Melhor Neo-Noir

Polls de filmes e outras questões relacionadas com cinema.

Moderators: mansildv, waltsouza

Qual destes filmes é o melhor neo-noir?

Point Blank (1967)
2
4%
Memento (2000)
1
2%
Brick (2006)
0
No votes
Body Heat (1981)
1
2%
Blood Simple (1984)
1
2%
Night Moves (1975)
1
2%
The Grifters (1990)
0
No votes
The Long Goodbye (1973)
1
2%
L.A. Confidential (1997)
6
12%
Chinatown (1974)
8
15%
Se7en (1995)
3
6%
Drive (2011)
1
2%
The Last Seduction (1994)
1
2%
Mulholland Drive (2001)
7
13%
The Usual Suspects (1995)
4
8%
Bound (1996)
2
4%
Red Rock West (1993)
0
No votes
Devil in a Blue Dress (1995)
0
No votes
Kiss Kiss Bang Bang (2005)
0
No votes
Collateral (2004)
0
No votes
Zodiac (2007)
0
No votes
Angel Heart (1987)
0
No votes
Sin City (2005)
2
4%
Blue Velvet (1986)
1
2%
Blade Runner (1982)
10
19%
 
Total votes: 52
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Melhor Neo-Noir

Post by mansildv »

Como tivemos boa resposta à poll do melhor noir, vamos agora aos mais modernos! :biggrin:
Retirei os títulos de vários sites e tentei colocar os que mais se assemelham ao género noir, e como só permite colocar 25 opções... ;-)

Qual destes filmes é o melhor neo-noir?
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Melhor Neo-Noir

Post by rui sousa »

Blood Simple, Chinatown e Blade Runner :)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor Neo-Noir

Post by Samwise »

Para saber quanta gente participou nesta votação, basta contar os votos do Chinatown. :-D

Para variar, não vi um destes filmes, o Red Rock West, mas falta aqui o The Last Seduction, que é normalmente apontado como o melhor neo-noir do Dahl. (oooops - já falei demais - o filme está na lista... :oops: )

Em todo o caso, não votaria nele: Chinatown, Mulholland Dr. e L.A. Confidential.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Gaspar Garção
Especialista
Especialista
Posts: 1234
Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
Location: Portalegre

Re: Melhor Neo-Noir

Post by Gaspar Garção »

É preciso coragem para fazer uma sondagem destas, e não estar á espera de levar nas orelhas dos entendidos pseudo-intelectuais do Fórum que têm sempre sugestões a fazer...

Pera aí, estava a pensar em mim, eh, eh! :-)))

Parabéns a quem fez a escolha, foi mesmo "au point".

Antes de ver os filmes escolhidos, pensei: "de certeza que se esqueceram do filme tal e tal".

Mais valia estar calado!!

Do fabuloso The Last Seduction, ao delicioso Kiss Kiss Bang Bang, até ao Brick, Night Moves (grande e pouco apreciado Arthur Penn), o Red Rock West, o Bound, o Devil in a Blue Dress, o genial The Last Goodbye, do Robert Altman, com um Philip Marlowe de primeira, interpretado pelo Elliot Gould (certamente a inspiração para o livro e o filme do Inherent Vice), a escolha é digna de um detetive privado do piorio!!!! :roll:

Se me for permitido, só iria sugerir alguns títulos que acho que poderiam estar aqui (com a ressalva dos tais 25 permitidos, mas acho que
vocês acharão interessantes alguns dos títulos que aqui sugiro, se porventura ainda não os tiverem visto):

--O GRANDE LEBOWSKI (dispensa comentários, este...) salut-)

--THE HOT SPOT/ARDENTE SEDUÇÃO(DENNIS HOPPER)

--U TURN/ SEM RETORNO (O. STONE)

--CARVÃO NEGRO, GELO FINO (filme chinês vendcedor do Urso de Ouro de Berlim, um filme fabuloso)
http://www.imdb.com/title/tt3469910/

--COP LAND/ZONA EXCLUSIVA (o melhor filme do Sly, indiscutivelmente)

--HANI-BI/FOGO DE ARTIFÍCIO (do Kitano, vencedor do Festival de Veneza)

--HARD EIGHT (1º filme do Paul Thomas Anderson, muito interessante)

--A HISTORY OF VIOLENCE (Cronenberg no seu melhor)

--HOMICIDE (Mamet no seu melhor, aliás, quase todos os Mamets são neo-noirs, ou melhor, Mamet Noirs, que os filmes dele merecem uma dersignação à parte)

--CITY OF INDUSTRY (filmalhão do John Irvin, pouco conhecido)

--THE LIMEY (um dos melhores do Soderbergh)

--lOCK, STOCK AND TWO SMOKING BARRELS (o Guy Ritchie no seu melhor, antes de todos os tiques e repetições)

--LUCKY NUMBER SLEVIN (com o Kiss Kiss, um dos melhores neo noirs dos últimos anos)

--MONA LISA (o melhor neo noir british, seguido de perto pelo THE LONG GOOD FRIDAY, coincidência (ou não), também com o Bob Hoskins)

--NARC (grande filme, uma excelente surpresa)

--NO COUNTRY FOR OLD MEN (indiscutivelmente, um dos melhores neo noirs do século, de uma das duplas neo nerd noirs mais brilhantes de sempre, os Manos Cohen)

--ONE FALSE MOVE (com o DEVIL IN A BLUE DRESS, o melhor neo noir passado na comunidade negra)

--Dos filmes do Tarantino, nomeava o RESERVOIR DOGS, que merece top five.

--THINGS TO DO IN DENVER WHEN YOU'RE DEAD (o primeiro e brilhante filme do James Gray)

--TRAINING DAY (um dos melhores filmes policiais da década, herdeiro do grande Serpico)

--THE WAY OF THE GUN/A LEI DAS ARMAS (1º filme do Christhoper Mc Quarrie, muito bom)
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor Neo-Noir

Post by Samwise »

Hehehe... O Gaspar foi fazer o trabalho de casa. :-D E muito bem, porque há mais uns quantos de que vão já para a lista. :mrgreen:

Já agora, dois pseudo-acrescentos:

O TRUE ROMANCE, se bem que se pode considerar dentro do "conjunto Tarantino", e o GHOST IN THE SHELL - o da versão anime, e até mais o novo, que para além do ambiente Cyber-Punk transpiram a neo-noir por todos os poros.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Melhor Neo-Noir

Post by technicolor »

Esta não é a "minha praia" mas vi alguns (também já votei mas o voto é secreto 8) ) Recentemente vi um de que gostei muito: In Cold Blood (1967) Richard Brooks... mas estou na dúvida: Será Noir ou Neo-noir caros experts?
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Melhor Neo-Noir

Post by mansildv »

Como temos aqui bastantes sugestões novas criei uma nova poll :biggrin:

viewtopic.php?f=22&t=51766
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Melhor Neo-Noir

Post by mansildv »

Samwise wrote: March 25th, 2017, 11:26 am Hehehe... O Gaspar foi fazer o trabalho de casa. :-D E muito bem, porque há mais uns quantos de que vão já para a lista. :mrgreen:

Já agora, dois pseudo-acrescentos:

O TRUE ROMANCE, se bem que se pode considerar dentro do "conjunto Tarantino", e o GHOST IN THE SHELL - o da versão anime, e até mais o novo, que para além do ambiente Cyber-Punk transpiram a neo-noir por todos os poros.
Boas sugestões Samwise, já estão na nova poll yes-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Melhor Neo-Noir

Post by mansildv »

Gaspar Garção wrote: March 25th, 2017, 1:47 am É preciso coragem para fazer uma sondagem destas, e não estar á espera de levar nas orelhas dos entendidos pseudo-intelectuais do Fórum que têm sempre sugestões a fazer...

Pera aí, estava a pensar em mim, eh, eh! :-)))

Parabéns a quem fez a escolha, foi mesmo "au point".

Antes de ver os filmes escolhidos, pensei: "de certeza que se esqueceram do filme tal e tal".

Mais valia estar calado!!

Se me for permitido, só iria sugerir alguns títulos que acho que poderiam estar aqui
É preciso coragem para deixar tantas pérolas de fora :lol:
Mas não há nada como criar uma nova votação com mais 25 filmes!

Deste excelentes sugestões, todas incluídas na nova poll yes-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor Neo-Noir

Post by Samwise »

technicolor wrote: March 25th, 2017, 12:56 pm Esta não é a "minha praia" mas vi alguns (também já votei mas o voto é secreto 8) ) Recentemente vi um de que gostei muito: In Cold Blood (1967) Richard Brooks... mas estou na dúvida: Será Noir ou Neo-noir caros experts?
A julgar pelo ano, porque não vi o filme (já está na minha famosa "lista" :mrgreen: ), será mais um late-noir.. Um noir tardio porque já foi feito "fora de época", mas ainda não "neo", ainda não dentro do processo de revitalização dos códigos a ele ligados, e que eu associo a duas obras concretas, o The Long Goodbye (1973) e o Chinatown (1974), que pegam numa série de características basilares e definidoras do noir, e modernizam-nas e subvertem-nas de forma deliberada. A personagem do Marlowe no filme do Altman, e tudo o que transporta consigo que é contrário àquilo que conhecíamos da sua persona é um bom exemplo, assim como a cena inicial do filme do Polanski, que em vez de nos apresentar a típica personagem feminina no gabinete do detective, apresenta-nos um homem feito, até abrutalhado, a desfazer-se em lágrimas perante a ideia de uma relação extra-conjugal que eacredita que a sua mulher está a ter (um humor retorcido, sem dúvida, que de resto se faz sentir ao longo do filme de diversas maneiras).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Melhor Neo-Noir

Post by technicolor »

Samwise wrote: March 26th, 2017, 2:51 pm
technicolor wrote: March 25th, 2017, 12:56 pm Esta não é a "minha praia" mas vi alguns (também já votei mas o voto é secreto 8) ) Recentemente vi um de que gostei muito: In Cold Blood (1967) Richard Brooks... mas estou na dúvida: Será Noir ou Neo-noir caros experts?
A julgar pelo ano, porque não vi o filme (já está na minha famosa "lista" :mrgreen: ), será mais um late-noir.. Um noir tardio porque já foi feito "fora de época", mas ainda não "neo", ainda não dentro do processo de revitalização dos códigos a ele ligados, e que eu associo a duas obras concretas, o The Long Goodbye (1973) e o Chinatown (1974), que pegam numa série de características basilares e definidoras do noir, e modernizam-nas e subvertem-nas de forma deliberada. A personagem do Marlowe no filme do Altman, e tudo o que transporta consigo que é contrário àquilo que conhecíamos da sua persona é um bom exemplo, assim como a cena inicial do filme do Polanski, que em vez de nos apresentar a típica personagem feminina no gabinete do detective, apresenta-nos um homem feito, até abrutalhado, a desfazer-se em lágrimas perante a ideia de uma relação extra-conjugal que eacredita que a sua mulher está a ter (um humor retorcido, sem dúvida, que de resto se faz sentir ao longo do filme de diversas maneiras).
Grato pela explicação :-) quanto ao In Cold Blood destaco sobretudo a magnífica performance do Robert Blake e fabulosa fotografia de Conrad L. Hall que já tinha experiência no género (Harper) salut-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor Neo-Noir

Post by Samwise »

Falei das duas obras "fundadoras" (na minha cabeça), mas não foquei o contexto/acontecimento diferenciador que "regulou" (ou melhor, desregulou) o início dos neo-noir, e que foi a revolução cultural no final dos anos 60 e o abrandamento da censura e do Production Code nos Estados Unidos. Em concreto, esta mudança permitiu às obras cinematográficas passarem a exibir nudez e calão carroceiro, e a terem no argumento assuntos e diálogos que antes eram chumbados por serem considerados "impróprios".

A modernização de que falo tem a ver essencialmente com estes aspectos. Os temas são antigos (os códigos basilares do noir estão intactos), a roupagem é nova - reflete o contexto social que se vivia na altura. Tanto no The Long Goodbye como no Chinatown há nudez e calão, ainda que de modo um pouco tímido. E um dos temas do Chinatown (não vou revelar, para quem não viu) nunca passaria pela censura dez ou vinte anos antes. O Nicholson a contar uma piada porca e a rir à gargalhada também é algo impensável nos "noir do antigamente". :-)))
Last edited by Samwise on March 26th, 2017, 10:40 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor Neo-Noir

Post by Samwise »

Eu conheço a história do In Cold Blood em traços largos, devido a dois filmes que vi sobre o Truman Capote, mas não conhecia esse filme. As tuas sugestões costumam ser muito boas... salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor Neo-Noir

Post by Samwise »

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Melhor Neo-Noir

Post by technicolor »

Samwise wrote: March 26th, 2017, 10:39 pm Nem de propósito... :-P

https://www.publico.pt/2017/03/26/cultu ... ro-1766536
Interessante, desconhecia esta polémica recente. Mas não creio que isso possa afectar a obra do Capote que é uma outra dimensão, comecei agora a ler mas já deu para entender que é muito bom. Geralmente, e isto nos últimos 10 anos, só leio as obras literárias depois de ter visto os filmes respectivos pois a única vez que aconteceu o inverso tive uma grande desilusão :shock: foi com O Amor nos Tempos de Cólera e a desilusão foi com o filme do Mike Newell obviamente, não com o romance de Garcia Marquez, que é magnífico.
E um dos temas do Chinatown (não vou revelar, para quem não viu) nunca passaria pela censura dez ou vinte anos antes.
referes-te à relação incestuosa?
Post Reply