry Lyndon, o Shining ou o Eyes Wide Shut porque é impossível e é também impossível escolher um de entre estes. Teria sempre de ser (bem) mais do que um. :-P
😁😁

Também achei esta poll uma das mais complicadas 😱
Sei que é difícil mas tenta escolher os 3 melhores 😁


Acho que os meus DVDs do Eyes Wide Shut e do Paths of Glory vão acordar durante a noite, como se fossem os brinquedos do Toy Story, e tentar assassinar-me :lol: mas, com enorme pena minha, vou excluí-los. Será o 2001, o Barry Lyndon e o Shining.
:lol: :lol:

Custa sempre! Excelentes escolhas :wink:
mansildv
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by mansildv »

Mais uma passagem pelo aniversário do grande Kubrick, quem ainda não votou, aproveite agora :-)))
technicolor
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by technicolor »

Vinha votar mas descobri que já o tinha feito, não fiz foi "declaração de voto "; mantenho a escolha:
2001, a space odissey, um marco na história do cinema sobretudo em termos técnicos ...mas bem mais do que isso, um filme misterioso (muitos acham-no extremamente aborrecido ) que apesar dos seus 51 anos (?!) me continua a fascinar, depois A Clockwork Orange que só estrearia cá em 1975 (a censura proibiu-o) que marcou profundamente a minha juventude e continua a ser uma importante referência cultural, em terceiro lugar o belíssimo Barry Lyndon, uma fantástica crónica de costumes com um apuro tecnico e estético inescediveis... e depois tudo resto com muito apreço por todos eles.
Ludovico
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by Ludovico »

mansildv wrote: July 15th, 2019, 12:32 pm
Helder Fialho wrote: July 14th, 2019, 11:13 pm Esta pergunta é dificílima de responder. Todavia, com algum esforço, consegui chegar a 5 mas, apesar de serem permitidas mais de 3 opções, continuam a ser muitas porque ele não me deixa votar. :-P A minha resposta inicial seria: Paths of Glory, Spartacus, Dr. Strangelove, 2001, A Clockwork Orange, Barry Lyndon, The Shining e Eyes Wide Shut. A custo retirei o Spartacus, não deu. Foi muito difícil mas retirei o Strangelove, não deu também. :-P Ainda mais difícil foi retirar o Paths of Glory e também não deu. :-P Contra a minha vontade, excluí o Clockwork Orange mas mantendo o Paths of Glory e mesmo assim também não deu. :-P Por favor, não me peçam para retirar o Paths of Glory, o 2001, o Barry Lyndon, o Shining ou o Eyes Wide Shut porque é impossível e é também impossível escolher um de entre estes. Teria sempre de ser (bem) mais do que um. :-P
😁😁

Também achei esta poll uma das mais complicadas 😱
Sei que é difícil mas tenta escolher os 3 melhores 😁
Não acho que esta seja mais complicada,porque na realidade ele só filmou 13 obras em 50 anos de carreira.O caso de Spielberg e talvez de Hitchcock é que dão uma enormíssima dor de cabeça.Porque quer um quer outro,têm 50 anos de carreira cada um e,no caso de Hitchcock 54 filmes DIFERENTES entre si.Já no caso de Spielberg tem até ao momento 33(talvez 34 de contarmos com Poltergeist)filmes em 48 anos também muito diferentes e heterógeneos,isto é,ele concebeu só como realizador,até ao momento,uma das mais diversificadas carreiras de sempre e continua sem cessar com uma rapidez impressionante,não olha a géneros ou a dificuldades nenhumas e isso é um maravilha de ver.Não é como outros realizadores em Hollywood que só querem fazer filmes de um género e ponto final.Kubrick também foi um mestre em ter tido feito filmes de todos os géneros mas fez muito poucos porque era muito lento a preparar e a realizar e espaçava os filmes que fazia.Ainda assim,SÓ teve 4 obras primas,para mim é claro já Spielberg tem em 33 filmes,12!!! filmes favoritos,fora os outros que não são meus favoritos e que são prodigiosos.A única coisa que Kubrick conseguiu fazer foi nunca ter feito um mau ou razoável filme.Foi do bom para cima mas acho isso normal porque fez poucos filmes e quantos mais filmes se fazem maior é a probabilidade de errar.No caso de Spielberg,isso aconteceu com Lincoln,infelizmente. Para outros terá sido outros filmes.
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
mansildv
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by mansildv »

Ludovico wrote: July 29th, 2019, 5:50 pm A única coisa que Kubrick conseguiu fazer foi nunca ter feito um mau ou razoável filme.Foi do bom para cima mas acho isso normal porque fez poucos filmes (...)
Mas é mesmo por isso que acho esta poll muito complicada, fez poucos filmes, de vários géneros diferentes e todos muito bons 😉 Para mim, a obra dele é simplesmente extraordinária!
Helder Fialho
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by Helder Fialho »

Ludovico wrote: July 29th, 2019, 5:50 pm
Não acho que esta seja mais complicada,porque na realidade ele só filmou 13 obras em 50 anos de carreira.O caso de Spielberg e talvez de Hitchcock é que dão uma enormíssima dor de cabeça.Porque quer um quer outro,têm 50 anos de carreira cada um e,no caso de Hitchcock 54 filmes DIFERENTES entre si.Já no caso de Spielberg tem até ao momento 33(talvez 34 de contarmos com Poltergeist)filmes em 48 anos também muito diferentes e heterógeneos,isto é,ele concebeu só como realizador,até ao momento,uma das mais diversificadas carreiras de sempre e continua sem cessar com uma rapidez impressionante,não olha a géneros ou a dificuldades nenhumas e isso é um maravilha de ver.Não é como outros realizadores em Hollywood que só querem fazer filmes de um género e ponto final.Kubrick também foi um mestre em ter tido feito filmes de todos os géneros mas fez muito poucos porque era muito lento a preparar e a realizar e espaçava os filmes que fazia.Ainda assim,SÓ teve 4 obras primas,para mim é claro já Spielberg tem em 33 filmes,12!!! filmes favoritos,fora os outros que não são meus favoritos e que são prodigiosos.A única coisa que Kubrick conseguiu fazer foi nunca ter feito um mau ou razoável filme.Foi do bom para cima mas acho isso normal porque fez poucos filmes e quantos mais filmes se fazem maior é a probabilidade de errar.No caso de Spielberg,isso aconteceu com Lincoln,infelizmente. Para outros terá sido outros filmes.


A escolha não se torna mais fácil pelo facto de os filmes do Kubrick serem poucos. Não é uma questão de quantidade. É uma questão de qualidade dos filmes. Precisamente porque, como dizes e bem, o Kubrick nunca fez um filme mau (claro que isto é uma avaliação subjectiva, como tudo na arte), é mesmo por isso que se torna difícil escolher. O número de filmes é um aspecto irrelevante. Imagina que ele só tinha feito o 2001, o Barry Lyndon e o Clockwork Orange. Se ele só tivesse feito esses três ainda mais difícil seria escolher. Nesse caso acho que nem escolhia sequer. Simplesmente não votava. Na verdade, até estive quase para não votar.


A única coisa que Kubrick conseguiu fazer foi nunca ter feito um mau ou razoável filme.

E não é coisa pouca! :-P São muito poucos os realizadores que não tenham feito pelo menos uma ou duas "ovelhas negras" (claro que, como mais uma vez tudo na arte é subjectivo, as "ovelhas negras" para uma pessoa podem não corresponder às "ovelhas negras" para outra pessoa). São humanos como todos nós e, portanto, imperfeitos. Nem sempre eles conseguem que a seta atinja o centro do alvo. Umas vezes ficam mais próximos do alvo, outras vezes mais longe. O Kubrick quis sempre a perfeição e o realismo nos seus filmes. Não se satisfazia com menos do que isso. Ele filmava como um pintor pinta um quadro. E atingiu a perfeição. Foi sempre melhorando, filme após filme. A genialidade dele era inspiração e também muita transpiração. Muito trabalho. E ele trabalhava imenso. São conhecidos os relatos (verdadeiros) dos imensos takes que ele levava para cenas pequeníssimas até na performance de um actor. Enquanto ele não obtinha do actor o gesto que ele queria, não descansava.
"Ovelhas negras" também há para a imprensa e para os críticos que, muitas vezes, no caso dos americanos, foram profundamente injustos nas suas avaliações mas isso são "outros quinhentos".



Relativamente ao Spielberg... gostava muito de te responder aos aspectos que referiste do Spielberg mas não vou porque teria de alongar-me muito e iria sair facilmente do assunto do tópico. Bem sei que se recorre frequentemente a ele como comparação ao Kubrick mas são realizadores muito diferentes.
No Angel
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by No Angel »

Por acaso no meu caso foi bem fácil votar, mas também eu não sou um grande fã do Kubrick, nem acho que ele só tenha feito grandes filmes... o Full Metal Jacket por exemplo é um filme bem assimétrico e longe da perfeição.
Helder Fialho
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by Helder Fialho »

No Angel wrote: July 30th, 2019, 6:40 pm o Full Metal Jacket por exemplo é um filme bem assimétrico e longe da perfeição.

Acho que percebo o que queres dizer. A primeira parte do filme até o Pyle matar o Hartman e suicidar-se é melhor do que a segunda, não é?
No Angel
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by No Angel »

Helder Fialho wrote: July 31st, 2019, 2:33 am
No Angel wrote: July 30th, 2019, 6:40 pm o Full Metal Jacket por exemplo é um filme bem assimétrico e longe da perfeição.

Acho que percebo o que queres dizer. A primeira parte do filme até o Pyle matar o Hartman e suicidar-se é melhor do que a segunda, não é?
Sim, e não só isso como parecem dois filmes diferentes num só, fica algo muito desconexo.
Helder Fialho
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by Helder Fialho »

No Angel wrote: July 30th, 2019, 6:40 pm Sim, e não só isso como parecem dois filmes diferentes num só, fica algo muito desconexo.

Mas não, a segunda parte não é melhor nem pior do que a primeira. É diferente. Para mim, é significativo que a personagem principal na segunda parte passe a ser o Joker devido à dualidade de sentimentos nele. Por um lado, ele acaba por adoptar a mentalidade militarista e a atitude bélica mas, ao mesmo tempo, odeia tudo aquilo, incluindo os valores conservadores associados a ela. Por exemplo, numa das cenas em que o Hartman lhe berra aos ouvidos, ele pergunta-lhe se ele acredita na Virgem Maria e ele responde que não. O Hartman passa-se logo da cabeça e "martela-o" mentalmente sobre isso mas ele continua a dizer que não acredita. Esta contradição nele continua durante a segunda parte. No capacete ele tem escrito Born to Kill e no uniforme tem um pin com o símbolo da paz. Ele não é destacado para a Infantaria, por exemplo, mas sim como jornalista de guerra, onde não se esperava que combatessem muito. Mais à frente, na cena dos corpos na vala comum, quando ele é interrogado pelo superior hierárquico pela contradição entre o born to kill no capacete e o símbolo da paz no uniforme, ele refere que tem a ver com o conceito da Dualidade do Homem (de Carl Jung). O homem, claro, não percebe nada do que ele quer dizer e a própria palavra duality não pertence ao léxico dele porque diz "du what?" (parto-me sempre a rir nessa parte). É importante saber o conceito da Dualidade do Homem para se perceber a luta interna do Joker.

Sendo um filme anti-guerra, como o Fear and Desire e o Paths of Glory, o Kubrick mostra uma crítica que era a crítica dele à guerra do Vietname e ao exército mas que é extensível a qualquer guerra. Essa crítica é mais óbvia na primeira parte do filme. Na segunda parte, ela está lá também, só que é mais subtil e acho que reside aí a dificuldade da maior parte das pessoas em apreciarem a segunda parte. A primeira parte é muito tensa e muito intensa e há um crescendo a que depois a segunda parte não dá continuidade. De facto, podem ser considerados dois filmes diferentes. Simplesmente na segunda parte é preciso ficar mais atento aos pormenores do que na primeira, sobretudo ao que é dito nos diálogos.

Como disse no princípio, a segunda parte concentra-se no Joker e é a odisseia dele já na guerra do Vietname. O Joker diz a todos que já esteve anteriormente em situações de combate mas não sabemos se realmente ele esteve ou não. Ele alega que esteve mas não sabemos. Nada no filme nos mostra que ele esteve. É deixado à interpretação do espectador. Eu acho que não esteve. Agora repara logo no princípio da segunda parte quando o Rafterman diz que está ansioso por "trigger time", por "dar ao gatilho". E mais tarde o Joker diz que "a day without blood is like a day without sunshine". Isso também se vê na cena em que ele é entrevistado e diz I wanted to meet stimulating and interesting people of an ancient culture and kill them. I wanted to be the first kid on my block to get a confirmed kill". Essa frase é profundamente reveladora da confusão que vai naquela cabeça. Ele também quer "fazer o gosto ao dedo" e matar uns quantos. É a parte militarista inculcada dentro ele na recruta pelo Hartman a falar. Os outros, que realmente estiveram na "shit", como eles dizem, riem-se dele e um deles diz que lhe falta o thousand yard stare que é uma expressão do jargão militar que significa o olhar vago, sem expressão, distante e apático de um soldado que já não tem empatia, que já não se importa com o horror da guerra que se passa à volta dele e está completamente desligado emocionalmente. Ele adquire esse olhar quase no final do filme, imediatamente após dar o tiro final na sniper vietnamita. Matou um ser humano como ele. Ele que queria ir para a frente da batalha para matar porque via no acto de matar a única coisa que justificava a guerra, teve o que queria e, com isso, desaparece o último resto de humanidade que ele conservou ao longo do filme até momentos antes quando disse ao pelotão que não podiam deixar a rapariga ali a morrer. Aí, para mim, as coisas entram full circle. O círculo completa-se. O Animal Mother é um futuro Hartman, completamente desprovido de sentimentos, de empatia, de humanidade. Por dentro ele é vazio. É um animal, como nós somos, mas irracional, cheio só de instintos básicos e primitivos. Matar, que ele faz de forma implacável (vê a cena no helicóptero em que o Raftman quase vomita de ver o Animal Mother a matar vietnamitas com rajadas de tiros enquanto diz "Get some!") e foder, como se vê na cena com a prostituta vietnamita ("não se preocupem, eu passo os preliminares à frente). Ele hesita uns instantes após o Animal Mother o tentar a fazê-lo, mas o impulso de matar foi mais forte e tomou conta dele... Transformou-se na mesma coisa em que o Pyle se transformou no final do período da recruta. Todo o treino da recruta tem como objectivo aquilo e só aquilo. Matar seres humanos como eles. O clímax da segunda parte do filme é toda a cena da sniper vietnamita mas especialmente a partir da altura em que ela mata o último dos do pelotão do Joker que ela consegue matar. A loucura de toda aquela situação e como aquilo vai corroendo, corroendo até destruir totalmente a unidade do pelotão, ao ponto de todos desobedecerem à ordem de retirar (que era o que deviam ter feito). Repara como ainda antes é precisamente o Joker (e não os outros) que vê a sniper e que aponta para a matar mas acontece a feliz coincidência de a pistola ter ficado encravada. Matar, de facto, não fazia parte da natureza dele, ainda que ele tivesse sido treinado para isso na recruta.

Outro momento em que se vê com particular acutilância a crítica do Kubrick é na cena em que o soldado do batalhão do Cowboy mostra o cadável do soldado do Viet Cong que ele matou, deitado na cadeira e o diálogo dele que revela um grande sadismo.

Experimenta rever o Full Metal Jacket mas só a partir da segunda parte. :wink:
nimzabo
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by nimzabo »

Samwise
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by Samwise »

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«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

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nimzabo
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by nimzabo »

130 fotografias de Stanley Kubrick vão estar em exposição no Centro Cultural de Cascais
https://comunidadeculturaearte.com/130- ... e-cascais/
mansildv
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Re: Melhor filme do Stanley Kubrick?

Post by mansildv »

Mais uma passagem pelo aniversário do Stanley Kubrick, quem ainda não votou que aproveite agora!
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