Melhor Neo-Noir
Moderators: mansildv, waltsouza
Melhor Neo-Noir
Como tivemos boa resposta à poll do melhor noir, vamos agora aos mais modernos!
Retirei os títulos de vários sites e tentei colocar os que mais se assemelham ao género noir, e como só permite colocar 25 opções...
Qual destes filmes é o melhor neo-noir?
Retirei os títulos de vários sites e tentei colocar os que mais se assemelham ao género noir, e como só permite colocar 25 opções...
Qual destes filmes é o melhor neo-noir?
Re: Melhor Neo-Noir
Blood Simple, Chinatown e Blade Runner :)
Re: Melhor Neo-Noir
Para saber quanta gente participou nesta votação, basta contar os votos do Chinatown.
Para variar, não vi um destes filmes, o Red Rock West, mas falta aqui o The Last Seduction, que é normalmente apontado como o melhor neo-noir do Dahl. (oooops - já falei demais - o filme está na lista... )
Em todo o caso, não votaria nele: Chinatown, Mulholland Dr. e L.A. Confidential.
Para variar, não vi um destes filmes, o Red Rock West, mas falta aqui o The Last Seduction, que é normalmente apontado como o melhor neo-noir do Dahl. (oooops - já falei demais - o filme está na lista... )
Em todo o caso, não votaria nele: Chinatown, Mulholland Dr. e L.A. Confidential.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Especialista
- Posts: 1234
- Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
- Location: Portalegre
Re: Melhor Neo-Noir
É preciso coragem para fazer uma sondagem destas, e não estar á espera de levar nas orelhas dos entendidos pseudo-intelectuais do Fórum que têm sempre sugestões a fazer...
Pera aí, estava a pensar em mim, eh, eh!
Parabéns a quem fez a escolha, foi mesmo "au point".
Antes de ver os filmes escolhidos, pensei: "de certeza que se esqueceram do filme tal e tal".
Mais valia estar calado!!
Do fabuloso The Last Seduction, ao delicioso Kiss Kiss Bang Bang, até ao Brick, Night Moves (grande e pouco apreciado Arthur Penn), o Red Rock West, o Bound, o Devil in a Blue Dress, o genial The Last Goodbye, do Robert Altman, com um Philip Marlowe de primeira, interpretado pelo Elliot Gould (certamente a inspiração para o livro e o filme do Inherent Vice), a escolha é digna de um detetive privado do piorio!!!!
Se me for permitido, só iria sugerir alguns títulos que acho que poderiam estar aqui (com a ressalva dos tais 25 permitidos, mas acho que
vocês acharão interessantes alguns dos títulos que aqui sugiro, se porventura ainda não os tiverem visto):
--O GRANDE LEBOWSKI (dispensa comentários, este...)
--THE HOT SPOT/ARDENTE SEDUÇÃO(DENNIS HOPPER)
--U TURN/ SEM RETORNO (O. STONE)
--CARVÃO NEGRO, GELO FINO (filme chinês vendcedor do Urso de Ouro de Berlim, um filme fabuloso)
http://www.imdb.com/title/tt3469910/
--COP LAND/ZONA EXCLUSIVA (o melhor filme do Sly, indiscutivelmente)
--HANI-BI/FOGO DE ARTIFÍCIO (do Kitano, vencedor do Festival de Veneza)
--HARD EIGHT (1º filme do Paul Thomas Anderson, muito interessante)
--A HISTORY OF VIOLENCE (Cronenberg no seu melhor)
--HOMICIDE (Mamet no seu melhor, aliás, quase todos os Mamets são neo-noirs, ou melhor, Mamet Noirs, que os filmes dele merecem uma dersignação à parte)
--CITY OF INDUSTRY (filmalhão do John Irvin, pouco conhecido)
--THE LIMEY (um dos melhores do Soderbergh)
--lOCK, STOCK AND TWO SMOKING BARRELS (o Guy Ritchie no seu melhor, antes de todos os tiques e repetições)
--LUCKY NUMBER SLEVIN (com o Kiss Kiss, um dos melhores neo noirs dos últimos anos)
--MONA LISA (o melhor neo noir british, seguido de perto pelo THE LONG GOOD FRIDAY, coincidência (ou não), também com o Bob Hoskins)
--NARC (grande filme, uma excelente surpresa)
--NO COUNTRY FOR OLD MEN (indiscutivelmente, um dos melhores neo noirs do século, de uma das duplas neo nerd noirs mais brilhantes de sempre, os Manos Cohen)
--ONE FALSE MOVE (com o DEVIL IN A BLUE DRESS, o melhor neo noir passado na comunidade negra)
--Dos filmes do Tarantino, nomeava o RESERVOIR DOGS, que merece top five.
--THINGS TO DO IN DENVER WHEN YOU'RE DEAD (o primeiro e brilhante filme do James Gray)
--TRAINING DAY (um dos melhores filmes policiais da década, herdeiro do grande Serpico)
--THE WAY OF THE GUN/A LEI DAS ARMAS (1º filme do Christhoper Mc Quarrie, muito bom)
Pera aí, estava a pensar em mim, eh, eh!
Parabéns a quem fez a escolha, foi mesmo "au point".
Antes de ver os filmes escolhidos, pensei: "de certeza que se esqueceram do filme tal e tal".
Mais valia estar calado!!
Do fabuloso The Last Seduction, ao delicioso Kiss Kiss Bang Bang, até ao Brick, Night Moves (grande e pouco apreciado Arthur Penn), o Red Rock West, o Bound, o Devil in a Blue Dress, o genial The Last Goodbye, do Robert Altman, com um Philip Marlowe de primeira, interpretado pelo Elliot Gould (certamente a inspiração para o livro e o filme do Inherent Vice), a escolha é digna de um detetive privado do piorio!!!!
Se me for permitido, só iria sugerir alguns títulos que acho que poderiam estar aqui (com a ressalva dos tais 25 permitidos, mas acho que
vocês acharão interessantes alguns dos títulos que aqui sugiro, se porventura ainda não os tiverem visto):
--O GRANDE LEBOWSKI (dispensa comentários, este...)
--THE HOT SPOT/ARDENTE SEDUÇÃO(DENNIS HOPPER)
--U TURN/ SEM RETORNO (O. STONE)
--CARVÃO NEGRO, GELO FINO (filme chinês vendcedor do Urso de Ouro de Berlim, um filme fabuloso)
http://www.imdb.com/title/tt3469910/
--COP LAND/ZONA EXCLUSIVA (o melhor filme do Sly, indiscutivelmente)
--HANI-BI/FOGO DE ARTIFÍCIO (do Kitano, vencedor do Festival de Veneza)
--HARD EIGHT (1º filme do Paul Thomas Anderson, muito interessante)
--A HISTORY OF VIOLENCE (Cronenberg no seu melhor)
--HOMICIDE (Mamet no seu melhor, aliás, quase todos os Mamets são neo-noirs, ou melhor, Mamet Noirs, que os filmes dele merecem uma dersignação à parte)
--CITY OF INDUSTRY (filmalhão do John Irvin, pouco conhecido)
--THE LIMEY (um dos melhores do Soderbergh)
--lOCK, STOCK AND TWO SMOKING BARRELS (o Guy Ritchie no seu melhor, antes de todos os tiques e repetições)
--LUCKY NUMBER SLEVIN (com o Kiss Kiss, um dos melhores neo noirs dos últimos anos)
--MONA LISA (o melhor neo noir british, seguido de perto pelo THE LONG GOOD FRIDAY, coincidência (ou não), também com o Bob Hoskins)
--NARC (grande filme, uma excelente surpresa)
--NO COUNTRY FOR OLD MEN (indiscutivelmente, um dos melhores neo noirs do século, de uma das duplas neo nerd noirs mais brilhantes de sempre, os Manos Cohen)
--ONE FALSE MOVE (com o DEVIL IN A BLUE DRESS, o melhor neo noir passado na comunidade negra)
--Dos filmes do Tarantino, nomeava o RESERVOIR DOGS, que merece top five.
--THINGS TO DO IN DENVER WHEN YOU'RE DEAD (o primeiro e brilhante filme do James Gray)
--TRAINING DAY (um dos melhores filmes policiais da década, herdeiro do grande Serpico)
--THE WAY OF THE GUN/A LEI DAS ARMAS (1º filme do Christhoper Mc Quarrie, muito bom)
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
Re: Melhor Neo-Noir
Hehehe... O Gaspar foi fazer o trabalho de casa. E muito bem, porque há mais uns quantos de que vão já para a lista.
Já agora, dois pseudo-acrescentos:
O TRUE ROMANCE, se bem que se pode considerar dentro do "conjunto Tarantino", e o GHOST IN THE SHELL - o da versão anime, e até mais o novo, que para além do ambiente Cyber-Punk transpiram a neo-noir por todos os poros.
Já agora, dois pseudo-acrescentos:
O TRUE ROMANCE, se bem que se pode considerar dentro do "conjunto Tarantino", e o GHOST IN THE SHELL - o da versão anime, e até mais o novo, que para além do ambiente Cyber-Punk transpiram a neo-noir por todos os poros.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Fanático
- Posts: 717
- Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
- Location: Pinhal Novo
Re: Melhor Neo-Noir
Esta não é a "minha praia" mas vi alguns (também já votei mas o voto é secreto ) Recentemente vi um de que gostei muito: In Cold Blood (1967) Richard Brooks... mas estou na dúvida: Será Noir ou Neo-noir caros experts?
Re: Melhor Neo-Noir
Boas sugestões Samwise, já estão na nova pollSamwise wrote: ↑March 25th, 2017, 11:26 am Hehehe... O Gaspar foi fazer o trabalho de casa. E muito bem, porque há mais uns quantos de que vão já para a lista.
Já agora, dois pseudo-acrescentos:
O TRUE ROMANCE, se bem que se pode considerar dentro do "conjunto Tarantino", e o GHOST IN THE SHELL - o da versão anime, e até mais o novo, que para além do ambiente Cyber-Punk transpiram a neo-noir por todos os poros.
Re: Melhor Neo-Noir
É preciso coragem para deixar tantas pérolas de foraGaspar Garção wrote: ↑March 25th, 2017, 1:47 am É preciso coragem para fazer uma sondagem destas, e não estar á espera de levar nas orelhas dos entendidos pseudo-intelectuais do Fórum que têm sempre sugestões a fazer...
Pera aí, estava a pensar em mim, eh, eh!
Parabéns a quem fez a escolha, foi mesmo "au point".
Antes de ver os filmes escolhidos, pensei: "de certeza que se esqueceram do filme tal e tal".
Mais valia estar calado!!
Se me for permitido, só iria sugerir alguns títulos que acho que poderiam estar aqui
Mas não há nada como criar uma nova votação com mais 25 filmes!
Deste excelentes sugestões, todas incluídas na nova poll
Re: Melhor Neo-Noir
A julgar pelo ano, porque não vi o filme (já está na minha famosa "lista" ), será mais um late-noir.. Um noir tardio porque já foi feito "fora de época", mas ainda não "neo", ainda não dentro do processo de revitalização dos códigos a ele ligados, e que eu associo a duas obras concretas, o The Long Goodbye (1973) e o Chinatown (1974), que pegam numa série de características basilares e definidoras do noir, e modernizam-nas e subvertem-nas de forma deliberada. A personagem do Marlowe no filme do Altman, e tudo o que transporta consigo que é contrário àquilo que conhecíamos da sua persona é um bom exemplo, assim como a cena inicial do filme do Polanski, que em vez de nos apresentar a típica personagem feminina no gabinete do detective, apresenta-nos um homem feito, até abrutalhado, a desfazer-se em lágrimas perante a ideia de uma relação extra-conjugal que eacredita que a sua mulher está a ter (um humor retorcido, sem dúvida, que de resto se faz sentir ao longo do filme de diversas maneiras).technicolor wrote: ↑March 25th, 2017, 12:56 pm Esta não é a "minha praia" mas vi alguns (também já votei mas o voto é secreto ) Recentemente vi um de que gostei muito: In Cold Blood (1967) Richard Brooks... mas estou na dúvida: Será Noir ou Neo-noir caros experts?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Fanático
- Posts: 717
- Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
- Location: Pinhal Novo
Re: Melhor Neo-Noir
Grato pela explicação quanto ao In Cold Blood destaco sobretudo a magnífica performance do Robert Blake e fabulosa fotografia de Conrad L. Hall que já tinha experiência no género (Harper)Samwise wrote: ↑March 26th, 2017, 2:51 pmA julgar pelo ano, porque não vi o filme (já está na minha famosa "lista" ), será mais um late-noir.. Um noir tardio porque já foi feito "fora de época", mas ainda não "neo", ainda não dentro do processo de revitalização dos códigos a ele ligados, e que eu associo a duas obras concretas, o The Long Goodbye (1973) e o Chinatown (1974), que pegam numa série de características basilares e definidoras do noir, e modernizam-nas e subvertem-nas de forma deliberada. A personagem do Marlowe no filme do Altman, e tudo o que transporta consigo que é contrário àquilo que conhecíamos da sua persona é um bom exemplo, assim como a cena inicial do filme do Polanski, que em vez de nos apresentar a típica personagem feminina no gabinete do detective, apresenta-nos um homem feito, até abrutalhado, a desfazer-se em lágrimas perante a ideia de uma relação extra-conjugal que eacredita que a sua mulher está a ter (um humor retorcido, sem dúvida, que de resto se faz sentir ao longo do filme de diversas maneiras).technicolor wrote: ↑March 25th, 2017, 12:56 pm Esta não é a "minha praia" mas vi alguns (também já votei mas o voto é secreto ) Recentemente vi um de que gostei muito: In Cold Blood (1967) Richard Brooks... mas estou na dúvida: Será Noir ou Neo-noir caros experts?
Re: Melhor Neo-Noir
Falei das duas obras "fundadoras" (na minha cabeça), mas não foquei o contexto/acontecimento diferenciador que "regulou" (ou melhor, desregulou) o início dos neo-noir, e que foi a revolução cultural no final dos anos 60 e o abrandamento da censura e do Production Code nos Estados Unidos. Em concreto, esta mudança permitiu às obras cinematográficas passarem a exibir nudez e calão carroceiro, e a terem no argumento assuntos e diálogos que antes eram chumbados por serem considerados "impróprios".
A modernização de que falo tem a ver essencialmente com estes aspectos. Os temas são antigos (os códigos basilares do noir estão intactos), a roupagem é nova - reflete o contexto social que se vivia na altura. Tanto no The Long Goodbye como no Chinatown há nudez e calão, ainda que de modo um pouco tímido. E um dos temas do Chinatown (não vou revelar, para quem não viu) nunca passaria pela censura dez ou vinte anos antes. O Nicholson a contar uma piada porca e a rir à gargalhada também é algo impensável nos "noir do antigamente".
A modernização de que falo tem a ver essencialmente com estes aspectos. Os temas são antigos (os códigos basilares do noir estão intactos), a roupagem é nova - reflete o contexto social que se vivia na altura. Tanto no The Long Goodbye como no Chinatown há nudez e calão, ainda que de modo um pouco tímido. E um dos temas do Chinatown (não vou revelar, para quem não viu) nunca passaria pela censura dez ou vinte anos antes. O Nicholson a contar uma piada porca e a rir à gargalhada também é algo impensável nos "noir do antigamente".
Last edited by Samwise on March 26th, 2017, 10:40 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Melhor Neo-Noir
Eu conheço a história do In Cold Blood em traços largos, devido a dois filmes que vi sobre o Truman Capote, mas não conhecia esse filme. As tuas sugestões costumam ser muito boas...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Melhor Neo-Noir
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Fanático
- Posts: 717
- Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
- Location: Pinhal Novo
Re: Melhor Neo-Noir
Interessante, desconhecia esta polémica recente. Mas não creio que isso possa afectar a obra do Capote que é uma outra dimensão, comecei agora a ler mas já deu para entender que é muito bom. Geralmente, e isto nos últimos 10 anos, só leio as obras literárias depois de ter visto os filmes respectivos pois a única vez que aconteceu o inverso tive uma grande desilusão foi com O Amor nos Tempos de Cólera e a desilusão foi com o filme do Mike Newell obviamente, não com o romance de Garcia Marquez, que é magnífico.Samwise wrote: ↑March 26th, 2017, 10:39 pm Nem de propósito...
https://www.publico.pt/2017/03/26/cultu ... ro-1766536
E um dos temas do Chinatown (não vou revelar, para quem não viu) nunca passaria pela censura dez ou vinte anos antes.